sábado, 1 de dezembro de 2012


Presidente do PT desconhece intimidade de Lula com Rose
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou neste sábado (1º) em Belo Horizonte desconhecer informações sobre eventual intimidade entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Rosemary Noronha, ex-secretária do escritório da Presidência em São Paulo.
"Não tenho nenhuma informação sobre intimidade do [ex] presidente Lula com essa pessoa. Qualquer um pode se referir ao presidente da República com a sigla PR, isso não comprova nenhum tipo de intimidade", disse Falcão, em referência a e-mails escritos por Rosemary e que trazem menção à sigla.
Reportagem da Folha deste sábado mostra que a relação de Rose com Lula explica a influência da ex-assessora. Eles se conheceram em 1993.
Falcão disse que a investigação da Polícia Federal na Operação Porto Seguro, que envolve Rosemary, não tem nenhuma relação com o PT. "Não há nenhum escândalo no PT que eu tenha conhecimento", disse ele.
"[Rose] É uma pessoa que está sendo acusada. Se esses fatos se comprovam, são fatos graves. Mas não é o PT que está promovendo escândalo e nem está sendo envolvido em escândalo", disse o presidente nacional do partido.
"É uma pessoa que terá direito a defesa e que recebe nesse momento acusações de tráfico de influência, já exonerada pela presidenta Dilma", acrescentou.
Falcão foi a BH participar de um encontro do PT mineiro para tratar do futuro da legenda em Minas. Segundo ele, o diretório mineiro do partido é o mais unido entre todos.
"Não existe neste momento diretório mais unido do que o de Minas", disse ele, para quem isso é uma boa precondição para o partido entrar forte na disputa eleitoral estadual, em 2014.(Folha online)

Copa das Confederações
Brasil vai enfrentar Itália, México e Japão
A outra chave terá Espanha, Uruguai, Taiti e um campeão africano ainda não definido.
A seleção brasileira enfrentará Itália, México e Japão na primeira fase da Copa das Confederações de 2013. Em sorteio realizado pela Fifa neste sábado, em São Paulo, foram definidos os dois grupos da competição que acontecerá no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho. Assim, a outra chave terá Espanha, Uruguai, Taiti e o campeão africano a ser definido em fevereiro.
Com o sorteio dos grupos, foi definido também o calendário dos jogos da Copa das Confederações. O Brasil estreia em 15 de junho, contra Japão, em Brasília. Depois, volta a jogar no dia 19, diante do México, em Fortaleza. E encerra sua participação na primeira fase no dia 22, quando enfrenta Itália em Salvador.
Já projetando as semifinais do torneio, o Brasil jogaria em 26 de junho em Belo Horizonte, caso termine na liderança do seu grupo, ou entraria em campo no dia 27 em Fortaleza, se for o segundo colocado da chave. E a grande final está marcada para 30 de junho, no Estádio do Maracanã, no Rio - no mesmo dia tem a disputa do terceiro lugar, em Salvador.
O sorteio realizado neste sábado no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, reuniu os técnicos das sete seleções já confirmadas na Copa das Confederações: Luiz Felipe Scolari (Brasil), Oscar Tabarez (Uruguai), Cesare Prandelli (Itália), Vicente del Bosque (Itália), Eddy Etaeta (Taiti), Jose Manuel De La Torre (México) e Alberto Zaccheroni (Japão).(Agência Estado)

Carris comunica à Justiça que greve continua
Direção decidiu cortar o ponto dos grevistas.
A Companhia Carris Porto-Alegrense comunicará à Justiça o descumprimento da liminar que determina que o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Porto Alegre deve manter em atividade o número de trabalhadores suficiente para o funcionamento de 70% da frota de ônibus nos horários de "pico" e 50% nos outros horários. Na manhã deste sábado, 1º, apenas 35 veículos da empresa pública estavam em operação, menos de 10% da frota. “Nós tentamos construir, com os representantes dos funcionários, uma retomada dos serviços. Eles optaram por dar continuidade à paralisação. Já temos a ilegalidade da greve declarada pela Justiça e, diante disso, cortamos o ponto dos grevistas.” disse o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann.
Devido à continuidade da greve, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, e o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, realizaram uma reunião na manhã deste sábado com os consórcios que atendem a Capital para traçar um plano emergencial para atender a população neste domingo, 2, quando acontece o clássico Gre-Nal, no Estádio Olímpico. As medidas foram anunciadas em entrevista coletiva à imprensa, na sede da EPTC, no fim da manhã deste sábado. “Nós garantimos que quem for ao jogo poderá usar o transporte público. Estamos preparados para atender a demanda como se fosse qualquer clássico Gre-Nal.” disse Vanderlei Cappellari. Ele destacou também o esquema especial para segunda-feira, em caso de continuidade da greve.
Foto: Ricardo Stricher/PMPA

HIV: Teste vai até amanhã na Redenção
Resultado do teste rápido é dado em 15 minutos
No Dia Mundial de Luta contra a Aids a população de Porto Alegre aproveitou os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para fazer a testagem rápida de HIV/Aids. O tema da campanha da SMS deste ano destaca a importância de se realizar o diagnóstico do HIV – Uma gota de sangue do seu dedo pode fazer a diferença. Com esse slogan, a campanha que iniciou no sábado, 24, na Restinga e continua até amanhã, 2, na Redenção, das 14h às 20h, já realizou mais de 800 testes. O objetivo é incentivar as pessoas a incluir o teste como mais um dos exames de rotina a serem realizados.
As unidades de saúde e os consultórios do Teste Rápido Itinerante instalados no Parque Farroupilha oferecem a testagem para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 15 minutos. A pessoa recebe aconselhamento depois do exame e, em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado, em caso negativo, são reforçadas as atitudes de prevenção.
Serviços abertos – Até às 17h de hoje, 1º, unidades de saúde de cada Região Distrital da cidade estarão abertas fazendo a testagem rápida de HIV e sífilis. A população que buscar informações e quiser realizar o teste contará com a ajuda dos profissionais de saúde, que foram capacitados para a realização do exame e aconselhamento dos usuários. A campanha encerra-se no dia 5 de dezembro, com a testagem, das 10h às 16h, no CAR da Lomba do Pinheiro, localizado na Estrada João de Oliveira Remião, 5450.
Foto: Denise Righi/PMPA