sexta-feira, 17 de maio de 2013


DMLU retira 110 toneladas de lixo do Dilúvio

Numa operação que começou no início do mês, operários do DMLU retiraram cerca de 110 toneladas de lixo do Arroio Dilúvio. Entre os objetos retirados, o diretor de Limpeza e Coleta, Rodrigo Chies, destaca que uma dúzia de sofás e mais de 300 pneus foram recolhidos.
Prevista para durar cinco dias, a operação que começou no dia 2 de maio, deverá ser prorrogada, pelo menos, até o final do mês de maio. Todo o lixo recolhido será encaminhado para um aterro sanitário, enquanto os pneus seguirão para uma empresa de reciclagem. A operação de limpeza do Dilúvio, segundo o 
DMLU, deverá ocorrer mensalmente.
Foto: Bruno Gassen/clicRBS


Negócios privados de Temer são cuidados por funcionária pública
Ocupante do segundo cargo mais importante da República, Michel Temer nomeou uma funcionária da vice-presidência para gerenciar seus negócios e interesses particulares no mercado imobiliário.
Desde o dia 19 de março, Gilda Cruz Silva e Sanchez, que dá expediente no escritório da vice-presidência em São Paulo, também é diretora e administradora remunerada da Tabapuã Investimentos e Participações, empresa aberta pelo vice após as eleições de 2010 para cuidar do seu mais valioso patrimônio, um complexo de salas no edifício Spazio Faria Lima, localizado em área nobre da Zona Sul da capital. Segundo os registros da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Gilda recebe um pró-labore pelo trabalho de administração. O documento informa que o valor está “dentro dos limites estabelecidos pela legislação do Imposto de Renda”, mas não revela as cifras.
Como secretária do vice-presidente em São Paulo, Gilda tem salário de 7 372,22 reais mensais, pagos pelo governo federal. Ela é responsável por agendar audiências e eventos políticos do vice. A jornada de trabalho de Gilda, conforme os dados públicos do governo, é de quarenta horas semanais. A lei brasileira exige que o funcionário nomeado tenha dedicação integral ao trabalho.
 


Viva o Centro a Pé terá atendimento especial
A caminhada orientada Viva o Centro a Pé deste sábado, 18, será dirigida também a pessoas com deficiência visual e auditiva, já que contará com a participação de profissionais de mediação em Libras e especialista em audiodescrição. O roteiro será pelo centro baixo e terá início às 10h, com saída do totem do Caminho dos Antiquários, na rua Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho.
Após subir a rua Marechal Floriano, o passeio seguirá pela avenida Borges de Medeiros (por baixo do Viaduto Otávio Rocha) e rua da Praia até a Praça da Alfândega. A caminhada será orientada pelo professor de história da Ufrgs, Renato Holmer Fiore, além da interpretação em Libras de Simone Dornelles, audiodescrição de Lívia Motta e acompanhamento do jornalista César Fraga. A duração é de aproximadamente duas horas. Em caso de chuva, o evento será cancelado.
No sábado acessível, pessoas com deficiência visual necessitam de voluntários para conduzi-las na caminhada. Solicitamos às pessoas que se disponibilizarem a atuar como guias que se apresentem à organização do evento 20 minutos antes da caminhada.
Os interessados devem solicitar inscrição pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com e aguardar confirmação. Para participar é necessário doar alimentos não perecíveis. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas.


Reunião na segunda-feira, deve definir corte das árvores
Uma reunião da Secretaria Municipal de Gestão com a prefeitura de Porto Alegre, provavelmente na próxima segunda-feira, deve definir o cronograma de reiniciodo corte de árvores para duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio. De acordo com a pasta, mesmo sem data prevista, os trabalhos devem recomeçar ao longo da semana que vem.

Estabilidade para gestantes durante aviso prévio
A presidenta Dilma Rousseff sancionou lei que garante estabilidade no emprego a gestantes que cumprem aviso prévio. A norma foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. De acordo com o texto, a estabilidade será garantida também em casos de aviso prévio indenizado, quando a funcionária recebe o salário referente ao período, mas não é obrigada a comparecer ao serviço.

AL de São Paulo troca auxilio moradia por bolsa hospedagem
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) publicou, nesta quinta-feira, no Diário Oficial, um projeto para acabar com o auxílio-moradia e outro para criar uma espécie de bolsa-hospedagem. O primeiro, no valor de 2.250 reais, era pago a todos os 94 deputados da Casa, inclusive aos que moram na capital. A regaliafoi extinta nesta semana, por determinação da Justiça. O outro, no valor de 2.850 reais mensais, vai ser pago a parlamentares que não residam na região metropolitana nem tenham imóvel na capital. A tendência é de que a proposta seja aprovada por acordo entre lideranças da Assembleia.

Inflação semanal cai em cinco capitais
Cinco das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) tiveram redução do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) na segunda apuração do mês. O índice nacional ficou em 0,38%, com queda de 0,07 ponto percentual em relação ao da semana anterior.
A maior queda foi registrada em Salvador, onde a taxa passou de 0,44%, na semana encerrada em 7 de maio, para 0,05% na última medição, de 15 de maio. Os índices caíram, também, em Belo Horizonte, Rio de janeiro, Porto Alegre e Recife.

Fifa define 20º. patrocinador da Copa 2014 
A Fifa completou nesta quinta-feira, 16 de maio, a lista dos seus 20 patrocinadores para a Copa do Mundo de 2014, depois da assinatura de contrato com a empresa Centaurus, rede de lojas de material esportivo.
A relação tem três níveis  de valores, em ordem decrescente: seis sócios da Fifa (adidas, Coca-Cola, Hyundai/Kia, Emirates, SONY, VISA), oito patrocinadores (Budweiser, Castrol, Continental pneus, Johnson&Johnson, McDonalds, Seara, Oi, Yingli Solar) e seis apoiadores locais (Centaurus, Wise up telecomunicações, Itaú, Garoto, Liberty seguros, Apex agência de exportação).

Gargalos impedem avanços da reciclagem
A coleta seletiva ainda enfrenta gargalos para se tornar abrangente no país, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entrará em vigor na segunda metade do ano que vem. A avaliação foi feita por André Vilhena, diretor do Compromisso Empresarial pela Reciclagem (Cempre), fórum que reúne 38 grandes empresas nacionais e multinacionais desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92.
Vilhena destaca que um dos entraves para o avanço da coleta seletiva no Brasil é a falta de qualificação dos gestores locais responsáveis por elaborar os planos municipais de resíduos sólidos.


Corrida para Vencer o Diabetes

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa a realização da 15ª Corrida para Vencer o Diabetes, neste domingo, 19, a partir das 10h, nas seguintes vias. O percurso inicia na Av. Goethe (sob a passarela do Parcão), passa pela Rua Mariante, Rua Silva Só, retorno na abertura do canteiro central frente à Rua Felipe de Oliveira, Rua Silva Só, Rua Mariante, Av. Goethe  (sob a passarela do Parcão).
As vias que compreendem o percurso ficarão bloqueadas durante todo o evento. As linhas de ônibus e lotação que circulam na região serão desviadas para as vias próximas. A EPTC ressalta que o tráfego da rua 24 de Outubro permanecerá normal. Os veículos oriundos da rua Mostardeiro seguirão pelas ruas Florêncio Ygartua, Hilário Ribeiro, Padre Chagas, Olavo Barreto Vianna, Goethe (pista da esquerda), Dr. Timóteo, Poti Medeiros.



Nos jornais de hoje




Destaques dos jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 17




MP dos Portos só é aprovada depois de 50 horas de embate
Maratona na Câmara evidencia fratura da base aliada do governo, e medida passa no Senado sob protestos. (Zero Hora)

Grêmio perde e está fora da Libertadores
O gol foi marcado por Wilder Medina, que havia prometido “comer” o Grêmio. (O Sul)

Senado aprova MP dos Portos na íntegra
Como não foi alterado, texto segue agora para a sanção da presidente Dilma. (Jornal do Comércio)

Funcionários afastados por suspeita de corrupção
Decisão foi do prefeito. Eles teriam recebido propina para agilizar alvarás e resolver questões do solo. (Correio do Povo)

Aécio põe aliados de Serra e Alckmin na direção do PSDB

Senador, que assumirá presidência do partido no sábado e é provável candidato à Presidência, negociou composição da sigla com governador de SP. (Estadão/SP)


Governo vence a batalha dos portos com Renan e Alves
Depois de passar por desgaste constante, pressão de seus próprios aliados e confrontos intermináveis com a oposição, o governo venceu a batalha dos portos. (Valor Econômico)

Suspeito de atentado escreveu confissão antes de ser capturado
Dzhokhar Tsarnaev escreveu um bilhete, antes de ser capturado, afirmando que o ataque era um "dano colateral" pela intervenção americana no Afeganistão e Iraque. (Diário de Pernambuco)

Lobby empresarial preparou emenda adotada por deputado
A alteração mais polêmica feita pelos deputados no texto original da Medida Provisória dos Portos foi sugerida por uma associação de empresas do setor portuário, de acordo com o parlamentar que aceitou patrocinar a ideia. (Folha de São Paulo)

Governo prepara vetos a MP dos Portos
Após a batalha para aprovar a Medida Provisória (MP) 595 no Congresso, o governo se dedicará a estudar os vetos à nova lei.(O Globo/RJ)

Governo pode vetar 5 artigos da MP dos Portos
É possível que a presidente Dilma Rousseff opte por manter um ou outro item e regulamente algum por decreto, o que daria margem de manobra para o governo em questões técnicas. (Gazeta do Povo/PR)

Temperatura de -5,2ºC esta madrugada em Urupema
O amanhecer foi gelado e com temperaturas negativas em algumas cidades catarinenses nesta sexta-feira. (Diário Catarinense)


Bom Dia!
Para decepção, o que não significa aceitação, dos caranguejos, o TJ liberou o corte de árvores para permitir a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, ou Beira Rio. A prefeitura promete que retomará os trabalhos, brevemente.

Nada mais justo, já que se trata de uma obra fundamental para o escoamento do trânsito do Centro e atenderá melhor aos moradores da Zona Sul, principalmente. Uma obra importante que já estava programado, se não estou enganado, no projeto original do tempo em que o prefeito Alceu Collares, contra a vontade dos ambientalistas (?), abriu a Beira Rio. Além disso, pela justificativa da desembargadora que relatou a ação, as árvores que serão derrubadas foram plantadas no local, ou seja, são exóticas e não nativas, como alegam alguns desinformados. Ou mal intencionados, não sei.

Para mim, e acho que para todos os portoalegrenses de bom senso, o que interessa é que a Justiça, alinhada às necessidades de ver a cidade progredir, permitiu a derrubada das árvores exóticas e a duplicação da Edvaldo Pereira Paiva. Os caranguejos, que desde ontem já estão se manifestando, armando barracas e prometendo resistência, acabarão se conformando e, como os que tentaram impedir a abertura da Beira Rio, brevemente estarão passando com seus carros pela Avenida duplicada. São contra, mas não muito.

Lamentável a posição dos senadores que, acuados pela exigência da presidência da República de aprovar mais uma Medida Provisória, votaram favoravelmente à MP dos Portos. Duvido que em qualquer democracia verdadeira, o parlamento seja obrigado a votar, de cócoras, o que o governo determina. Se tiverem um pingo de vergonha, os congressistas derrubarão todo e qualquer veto da presidente ao que foi aprovado. É o que todos os brasileiros esperam.

Começa hoje, na Casa de Cultura Mário Quintana, o projeto Sur-Sul, como parte da Semana da Cultura Uruguaia. A partir das 21h, no Teatro Bruno Kiefer, show de abertura com o cantor uruguaio Pitufo Lombardo. Deixo aqui uma amostra do trabalho de Pitufo, com a música Alquimia. Fiquem com Deus e tenham, todos, um Bom Dia!