segunda-feira, 6 de maio de 2013


CFM condena chegada de médicos cubanos ao Brasil
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou, nesta segunda-feira, uma nota repudiando o acordo entre Brasil e Cuba, que prevê a vinda de 6 mil médicos cubanos para atuar em regiões carentes do país. Além de questionar a qualidade dos médicos estrangeiros, a entidade põe em dúvida as reais intenções do governo brasileiro com a medida.
“O Conselho Federal de Medicina condena veemente qualquer iniciativa que proporcione a entrada irresponsável de médicos estrangeiros e de brasileiros com diplomas de medicina obtidos no exterior sem sua respectiva revalidação. Medidas neste sentido ferem a lei, configuram uma pseudoassistência com maiores riscos para a população e, por isso, além de temporários, são temerários por se caracterizarem como programas político-eleitorais”, diz a nota.
A entidade ainda propõe a criação de uma carreira de Estado para médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), para suprir a falta de profissionais na rede e reivindica mais recursos para o setor, “um mínimo de 10% da receita bruta da União”.
Ainda de acordo com a nota, o CFM diz que, juntamente com os Conselhos Regionais de Medicina, “envidarão todos os esforços possíveis e necessários, inclusive as medidas jurídicas cabíveis, para assegurar o Estado Democrático de Direito no país, com base na dignidade humana”.


Afif Domingos é o 39º Ministro de Dilma
O governo federal confirmou no início da noite desta segunda-feira o nome de Guilherme Afif Domingos para comandar a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. A posse está marcada para as 10h da próxima quinta-feira. A nova pasta será o 39º ministério do governo Dilma Rousseff e marca a entrada do PSD na esplanada. 

Em nota oficial publicada no blog do Planalto, a presidente desejou sorte a Afif, além de projetar crescimento do país: “O Ministério vai formular políticas de apoio a micro e pequenas empresas, segmento fundamental para a geração de empregos e o desenvolvimento da economia brasileira”. 

“Por duas vezes presidente da Associação Comercial de São Paulo, ex-presidente do Conselho do Sebrae, ex-deputado federal constituinte e atual vice-governador de São Paulo, Afif Domingos tem tido papel relevante em todos os processos que, nos últimos anos, resultaram no estímulo e na valorização das micro e pequenas empresas no país”, destacou a nota. (Agência Brasil)


Recolhidas 40 toneladas de lixo do Dilúvio
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolheu, até a tarde desta segunda-feira, 40 toneladas de lixo do Arroio Dilúvio. A ação de limpeza, que segue até o final do dia, teve início na última quinta-feira, 2. Nos dois primeiros dias foram recolhidas 22 toneladas de lixos. Em função da quantidade de lixo recolhida, a ação será ampliada até o dia 17 de maio.
Nesta segunda-feira, os 25 garis da Cootravipa se concentraram na limpeza sob a ponte da av. João Pessoa.  Até o momento foram recolhidos carcaças de computadores, de aspirador de pó e de ventiladores, sacolas plásticas, garrafas pet, embalagens longa vida e ventiladores de teto. Também foram recolhidos, fogão, geladeira, pneus, lonas, roupas, vasos de plantas, canos PVC, ferros, para-choques de carros,  panelas, sofá, tanque de lavar roupas, cabine de orelhão, pia e colchão.


Comunistas colocam cargos à disposição de Tarso

O presidente estadual do PC do B, deputado estadual Raul Carrion, concedeu entrevista coletiva nesta segunda para falar sobre a operação Concutare, deflagrada pela Polícia Federal na semana passada. Ele garantiu que o partido comunista continua fazendo parte do governo estadual, mas que a presença da sigla na Secretaria do Meio Ambiente (Sema) vai depender do governador Tarso Genro.

“Todas as funções de governo são uma atribuição do governador. Ele indicará a Secretaria quem entender ser melhor. Todos os cargos que o PC do B ocupa no governo do Estado foram de decisão dele”, comentou Carrion. Um dos presos na operação foi o ex-secretário do Meio Ambiente Carlos Niedersberg (PC do B), que antes atuava como diretor Federação Estadual de Proteção Ambietal (Fepam).

Carrion também declarou que o partido comunista abriu processo de sindicância interna para apurar “possíveis irregularidades na atuação de servidores presos na operação”. O deputado garantiu que se for comprovada corrupção na liberação de licenças ambientais, haverá a “aplicação da punição administrativa cabível, além da revisão do processo de licenciamento em que estariam envolvidos”. (Com Correio do Povo online)




Brasil quer médicos cubanos atendendo áreas carentes

Os governos do Brasil e de Cuba, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde, estão acertando como será a vinda de 6 mil médicos cubanos para trabalharem nas regiões brasileiras mais carentes. Os detalhes estão em negociação. Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o cubano Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, anunciaram hoje (6) a parceria.
Patriota e Rodríguez não informaram como será a concessão de visto – se será definitivo ou provisório. Segundo o chanceler brasileiro, há um déficit de profissionais brasileiros na área de saúde atuando nas áreas carentes do país, daí a articulação com Cuba.
“Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos valor estratégico”, disse ele.
As negociações para o envio dos médicos cubanos para o Brasil foram iniciadas pela presidenta Dilma Rousseff, em janeiro de 2012, quando visitou Havana, a capital cubana. Ela defendeu uma iniciativa conjunta para a produção de medicamentos e mencionou a ampliação do envio de médicos cubanos ao Brasil, para apoiar o atendimento no Serviço Único de Saúde (SUS).
“Cuba tem uma proficiência grande na área de medicina, farmacêutica e de biotecnologia. O Brasil está examinando a possibilidade de acolher médicos por intermédio de conversas que envolvem a Organização Pan-Americana de Saúde, e está se pensando em algo em torno de 6 mil ou pouco mais”, destacou Patriota.(Agência Brasil)


Registrados 2 casos de infecção por superbactéria no RS

Foram registrados dois casos de infecção da superbactéria NDM 1 no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que responde por 35% dos atendimentos do SUS em Porto Alegre. Diante da constatação das duas infecções, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu uma notificação para todas unidades de saúde do Estado.
De acordo com a Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (Aserghc) houve ainda um aumento significativo, entre 2011 e 2013, de infecções pela bactéria KPC.
Segundo o presidente da entidade, Arlindo Nelson Ritter, além das duas infecções da NDM 1, em 2011 foram registrados 17 casos da KPC, número que saltou para 177 no ano seguinte, e com uma incidência de 25 casos mensais em 2013. 

Desmatamento na Amazônia
O desmatamento e a degradação de florestas na Amazônia atingiram uma área de quase 175 quilômetros quadrados (km²) nos meses de março e abril deste ano. O levantamento de alertas foi divulgado hoje (6) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável pelo Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real, conhecido como Deter. No mesmo período de 2012, o sistema detectou desmatamento de 292 km² – quase o dobro da área identificada este ano.
Mato Grosso continua liderando o ranking da derrubada de árvores na região, com 83,57 km² de devastação nos dois meses analisados - respondendo por 47% do total. 

Inflação fica em 5,71% este ano e sobr para 5,76% em 2014
A projeção de analistas do mercado financeiro para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi mantida em 5,71%, este ano. Essa é a mediana (que desconsidera extremos) das expectativas das instituições financeiras pesquisadas todas as semanas pelo Banco Central (BC). Para 2014, a projeção para o IPCA subiu de 5,71% para 5,76%.
As estimativas para a inflação neste ano e em 2014 estão acima do centro da meta de 4,5% e abaixo do limite superior (6,5%). Uma das funções do BC é fazer com que a inflação convirja para a meta. Para isso, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic.

Maduro confirma vinda ao Brasil, Argentina e Uruguai
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou que fará uma visita aos países do Mercosul, com exceção do Paraguai, suspenso temporariamente do bloco. Maduro virá ao Brasil, à Argentina e ao Uruguai. No Brasil, o venezuelano estará na quinta-feira (9). “[O objetivo das visitas] é seguir completando a integração perfeita”, disse ele, lembrando que o esforço é pela “busca da igualdade social de todos os povos que estão no bloco [Mercosul]”.

Lanchonete popular no Salgado Filho
Começou a funcionar nesta segunda-feira (6) a lanchonete popular do Aeroporto Salgado Filho. O estabelecimento com investimento de R$ 400 mil, segundo a Infraero, atenderá sob a bandeira Trop Café e funcionará 24 horas por dia em uma área de 49,92 m². A lanchonete fica no terceiro piso do Terminal de Passageiros 1 do aeroporto. Os preços dos produtos foram estabelecidos através de pesquisa em Porto Alegre, com base em um valor máximo a ser cobrado na cidade.

Futuro do PC do B no governo será definido amanhã
Após a Operação Concutare da Polícia federal, o governador do Estado Tarso Genro vai definir o futuro do PC do B dentro do Executivo nesta terça-feira. Tarso disse que o partido deve continuar no governo, porém, não confirmou a continuidade da sigla na Secretaria do Meio Ambiente. “No primeiro momento o PC do B está no governo, vai continuar no governo. E se vai continuar ou não a secretaria eu ainda vou examinar, porque eu quero saber na totalidade do processo qual o grau de responsabilidade”, explicou nesta segunda.
Tarso afirmou ainda que será aberta uma investigação interna dentro do governo gaúcho para apurar a ação de servidores públicos suspeitos de concederem de forma ilegal licenças ambientais, após a ofensiva da PF que descobriu um esquema de venda dos documentos envolvendo servidores públicos, empresários e despachantes.


Mais três estações de bicicletas públicas
Desde o final de semana, Porto Alegre já conta com mais três estações do BikePoa, sistema de bicicletas públicas. Os novos pontos estão localizados no Museu Iberê Camargo, rua José de Alencar (próximo a Gonçalves Dias) e Ipiranga com João Guimarães. Atualmente, o sistema conta com 23 estações e 230 bicicletas. Criado em 22 de setembro do ano passado, o sistema BikePoa já registra mais de 130 mil viagens e 42 mil cadastros no site (www.movesamba.com/bikepoa).
Os usuários podem se cadastrar no site do BikePoa, em aplicativos para smartphone (IPhone e Android) ou por celular convencional, via portal de voz, ligando para o fone (51) 4063-7711. O valor do passe mensal é R$ 10 e o diário R$ 5, podendo utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens, com a mesma ou outra bicicleta. O objetivo é dar rotatividade e manter as estações com bicicletas para todos os usuários.
Foto: Rodrigo Prado


Dos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta segunda-feira, dia 6 de maio




O código da propina no escândalo das licenças ambientais
ZH revela como suspeitos de fraudes investigadas na Operação Concutare negociavam valores e beneficiados. (Zero Hora)

Porto do Rio Grande já opera nas 24 horas
Programa para reduzir os gargalos começou nos terminais de Santos, Rio e Vitória. (Jornal do Comércio)

Festa colorada
Inter venceu o Juventude por 4 a 3 na cobrança de pênaltis e conquistou duas taças; campeão da Taça Farroupilha e tri do Gauchão. (Correio do Povo)

Cresce expectativa por novos nomes envolvidos nas fraudes ambientais
Segundo a Polícia Federal, pode chegar a cem o número de indiciamentos pelos crimes. (O Sul)

Chuva deixa 15 bairros do Rio sem luz
Temporal atinge a cidade desde o início da manhã.(O Globo/RJ)

Crédito para microempreendedores ficará mais barato, diz Dilma
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (6) que a taxa de juros do crédito para microempreendedores individuais será reduzida. (Folha de São Paulo)

Seguranças de PC Farias vão para o banco dos réus nesta segunda
Depois de 17 anos dos assassinatos de PC Farias e Suzana Marcolino, os quatro PMs que protegiam o ex-tesoureiro de Fernando Collor começam a ser julgados hoje. (Correio Braziliense)

Governo prevê perder R$ 53 bilhões com desonerações
O governo estima que perderá R$ 53 bilhões de receita neste ano em relação ao que está previsto no Orçamento aprovado pelo Congresso Nacional, resultado de uma recuperação bem mais lenta da economia e também da aceleração nas desonerações tributárias. (Valor Econômico)

Conselho do MP investiga utilização de grampos pelas promotorias
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) está realizando levantamento inédito em todas as promotorias e procuradorias do País que compraram ou alugaram o Guardião e outros sistemas de escuta telefônica e interceptação de dados. (Estadão/SP)

Autorizado concurso do IBGE para 950 agentes
Agentes serão contratados para o desenvolvimento de atividades relacionadas à Pesquisa Nacional em Saúde (PNS). (Gazeta do Povo/PR)

Mensaleiros condenados pelo STF querem evitar regime fechado
Os advogados dos réus têm o objetivo único de evitar que os apenados cumpram a pena em regime fechado.(Hoje em Dia/MG)


Bom Dia!

Temperaturas baixas neste começo de segunda-feira mostram que o inverno começa a dar as caras, se bem que um pouco tarde. Estive na praia, no final de semana e usei bermudas e camisa de manga curta. Coisas comuns no verão. E já estamos em maio.

Falando em final de semana, os presos da operação Concutare foram para casa na sexta-feira e passaram o sábado e o domingo, pelo menos, a lado de familiares. Devem ter mantido reuniões com seus advogados para traçar estratégias para enfrentar o que vem por aí.

Por falar em operação Concutare, me confesso impressionado com o que está ocorrendo na Assembléia Legislativa e na Câmara de Vereadores. Tanto numa como na outra casa legislativa, poucos, muito poucos, parecem interessados na instalação de CPI para apurar envolvimentos de, nada mais nada menos, do que dois secretários, ambos do meio ambiente. Alguns deputados e vereadores fogem das listas de adesões como o diabo da cruz. Uma contradição absoluta em relação a atitudes tomadas quando, por exemplo, eram oposição. Deputados do PT, que não querem a CPI para investigar o seu governo, envolvido em corrupção detectada pela Polícia Federal, foram estrelas brilhantes durante uma CPI no governo passado. CPI que, por sinal, não deu em nada. Deu sim, deu holofotes, câmeras e páginas de jornais para a deputada Stela Farias, por exemplo. Hoje ela permanece no mais absoluto silêncio. Pimenta nos olhos dos outros, é colírio. E o deputado Carrion Júnior, não vai falar sobre o envolvimento de seu companheiro de partido? Comunista envolvido em escândalo de corrupção, aceitando propina de empresários é, no mínimo, algo muito pouco comum. Enquanto isso, na Câmara de Vereadores, os representantes do PT, que são oposição, querem uma CPI já, tanto que assinaram a lista encabeçada pelo PSol. Diferença de comportamento, de posicionamento ou tentativa de tirar proveito político da situação?

Trabalhando, entre “docinhos e massinhas”, códigos utilizados pelos envolvidos, a Polícia Federal vai procurando colocar um ponto final na bagunça e antro de corrupção em que se transformaram a secretarias estadual e municipal do Meio Ambiente. Tomara que consiga.


Confesso que não sou um grande admirador das músicas do Fabio Jr, mas me rendo ante os que gostam dele. Assim, como ele estará aqui no dia 11 de maio, vou atender alguns pedidos de leitores e postar o vídeo de uma de suas músicas que fizeram muito sucesso, inclusive como tema de novela: Alma Gêmea. Fiquem com Deus e tenham um Bom Dia!