sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Horário de verão

O horário de verão termina à 0h de domingo (17) em Tocantins e nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os moradores dessas regiões devem atrasar em uma hora os relógios.
O fim do horário de verão vai alterar a chegada e a partida de voos. A recomendação é que os passageiros consultem a companhia aérea para confirmar os horários de embarque.
A expectativa da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) é economizar aproximadamente R$ 282 milhões.


Queda de meteorito provoca ferimentos em 950 na Rússia


Pelo menos 950 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira após a queda de um meteorito na região russa de Tcheliabinsk, nos Montes Urais (centro do país). O impacto da queda do corpo celeste estilhaçou janelas e sacudiu prédios nas proximidades. De acordo com autoridades russas, a maioria dos feridos sofreu apenas lesões leves - 46, contudo, permanecem internados.
Em pronunciamento após o incidente, o presidente russo Vladimir Putin agradeceu a Deus pelo fato de nenhum fragmento ter atingido regiões mais povoadas. Especialistas da Academia de Ciências Russa acreditam que o incidente foi provocado por um meteorito com peso estimado em 10 toneladas que atingiu a atmosfera terrestre a uma velocidade de 54.000 quilômetros por hora e desintegrou-se a uma altura entre 30 e 50 quilômetros do chão. De acordo com comunicado da Academia, fragmentos do meteorito acabaram por atingir o solo.
De acordo com levantamento da agência de notícias EFE, o episódio desta sexta é o mais grave incidente originado por um corpo celeste na Terra nos últimos anos. Os fragmentos do meteorito causaram danos em pelo menos seis cidades. O corpo celeste caiu por volta das 9h20 hora local (1h20 horário de Brasília), a cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, capital do distrito homônimo.
A queda aconteceu no mesmo dia em que está prevista a passagem do asteroide 2012DA14 que tem entre 45 e 95 metros de diâmetro, a 27.860 quilômetros da Terra — a maior aproximação já registrada de um objeto cósmico com o nosso planeta. Em entrevista à rede americana CNN, o porta-voz da Nasa Steve Cole afirma que os incidentes não passam de uma "coincidência". "São objetos completamente alheios. É uma estranha coincidência que estejam ocorrendo ao mesmo tempo", afirmou. "Esse tipo de corpo celeste cai com muita frequência, mas costuma cair no mar ou no deserto, onde não provoca consequências para população", explicou. (Agência EFE)



Dos jornais de hoje


Destaque de alguns dos principais jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro




Tropas federais chegam a SC para transferir presos
Cerca de 350 policiais da Força Nacional de Segurança desembarcaram hoje em Florianópolis para atuar nas cadeias e tentar conter a onda de ataques a ônibus e prédios públicos. (Zero Hora)

Estrelas do Grêmio perdem na estréia para o chileno Huachipato
Grêmio e surpreendido e perde por 2 a 1 na primeira derrota tricolor na Arena. (Correio do Povo)

Governo usa tributo menor contra a inflação
O corte de impostos de itens da cesta básica e a redução do PIS/Cofins são umas das armas do governo Dilma para tentar segurar a inflação neste ano e garantir expansão do PIB acima de 3%. (Folha de São Paulo)

Casal que teve o carro incendiado fala sobre o 100º atentado em SC

"Eu pedi pelo amor de Deus para não levarem o carro, mas quando eu olhei para trás já estava pegando fogo" (Diário Catarinense)


Tarso rebate críticas contra Empresa Gaúcha de Rodovias
Governador argumentou que, por trás das criticas, existe uma articulação  política tentando difundir a idéia de que as ações em relação aos pedágios não têm como dar certo. (O Sul)

Procurador já analisa denúncia de Marcos Valério contra Lula

Leonardo Melo, do MPF de Minas, recebeu depoimento de publicitário enviado por Roberto Gurgel: operador do mensalão citou petista como beneficiário do esquema. (Estadão/SP)


Horário de verão termina à meia-noite deste sábado
Menos descanso pode gerar falta de atenção e problemas de humor. (Jornal do Comércio)




Bom Dia!

O Brasil está assistindo, certamente estarrecido, a onda de violência que ocorre em Santa Catarina. Desde o final de janeiro, até hoje, foram 98 ataques em 30 cidades catarinenses. A maioria ocorre em Florianópolis, para onde deve se deslocar, hoje, a Força Nacional de Segurança Pública.

O balanço feito pelas autoridades de Santa Catarina informa que foram queimados 37 ônibus, depredadas 10 instalações policiais e prisionais, incendiados 51 automóveis e presos e/ou apreendidas 54 pessoas.

A partir de ontem, foi intensificado o movimento de paralisação dos empregados no transporte coletivo. O medo e a insegurança são os principais motivos para que os trabalhadores não queiram trafegar pela cidade, já que os ônibus são o alvo principal dos atentados.

A pergunta que eu, e certamente muitos brasileiros temos na ponta da lingua, é; onde estão as autoridades e a segurança pública? Um grupo de bandidos resolve fazer justiça com as próprias mãos e a policia catarinense é impotente para impedir os ataques.

Até quando vamos ter que conviver com este tipo de coisa e ouvir sempre as mesmas desculpas? Quando será que trataremos com a seriedade necessária, a segurança do cidadão que paga impostos altíssimos e, fica impotente diante da força de criminosos que desafiam a policia para defender seus comparsas?

Mas, enquanto isso, o governo finge que governa e os governistas gritam que o Brasil nunca esteve tão bem. Já as Bolsas isso e aquilo, pagas por nós, garantem os votos e os índices de popularidade para quem está no poder.

A partir de hoje, entra em ação a EGR, que vai cuidar dos pedágios e das estradas do RS. Por tudo o que vem dizendo e prometendo o governador, logo teremos estradas como nunca e o pedágio mais barato do Brasil. Melhor, só se for verdade!

Atendendo pedidos de muitos chilenos amigos meus, que moram em Porto Alegre, selecionei um vídeo com música e belas imagens do Chile e, com ele, meus votos de um Bom Dia!