Porto Alegre a um ano da Copa do Mundo
Faltando 365 dias para o começo da Copa do Mundo no Brasil,
a Prefeitura de Porto Alegre distribuiu um material informativo sobre o
andamento das obras de mobilidade urbana que ficarão como legado ao município.
Confira o quanto será gasto em cada obra e em que estágio se encontram.
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Maquete do viaduto da Avenida Bento Gonçalves |
A um ano da abertura da Copa do Mundo, Porto Alegre já
começa a vislumbrar a nova face de uma cidade que prepara o futuro com
responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. As 14 frentes de
trabalho em andamento tomam forma e, logo, os canteiros de obras serão
substituídos por avenidas duplicadas e com tratamento paisagístico, estações de
ônibus modernas, novos viadutos e passagens de nível que darão maior mobilidade
urbana.
As intervenções em vias públicas, que hoje alteram a rotina
da população, vão dar novo impulso econômico à cidade, modificar a paisagem e
tornar a cidade ainda mais moderna. Gargalos históricos nos eixos viários da
capital gaúcha serão enfrentados com equipamentos e tecnologia moderna, que
trarão benefícios de longo prazo, ultrapassando o período de realização dos
jogos e eventos do campeonato mundial.
O transporte público, por exemplo, será mais rápido e
oferecerá mais segurança e conforto. Além disso, estão em estágio avançado
outros investimentos que não fazem parte da Matriz de Responsabilidade da Copa,
mas integram os compromissos da administração municipal para melhorar a
qualidade de vida da população. É o caso da reforma e ampliação do Hospital de
Pronto Socorro, a conclusão do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), a
ampliação da rede de ciclovias e os projetos de revitalização da orla do Guaíba
e do Cais Mauá.
Acompanhe como está a situação das obras da Matriz de
Responsabilidade para Copa de 2014:
DUPLICAÇÃO DA AVENIDA
TRONCO
R$ 156 MILHÕES
Os trechos 3 e 4 recebem pavimento para o corredor BRT. Os
trechos 1 e 2 (da Gastão Mazeron até a Rótula do Papa e dali à Terceira
Perimetral) estão em obras. Término: maio de 2014.
DUPLICAÇÃO DA
VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA
R$ 95,3 MILHÕES
As obras no trecho entre as ruas da Conceição e Ramiro
Barcelos estão em andamento, com a colocação dos blocos de concreto do
pavimento entre as ruas Conceição e Ernesto Alves. O trecho 2, compreendido
entre a rua Ramiro Barcelos e a avenida Sertório, está com a licitação
concluída. O início da obra está previsto para junho de 2013. Previsão de
término: maio de 2014.
PROLONGAMENTO DA AVENIDA SEVERO DULLIUS
R$ 83 MILHÕES
Início do prolongamento reprogramado para o mês de junho de
2013, com o estabelecimento de duas frentes de obra. A prefeitura alterou o
projeto, e a Licença Ambiental está em fase final. Conclusão: maio de 2014.
VIADUTO DA JÚLIO DE CASTILHOS E ESTAÇÃO BRT
R$ 31,5 MILHÕES
Viaduto da Júlio de Castilhos em obras. Conforme a
programação, a avenida Júlio de Castilhos teve mais faixas bloqueadas para
viabilizar a execução das fundações do viaduto. Na Estação BRT, o Edital de
Licitação será republicado em junho de 2013. Conclusão: maio de 2014.
AVENIDAS BEIRA-RIO E PADRE CACIQUE
R$ 119,2 MILHÕES
Os trechos 1 e 2 da avenida Beira-Rio (entre o velódromo e a
Rótula das Cuias) estão concluídos; a obra da segunda ponte sobre o Arroio
Dilúvio está quase concluída; o trecho 3 da avenida Beira-Rio (entre o
velódromo e a Pinheiro Borda) está em fase final de conclusão; o trecho 4 da
avenida Beira-Rio (entre a Rótula das Cuias e a Usina do Gasômetro) está em
obras; o Corredor de Ônibus da Padre Cacique está em obras. Conclusão: maio de
2014.
SISTEMA DE ÔNIBUS RÁPIDOS (BRT)
R$ 246,7 MILHÕES
A substituição de pavimentos está em pleno desenvolvimento
nos três corredores BRT (Bento Gonçalves, Protásio Alves e João Pessoa).
Conclusão: setembro de 2013.
OBRAS DA TERCEIRA PERIMETRAL
R$ 194,1 MILHÕES
Trincheira da Anita Garibaldi com obra em pleno andamento;
Trincheira da Ceará com obra em pleno andamento; Viaduto da Bento Gonçalves com
obra em pleno andamento; Trincheira da Cristóvão Colombo - Empreiteira
responsável pela obra e EPTC concluíram
plano de desvio de tráfego; Trincheira da Plínio Brasil Milano: liberada a
ordem de início da obra (vem sendo realizada a sondagem do solo, e o plano de
desvio do trânsito está em fase final). Conclusão: maio de 2014.