sábado, 27 de abril de 2013

Bom Dia!
Vamos combinar que não dá para reclamar nada do tempo, hoje. Desde cedo que o dia está maravilhoso. Sol forte, temperatura de verão. É tudo o que se quer para um começo de sábado. Já tratei de colocar “algumas” na geladeira e logo estarei na cozinha para, como em quase todos os finais de semana, preparar o almoço que, segundo a Gabriela, “é muito melhor do que o da mãe dela”. Coisa de filha querida, eu sei.

Mas, prá não fugir ao hábito de sempre dar uma passada pelos portais de notícias, acabo de ler na Folha de São Paulo que, pelas novas regras aprovadas pela Câmara, ou seja, pelos partidos da base aliada, a presidente Dilma Rousseff (PT), terá mais de 60% do tempo destinado aos partidos no espaço eleitoral. Um recorde de tempo desde que foi criada a propaganda eleitoral gratuita. Na disputa pela presidência, nos 25 minutos de propaganda, Dilma terá 15min18s. Comparando-se com o tempo de cada candidato (partido)  na eleição passada, teremos:

Dilma - 12min10s – 15min18s (+ 3 min8s)
Aécio – 4min36s – 5min13s (+ 37s)
Eduardo Campos – 2min29s – 2min24s (- 5s)
Marina – 56s – 19s (- 373)
Com relação ás inserções de 30s que são veiculadas durante a programação, o quadro ficou assim:
Dilma – 263 – 330 (+67)
Aécio – 99 – 113 (+ 14)
Eduardo – 54 – 52 (- 2)
Marina – 20 – 7 (- 13)

É bom lembrar que na eleição passada, quando foi criado o PSD, os deputados aprovaram dispositivo permitindo que o novo partido ganhasse o tempo de TV e tivesse direito ao Fundo Partidário. Bom lembrar, também, que o PSD, desde sua criação, anunciou apoio total à presidente Dilma. Agora, como as intenções dos novos partidos são contrárias aos interesses eleitorais do PT, as regras foram mudadas.

Lembro de um comentário que fiz aqui, quando falei de uma ditadura silenciosa que estava tomando conta do Brasil. A tentativa de amordaçar o judiciário, o poder de criar programas assistencialistas com o dinheiro dos impostos e, agora, o massacre do tempo destinado ao partido governamental na TV e no rádio, dão a medida exata do que pensam os governistas. A democracia, para os que estão aliados ao poder, só vale quando atende interesses políticos, eleitorais e, o que é pior, pessoas.

Acho que acordei saudoso e romântico. Daí, lembrei de um cantor e de uma composição sua que fez sucesso no começo dos anos 80. A música pé Levante os Olhos e o cantor é o Silvio Cesar. É do tempo em que os compositores se preocupavam e escrever letras bonitas. Preste atenção, curta e tenha um Bom Dia!