segunda-feira, 18 de março de 2013

ATENÇÃO!


Ministra do STF suspende nova divisão dos royalties do petróleo
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia concedeu medida cautelar (provisória) nesta segunda-feira (18) para suspender a nova redistribuição dos royalties do petróleo, conforme lei promulgada na semana passada pela presidente Dilma Rousseff. A decisão impede uma distribuição mais igualitária dos tributos arrecadados tanto de blocos em operação quanto para futuras áreas de produção.
Pelo regimento do STF, a decisão agora precisará ser referendada pelo plenário do tribunal.
A decisão foi tomada a partir de ação protocolada pelo governador  do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Foram protocoladas ainda ações do Espírito Santo, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e de São Paulo. Pela nova lei, os estados perderiam receitas já neste ano para estados não produtores.




Parceria pode reduzir superlotação do Clínicas
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA), apresentaram hoje o projeto “Paciente certo no lugar certo” que tem por objetivo direcionar os pacientes para locais adequados de acordo com a gravidade.
O objetivo, conforme o secretário Carlos Casartelli, é priorizar os casos mais graves, reduzindo a superlotação do hospital. Os casos encaminhados ao Clínicas serão avaliados segundo o protocolo de Manchester, modelo que classifica pacientes conforme a enfermidade. Será utilizada a cor azul para casos em que não há urgência e a cor verde para menor grau de urgência. Pacientes classificados com a cor azul serão encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), localizadas nos bairros Bom Jesus e Cruzeiro. Pacientes classificados com a cor vermelha (casos gravíssimos), laranja (muito urgente) e amarelo (urgente) serão atendidos no próprio Clínicas.
Nadine Clausel, vice-presidente médica do HCPA, informou ainda que o transporte de pacientes que não tenham condições de locomoção, será feito por táxi, com custos pagos pelo hospital.
O serviço entra em funcionamento a partir desta terça-feira, dia 19.


Devagar e sempre!
Como se diz lá em São Gabriel, o machadofilhocom vai seguindo, devagar e sempre. 
Por  ter um controle permanente sobre o número de acessos, tenho surpresas quase que continuamente. Agora (15h), por exemplo, o blog está sendo lido por 127 pessoas espalhadas entre Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Itália, Reino Unido, Espanha e Argentina. Fora as que estão nos acessando em vários estados brasileiros. Pode até parecer pouco, mas para quem  busca tão somente informar despretensiosamente, garanto que é muito. Confesso que isso me deixa entre orgulhoso e, ao mesmo tempo, preocupado já que logo o número de leitores deve aumentar.
Que responsabilidade!


Avança a duplicação da Beira Rio
As obras de duplicação da Edvaldo Pereira Paiva já estãos visíveis no entroncamento das avenidas João Goulart e Loureiro da Silva. A via está sendo duplicada no trecho entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, em uma extensão de 5,8 quilômetros. Essa é uma obra para a Copa do Mundo de 2014.
A nova pista aparece depois de feita as etapas de aterramento, nivelamento e asfaltamento na maior parte de sua extensão. Ela está localizada na parte de baixo da orla, junto ao parque Maurício Sirotsky Sobrinho - Estância da Harmonia. A duplicação envolve a construção de uma ponte sobre o Arroio Dilúvio, que está quase concluída. Inclui ainda o alargamento das pistas da Avenida Ipiranga, entre a Borges de Medeiros e a Edvaldo Pereira Paiva.
Foto: Vanessa Silva


Ministério cancela distribuição de kits sobre educação sexual nas escolas

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cancelou a distribuição de kits que abordam sobre temas relacionados à educação sexual em escolas do País. Treze secretarias estaduais do Norte e Nordeste, contudo, chegaram a receber o kit que ainda não havia sido distribuído nas escolas.  O ministério informou que o material será recolhido, pois não passou por avaliação do atual conselho editorial da pasta e de uma comissão do MEC.


Papa faz oração na praça São Pedro
“Deus jamais se cansa de nos perdoar. Nós e que nos cansamos de pedir perdão”. Com essas palavras, o papa Francisco transmitiu a principal mensagem da oração do primeiro Ângelus do seu pontificado.

Mendes no TCU
Da coluna Brasília (ZH). O Planalto vislumbra a possibilidade de indicar o gaúcho Mendes Ribeiro Filho (PMDB) a uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União. A articulação conta com a simpatia do vice-presidente Michel Temer, já que possibilitaria o retorno do peemedebista Eliseu Padilha – braço direito de Temer – à Câmara. 


Mesmo condenado, deputado seguirá em liberdade
O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta segunda-feira a sentença condenatória contra o deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), penalizado na mais alta corte do país a 13 anos e quatro meses de reclusão pelos crimes de formação de quadrilha e peculato. Donadon terá de cumprir a pena em regime inicialmente fechado, mas ainda pode recorrer da sentença e não poderá serpreso de imediato. A defesa do parlamentar ainda vai analisar o acórdão, que resume as discussões sobre o julgamento do caso, para ver que recursos eventualmente poderiam ser apresentados. O caso de Natan Donadon é emblemático porque, mesmo condenado pelo STF, ele continua atuando normalmente como deputado federal.



No Vaticano, Cristina Kirchner tenta se aproximar do papa.
“Nunca um papa havia me beijado”. Esta foi a declaração inicial da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sobre a forma como foi recebida pelopapa Francisco, nesta segunda-feira, no Vaticano. Depois de uma reunião de aproximadamente 15 minutos, o papa e a presidente argentina almoçaram na residência Santa Marta, onde Francisco está morando até que seu apartamento oficial esteja pronto para recebê-lo.

Evangélicos miram comissões com poder de barrar temas sensíveis à Igreja
A presença do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara não é um fato isolado. Faz parte de uma estratégia mais ampla da Frente Parlamentar Evangélica, que reúne 68 deputados. Ela tem direcionado forças para as comissões que tratam das reivindicações dos gays por direitos iguais aos dos outros grupos da sociedade, da flexibilização das normas sobre aborto e de políticas sobre drogas.

Em PE, governo Eduardo Campos sufoca oposição
Reduzida a uma meia dúzia de deputados, a oposição ao governador Eduardo Campos (PSB) na Assembleia de Pernambuco adotou a estratégia de blitze para caçar vidraças do presidenciável. O problema é que, além de desidratado, esse grupo de parlamentares tem sido barrado na busca por falhas na administração do Estado.

Inflação pelo IPC-S fica em 0,63% na 2ª quadrissemana
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) subiu para 0,63% na segunda quadrissemana de março ante 0,52% na quadrissemana imediatamente anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira.

Mercado reduz estimativa de crescimento da economia este ano
Analistas de instituições financeiras consultados pelo Banco Central (BC) reduziram a projeção para o crescimento da economia este ano. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 3,10% para 3,03%. Para 2014, a estimativa foi mantida em 3,5%.




Dos jornais de hoje




Destaques dos jornais de hoje, segunda-feira, dia 18 de março.







Crédito e incentivo turbinam política industrial do Piratini

Programa lançado h um ano fracassou na tarefa de compensar queda do PIB pela seca, mas recebe elogios por estimular diversos setores da economia e por liberar R$ 1,7 bilhão para projetos públicos e privados. (Zero Hora)



Estados podem livrar cesta básica do ICMS

Depois da desoneração de impostos federais, cresce pressão para retirada de tributos regionais. (Correio do Povo)



MP Federal começa hoje investigação sobre morte de João Goulart

“Os indícios, todos contundentes,  são de que ele foi assassinado”, afirmou Rosa Cardoso, integrante da Comissão da Verdade. (O Sul)



Indústria vai investir 9,5% menos em 2013
De acordo com pesquisa da Fiesp, valor diminuirá de R$ 218 bi para R% 197,3 bi. (Jornal do Comércio)



Colegios se oponen a vacuna

Cuatro colegios privados se negaron a que las alumnas que cursan sus estudios reciban la vacuna contra el cáncer de cuello uterino que el Ministerio de Salud ofrece de forma gratuita. (ABC Color/Paraguai)



Sobe para dez o número de mortos em Petrópolis após forte chuva

Choveu em 24 horas mais do que o esperado para um mês. Prefeitura decretou feriado escolar. (O Globo/RJ)



Anvisa suspende os produtos com soja da Abes

Punição ocorre uma semana após a Unilever tem anunciado um recall de produtos devido à contaminação com um produto de limpeza. (Estadão/SP)




Militares condenados serán juzgados por los Tribunales de Honor

El ministro de Defensa, Eleuterio Fernández Huidobro, aseguró que los militares condenados por violar los derechos humanos serán juzgados por los Tribunales Militares.(El Observador/Uruguai)




Caixa abre concurso com 72 vagas e CR para nível superior

A Caixa Econômica Federal (CEF) abriu novo concurso com oferta de 72 vagas imediatas e formação de cadastro reserva nos cargos de engenheiro civil e médico do trabalho, ambos de nível superior. (Correio Braziliense)



Escasa posibilidad de que transición en Venezuela 
agite a lás agencias de calificación

Venezuela enfrenta una difícil transición a una nueva era de gobierno después de la muerte del líder Hugo Chávez, dijeron las agencias de calificación. (El Mundo/Venecuela)




Bom Dia!
Analisar algumas decisões e atitudes dos governantes nos leva, quase que obrigatoriamente, a analisar atitudes do cidadão em si. Explico.
É muito difícil entender, pelo menos para quem tem memória política, algumas manobras governamentais para acomodar quem sempre foi inimigo no meio dos atuais amigos. Estou falando, por exemplo, nos casos Sarney, Collor e Renan Calheiros. Não é possível esquecer a fúria com que o PT combateu os políticos mencionados, considerados verdadeiros inimigos da democracia, da transparência e do Brasil. Fora Sarney, impeachment para Collor, foram campanhas que tiveram no partido dos Trabalhadores seus grandes mentores e executores.
Hoje, Sarney é saudado por Lula, parceiro do governo e homem forte no governo. O mesmo se pode afirmar de Collor e Renan Calheiros. Inimigos do povo, hoje são expoentes e parceiros do Planalto. São os novos amigos do Rei. Foi com os votos do PT que Renan Calheiros voltou á presidência do Senado. É claro que alguém mudou. A pergunta é se foram eles, Sarney, Collor e Renan ou o PT? Claro que haverá sempre uma justificativa por quem muda tão radicalmente de posição. Resta a todos nós aceitar ou não este tipo de troca de posição.
Hoje, leio que o governo está articulando o retorno de Eliseu Padilha à Câmara Federal. Nada contra o Eliseu, mas vamos combinar que ele foi um dos políticos mais criticados e bombardeados pelo PT. Sem exagero, Eliseu Padilha foi, até bem pouco tempo, o inimigo público número 1 para a maioria dos petistas. Agora é aliado importante. Alguém mudou. Quem?

Porto Alegre está tomada por obras viárias, a maioria delas preparando a cidade para a Copa do Mundo. Elas serão um legado importante para o futuro da Capital. A Copa termina e as obras ficam, não é verdade? Pois o que me preocupa, é ver como as pessoas reclamam e fazem de tudo para complicar ainda mais a situação. Se a prefeitura não faz obras, muita gente reclama. Se a prefeitura faz obras, muita gente reclama. Assim é difícil. Isto sem contar os que se aproveitam da situação para, em nome de movimentos sociais (?), despejarem suas manifestações políticas. Volta e meia a gente encontra um parlamentar de oposição comandando algum tipo de movimento contra a prefeitura. Fora os aproveitadores de plantão, aqueles que querem dar um jeitinho andando pelo acostamento, na contra mão ou coisa parecida. Não seria hora da gente ter um pouco mais de paciência? Sei que é difícil pegar um congestionamento na hora de voltar para casa, mas não compensa pensar que, muito breve, teremos vias melhores e trânsito menos complicado, com soluções para muitos anos?

Li no final de semana que o grupo Pet Shop Boys está lançando um novo álbum, depois de alguns anos sem gravar. Resolvi, com a permissão de vocês, publicar aqui uma gravação deles em homenagem a minha mulher, fã incondicional deles, e a todos os que gostam do grupo. Fiquem com Pet Shop Boys e um de seus maiores sucessos, Always on my mind, ao mesmo tempo em que desejo a todos um Bom Dia!