sexta-feira, 8 de março de 2013



Zé Ramalho é internado e passa por cirurgia no coração

O cantor Zé Ramalho está internado desde a última segunda-feira (4) no Hospital Samaritano, no Rio, e passou por uma cirurgia no coração. O músico chegou ao local com quadro de angina, uma dor ou desconforto no peito quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente.
De acordo com o boletim médico assinado pelo cardiologista Maurício Vaisman, exames feitos após a internação dele apontaram a necessidade de cirurgia. Ramalho passou por uma revascularização do miocárdio e está internado em estado estável na Unidade Coronariana, em pós-operatório.
Ele respira sem ajuda de aparelhos, mas o quadro clínico inspira cuidados e não há previsão de alta.
Torcendo para que Zé Ramalho se recupere logo, mostro o vídeo de um de seus maiores sucessos: Admirável gado Novo




IBOPE: 74% dos brasileiros querem renúncia de Renan
De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Ibope, 74% dos brasileiros ouvidos querem o afastamento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. O levantamento foi encomendado pela organização não governamental Avaaz.
Segundo a pesquisa, que ouviu, por telefone, mil pessoas entre os dias 2 e 3 de março, os senadores deveriam exigir a renúncia de Calheiros do cargo. Além disso, 63% da população que participou do levantamento destacou não concordar com o uso do sistema de voto secreto para a eleição da presidência da Casa.
Levando em consideração esse método, a pesquisa mostra que 56% dos entrevistados consideram a votação inválida, contra 38% que acreditam na validade do pleito. As entrevistas por telefone apuraram também que 68% dos eleitores provavelmente não votariam em um senador que apoiasse o atual presidente do Senado.
Renan Calheiros retornou ao comando do Senado cinco anos após renunciar ao cargo para não ser cassado e uma semana após o Ministério Público tê-lo denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato (desvio de dinheiro público), falsidade ideológica e uso de notas falsas. Calheiros foi eleito presidente do Senado no último dia 1º de fevereiro com ampla maioria (56 votos), mas antes mesmo da eleição, seu nome já era dado como certo.
A ONG Avaaz começou, então, a articular uma manifestação eletrônica em que pedia o impeachment do peemedebista. No dia 23 de fevereiro, representantes do movimento entregaram ao Senado mais de 1,6 milhão de assinaturas recolhidas no País.(Agência Estado)



Conclave que escolherá novo papa começa na terça-feira
Os cardeais que participam de reuniões preparatórias no Vaticano decidiram, nesta sexta-feira, que  o conclave para escolher o sucessor de Bento XVI vai começar na próxima terça-feira. 
O anúncio foi feito pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. A sétima congregação preparatória do conclave contou, nesta sexta-feira, com os 115 cardeais eleitores, com menos de 80 anos, que poderão votar para escolher o próximo papa.
Uma missa será realizada na manhã de terça-feira, e a primeira votação deverá ocorrer à tarde. A equipe do Vaticano preparou a Capela Sistina para o conclave. Dois fornos foram instalados para produzir a famosa fumaça branca que indica quando um novo papa foi eleito, e a chaminé poderá ser instalada ainda nesta sexta. Em 2005, anos em que Joseph Ratzinger foi eleito, foram necessários três dias de votação.
Nesta sexta, os cardeais também votaram pela aceitação das cartas de dois cardeais eleitores com as justificativas para não participarem do conclave. Julius Riyadi Darmaatmadja, da Indonésia, citou motivos de saúde para não comparecer. O escocês Keith O’Brien citou motivos pessoais.(AFP)

Dia da Mulher



SUS recebe duas mulheres por hora vítimas de abuso

O SUS (Sistema Único de Saúde) recebeu em seus hospitais e clínicas uma média duas mulheres por hora com sinais de violência sexual em 2012, segundo dados do Ministério da Saúde.
A constatação ocorre no momento em que a comunidade internacional discute na ONU a violência contra a mulher. O debate ocorre sob um clima de comoção após brutais estupros coletivos de jovens na Índia e na África do Sul desencadearem ondas de revolta social.  
No Brasil, segundo o Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) do Ministério da Saúde, um total de 18.007 mulheres deram entrada no sistema público de saúde em 2012 apresentando indícios de terem sofrido violência sexual.
A maioria delas (cerca de 75%), de acordo com a pasta, eram crianças, adolescentes e idosas.
O sistema Viva começou a ser implantado em 2006 em algumas unidades de referência do SUS. Em 2011, a notificação de casos suspeitos passou a ser universalizada para todas as unidades.
No ano passado, as estatísticas foram fornecidas por 8.425 unidades do SUS.
Essas estatísticas funcionam apenas como um indicador, pois não englobam casos de violência nos quais a mulher não procurou atendimento médico ou se dirigiu a uma unidade de saúde privada.
A falta de estatísticas integradas sobre abusos sexuais na esfera da segurança pública é uma das principais críticas da ONU ao Brasil na questão do combate à violência contra a mulher.
"Não há dados oficiais disponíveis sobre o número de estupros de mulheres no Brasil", afirmou à BBC Brasil Rebeca Reichmann Tavares, diretora regional para o Brasil e Cone Sul da ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres).
"Algumas secretarias de segurança tomam a iniciativa de fazer este levantamento, assim como alguns hospitais, mas não existe uma unificação ou cruzamento de dados", disse.
Estupro
Um dos fatores que coloca o governo brasileiro em alerta é que na maioria dos casos de violência sexual o criminoso é uma pessoa próxima à vítima.
"O agressor não é desconhecido em 60% ou 65% dos casos. Ele é conhecido, é o padrasto, o pai, o namorado, o amante, o vizinho o avô. Isso nos preocupa muito", disse à BBC Brasil a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
Segundo ela, a lei possibilita o atendimento das vítimas em um sistema de saúde especializado e permite que uma eventual gravidez seja interrompida, de acordo com a vontade da mulher.
"Estamos readequando esse serviço. Agora o estupro também acontece na rua, mas ele acontece dentro de casa na maioria dos casos", disse a ministra. "Incentivamos muito a mulher a denunciar."
Segundo dados da secretaria, o número de relatos de abuso sexual contra mulheres pelo serviço Ligue 180 passou de 320 em 2006 para 1.686 em 2012.
(Com IG)


De olho nas notícias


Vitória do Ibsen

Toda a euforia dos peemedebistas, manifestadas principalmente nas redes sociais, pela derrubada dos vetos aos royalties, se deve a emenda apresentada pelo então deputado Ibsen Pinheiro. Graças a ele o PMDB terá uma bandeira forte na campanha de 2014.



Orçamento

A votação do Orçamento de 2013 pelo Congresso Nacional, foi adiada para a próxima terça-feira. Na sessão de ontem a proposta de orçamento foi aprovada em votação simbólica pelos deputados. A votação dos senadores acabou sendo adiada.



O estelionato do pastor

Eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o pastor Marco Feliciano (PSC-SP) é alvo de uma ação penal e dois inquéritos no STF. Na ação penal, Marco Feliciano é acusado de receber R$ 13,3 mil para realizar dois cultos no RS e não ter comparecido. Quanto aos inquéritos, um deles é por preconceito e discriminação e outro por injúria.



Pedágios

Da coluna de Rosane Oliveira em ZH: O discurso do governador Tarso genro contra os pedágios e o abaixo-assinado por ele sugerido para pressionar a Justiça podem acabar afugentando investidores para os projetos que dependem de Parceria Público-Privada.



Eduardo Campos

Durante encontro de governadores com a presidente Dilma, o governador de Pernambuco, Eduardo campos (PSB) tratou de buscar aliados para sua campanha em 2014. Pelo menos quatro senadores deverão migrar para o partido de Campos. Ele espera, também, a adesão de vários deputados.



Ministério do Trabalho

A cúpula do PDT estará em Brasília na próxima semana. Entre os vários assuntos que serão tratados na Capital, a substituição de Brizola Neto no ministério do Trabalho, é o destaque. Ele seria substituído Por Manoel Dias, presidente do PDT em Santa Catarina. Por outro lado, a ficha de filiação de Carlos Araújo, conforme pessoas ligadas a Carlos Lupi, não tem data para ser avaliada.



Chávez embalsamado

Para que os venezuelanos tenham a oportunidade de homenagear o “comandante”, o atual presidente Nicolas Maduro informou que o corpo de Hugo Chávez será embalsamado e, depois do velório que deve durar mais uma semana, será deverá ficar em local a ser determinado. Alguns querem que seja ao lado de Simon Bolívar, no Panteão Nacional. Já as filhas de Chávez querem que ele seja levado para sua terra natal, Sabaneta.



Dilma já voltou

Ao receber a notícia de que o sepultamento de Chávez estava adiado, logo que desembarcou em Caracas, a presidente Dilma decidiu antecipar seu retorno. Ela acionou sua assessoria e, por volta da meia noite já estava viajando de volta ao Brasil.



Depoimento de Schirmer

O prefeito de Santa Maria, Cézar Schirmer, deverá ser ouvido hoje pela Policia Civil sobre a tragédia da boate Kiss. Para o delegado Sandro Meinerz, um dos responsáveis pela investigação, o relato de Schirmer é importante para a investigação, “pois o prefeito possui um olhar diferente sobre o funcionamento do Executivo”.



Punição para quem promete e não cumpre

O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) tem um projeto de Lei que altera o Código Penal e que prevê punição para o não cumprimento das propostas de governo registradas durante a campanha eleitoral. Pelo projeto, também é considerado crime o não cumprimento de promessas feitas por candidatos no horário eleitoral de rádio e TV e na Internet. O projeto altera o Código Penal e inclui o estelionato eleitoral entre as práticas de estelionato.


Ano Brasil-Alemanha
Em maio de 2013 será lançado o ano Alemanha+Brasil, que tem como objetivo ampliar e aprofundar as relações entre os dois países, já tradicionais parceiros. 
No contexto das programações desenvolvidas no Brasil para a comemoração do Ano da Alemanha no país, insere-se o projeto Tributo. Concebido pela DMZ Brasil e apoiado institucionalmente pela Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre, o Tributo possui duas frentes: Prêmio Tributo e Catálogo do Prêmio Tributo. O Prêmio Tributo consiste em cinco eventos regionais, que ocorrerão nas cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Com o objetivo de reconhecer a importância da influência alemã no Brasil e a sua contribuição para o desenvolvimento do país, premiações serão designadas gratuitamente a empresas, entidades e personalidades que possuem origem alemã, bem como cidades originárias de colonização alemã. O Catálogo do Prêmio Tributo constitui o registro gráfico de todos agraciados pelo prêmio. Dessa forma, todos os premiados terão suas conquistas publicadas em um livro catálogo, que será lançado e entregue no evento nacional em Brasília.
A inclusão dos premiados no catálogo ocorre de maneira gratuita. No entanto, o catálogo disponibiliza espaço para anúncios publicitários pagos. Serão lançadas duas edições, uma em português e outra em alemão, que serão distribuídas em universidades, consulados, embaixadas e câmaras setoriais. Adicionalmente, a publicação será disponibilizada via online. Além dos dados dos agraciados que constarão no catálogo – como nome, razão social, principais sócios ou acionistas, tipo de produto/serviço, mercados mais relevantes, relação com Alemanha e contato – uma equipe de pesquisadores será responsável pela inclusão de informações a respeito da presença alemã no Brasil e o impacto dessa no desenvolvimento do país e as possibilidades que essa parceria ainda poderá apresentar.



Dos jornais de hoje


Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 8 de março




493 cidades do RS vão ganhar com royalties
Derrubada dos vetos da presidente Dilma à nova distribuição dos recursos do petróleo vai prejudicar Rio Grande, Tramandai, Cidreira e Imbé, municípios ligados à atividade. (Zero Hora)

Dinheiro do petróleo é para todos
A derrubada dos vetos da nova lei pelo Congresso beneficiará todos os estados. (Correio do Povo)

RJ, SP e ES rejeitam a partilha dos royalties
Estados vão defender no STF, inconstitucionalidade da derrubada dos vetos pelo Congresso. (Jornal do Comércio)

Dia Internacional da Mulher
O mundo comemora hoje o Dia Internacional da Mulher, data celebrada desde 1910.(O Sul)

Ex-goleiro Bruno é condenado a 22 anos e três meses de prisão
O ex-atleta vai cumprir 17 anos e meio em regime fechado, mas deve deixar a prisão antes por já ter passado três anos atrás das grades e por trabalhar, o que reduz a pena a ser cumprida.(O Globo/RJ)

Prefeitos de 25 municípios devem entrar na Justiça
Pelo menos 25 municípios espalhados por todo o País deverão aguardar a promulgação do projeto de lei que prevê a distribuição dos royalties do petróleo para entrar com ações na Justiça. (Estadão/SP)

Brasília bate recorde histórico de apagões
Apenas no ano passado, cada brasiliense ficou, em média, 20 horas às escuras. (Correio Braziliense)

Bruno deve ir para semiaberto em menos de três anos
O goleiro Bruno, condenado a 22 anos e três meses de prisão pela morte de Eliza Samudio, deve passar a cumprir pena em regime semiaberto em menos de três anos --entre o fim de 2015 e início de 2016. (Folha de São Paulo)

Inflação marca 0,6% e se aproxima do teto da meta
IPCA acumula taxa de 1,47% no ano e de 6,31% em 12 meses, ficando mais perto do teto da meta estabelecida pelo governo, de 6,5%. (Gazeta do Povo/PR)

Planalto fica fora da disputa entre stados no STF
O Palácio do Planalto não entrará na disputa que será travada no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a divisão dos royalties de petróleo.(Gazeta/MT)



Bom Dia!
Sexta-feira indica que estamos começando o final de semana. Espero que este seja mais um de plenas alegrias e realizações a todos. Um cineminha, um passeio com a família, um churrasquinho e, é claro, uma cervejinha gelada, pelo menos enquanto estiver calor.


Pra ficar num assunto bem local, falo na questão dos pedágios, já que ontem o STJ decidiu que a concessão em Carazinho seguirá até dezembro. Tarso Genro, o governador, estava em carazinho aguardando a decisão para mandar levantar as cancelas do pólo de pedágio privado. Sua expectativa foi frustrada, que parece não ser muito afeito a concordar com decisões judiciais, pediu que a comunidade faça um abaixo assinado para manifestar a “indignação social” com a cobrança de pedágio no local. “Vamos reunir milhares de assinaturas. Eu vou levar isso aos autos do processo no STJ”, afirmou o governador. Ele disse, ainda, que neste caso “é nítida a posição do presidente do STJ em proteger mais o interesse das empresas do que da população”.
Nada contra o abaixo-assinado que o governador está sugerindo, mas aproveito a sugestão para lembrar aos professores estaduais que eles também podem, e acho que devem, fazer um abaixo assinado manifestando sua indignação social contra o não pagamento do piso salarial. Quem sabe aproveitam e encaminham o abaixo-assinado ao governador, já que parece ser esta uma medida muito simpática ao governo.

Ontem fui surpreendido com a notícia de que o cantor Emilio Santiago, vítima de um AVC, estava internado no Hospital Samaritano, e que seu estado de saúde inspira cuidados. Emilio Santiago, pelo menos na minha opinião, é um dos maiores interpretes brasileiros. Sua voz é inconfundível. Então, desejando que ele se recupere logo, trago uma canção que mostra muito de seu talento e diz bem de sua vocação. Com Flamboyant, de Paulo César Feital e Jota Maranhão, meus votos de Emilio Santiago se recupere logo e todos tenham um Bom Dia!