sexta-feira, 18 de janeiro de 2013



Prefeitura adota ferramenta contra nepotismo
O prefeito em exercício Sebastião Melo determinou, por orientação do prefeito José Fortunati, que a administração municipal passe a adotar como obrigatória uma declaração, dos ocupantes de Cargos em Comissão, negando parentesco com detentores de cargos de direção no âmbito municipal.
A determinação atende à disposição municipal que é mais rígida que a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal. Pela regra é vedada a nomeação de cônjuge, companheiro, parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau de autoridade ou ocupante de cargo de chefia.
Segundo Melo, a declaração cumpre a Lei e a política de transparência da gestão. “Além disso, a prefeitura está decidida a tratar de casos pontuais, sem prévios julgamentos, mas observando o disposto na legislação”, afirmou o prefeito em exercício.



Só 70 no jantar para mensaleiros no DF
O jantar promovido pela Juventude do PT de Brasília para arrecadar dinheiro que bancaria as multas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos petistas condenados no julgamento do mensalão teve mais repercussão que convidados presentes. 
Dos 170 convites oferecidos, 150 foram vendidos até o final do evento, segundo a organização. Porém, a quantidade de presentes revelou que poucos na militância estavam dispostos a mostrar a cara em favor dos mensaleiros. Apenas 70 pessoas foram ao evento na Galeteria Gaúcha, restaurante localizado em um dos barros nobres da cidade. Não compareceu nenhum nome de expressão do partido, muito menos os próprios “homenageados”.
Os ingressos custavam entre 100 e 1 000 reais. Contudo, por orientação da direção nacional do PT, não foi informado o total arrecadado no jantar. Do total levantado, serão retirados os custos da festa – 46 reais por pessoa, inclusos o buffet e bebida não alcoólica.
Os condenados que receberão o valor para o pagamento das multas são José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil condenado pelo Supremo por chefiar a quadrilha;José Genoíno, ex-presidente do PT e recémempossado deputado federal, apesar da condenação; o deputado João Paulo Cunha e o ex-tesoureiro do partidoDelúbio Soares. O total das multas aplicadas aos quatro condenados chega a 1,8 milhão de reais. (Agência Estado)



Dos jornais de hoje


Destaques dos principais jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 18 de janeiro de 2013




Horas de tensão em assalto a shopping
Bandidos seqüestraram subgerente de joalheria na noite de quarta-feira, assaltaram loja do Praia de Belas na manhã de ontem, fugiram, provocaram medo e ameaçaram explodir bomba. Local foi esvaziado para operação policial. (Correio do Povo)

Valorização de imóveis inflaciona IPTU no país
Prefeituras de diversos municípios brasileiros estão revendo os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013 com base na valorização dos preços dos imóveis. O ajuste na cobrança é feito a partir da revisão da planta genérica das cidades, utilizada para calcular o imposto. Segundo especialistas, o aumento  não é ilegal, mas é "ilegítimo" e pode ser contestado.(O Globo)

ICMS sobe, mas não evita déficit do Estado
Mesmo com crescimento de 9,6% na arrecadação de ICMS, contas do estado fecham com déficit de R$ 732 milhões. (Jornal do Comércio)

Dilma vai ao Nordeste para recuperar apoio político ao PT na região
A presidente Dilma Rousseff desembarca nesta sexta-feira, 18, no Piauí diante da constatação do PT de que a recuperação do prestígio político da sigla no Nordeste, região sob forte influência do governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB), é crucial para o projeto de reeleição em 2014. Até o início de março, Dilma deve visitar ao menos seis Estados da região. (Estadão)

UFRGS confirma que abstenção deste ano é a maior dos últimos 19 anos
De acordo com dados divulgados ontem, dos 46.244 candidatos inscritos, 11.945 não compareceram aos quatro dias de prova, correspondendo a um percentual de 25,83%. (O Sul)

Haddad dá cargos a sete afilhados políticos de Maluf
Principais cargos na direção da COHAB paulista foram destinados a afilhados de Paulo Maluf. (Folha de São Paulo)

Quadrilhas miram o mercado de jóias e impõem medo ao RS
Assalto à joalheria Coliseu do Shopping Praia de Belas, na Capital, soma-se a série de ataques semelhantes contra lojas no Interior e a explosão de fábrica na Serra. Em dois anos, o número de ataques desse tipo subiu 144% no estado. (Zero Hora)


Bom Dia!
Volto ao assunto. Começou ontem o movimento do PT para juntar dinheiro e pagar as multas aplicadas pelo STF aos mensaleiros. Uma galeteria de Brasília foi escolhida para receber, no mínimo, 150 petistas que pagariam entre R% 100 e R$ 1 mil pelo convite. Pelo que se sabe, antes de começar a “festa”, um biombo foi colocado entre as mesas já que, no máximo, 70 pessoas estavam presentes. Um fiasco. Ou a prova de que muitos que se fazem de bobos, não são tanto assim. 
Ressalva para a advogada que se posicionou na entrada da galeteria com um cartaz que dizia: “Querem ajudar seus amigos? Dividam com eles parte da pena restritiva de liberdade!!!”
De qualquer forma, gostaria de alertar meus queridos leitores para o perigo que representa este tipo de manifestação. Afinal, os participantes e organizadores estão simplesmente afrontando a Justiça já que a decisão de multar os condenados é do STF. Os petistas insistem que “não é justo multar inocentes”. Acho que temos que ficar atentos. Juntando o movimento petista com a eleição na Câmara e no Senado, concluo que quem está mandando no Brasil considera os brasileiros um bando de idiotas que não liga para o caos e a falta de vergonha instalada. Isso sem falar no fato de que o ex-presidente Lula participou da reunião do secretariado de Haddad, em São Paulo, para determinar o que deve e o que não deve ser feito. No caso, manda quem pode, obedece quem é capacho.
Enquanto isso, um assalto cinematográfico aconteceu ontem, no Praia de Belas. Quando passamos a correr riscos até no interior de um shopping, a coisa está muito mais para urubu do que para pomba da paz. 
Como hoje é sexta-feira e a maioria está se preparando para um descanso justo e necessário, selecionei um vídeo especial. Acompanhada pela Orchestre du Violon sur lê Sable, a soprano Amel Brahim interpreta a Bachiana n° 5, de Heitor Villa Lobos. Foi a melhor maneira que achei para desejar a todos um Bom Dia!