quarta-feira, 6 de março de 2013



Jornalista é agredida durante cobertura da morte de Chávez

Uma jornalista colombiana da emissora de TV RCN foi agredida na noite de terça-feira (5) enquanto fazia a cobertura da reação nas ruas pela morte do presidente Hugo Chávez.
Carmen Andrea Rengifo foi golpeada na cabeça nas imediações do hospital militar em Caracas, onde Chávez estava internado. Segundo a emissora, os responsáveis pela agressão eram partidários do líder venezuelano. A RCN informou também que a jornalista e o cinegrafista que a acompanhava foram ameaçados e obrigados a deixar o local.
Segundo relatou a jornalista à versão colombiana do jornal El País, ela e o cinegrafista estavam há cinco minutos no entorno do hospital, quando alguém disse que eles pertenciam a uma "emissora golpista, que ia contra Chávez". "Homens e mulheres começaram a atacar a mim e a meu cinegrafistas com capacetes, paus, socos e pontapés", disse.
Os dois foram levados ao hospital e passam bem. Outro episódio de violência foi registrado em Caracas. Uma tenda de jovens estudantes que pediam explicações sobre as condições de saúde do presidente foi incendiada. Ninguém ficou ferido.(AP)


Multa de R$ 30 mil se plano não explicar falta de atendimento


Operadoras de saúde terão de justificar por escrito as negativas de cobertura.

Resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que será publicada amanhã fixa um prazo de até 48 horas para que as empresas apresentem ao usuário as razões para a recusa de atendimento. Caso o prazo não seja atendido, operadoras poderão sofrer uma multa de R$ 30 mil. A regra vale para procedimentos eletivos. "Atendimento de urgência e emergência não podem ser negados", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A medida atende a uma recomendação feita numa reunião no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O presidente da ANS, André Longo, afirma que a nova regra ajudará a reduzir a assimetria de informação e dará maiores condições para punir abusos cometidos por operadoras de planos. A negativa de cobertura é a queixa mais frequente registrada na ANS. Elas representam 75,7% das reclamações feitas para a ANS ano passado.

Existem no país 62 milhões de brasileiros com cobertura de planos de saúde. Anualmente, são feitos 400 milhões de atendimentos. Longo reconhece que os indicadores de reclamação podem ser menores do que os de fato ocorre.

A justificativa terá de ser feita por meio eletrônico ou por correio, de acordo com a preferência do paciente. Além da multa pela recusa na informação por escrito, a operadora poderá ser multada também pela negativa do atendimento. A norma entra em vigor no dia 7 de maio.(Agência Estado)


Venezuela homenageia Chávez com cortejo até Academia Militar

O cortejo fúnebre com o corpo do Hugo Chávez, morto na terça-feira aos 58 anos após uma batalha de quase dois anos contra um câncer, partiu às 10h45 locais (12h15 de Brasília) desta quarta do hospital militar de Caracas, onde o presidente venezuelano havia sido internado após voltar de Cuba em 18 de fevereiro.
Vestidos de vermelho, cor símbolo da chamada Revolução Bolivariana chavista, parentes, equipe de governo e milhares de partidários honram o líder venezuelano, cujo corpo está em um caixão coberto pela bandeira do país.
"Chávez ao panteão!", gritavam seus partidários referindo-se ao mausoléu que ele construiu para abrigar os restos do herói da independência Simón Bolívar, herói da independência do século 19 que Chávez dizia ser sua maior inspiração. Muitos choravam e aplaudiam segurando fotos de Chávez na despedida.
Uma guarda de honra presidencial escolta o caixão enquanto ele avança em um veículo pelas avenidas da capital. O corpo ficará exposto a partidários e será velado na Academia Militar de Caracas até sexta, quando será enterrado na presença de chefes de Estado da região. As autoridades, porém, ainda não informaram onde Chávez será sepultado.
Após o luto pela morte, os venezuelanos esperam o anúncio de novas eleições presidenciais antecipadas, que, segundo o chanceler Elías Jaua, serão convocadas em 30 dias. A expectativa é de que a data seja anunciada após o período de luto oficial, decretado por sete dias. (AP)


Congresso vota hoje à noite vetos aos royalties

O Congresso Nacional votar hoje, às 19h25, os vetos aos royalties do petróleo. Prevista para ontem, a votação foi adiada devido à republicação dos vetos pela Presidência da República.

Os vetos aos royalties opõem estados produtores de petróleo (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo) e estados não produtores, já que a derrubada dos vetos vai permitir o rateio, entre todos os estados e municípios, da arrecadação de royalties dos contratos atuais. Atualmente, esses recursos são direcionados aos estados e municípios produtores.

O governo percebeu que a Mesa do Congresso não registrou dois dispositivos vetados pela presidente porque eles não foram acompanhados das razões do veto. Segundo o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), o erro foi descoberto na noite de segunda-feira e, por isso, o governo teve de republicar os vetos em uma edição extra do Diário Oficial da União. Os vetos republicados foram lidos na sessão desta terça-feira e serão incluídos nas cédulas da votação prevista para quarta-feira. Ao todo, serão analisados 142 vetos sobre os royalties.

Foto: Renato Araújo / Câmara dos Deputados


Começam as obras na Cristóvão Colombo
A Prefeitura de Porto Alegre começa a sinalizar nesta semana os locais onde serão realizadas as obras da trincheira da avenida Cristovão Colombo. As escavações propriamente ditas começam na próxima semana. 
Em conjunto com as trincheiras da Anita Garibaldi e da Ceará e os viadutos da Bento Gonçalves e da Plínio Brasil Milano, a trincheira da Cristóvão forma o conjunto de cinco obras que vão melhorar o tráfego de veículos na Terceira Perimetral.
Essa é uma das principais ações da administração municipal para qualificar a mobilidade urbana com vistas a Copa do Mundo de 2014. A Terceira Perimetral é uma via importante para o polo hoteleiro, pois dá ingresso direto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, à avenida Castelo Branco e BR/290. 
As cinco obras previstas permitirão a melhoria do tráfego na avenida Terceira Perimetral e nas vias transversais, reduzindo ou mesmo eliminando congestionamentos hoje ocorrentes tanto ao longo da Terceira Perimetral quanto nas vias transversais.Estão localizadas dessa forma: na avenida Coronel Aparício Borges X av. Bento Gonçalves, avenida Carlos Gomes x avenida Plínio Brasil Milano, avenida Dom Pedro II x avenida Anita Garibaldi, avenida Dom Pedro II x avenida Cristovão Colombo e avenida Ceará x avenida Farrapos.



Dos jornais de hoje

 
Todos os principais jornais do Brasil e vários do mundo, tratam da morte de Hugo Chávez em suas edições de hoje. Destaco aqui alguns trechos do noticiário sobre o desaparecimento do presidente da Venezuela.
  





Instituciones, empresas y sindicatos expresan su pésame en obituários

Distintos sectores del país expresan en la prensa nacional su pésame por la muerte del presidente Hugo Chávez. Desde organismos del estado, hasta entidades opositoras, así como empresas privadas.(El Mundo/Venezuela)



A morte de Chávez

Lenta agonia vista até nas redes sociais. Perto de Lula, nem tanto de Dilma. As incógintas do poder na Venezuela. (Zero Hora)



La muerte del Jefe de Estado

Con un gran esfuerzo para contener el llanto, el vicepresidente Nicolás Maduró anunció al país que el Presidente de la República falleció en el Hospital Militar a las 4:25 de la tarde de este martes 5 de marzo, luego de un año 8 meses y 23 días batallando contra un cáncer que le detectaron en Cuba, en junio de 2011. (El Nacional/ Venezuela)



Morre aos 58 anos o presidente da Venezuela, Hugo Chavez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde de ontem, aos 58 anos, na capital Caracas, após um ano e meio de luta contra um câncer na região pélvica. (O Sul)



Muerte de Chávez: Cristina está muy angustiada

El embajador argentino en Venezuela recordó a Chávez, habló del intercambio comercial entre los dos países y dio detalles de cómo será el velório. "Obviamente, Cristina está muy angustiada. También con muchas ganas de acompañar a toda la familia, estamos trabajando en eso, organizando la agenda del día", añadió. (Lá Nacion/Argentina)



Chávez está morto

Câncer mata presidente venezuelano aos 58 anos e acaba com o governo mais longo da América do Sul. (Correio do Povo)



Comienza la despedida a Hugo Chávez

La Fuerza Armada de Venezuela comenzó hoy la despedida al fallecido presidente Hugo Chávez con 21 cañonazos de salva (a las 12:30 GMT) y anunció que “luego sonará un cañonazo cada hora” hasta que sus restos sean inhumados el próximo viernes.(ABC Color/Paraguai)



Maduro pede união para manter legado de Chávez

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu na madrugada desta quarta-feira que os venezuelanos se unam para manter o legado do governo de Hugo Chávez, que morreu na tarde de terça (5). Ele conduzirá o país pelos próximos 30 dias, quando deverão acontecer novas eleições. (Folha de São Paulo)



Cuba guardará eterna lealtad a la memória y al legado de Chávez

El gobierno cubano manifestó hoy dolor por el fallecimiento del presidente venezolano, Hugo Chávez, y ratificó su irrestricto apoyo a la Revolución Bolivariana. (Cubahora/Havana)



Maduro diz ter recebido mensagem de opositores com satisfação

O vice-presidente Nicolás Maduro pediu nesta quarta-feira união no país e disse que vai continuar fiel ao legado de Hugo Chávez. Na madrugada, ele afirmou ter ficado satisfeito com a mensagem lida pelo líder opositor Henrique Capriles expressando condolências e agradeceu a todos os presidentes que se manifestaram em homenagem ao líder venezuelano. (O Globo/RJ)
 

Morte de Chávez abre caminho para sucessão num país dividido e em crise

Presidente venezuelano sucumbe ao câncer, descoberto em junho de 2011. Após assumir o poder, vice Nicolás Maduro convocará eleições"nos próximos 30 dias". Enterro está marcado para a sexta-feira. (Correio Braziliense)


 


Bom Dia!
Quando entrou no ar a característica de noticia extraordinária na TV, minha mulher nem pensou muito: - O Chávez morreu! E logo entrou o locutor anunciando que o presidente venezuelano acabara de falecer.
Acho que, de certa maneira, a maioria das pessoas sabia que, de um momento para outro, a morte de Chávez seria anunciada. Desde que retornou de Havana, nunca se teve uma informação precisa sobre as condições de saúde do ex-presidente. Não se teve imagens de sua saída de Cuba, nem de sua chegada ao Hospital Militar da Venezuela. No final de semana, quando a oposição iniciou uma mobilização exigindo noticias mais claras sobre Hugo Chávez, os governistas passaram a declarar que a saúde dele estava piorando, até que ontem, no começo da manhã, tivemos a informação que a infecção pulmonar havia piorado. No final da tarde, a noticia de sua morte.
- Sei que nunca me irei porque ficarei para sempre nas ruas e nos povoados da Venezuela, porque Chávez já não sou eu, Chávez é a pátria.
Esta, quem sabe, é a frase mais importante e mais significativa do que Chávez pensava dele mesmo. Sua ânsia pelo poder e sua vontade de se perpetuar na presidência da Venezuela, fizeram com que ele acabasse mudando a Constituição do país permanecendo mais de 14 anos no poder. Havia sido eleito para mais um mandato, o que lhe garantiria 20 anos à frente dos destinos venezuelanos. Não conseguiu assumir. Morreu antes.
Considerado o maior inimigo dos Estados Unidos na América, Chávez não conseguiu impedir, ou escondeu, de certa forma, que a Venezuela tem nos EUA seu maior parceiro econômico. O petróleo venezuelano, em sua grande parte, é vendido para os americanos. As importações da Venezuela tem, na maior parte, origem nos EUA. Para se ter uma idéia, a Venezuela importa R$ 56 bilhões dos Estados Unidos, de quem é inimiga. Do Brasil, parceiro fiel, a Venezuela importa R$ 6 bilhões.
Dentro de 30 dias uma nova eleição deverá indicar quem substituirá o “comandante” Chávez na presidência do país. O vice-presidente Nicolás Maduro, ungido como sucessor do morto, deverá enfrentar Henrique Capriles, o único adversário que conseguiu unir a oposição na Venezuela, um país corroído pela inflação, com o maior índice de homicídios da América e com um índice de pobreza assustador.

Hoje e amanhã, Maria Bethânia estará no Teatro do Sesi apresentando o show “Carta de Amor”, que tem a participação de Wagner Tiso. Para alegrar a todos os que, como eu, admiram o talento de Bethânia, vou deixá-los com a música Vive, que faz parte do novo disco da cantora “Oásis de Bethânia”, desejando a todos um Bom Dia!