sábado, 27 de julho de 2013

Ministério das Cidades

MP coloca ministro sob suspeita
O Ministério Público Federal põe sob suspeita o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, no caso de desvio de recursos públicos destinados ao projeto Jampa Digital, de instalação de banda larga sem fio para a população carente de João Pessoa (PB). “Os indícios apontam para a participação do sr. Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, atual ministro de Estado, nos fatos supostamente criminosos objeto da investigação”, assinala o procurador regional da República

Em manifestação de nove páginas, Amorim requer ao Tribunal Regional Federal da 5.ª Região, sediado no Recife, que encaminhe ao Supremo Tribunal Federal os autos da Operação Logoff - investigação da Polícia Federal sobre superfaturamento de R$ 1,66 milhão em contrato fechado em 2009 por meio de convênio entre o governo federal e a administração municipal da capital da Paraíba.
O  procurador transcreve depoimentos que falam de Ribeiro e faz menção a um e-mail entre dois executivos, um deles Paulo de Tarso, sócio da Ideia Digital - que teria sido favorecida para instalação do programa ao custo global de R$ 6,25 milhões -, em que citam o ministro e o pagamento de valor a quatro pessoas da Universidade Federal da Paraíba. “Essa correspondência demonstra até que ponto Aguinaldo Ribeiro estava ligado ao projeto e provavelmente às ilicitudes praticadas”, diz o procurador. “(O e-mail) é elemento indicativo da participação de Aguinaldo Ribeiro.”
Assessor. O MPF destaca a parceria do ministro, que foi secretário de Ciência e Tecnologia na Paraíba, com o executivo Paulo Badaró, idealizador do projeto e investigado pela Operação Logoff - ele integrava a Rede Brasileira de Visualização (RBV), ligada a uma empresa pública do Ministério da Ciência, e mantinha “relações profissionais” com a Ideia Digital.
“A busca de recursos para o finalismo de criar uma banda larga para todo o Estado da Paraíba, pelo que se pode extrair dos autos, era do então secretário de Ciência e Tecnologia (Ribeiro) que certamente trouxe Paulo Badaró para sua assessoria”, argumenta o procurador. “Frustrado o finalismo de cobrir o Estado, dada a redução dos recursos para sua realização no município de João Pessoa, constata-se que ele (Ribeiro) imediatamente obteve a nomeação do seu assessor (Badaró) para a secretaria municipal.”

O MPF destaca o atual procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, na época secretário municipal de Administração. “Pessoas ouvidas demonstram a participação direta do sr. Aguinaldo Ribeiro, juntamente com Paulo Badaró e um terceiro, desde os tempos em que o primeiro era secretário de Estado e o segundo, seu assessor. O depoimento de Carneiro deixa certo que foi Aguinaldo Ribeiro e Paulo Badaró que apresentaram os ‘membros’ da RBV na Secretaria de Administração, por ele então titularizada, inclusive com a indicação de que eram pessoas ‘credenciadas pelo próprio Ministério da Ciência e Tecnologia’”. (Agência Estado)

Cerveja com novos sabores

Novos ingredientes autorizados pelo governo
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento elabora uma instrução normativa que permitirá receitas com adição de matérias-primas como mel, chocolate e especiarias. Além disso, o texto autorizará a produção com cereais diferentes do lúpulo e da cevada.
A primeira versão da instrução normativa será apresentada a representantes do setor nos dias 20 e 21 de agosto. Depois o texto passará por mais discussões, tanto no mercado interno quanto no Mercosul. A expectativa do governo é que as alterações passem a vigorar em 2015.
Atualmente, para ser considerada cerveja, a bebida precisa ter, no mínimo, 55% de cevada maltada e adição de lúpulo na fórmula. Além disso, é proibido adição de produtos de origem animal.  As regras estão na Instrução Normativa 54, de 2001. A flexibilização é uma demanda do setor produtivo. Em fevereiro, o governo promoveu audiência pública e reuniu propostas dos representantes de cervejarias, usadas na construção do texto da nova instrução normativa.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (Cervbrasil), a intenção é que os criar mais variedades. “A decisão do consumidor está cada vez mais relacionadas a atributos que vão além do preço, como produtos sensoriais de diferenciação. Por isso, uma das solicitações é a ampliação das opções de ingredientes, como especiarias, frutas e mel”, destaca a entidade. A Cervbrasil disse ainda que deseja que sejam mantidos os pressupostos de qualidade e segurança já existentes.
As alterações na regulamentação precisam ser discutidas com o Mercosul porque as normas da indústria da cervejaria funcionam de forma harmonizada no bloco. As propostas de mudança serão debatidas na Comissão de Alimentos do grupo. A Argentina já mostrou que concorda. Venezuela e Uruguai estão analisando, o Paraguai, que também faz parte do Mercosul, encontra-se suspenso do bloco.

De acordo com informações da Cervbrasil, no ano passado, o país produziu 13,7 bilhões de litros de cerveja. Este ano, de janeiro a junho, fabricou 6,2 bilhões de litros da bebida. A maior parte desse volume é para consumo interno. Muito reduzidas, as exportações destinam-se principalmente aos países do Mercosul.(Agência Brasil)

Brasileirão 2013

Jogos da 9ª Rodada




Confira os jogos, horários e estádios marcados para este final de semana







Sábado – 27/07
18h30
Vasco X Criciúma – São Januário
Portuguesa X Atlético PR – Canindé
21h
Ponte Preta X Santos – Moisés Lucarelli

Domingo – 28/07
16h
Grêmio X Fluminense – Arena do Grêmio
Náutico X Internacional – Arena Pernambuco
Corinthians X São Paulo – Pacaembu
Cruzeiro X Atlético MG – Mineirão
18h30
Flamengo X Botafogo – Maracanã
Bahia X Goiás – Arena Fonte Nova

Coritiba X Vitória – Couto Pereira

Bom Dia!

Chega de tanto frio!
Estamos chegando ao final de uma semana extremamente fria no RS. Não lembro de temperaturas tão baixas nos últimos anos. Felizmente a previsão é de que, a partir de hoje, o frio se afaste e de lugar a dias mais agradáveis. O sol deste sábado é um bom sinal.
Também está terminando a semana em que o Brasil abrigou o papa Francisco. Foram momentos que serviram, pelo menos na minha opinião e de muita gente com quem tenho conversado, de uma demonstração incrível de simpatia e popularidade. O argentino se superou em dar ao povo que correu para estar perto dele, um show de humildade e simpatia. Não se negou, nunca, a estar perto das pessoas, de abraçar e beijar crianças e abençoar a quem conseguia se aproximar dele. Juntando tudo isso a pronunciamentos que indicaram sua preocupação com  os carentes, Francisco respondeu aos que esperavam posicionamentos políticos do papa. Preocupado com problemas importantes, soube tratar deles sem o cunho político que alguns esperavam, ou desejavam.
Sobre as pesquisas que mostraram nova queda na popularidade da presidente Dilma e uma insatisfação muito grande com alguns governadores, elas refletem o que a gente sente nas ruas, nos supermercados, nas conversas entre pessoas. Todos os que foram avaliados estão colhendo, sem qualquer dúvida, os frutos do que plantaram.

Pedindo a Deus que proteja a todos, desejo que fiquem com Ele e que tenham um Bom Dia!