terça-feira, 15 de janeiro de 2013



CFM quer que médicos de planos cobrem consultas
O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto D’Ávila, quer que médicos de planos de saúde passem a cobrar seus pacientes pelas consultas.
Dessa forma, ele explica, os profissionais se desvinculariam dos convênios para esse tipo de atendimento e o credenciamento passaria a valer apenas para outros procedimentos. A estratégia, uma forma de driblar os baixos honorários pagos pelas operadoras, porém, teria uma limitação: não poderia ser adotada por profissionais que atendessem nos hospitais dos planos de saúde ou por médicos contratados. O tema ainda não foi discutido entre integrantes do colegiado. “Mas estou divulgando a ideia. Meu sonho é que isso seja feito o mais brevemente possível”, diz.
D’Ávila considera um equívoco médicos aceitarem receber de 30 a 40 reais dos planos de saúde por consulta e, no atendimento particular, cobrar pelo menos 150 reais.
Resposta — Arlindo Almeida, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), que reúne as principais operadoras de planos de saúde, afirmou que médicos estão livres para pedir o desligamento do plano de saúde. “Ninguém os obriga a manter a ligação com a operadora”, afirma. Ele diz não temer que, com a recomendação, haja um descredenciamento em bloco. “A fila de médicos querendo entrar nos planos de saúde é certamente muito maior do que aquela de profissionais que pensam em se descredenciar. Seria mais correto eles adotarem essa medida do que organizarem suspensões temporárias de atendimento, como estão fazendo.”
Para Joana Cruz, advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), médicos têm o direito de se descredenciar do plano a qualquer tempo. Ela avalia, no entanto, que a estratégia sugerida pelo presidente do CFM deixa evidente a turbulência nas relações entre operadoras e médicos. “A reivindicação da classe é justa. O problema é que consumidores estão arriscados a pagar um alto preço por esse embate.”
A sugestão apresentada pelo presidente do CFM, de que pacientes peçam o reembolso do valor da consulta às operadoras, não se aplica a todos os consumidores, observa. “Isso vale somente para quem tem planos de livre escolha. Os demais terão de ser atendidos por médicos de uma rede ofertada pelas operadoras.””
Em nota, a ANS afirmou que sua missão é regular as operadoras e fiscalizar os planos. “As operadoras são obrigadas a oferecer consultas aos beneficiários.” (Agência Estado)


Caminhada Turística de Verão será na Redenção
Roteiro orientado passará por monumentos, Feira Ecológica e visita ao Colégio Militar.
O Parque da Redenção, a mais popular e emblemática área verde urbana de Porto Alegre, será o tema da próxima Caminhada Turística de Verão que as secretarias municipais de Turismo (SMTUR), da Cultura (SMC) e o programa Viva o Centro a Pé realizarão no próximo dia 26, a partir das 10h. A primeira edição, que aconteceu dia 12, no Centro Histórico, atraiu 110 pessoas.
O roteiro, orientado por um guia de turismo credenciado, da SMTUR, por monumentos, recantos temáticos, o Brique e a Feira Ecológica de sábados e incluirá uma visita interna ao imponente e centenário Colégio Militar. O ponto de encontro dos participantes será o Centro de Informações Turísticas (CIT), na loja 11 do pitoresco Mercado do Bom Fim, outro atrativo da caminhada.
As inscrições para o programa já estão abertas e devem ser feitas pelo e.mail vivaocentroape@gmail.com acompanhada da doação de um quilo de alimento não perecível ou ração para gatos e cães. O total arrecadado será encaminhado a instituições do município. O limite de participantes por edição é de cem pessoas. Os passeios são cancelados em caso de chuva.
A última edição das Caminhadas Turística de Verão deste ano acontecerá dia 23 de fevereiro no bairro Moinhos de Vento. A partir do moinho onde funciona a Biblioteca Infantil Ecológica Maria Dinorah o roteiro seguirá por várias ruas do bairro que guarda elementos do patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre. Mais informações pelo fone 3333-1873.
Foto: Sérgio Louruz/PMPA


Quem se importa com denúncias?
José Sarney, ele mesmo, e Michel Temer estiveram reunidos, na tarde de ontem, com a presidente Dilma Rousseff. Durante o encontro, convenceram a petista de que o deputado Federal Henrique Alves (PMDB) é o melhor para a coesão da base em torno do Planalto.
Acontece que Alves, que é líder do PMDB na Câmara, enfrenta acusações de uso indevido do cargo. O jornal Folha de São Paulo revelou que Aluízio Dutra de Almeida, assessor de Alves, é dono de uma empresa que recebeu dinheiro público de emendas parlamentares do próprio Henrique Alves. Ao menos três prefeituras do Rio Grande do Norte contrataram a empresa de Aluízio por meio de emendas ao Orçamento da União indicadas pelo deputado.
Além disso, mais de R$ 1,2 milhão foram repassados ao Dnocs (Departamento nacional de Obras contra as Secas) controlado politicamente por Henrique Alves, à mesma empresa por meio de prefeituras.
Como se vê, nada disso importa quando, por recomendação de José Sarney e de Michel Temer, a presidente Dilma Rousseff, e conseqüentemente o PT, apóiam a indicação de Henrique Alves para presidir a Câmara. As denúncias divulgadas pela Folha devem fazer parte de mais uma manobra da mídia para tentar derrubar o governo.E segue o baile...
Machado Filho


Dos jornais de hoje


Destaques dos principais jornais brasileiros nesta terça-feira, dia 15 de janeiro de 2013.




Gasolina deve subir 7% e governo tenta atenuar impacto do reajuste
1º aumento em quase 10 anos deve ser anunciado na semana que vem; mistura de etanol passará para 25%. (Estadão)

Pernambuco pode ter dois candidatos à Presidência da República em 2014
O ex-senador de Pernambuco e hoje deputado federal de São Paulo, Roberto Freire (PPS), sugeriu que seu nome pode ser levado à discussão para uma eventual candidatura ao Palácio do Planalto em 2014 nesta segunda-feira (14). (...) O curioso é que, ao lado de Freire, outro pernambucano já é cotado nacionalmente para a disputa. O governador Eduardo Campos (PSB), que esteve nesta segunda-feira numa audiência com a presidente, também está no páreo. (Diário de Pernambuco)

Presidente do TSE manda apurar gastos com horas extras
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, determinou rigorosa apuração das denúncias de irregularidades no pagamento de horas extras no período eleitoral de 2012. Denúncias resultaram na exoneração (a pedido) do diretor-geral do tribunal à época, Alcides Diniz, que foi substituído no cargo, em 14 de dezembro, por Anderson Vidal Corrêa. (O Globo)


Ex-chefe de gabinete da Presidência pediu favor a diretor da PF
A ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha pediu favores até para o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello -chefe do órgão que a investigava e que faria apreensões em seu escritório semanas depois. (Folha de São Paulo)

Ministério Público caça funcionários fantasmas em diversos municípios
Casos de servidores que recebem salários sem trabalho estão espelhados pelo país e não ficam restritos apenas à esfera federal. O Correio teve acesso a cinco situações em que municípios brasileiros mantinham contratos com indícios de fraudes. No mais escandaloso deles, em Macapá, há a suspeita de que 7.589 pessoas eram fantasmas da prefeitura. (Correio Braziliense)

Assembléia mantém descontrole sobre empréstimo de servidores
Tribunal de Contas do estado determinou o fim da transferência de CCs para partidos políticos. Cúpula do Legislativo diz que já acata decisão, mas não sabe quantos funcionários voltaram ao parlamento. (Zero Hora)

Calçadista pede fim de importação predatória
Lideranças das cadeias calçadistas e da moda, criticaram a falta de ações da União para impedir importações predatórias, principalmente de calçados. (Jornal do Comércio)

Brasileiro foi alvo de 2,14 milhões de golpes financeiros
Levantamento feito pela Consultoria Serasa Experian mostra que, de janeiro a dezembro de 2012, ocorreram 2,14 milhões de tentativas de fraude por meio de violação de dados cadastrais. (Correio do Povo)



Bom Dia!
Alguns assuntos, de tempo em tempo, voltam ao noticiário geral. Todo mundo fala, soluções são prometidas, autoridades entram em campo prometendo que o fato nunca mais se repetirá e, quando menos se espera, tudo volta ao normal. Agora, por exemplo, estamos vivenciando o caso dos CCs da Assembléia Legislativa. Depois que surgiu a denúncia de que uma funcionária passeava com seu cachorrinho na hora do expediente, a mídia se revoltou,  parlamentares prometeram providências urgentes e o próprio Tribunal de Contas entrou na jogada para definir a questão. Antes de tudo, é bom salientar que vários conselheiros do TC são ex-deputados e, provavelmente, tenham nomeado CCs para trabalhar na assessoria de seus partidos, o que está sendo proibido a partir de agora. Inclusive o presidente do legislativo já afirmou que a determinação vem sendo cumprida, mas que não sabe quantos funcionários voltaram ao parlamento. Bem, se o presidente da AL não sabe, é dificil saber quem sabe. O que eu acho, é que muito breve teremos jornais e a mídia em geral denunciando o mesmo caso. A poeira baixa e volta tudo a ser como sempre foi. Lamentavelmente.
Por falar em retorno ao noticiário, vejo, confesso que com alegria, o retorno de Roberto Carlos ao topo das paradas. São mais de 50 anos de sucesso. O Rei passa algum tempo fora, mas logo desponta com um grande êxito. Sem dúvidas, em termos de sucesso, esse cara é ele.
Então, acho que esse é um bom motivo para relembrar um dos momentos especiais do show de final de ano do Rei, com Roberto Carlos cantando Esse Cara sou Eu. E que todos tenham um Bom Dia!