quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


As viagens de Rosemary
Rosemary Noronha, ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, acompanhou o presidente Lula em várias viagens pelo mundo. O detalhe é que o nome de Rosemary, quase nunca constou da lista de passageiros do avião presidencial. Além disso, Rosemary, possuía um passaporte diplomático, o que lhe facilitava a entrada em todos os países sem a necessidade de visto. 
Lendo a lista de viagens, não dá para entender o que Rosemary Noronha fazia na comitiva presidencial, a não ser pelo fato de ser amante de Lula.  É bom salientar que, pelo menos até hoje, o ex-presidente Lula e nenhuma autoridade do PT explicaram os motivos das constantes viagens anônimas de Rosemary.
Recordando, Rosemary Noronha está envolvida em fraudes descobertas pela Polícia Federal durante a Operação Porto Seguro. O escritório de São Paulo foi fechado.

Dez.2005 - Uruguai (Montevidéu) - Cúpula do Mercosul
Jul.2006 - Argentina (Córdoba) - Cúpula do Mercosul
Jun.2007 -  Portugal (Lisboa) - Cimeira União Europeia-Brasil
Jul.2007 -  Bélgica (Bruxelas) - Conferência Internacional de Biocombustíveis
Nov.2007 - Chile (Santiago) - Cúpula Ibero-americana
Dez.2007 - Argentina (Buenos Aires) - Posse de Cristina Kirchner
Dez.2007 - Venezuela (Caracas) - Visita de trabalho
Dez.2007 - Bolívia (La Paz) - Declaração sobre o Corredor Bioceânico
Dez.2007 - Uruguai (Montevidéu) - Cúpula do Mercosul
Abr.2008 - Gana (Acra) -  Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento
Mai.2008 - Peru (Lima)  - Cúpula da Alcue (Conferência de Ciência e Tecnologia)
Jul.2008  - Portugal (Lisboa) - Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Out.2008 - Espanha (Madri) - Visita oficial
Out.2008 - El Salvador - Cúpula Ibero-americana
Out.2008 - Cuba (Havana) - Visita oficial
Mar.2009 - Qatar (Doha) - Cúpula América do Sul-Países Árabes
Mar.2009 - França (Paris) - Encontro bilateral
Abr.2009 - Reino Unido (Londres) - Cúpula do G20
Mai.2009 - El Salvador - Posse presidencial
Mai.2009 – Guatemala - Encontro bilateral
Mai.2009 - Costa Rica (San José) - Encontro bilateral
Ago.2009 - Paraguai (Assunção) - Cúpula do Mercosul
Nov.2009 - Venezuela (Caracas) - Encontro bilateral
Dez.2009 - Ucrânia (Kiev) - Visita de Estado
Dez.2009 - Portugal (Estoril) - Cúpula Ibero-americana
Dez.2009 - Alemanha (Berlim) - Visita de Estado
Dez.2009 - Alemanha (Hamburgo) - Encontro empresarial
Mar.2010 - México (Cancún) - Cúpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento e Cúpula G-Rio
Mar.2010 - Cuba (Havana) - Visita oficial
Mar.2010 - El Salvador (San Salvador) - Visita oficial
Mai.2010 - Rússia (Moscou) - Visita oficial
Mai.2010 - Portugal (Lisboa) - Cimeira Brasil-Portugal
Nov.2010 - Moçambique (Maputo) - Encontro bilateral
Nov.2010 - Coreia do Sul (Seul) - Cúpula do G20

Obs: Rosemary Noronha recebeu pagamento de diárias para todas as viagens realizadas


Genoíno diz se sentir "confortável" como deputado

José Genoino (PT) condenado a seis anos e 11 meses de prisão no julgamento do mensalão, tomou posse como deputado federal na tarde desta quinta-feira (3). Após o ato, disse se sentir "confortável" no cargo, mesmo após a determinação do Supremo Tribunal Federal de que parlamentares condenados no processo perderão o cargo.
"Me sinto confortável porque estou seguindo as regras da Constituição do meu país. Estou aqui cumprindo um dever legal, correto de cumprir a legislação brasileira", disse após a posse. "Meu compromisso com a democracia é profundo e radical", completou.
Genoino é o segundo suplente da coligação. Ele assumiu porque o primeiro suplente, Vanderlei Siraque, vai ocupar a vaga de Carlinhos Almeida (PT-SP), que renunciou por ter tomado posse como prefeito de São José dos Campos (SP). Como Siraque estava exercendo o mandato de Aldo Rebelo, que é o atual ministro dos Esportes, Genoino, segundo suplente, ficará com a vaga.
Pela decisão do Supremo, os deputados condenados no mensalão perderão o cargo somente após o trânsito em julgado na condenação, quando se esgotarem as possibilidades de recurso. A pena também só começa a ser cumprida após decisão sobre os recursos, conhecidos como "embargos". Ministros do STF estimam que isso deve ocorrer antes de 2014.
Sobre a perda do mandato, que levou a um embate entre o STF e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que disse ser da Casa a prerrogativa de cassar, Genoino preferiu não opinar. "Eu não serei  motivo de discordância entre os poderes", afirmou.(Agência Brasil)


Pastor diz que Carlinhos Cachoeira está se convertendo

O pastor que realizou a cerimônia religiosa de casamento de Carlinhos Cachoeira, 49, no último dia 28, diz estar se encontrando com o empresário para sessões de oração desde que ele saiu da prisão, em 11 de dezembro.
“Nós temos nos reunido com eles semanalmente. A maior parte das vezes na casa deles mesmo [no condomínio Alphaville, em Goiânia]. Oramos. Acredito que ele esteja se convertendo”, diz Vitor Hugo Queiroz,  pastor da igreja Nova Vida de Anápolis (GO), que a noiva Andressa Mendonça, 30, frequenta.
O líder religioso disse ao blog por telefone que a cerimônia foi “sucinta e objetiva”. Depois de abençoar a união por cerca de dez minutos, ele reservou espaço para que o casal fizesse seus votos.
“A noiva falou brevemente, o noivo em vez de falar se ajoelhou e beijou os pés dela.” Foi a cena que Cachoeira repetiu para a imprensa que esperava no portão da mansão, depois que a celebração e o casamento civil haviam terminado.
O trecho bíblico escolhido para a celebração religiosa foi Mateus 7. “A passagem é sobre construir sua casa sobre rocha ou sobre areia. A pedra é Jesus, em que devemos basear nossas vidas, e em que o casal se baseou”, diz Queiroz.
A palavra proferida por Vitor Hugo também versou sobre períodos difíceis do casal, diz ele. “Jesus sempre esteve no casamento, mas houve momentos em que faltou vinho, que é a alegria. Espero que não falte mais.”. (Com Folha SP)

 



IPTU:10% de desconto vai até 13 de fevereiro

A oportunidade para pagar o IPTU e a Taxa de Coleta de Lixo de Porto Alegre de 2013 com desconto de 10% inicia nesta quinta-feira, 3, e termina no dia 13 de fevereiro. 

Após este prazo, os contribuintes têm ainda a facilidade de pagar os tributos parceladamente, em até 10 meses, com o primeiro vencimento em 8 de março.

A guia com 10% de abatimento foi enviada com o carnê pelos Correios e pode também ser acessada pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/iptu/guianova, informando a inscrição do imóvel. O pagamento pode ser feito nos nove bancos da rede conveniada com a prefeitura: Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Citibank, HSBC e Sicredi.

Aplicação dos recursos - Da receita gerada pelo IPTU, pelo menos 25% são destinados à educação e 15% são aplicados em saúde, conforme prevê a Constituição Federal. Até 2 de janeiro, os proprietários de imóveis de Porto Alegre efetuaram o pagamento do imposto e tiveram o benefício de 20% de desconto.

Informações

Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda

Trav. Mário Cinco Paus, s/nº | Das 9h às 16h.

Fone: 156 atendimento@smf.prefpoa.com.br 

 

 



Haddad nomeia envolvidos em escândalos

Dois chefes de gabinete nomeados nesta quarta-feira pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) tiveram os nomes envolvidos em escândalos recentes nos governos federal e do estado. 
Designado para chefiar o gabinete da vice-prefeita Nádia Campeão (PCdoB), Oswaldo Napoleão Chaves era sócio de uma consultoria que recebeu 825 000 reais para dar suporte a um projeto do Ministério dos Esportes, em agosto de 2011 – após o caso, o então ministro da pasta Orlando Silva (PCdoB) foi demitido
Outro chefe de gabinete nomeado por Haddad envolvido em suspeita de corrupção é Miguel Del Busso, que vai auxiliar Celso Jatene (PTB) na Secretaria de Esportes. Aliado do deputado estadual Campos Machado (PTB), Busso era chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Esportes quando a empresa de seu genro de 24 anos, a Construlara Construtora e Empreendimentos Imobiliários, ganhou contratos de onze obras em seis prefeituras do interior, no valor de 1,3 milhão de reais em 2010.
Todas as obras eram feitas pela Construlara por meio de convênios entre prefeituras da região, onde Busso tem família e já foi político, e a pasta de Esportes do estado. Quem liberava os convênios era o próprio Busso. O caso é investigado pelo Ministério Público de Santa Adélia, a 371 quilômetros da capital. "Eu tenho confiança no Miguel. Ninguém pode impedir um genro de abrir uma empresa e ganhar licitações. É um cara do bem e vai me ajudar", argumentou Jatene, nesta quarta-feira, enquanto despachava com o próprio Busso em seu primeiro dia na pasta de Esportes.
O caso que envolveu o agora auxiliar da vice-prefeita, que também vai acumular a função de organizar a Copa de 2014, teve repercussão nacional e derrubou o então ministro Orlando Silva. No diretório estadual do PC do B, o novo chefe de gabinete é ligado a Walter Sorrentino, casado com Nadia.(Agência Estado)


Dos jornais de hoje


Destaques dos principais jornais de Porto Alegre e do Brasil, nesta quinta-feira, 3 de janeiro de 2013.




Saúde de Chávez vira grande mistério
Oposição quer saber a verdade. Governo diz que políticos e mídia de “direita” mentem e espalham informações equivocadas sobre o presidente venezuelano. (Correio do Povo)

Operação Golfinho contabiliza 200 salvamentos no Litoral Norte.
Desde o dia 15 de dezembro, quando as atividades iniciaram, até às 15h de ontem (2), a BM registrou 269 resgates. (...) No Litoral Norte ocorreu a maior parte dos salvamentos: 200. (O Sul)

Frota cresce 10 vezes mais do que rodovias asfaltadas.
Enquanto o número de veículos aumentou 59% nos últimos 11 anos no Rio Grande do Sul, extensão de quilômetros com aasfalto de estradas federais e estaduais subiu apenas 5,7%. (Zero Hora)

Bala na cara estariam envolvidos em assalto em Cotiporã.
As buscas feitas há três dias pela Brigada Militar, sem sucesso, em áreas rurais da Serra, não se resumem aos quatro bandidos já identificados no assalto a uma fábrica de joias domingo, que resultou na morte de três quadrilheiros. Um quinto assaltante, cujo nome ainda é mistério, continua foragido entre parreirais. Segundo um PM que participou do tiroteio, este homem, mesmo ferido, desafiou o brigadiano antes de sumir:
- Sou "Bala na Cara", não me entrego nunca! (Diário Gaúcho)

José Genoíno volta à Câmara e herdará gabinete "classe A"

O deputado José Genoino (PT-SP) vai usufruir em sua passagem pela Câmara de um dos melhores gabinetes da Casa. Será na ala dos ex-presidentes do Legislativo, segundo informações da assessoria da Câmara, e fica próximo ao plenário e às salas das comissões permanentes.
Como vizinhos de corredor, Genoino terá os deputados Marco Maia (PT-RS), que deixa a presidência em fevereiro, e Inocêncio Oliveira (PR-PE). No corredor do lado oposto fica o gabinete do deputado e ex-presidente João Paulo Cunha (PT-SP), também condenado no julgamento do mensalão. Os gabinetes dessa ala são espaçosos e têm banheiro privativo. (Estadão)

PIB dos três primeiros anos de Dilma será o menor da região.

O Brasil deverá ser o país com menor crescimento na América do Sul no primeiro triênio da gestão Rousseff.
A média de expansão esperada para a economia brasileira entre 2011 e 2013 é de 2,4%, número menor que o projetado para todos os demais países da região. Se isso se confirmar, será a primeira vez desde o governo Fernando Collor de Mello (1990-1992) -quando a economia contraiu 1,2% -que o Brasil perderá para todos os vizinhos no primeiro triênio de governo. (Folha de São Paulo)

Rio: Pelo menos uma morte foi confirmada em decorrência das chuvas.

As fortes chuvas que castigam o estado deixaram um morto e desalojaram 182 pessoas, segundo balanço parcial divulgado pela Defesa Civil estadual. Em Angra dos Reis, oito casas desabaram e 32 pessoas estão desalojadas. Já foram enviados colchonetes e cobertores. Em Mambucaba, são cem desalojados e três feridos. No município de Mangaratiba, houve rolamento de pedras na Rio-Santos. No bairro de Constância, o desabamento de um muro destruiu uma casa, mas não houve feridos. (O Globo)

 



Bom dia
É mole?
Mal saímos de um feriadão, e já estamos nos preparando para um novo final de semana. Amanhã é sexta-feira e o pessoal deve retornar, provavelmente não em tão grande número, para o litoral. Espera-se que não se repitam os congestionamentos da terça-feira passada. No meu caso, por exemplo, fiz uma viagem que, entre a Rodoviária de Tramandai e a minha casa, em Porto Alegre, durou 6h10min. Sai às 19:20 do dia 1º e cheguei na Rodoviária de Porto Alegre quando faltavam 20 minutos para 1 hora do dia 2 de janeiro. Fiquei mais 40 minutos na fila do táxi e só cheguei em casa à 1h30. É mole?
Pois bem, hoje, ao ler a ZH, fiquei sabendo que, nos últimos 11 anos, enquanto o número de carros aumentou 59% no RS, a extensão de quilômetros com asfalto em estradas federais e estaduais, subiu somente 5,7%. Viram só? O número de veículos cresceu 10 vezes mais. Melhor para o governo que surpreendeu aos proprietários que foram pagar o IPVA antecipado e tiveram que desembolsar R$ 17,19 a mais, já que o pagamento teria que ter sido feito dia 28 de dezembro e não no dia 2 de janeiro, como sempre foi. Só com o IPVA, o governo estadual espera arrecadar R$ 1,85 bilhão. É mole?
Enquanto isso, hoje à tarde, o condenado por corrupção e com perda de mandato imposto pelo STF, José Genoino (PT), deve assumir uma cadeira na Câmara Federal. Deverá receber um salário mensal superior a R$ 26 mil além de mordomias que incluem auxilio moradia e cerca de R$ 78 mil para contratação de funcionários. Repito: ele foi condenado pelo STF por corrupção.  Já o cidadão comum que roubar uma galinha, será imediatamente encaminhado ao Presídio Central. É mole?
Mas a notícia que me deixou de boca aberta, foi a de que o Deputado Chico Alencar (PSol-RJ) quer mudar a Bandeira Nacional. O deputado, que já foi do PT, pretende colocar a palavra “amor” no lema da nossa bandeira, ou seja, quer que fique “Amor, Ordem e Progresso”.  Daí fico pensando no quanto o Brasil gasta para sustentar tanto parlamentar que, ao final das contas, sem ter o que fazer, fica inventando projetos como esse. É mole?
Por tudo isso, mesmo correndo o risco de ser chamado de radical, fui buscar um samba bem antigo, de 1961, gravado pelo excelente Miltinho. O título? Palhaçada! Embora tudo que está acontecendo, espero que todos tenham um Bom Dia!