domingo, 21 de outubro de 2012

Grêmio: resultado da eleição


Fábio Koff – 7.935 votos
Paulo Odone – 5.556 votos
Diferença pró Koff – 2.379 votos

Fabio Koff é o novo presidente do Grêmio
Uma hora antes do encerramento da apuração dos votos, o presidente Paulo Odone reconheceu a vitória de Fábio Koff para a presidência do Grêmio.
“Nós reconhecemos a vitória da chapa 1, liderada pelo doutor Fábio Koff”, afirmou ele, às 19h, causando comemoração no pátio do estádio Olímpico. “Perdi a eleição para uma legenda. Não tinha um adversário e sim uma história”, exaltou o dirigente, que permanece no cargo até o fim do ano. Odone também elogiou a participação do candidato Homero Bellini. E após admitir a derrota, Odone pediu paz política no clube: “Quero convocar a todos que já a partir de amanhã estejam unidos em torno do Grêmio”.
O novo presidente, ainda esperando o resultado oficial, falou para a imprensa e para os torcedores do tricolor gaúcho.
"Tenho me controlado para não extravasar meus sentimentos. Trago comigo o conselho de administração escolhido pessoalmente. Foram escolhidos os mais adequados para o momento que vamos enfrentar. De superar as dificuldades, assim busquei Adalberto Preis, Nestor Hein, Odorico Roman, Marcos Herrmann, Renato Moreira e Romildo Bolzan Júnior. Saúdo meus companheiros do conselho de administração, na prova de que nossa primeira preocupação é o apaziguamento do clube. Eu não participava de núcleo político nenhum e gostaria de ter braços muito longos para abraçar todos os gremistas neste País. Agradecer a quem confiou em mim e elogiar aqueles que não votaram em mim, mas particparam do pleito. Agora, não existe mais quem votou ou não votou em mim".

Foto mostra que Fidel está bem
O ex-vice-presidente da Venezuela Elías Jaua esteve com Fidel Castro nesse fim de semana em Cuba e afirmou que o líder cubano está "muito bem de saúde, muito lúcido". Jaua mostrou uma fotografia do encontro e disse que os dois conversaram por cinco horas sobre temas de políticas, história e cultura.
Um alto executivo do Hotel Nacional de Havana confirmou que Fidel apareceu em público no local, desafiando rumores de que estaria com a saúde debilitada.
Segundo o diretor comercial do hotel, Yamila Fuster, Fidel, de 86 anos, chegou ao local de carro na tarde de sábado para deixar um "ilustre convidado venezuelano" e ficou para conversar com os funcionários do hotel.
A aparição ocorre após diversos rumores sugerirem que Fidel está muito doente, até mesmo perto da morte. (Agência AP)
Foto: Alejandro Erneste/EFE

Bom Dia!
O horário de verão fez com que a gente acordasse, hoje, de maneira um pouco diferente. O sono informava um horário e o relógio outro. O organismo de cada um, já na manhã deste domingo, teve que começar a se adaptar ao novo horário. A diferença de uma hora provoca um certo desconforto nos primeiros dias. Nada que não se possa absorver com o passar dos dias. Aliás, mais abaixo tem uma matéria da Agência Brasil dando algumas dicas para que o organismo se acostume mais rapidamente com o novo horário.
Eu, particularmente, gosto do horário de verão. O dia fica mais longo, quem trabalha tem uma tarde maior para aproveitar e o período de férias se estica, principalmente para quem está na praia. Sei que tem quem pense diferente, que não gosta do horário de verão. Mas ele está aí e temos que nos adaptar, gostando ou não.
Nesta segunda-feira, a prefeitura realiza movimentos no Largo Glênio Perez dentro da campanha “Outubro Rosa” de prevenção ao câncer de mama. Mulheres que puderem, devem dar uma passada lá. É importante.
Na semana que começa amanhã, também teremos a definição do julgamento do mensalão, além das eleições para segundo turno no próximo domingo. Dias importantes para o futuro do Brasil. Ficaremos sabendo se a Justiça brasileira é forte ou se prevalecerão, como até aqui, os interesses políticos.
Ele esteve em Porto Alegre e, como sempre, deixou um rastro de saudade do que existe de melhor na música popular brasileira. Paulinho da Viola é daquelas coisas raras em meio a uma grande mediocridade musical. Para começar o domingo, o samba que ele fez em homenagem a sua querida Portela e que marcou como um de seus maiores sucessos. Foi um Rio que passou em minha vida. Com meu desejo de que todos tenham um Bom Dia!.


Cuidados com o horário de verão
O horário de verão começou neste domingo, quando os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mais o estado do Tocantins, adiantaram seus relógios em uma hora. 
A mudança é para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.
Se não houver adaptações para a mudança de horário, algumas pessoas podem apresentar cansaço, fadiga e até mesmo chegar à exaustão, de acordo com o fisiologista Hildeamo Bonifácio. “Nesse quadro de exaustão, a pessoa mostra sinais parecidos com doenças, como irritabilidade, dor de cabeça, diarreia e mudanças de humor”.
Bonifácio recomenda que, na primeira semana de mudança de horário, as pessoas aumentem a ingestão de líquido e façam refeições leves. Também deve ser mantido o horário das refeições, para o cérebro se adaptar o mais rápido possível com a mudança. “Se a pessoa está acostumada a tomar café às 7h, agora vai ter que tomar no mesmo horário, mesmo que ainda não tenha tanta fome”.
A mesma tática deve ser adotada com o sono. Quem está acostumado a dormir às 22h, por exemplo, deve manter o horário. “Se essas orientações não forem seguidas, é como se a pessoa estivesse em uma semana de carnaval: vai dormir tarde, acorda tarde, aí muda todo o relógio biológico”, diz o fisiologista.
A expectativa do governo é que o horário de verão deste ano evite um gasto de R$ 280 milhões com o acionamento de usinas térmicas, que seria necessário para suprir a demanda no horário de pico. Se fosse preciso construir novas termelétricas para garantir essa energia, o país gastaria R$ 3 bilhões, se não houvesse o horário de verão. A redução da demanda de energia no horário de pico neste ano deve ser cerca de 4,5%, e a redução total de consumo deverá ser 0,5%.
De acordo com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, a mudança de horário proporciona um ganho considerável para a segurança do sistema elétrico brasileiro. “Menor demanda implica maior segurança para o sistema, que não fica tão 'estressado'. Há também maior flexibilidade operativa para liberar instalações para manutenção e redução da geração de energia térmica para atender a esse consumo”. (Agência Brasil)

Outubro Rosa: atividades no Glênio Peres
Movimento estimula prevenção e hábitos de vida saudáveis
Para chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta segunda-feira, 22, das 10h às 16h, atividades em dois quiosques instalados no Largo Glênio Peres. Em um deles, serão distribuídos material informativo e preservativos masculino e feminino. O outro quiosque será ocupado pela Área Técnica de Saúde Nutricional da SMS, que vai prestar orientações sobre os dez passos da alimentação saudável em todas as faixas de idade e oferecendo serviços de medição de peso e de índice de massa corporal (IMC).  
A programação faz parte do movimento Outubro Rosa, realizado anualmente em todo o mundo para estimular a população feminina a se precaver contra o câncer de mama com hábitos saudáveis de vida e fazendo exames preventivos regularmente. À noite, o prédio da prefeitura de Porto Alegre estará iluminado com a cor rosa – que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.         
Campanha - Desde março deste ano, a SMS realiza uma campanha para intensificar a divulgação de medidas de prevenção à doença e informar sobre os serviços disponíveis na rede municipal de saúde para que as mulheres busquem orientação e atendimento. Além da distribuição de fôlderes e da afixação de faixas e cartazes em ruas e ônibus pela prefeitura, são promovidas oficinas e palestras educativas nas unidades de saúde, onde também são feitas mamografias em quantidade suficiente para atender à demanda.
Nos primeiros quatro meses do ano, o número de exames foi de 14.786 e, no segundo quadrimestre, chegou a 17.253. Foram 24% a mais que em 2011, quando passaram pelo exame 14.158 mulheres, de janeiro a abril, e 14.307 de maio a agosto. Para reforçar a prevenção, também foi instituído um protocolo municipal de detecção precoce do câncer de mama, que serve de embasamento ao trabalho dos profissionais de saúde.
Saúde pública - As estatísticas indicam que o Rio Grande do Sul deverá registrar 81 casos da doença por 100 mil mulheres em 2012. Em Porto Alegre, a estimativa é de 125 casos por 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer. “O câncer de mama é tratado pelo município como questão de saúde pública. Por isso, vem sendo ampliado o acesso da população feminina aos cuidados necessários”, diz a ginecologista Luciane Rampanelli Franco, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da SMS, citando como exemplos a contratação de novos médicos e o aumento de equipes de Saúde da Família.
Além da visita regular ao médico para exames preventivos, o câncer de mama ou de colo de útero pode ser evitado com hábitos saudáveis. Estão entre eles não fumar, não beber álcool em excesso e praticar exercícios físicos. Controlar o peso e se alimentar corretamente também fazem parte das recomendações. “A literatura especializada aponta que os fatores dietéticos representam 30% das causas de câncer. São superados somente pelo fumo”, destaca a coordenadora da Área Técnica de Saúde Nutricional da SMS, Carmen Stein. “Uma dieta saudável e variada, rica em vegetais, frutas, grãos integrais, sem excesso de gordura saturada e pobre em açúcar oferece componentes alimentares com efeito benéfico na redução do risco de recorrência de câncer mamário, da mesma forma que a amamentação”, avalia.