segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Beto Albuquerque deixa governo do RS
Secretário alega "razões políticas" para saída que deve ocorrer até o fim da semana
Em encontro com o governador Tarso Genro (PT), nesta segunda-feira, o secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque (PSB), comunicou sua saída da Pasta. Ele alegou “razões políticas” para sua demissão, mas salientou que a relação de alto nível com o governador está mantida.
Mesmo antes de que seja feita o anúncio oficial de sua saída, Albuquerque fez questão de afirmar que a aliança de seu partido com o PT está mantida e que o PSB estará na coligação pela reeleição de Tarso em 2014.
Sobre seu substituto, Beto não adiantou quem será, apenas informou que a secretaria seguirá com o PSB e que caberá ao partido indicar um nome para a Infraestrutra.
Cogitado para assumir a liderança do PSDB na Câmara Federal, Beto Albuquerque deverá assumir seu mandato em Brasília nos próximos dias.
Médicos deverão informar pacientes sobre riscos
A Comissão de Seguridade Social e Família vai discutir nesta terça-feira (20), às 14h30, o Projeto de Lei que obriga os profissionais de saúde a detalhar ao paciente, ou a seu responsável legal, os riscos dos procedimentos cirúrgicos ou anestésicos que serão executados.
Pela proposta, os profissionais de saúde deverão apresentar um termo de esclarecimento prévio, que será assinado pelos pacientes. O documento deverá conter os itens seguintes:
- riscos envolvidos no procedimento que será executado;
- resultados esperados;
- identificação dos cirurgiões e anestesistas que realizarão o procedimento, incluindo seus registros nos conselhos profissionais.
Foram convidados para o debate o integrante do Conselho Federal de Medicina Carlos Vital Lima, o secretário-executivo do Conselho Nacional de Saúde, Márcio Florentino Pereira, e um representante do Ministério da Saúde.(Ag. Câmara)
Dilma: 'Acato as sentenças, não as discuto'
Ela falou pela primeira vez sobre o julgamento em curso no STF e diz que, como presidente, não pode comentar decisões da Corte
A presidenta Dilma Rousseff comentou pela primeira vez o julgamento do mensalão e afirmou que acatará as sentenças impostas pelo Supremo Tribunal Federal aos réus envolvidos no esquema. Em entrevista publicada pelo jornal espanhol El País,  Dilma disse ainda que "nada neste mundo de Deus está acima dos erros e das paixões humanas".
O STF condenou políticos, operadores do esquema, agentes financeiros e a cúpula do PT à época, numa lista que inclui o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino.
"Sou radicalmente a favor de combater a corrupção, não só por uma questão ética, senão por um critério político... Há diversos procedimentos jurídicos neste terreno e, como presidente da República, não posso me manifestar sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal. Acato suas sentenças, não as discuto. O que não significa que nada neste mundo de Deus está acima dos erros e das paixões humanas", disse Dilma na entrevista.
Na entrevista, Dilma citou ações do governo do ex-presidente Lula no controle de gastos e transparência, como a Lei de Acesso à Informação e o Portal da Transparência. "Poucos governos fizeram tanto pelo controle do gasto público como o do presidente Lula... Um governo é 10.000 vezes mais eficiente quanto mais controla, mais fiscaliza e mais impede", disse ela.
Senado: Calheiros prepara volta à presidência
"Presidir esta Casa é consequência das circunstâncias políticas”. Era 4 de dezembro de 2007, quando o alagoano Renan Calheiros, um dos principais líderes do PMDB, cedeu e, para usar suas próprias palavras, decidiu “arredar o pé” e renunciar à presidência do Senado Federal. A decisão, lida às 16h no plenário, marcou o desfecho de uma crise que se arrastou por 194 dias e evitou que ele, enxovalhado por denúncias, mais do que a cadeira de presidente, perdesse também o mandato.
Aos 57 anos, 18 deles no Senado, Renan Calheiros se considera um sobrevivente. Aprendeu desde cedo que, nos corredores do Legislativo estadual ou nos carpetes de Brasília, deveria manter sempre o pé em duas canoas. Apontado como um dos mais hábeis políticos em atividade, tem como lema negociar antes de enfrentar, mas também é conhecido pela personalidade vingativa e pelo apetite voraz pelo poder. Depois de passar cinco anos atuando nos bastidores, remendando alianças estremecidas e contemplando aliados, Renan se prepara para sair das sombras e voltar à presidência do Senado em fevereiro - com o aval do Palácio do Planalto.(Com VEJA online)
Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra, nesta terça-feira, 20, será comemorado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com música e uma Feira de Africanidades. 
Das 8h às 17h, estarão expostos no saguão mais de 50 títulos de livros (incluindo infantis) sobre questões raciais e peças de artesanato, como pratos, bonecas negras e bijuterias. Ao meio-dia, haverá apresentação do Coral de Vozes Negras do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e será servida canjica de Oxum.
A programação comemorativa se estenderá ao City Hotel (rua José Montaury, Centro Histórico), onde será exibido no dia 22, a partir das 18h, no 8º andar, o filme Filhas do Vento, de Joelzito Araújo. Vencedora de oito Kikitos em seis categorias (entre elas, as de melhor filme e melhor diretor) no Festival de Gramado de 2004, a obra dirigida pelo cineasta e pesquisador mineiro tem um elenco quase só de atores negros para contar a história de rivalidades internas entre uma família de Lavras Novas, Minas Gerais.
Estão no elenco Milton Gonçalves, Ruth de Souza e Taís Araújo. O filme aborda o racismo ao levantar a questão da dificuldade que atores negros encontram para obter papeis de destaque. Milton Gonçalves interpreta o pai de duas filhas das quais ele toma conta depois que a mulher o abandona. Uma desavença com o pai leva a filha mais velha a ir embora para a cidade grande em busca da realização do sonho de se tornar atriz. A sessão de cinema terá entrada franca. E, no sábado, 24, das 14h às 18h, uma oficina de Bonecas negras e teatro será realizada na Esplanada da Restinga. O evento é organizado pela Gerência Distrital Restinga e CAR Restinga.
Bom Dia!
Gostaria muito de começar a semana falando de coisas boas, tentando levantar o astral de todo mundo. Lamentavelmente, não dá. O dia já amanheceu nublado e o rádio informa que num acidente na BR 386, em Soledade, seis pessoas morreram em acidente envolvendo três veículos. Depois de uma ultrapassagem indevida, um carro com placas de Campo Bom bateu de frente com uma camionete de Santa Rosa. Mais uma vez, pelos relatos, a imprudência deixa vítimas fatais, entre elas duas crianças, uma de cinco anos e um bebê de três meses. Lamentável.
Ao abrir os jornais, leio a informação de que o governo, mais uma vez, remeteu para a Assembléia Legislativa, entre outros 30, um projeto de lei que deverá garantir o pagamento do 13º salário do funcionalismo. Em regime de urgência, é claro. Leia o que está na Página 10 de Zero Hora:
“Diante da escassez de caixa e aumento de despesas, os atos do governo Tarso Genro cristalizam a cada dia a existência de um processo de aprofundamento da crise financeira.
Depois do atraso, por dois meses consecutivos, no repasse dos R$ 5,8 milhões da parcela autônoma das escolas estaduais, o Piratini decidiu transferir para o caixa único algumas constas onde estão depositados recursos com vinculações específicas, como investimentos em obras. (...) Repassando os valores para o caixa único, o governo desfaz a vinculação constitucional – que obriga a aplicar a verba em determinado fim – e libera o uso do montante em custeio da máquina e pagamento da folha do funcionalismo. (...) No momento, a única certeza é de que a arrecadação está sendo inferior aos custos. O déficit em 2012 deverá passar de R$ 1 bilhão.”
É bom lembrar que o projeto encaminhado, em regime de urgência, ou seja, os deputados deverão aprová-lo, ou não em 30 dias, diz na justificativa que “Germano Rigotto adotou o mesmo procedimento em 2004 para pagar as contas”. Só que, naquela ocasião, os deputados do PT classificaram o ato do governador como “confisco”. E agora?
No vídeo, um encontro espetacular de dois gigantes da música e do cinema. Dean Martin e Louis Armstrong com alguns sucessos de Dixie Melodie. Não perca!
Bem, apesar dos pesares, espero que todos tenham um Bom Dia!



Mobilização de servidores para greve no GHC
A partir desta segunda-feira (19), os 16 sindicatos de trabalhadores da saúde estarão reunidos com profissionais dos quatro hospitais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) além dos postos administrados pela instituição.A paralisação está marcada para quarta-feira, dia 21.
Hoje a reunião é com os servidores da Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar, na Zona Norte. O Sindisaúde espera a adesão total dos trabalhadores da UPA.
“Desde 2003 não víamos um movimento com adesão imediata tão grande. Há tempos mostramos para a direção que havia algo errado, insatisfação total dos trabalhadores”, disse o presidente Gilmar França lembrando que o pedido é por isonomia com os médicos e dentistas que receberam aumento na gratificação.
Aliada ao trabalho de reforma da emergência do Hospital Conceição, com mais da metade de sua capacidade de atendimento prejudicada, a greve deverá fazer com que o tempo de espera por atendimento aumente muito. Mesmo assim, a Associação dos Servidores do GHC garante que 30% do efetivo será mantido e que o atendimento não deve parar.
Em função da greve anunciada, a reforma prevista para a emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi mais uma vez adiada por pedido da Secretaria Municipal da Saúde. A administração da casa de saúde ainda não informou uma nova previsão para as obras na ala de urgências.