quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013



Orçamento pode ser votado dia 19
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) informou que convocou uma sessão conjunta do Congresso para o dia 19, primeira terça-feira após o carnaval, para votar o orçamento de 2013. O senador disse que a resistência da oposição em desvincular a apreciação dos mais de 3 mil vetos é o principal obstáculo para votação do orçamento.
Marcada para ontem (5) a votação do orçamento foi adiada por falta de acordo entre os presidentes do Senado e da Câmara e os líderes de partidos. Sem a aprovação do orçamento, os gastos do governo estão limitados a 1/12 da previsão de custeio mensal.


EPTC alerta: transporte escolar, só credenciado
Mesmo faltando alguns dias para o retorno às aulas, os pais já devem colocar o transporte escolar como item importante nas questões relacionadas à segurança dos seus filhos. Neste aspecto, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) faz um alerta: transporte escolar, só credenciado. Sem credenciamento, o serviço é ilegal e pode se tornar perigoso.
Ao todo, são 618 veículos escolares registrados na EPTC, todos com as mesmas características: cor bege, prefixo de três dígitos nas portas e na parte traseira, além de faixa amarela na lateral do carro. Outro fator importante é a identificação da escola atendida pelo veículo. Fora deste padrão, o carro é considerado irregular, com possibilidade de recolhimento pela fiscalização.
A EPTC realiza, periodicamente, vistorias nos veículos da frota credenciada. O objetivo é garantir qualidade e segurança no transporte dos alunos. "É obrigatória a aprovação na vistoria para realização do transporte.  Além de  itens indispensáveis à segurança, como pneus, freios, sinalização, ainda temos atenção especial quanto a configuração, higiene e conforto no interior do veículo”, relata Almir Raupp, engenheiro mecânico da Coordenação de Inspeção Veicular da EPTC. 
Os pais podem auxiliar na fiscalização, verificando o selo de vistoria afixado junto ao para-brisa: vermelho significa reprovação (veículo não pode operar); amarelo significa aprovação provisória (veículo pode  operar até a data informada no selo) e  azul  significa aprovação (veículo apto a operar até a próxima vistoria), ou seja, está em condições de transportar os alunos.
Sugestões, denúncias ou outras informações sobre o serviço de transporte escolar podem ser obtidas no fone 156 FalaPoa ou 118 da EPTC.
Foto: Thalles Campos/ PMPA





Dos jornais de hoje


Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro de 2013




Sócio da boate Kiss tem alta e vai para a prisão
Perícia faz exame do local do incêndio. Número de mortos na tragédia de Santa Maria sobe para 238. (Correio do Povo)

Acesso de internet móvel é serviço com mais problemas, aponta Anatel
As quatro maiores operadoras ficaram abaixo da meta de acesso entre agosto e outubro de 2012. (O Globo/RJ)

Dívida pública federal já supera R$ 2 trilhões
Estoque cresceu 7,6% em relação a 2011, impactado pelo pagamento de juros. (Jornal do Comércio)

Renan Filho da verba da Câmara para advogados que defendem Calheiros
Filho de Renan Calheiros repassou R$ 190 mil de verba indenizatória, que custeia atividade parlamentar. (Estadão/SP)

Hotéis de SC temem fuga de turistas após ataques
Ontem, durante o dia, mais um ônibus foi incendiado em Florianópolis. (O Sul)

Após ataque a casa de agente em Chapecó, ataques chegam a 60
Seis atentados foram registrados entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira no Estado. (Diário Catarinense)

Petrobras pede mais reajustes nos combustíveis, e Mantega refuta idéia
A presidente da estatal admite que a situação da empresa é difícil e diz que vai cobrar novos reajustes no preço dos combustíveis. (Correio Braziliense)

Começam obras do QG da Copa em BH
O objetivo do centro é aperfeiçoar o combate à violência e trabalhar em conjunto com todos os centros de operações e inteligência do país. (Estado de Minas)

Argentina repete erro do passado e congela preços
Para conter inflação e ganhar apoio à mudança da lei que permitiria nova reeleição, Cristina Kirchner freia reajustes, medida que fracassou por várias vezes no Brasil nos anos 80. (Zero Hora)

Indústria do Paraná tem maior queda em 17 anos
Queda de 4,8%, registrada em 2012, é a maior desde 1998. (Gazeta do Povo/PR)




Bom Dia!
Já estamos no dia 6 de fevereiro e o orçamento de 2013 ainda não foi votado pelo Congresso. Tudo indicava que a votação seria ontem, mas os presidentes do Senado e da Câmara reunidos com os líderes dos partidos, decidiram que a votação só acontecerá depois do carnaval, já que, segundo eles, é necessário votar os vetos presidenciais. Aliás, nenhuma novidade, já que quase tudo no Brasil só acontece depois do carnaval.
Falando sério, a transferência da votação não é motivada apenas pela pressão da oposição. Partidos aliados, inconformados com a falta de liberação de emendas, estão aproveitando para dar o troco. Resumindo, se considerarmos que o episódio representa uma primeira queda de braço entre o governo e o Congresso, agora comandado pelo PMDB, o governo acabou derrotado.
Falando em governo, a presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso Nacional, na abertura dos trabalhos legislativos, sua mensagem oficial. Nela, a presidente manifesta seu “sincero reconhecimento ao imprescindível papel do Congresso na construção de um Brasil mais democrático, justo e soberano”,  numa clara demonstração de afago ao Congresso que ela espera seja seu parceiro “critico e, ao mesmo tempo, colaborativo”.
Ao ler os mais variados comentários sobre a mensagem da presidente, fico com a análise do editorial de hoje de ZH que resume o assunto da seguinte maneira: “O preocupante da manifestação presidencial é que ela tende a encobrir as razões pelas quais os agentes políticos aparecem como vilões da democracia nacional”.
Convenhamos que os políticos passaram a aparecer como vilões desde que a política virou, graças a atuação de parlamentares que desonram a representatividade que lhes foi dada, sinônimo de corrupção. A reação popular, então, não é de graça, mas legítima.
Sou um grande admirador da música francesa. Ela provoca em mim um sentimento de paz e romantismo. Hoje, acho que acordei romântico, o que me fez procurar uma boa música da França. Espero que vocês também gostem da versão de Mireille Mathieu para a belíssima Ne Me Quitte Pás. Com meus votos de um Bom Dia!