terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pesquisa Sul/Stúdio

Fortunati lidera e pode vencer em primeiro turno
De acordo com pesquisa encomendada pelo Sul21 junto ao instituto Studio Pesquisas e Consultoria, o atual prefeito José Fortunati (PDT) tem larga vantagem sobre seus principais adversários na disputa pela prefeitura de Porto Alegre. Na pesquisa estimulada, Fortunati alcança 47% das intenções de voto, contra 19% para Manuela D’Ávila, 12% do candidato Adão Villaverde (PT) e 1% de Wambert Di Lorenzo (PSDB) - diferença que garante uma liderança bem além da margem de erro da pesquisa, que é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e abre a possibilidade de a eleição ser decidida em primeiro turno.
Os demais candidatos — Érico Corrêa (PSTU), Roberto Robaina (PSOL) e Jocelin Azambuja (PSL) — alcançaram, individualmente, menos de 1% cada. Votos brancos e nulos somam 4%, enquanto 16% dos entrevistados não souberam dizer em quem votarão nas eleições de 7 de outubro.
A pesquisa foi efetuada entre os dias 20 e 22 de setembro, com um total de 800 entrevistas em 61 bairros de Porto Alegre, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo RS-00200/2012. Veja os números da pesquisa:
ESTIMULADA
Fortunati (PDT) – 47%
Manuela (PC do B) – 19%
Villaverde (PT) – 12%

ESPONTÂNEA
Fortunati – 38%
Manuela – 16%
Villaverde – 8%

2º TURNO – 1
Fortunati – 54%
Manuela – 25%

2º TURNO – 2
Fortunati – 63%
Manuela – 17%

REJEIÇÃO
Manuela – 11%
Villaverde – 10%
Fortunati – 5%
Zavascki: é 'incompatível' participar do julgamento e pedir vista
Indicado pela presidente Dilma Rousseff para integrar o Supremo Tribunal Federal, o ministro Teori Zavascki, do Superior Tribunal de Justiça (STJ),  afirmou nesta terça-feira (25), em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que é "incompatível" participar do julgamento do mensalão e pedir vista (solicitar tempo para analisar o processo, o que suspenderia o julgamento).
“A regra diz que, em princípio, juiz que não ouviu o relatório e não participou dos debates não participa do julgamento. Parece que essa regra é correta até em nome do princípio da ampla defesa. Tem uma ressalva: salvo se o juiz se der por habilitado. Dar-se por habilitado significa estar em condições de votar imediatamente. Significa dizer que há uma contradição dar-se por habilitado e pedir vista. Pedir vista do processo é incompatível com estar habilitado a votar. Na hipótese do citado parágrafo, não há possibilidade de estar habilitado e pedir vista", disse.
O regimento do STF autoriza a participação em julgamento já em curso e após a leitura do relatório desde que o ministro se considere "esclarecido" sobre o caso.
Zavascki destacou que o “décimo primeiro” magistrado da corte seria convocado a votar em caso de empate, mesmo que se abstivesse de participar inicialmente do julgamento. Ele lembrou que um empate sem interferência do novo magistrado beneficiaria o réu, pelo princípio de que a dúvida favorece o acusado.
“Se houver empate de cinco a cinco, tendo o presidente votado, o décimo primeiro voto jamais pode beneficiar o acusado, pois o acusado está beneficiado pelo empate. O décimo primeiro voto só pode prejudicar o acusado”, disse.
Para ele, sua eventual participação no julgamento seria “absolutamente irrelevante” para o placar final, já que em caso de empate ele seria convocado a participar. “A agregação de um voto a mais no julgamento de um processo criminal com 10 membros é absolutamente irrelevante, porque ou vai produzir um resultado de sete a quatro ou de seis a cinco. O resultado final será absolutamente igual”, disse.

Refrigerantes podem ser proibidos em Nova York
O prefeito de Nova York, nos EUA, Michael Bloomberg, quer proibir a venda de refrigerantes e outras bebidas açucaradas em locais públicos, como medida de combate à obesidade. O veto afetaria somente as bebidas com tamanho equivalente a cerca de 500 ml.
Três novos estudos publicados este fim de semana reforçam o vínculo entre o consumo de refrigerantes e bebidas de frutas açucaradas e a epidemia de obesidade nos Estados Unidos.
O consumo destas bebidas mais que dobrou desde os anos 1970, assim como a taxa de obesidade entre os americanos no mesmo período, que afeta atualmente 30% da população adulta, destacam os autores destas pesquisas divulgadas na edição online do New England Journal of Medicine.
O primeiro estudo, feito com mais de 33.000 americanos, homens e mulheres, indica que consumir estas bebidas açucaradas agiria nos genes, afetando o peso e ampliando a pré-disposição genética de uma pessoa a engordar.
Os cientistas usaram as 32 variações de genes conhecidos por influenciar no peso com a finalidade de estabelecer um perfil genético dos participantes do estudo. Os autores determinaram também seus hábitos alimentares, de consumo de bebidas açucaradas e de práticas de exercícios baseados nas respostas a um questionário durante quatro anos.
Os outros dois estudos demonstraram que o fato de dar a crianças e adolescentes bebidas sem calorias, como água mineral ou refrigerantes com adoçantes, levaram a uma perda de peso.
O primeiro foi feito no hospital infantil de Boston com 224 adolescentes obesos ou que tinham excesso de peso, aos quais os cientistas mandaram regularmente a domicílio garrafas d’água ou refrigerantes “light”. Também os incentivaram a consumir estas bebidas durante um ano, período de duração do estudo.
Estes adolescentes não tiveram ganho de peso superior a 1,5 quilo durante este prazo, contra um aumento de 3,4 quilos observado em um grupo de controle.
A última pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade VU de Amsterdã (Holanda) com 641 crianças com idades entre 4 e 11 anos com peso normal, das quais a metade consumiu diariamente um quarto de litro de bebidas de frutas açucaradas e a outra metade a mesma quantidade de bebidas, mas com adoçantes no lugar do açúcar.
Após 18 meses, as crianças que consumiram bebidas de baixas calorias ganharam 6,39 quilos em média, comparativamente a um aumento de 7,36 quilos registrado no grupo que ingeriu bebidas de frutas açucaradas.
“Tomados em conjunto, estes três estudos parecem indicar que as calorias provenientes de refrigerantes e bebidas de frutas fazem diferença”, destacou em um editorial publicado no New England Journal of Medicine a doutora Sonia Caprio, do serviço de Pediatria da Universidade de Yale (nordeste dos Estados Unidos).
Segundo ela, “chegou o momento de agir e apoiar vigorosamente a implementação das recomendações do Instituto de Medicina, do American Heart Association (Associação americana do coração) e da Obesity Society para reduzir o consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas entre crianças e adultos”. (Com UOL).
Sarney: não há pressa em aprovar Zavascki
No início da tarde desta terça-feira, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), assegurou, em entrevista à imprensa, que a Casa está seguindo o procedimento normal no exame da indicação do magistrado Teori Zavascki para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). "Não há pressa. Ninguém falou comigo para que nós tomássemos a decisão de apressar a votação do ministro com outros objetivos. Estamos seguindo normalmente conforme manda o Regimento", disse Sarney.
Zavascki deve ser sabtinado nesta tarde pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Após a argumentação do indicado e a manifestação dos integrantes da CCJ, o nome do jurista será submetido à votação dos senadores. Caso seja confirmado ministro do Supremo, Zavascki pode votar no julgamento do mensalão, já que não há nenhum impedimento a respeito.
Os líderes da oposição, no entanto, tentam adiar a sabatina do novo ministro para depois das eleições municipais. No encontro, o senador Alvaro Dias (PSDB) irá argumentar com José Sarney que não houve tempo suficiente para estudar o processo e elaborar as perguntas. Na visão do tucano, a escolha e o convite da presidente Dilma Rousseff para preencher a vaga aberta no STF "foram de uma celeridade atípica". (Agência Senado).
Eleições: 294 cidades querem mais segurança
Duzentas e noventa e quatro cidades de dez estados (5,2% dos 5.564 municípios brasileiros) solicitaram à Justiça o envio de tropas federais com a finalidade de reforçar a segurança pública no dia da eleição (7 de outubro), segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral. O balanço tem como base os pedidos enviados até a última sexta (21), ao TSE.
As 294 cidades ficam nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.
Dos municípios que já pleitearam reforços, 78 tiveram os pedidos aprovados.
Os demais 216 aguardam aprovação – segundo o TSE, todos os pedidos serão analisados em menos de duas semanas, a tempo do envio das tropas para o dia da eleição.
Na última eleição municipal, em 2008, 135 cidades de 13 estados tiveram apoio de tropas federais.
Muitas cidades pedem reforços em razão da presença de tribos indígenas, segundo o próprio TSE.
Alguns índios entendem que, em razão de terem direitos regulados por leis federais, não devem se submeter às forças estaduais de segurança, como Polícia Civil e Polícia Militar.
É o caso de diversas cidades do Pará, como Altamira (PA), que abrigará a Hidrelétrica de Belo Monte, e Oiapoque, no Amapá.
Há ainda casos de cidades em que o "acirramento" da disputa é o principal motivo, como em municípios do Rio Grande do Norte, segundo o TRE local.
O estado tem o maior número de cidades que solicitaram reforço (112). Conforme o tribunal estadual, a intenção é prevenir a violência, embora nenhum caso grave tenha chegado ao tribunal nesta campanha eleitoral.
A prevenção da violência também foi a razão para o TRE do Rio de Janeiro pedir reforços para a segurança da região metropolitana. O pedido requer tropas para a cidade do Rio, tendo como foco o Complexo da Maré e a Zona Oeste. Também precisam de auxílio, diz o pedido, os municípios de Campos, Magé, São Gonçalo, Macaé e Cabo Frio. (Com G1).
Prefeitura e Senac investem na qualificação profissional
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio, oficializa nesta terça-feira, 25, uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a instalação de 2 unidades de qualificação na capital gaúcha. 
O Termo de Cooperação para instalação de uma Escola Profissionalizante no Centro Popular de Compras vai capacitar profissionais para a área da beleza. No local, a meta é receber cerca de 600 alunos por dia para cursos de manicure, cabeleireiro, depilação, etc. Como o CPC fica no centro da cidade, a localização é privilegiada com infraestrutura de transporte, alimentação, segurança e estacionamento.
A prefeitura oferece o espaço, que é administrado pela Verdi Construções S.A., e o Senac fica responsável pela instalação da escola e deve disponibilizar 10% das vagas gratuitas para políticas de qualificação e geração de renda mantidos pela Smic. 
A outra parceria será firmada na forma de Convênio para a instalação de uma Unidade Operacional na área de Turismo e Hospitalidade no Mercado Público Central. No local serão realizados cursos de turismo e gastronomia com foco na Copa de 2014 e também geração de renda e trabalho para a população. Estão previstas aulas de cozinha, confeitaria, padaria, cursos rápidos de massas, molhos, carnes, risotos e sobremesas, garçom, harmonização vinhos e cervejas, cursos de pães, salgados e doces para festas, bolos e tortas.
A cozinha de produção terá capacidade para 20 alunos. O objetivo é capacitar 2 mil trabalhadores ao ano. Neste convênio, a Prefeitura de Porto Alegre oferece o local e o Senac é responsável pela instalação da escola, pela compra dos insumos diretamente dos permissionários do Mercado Público. O Senac também deve apoiar a Smic nos projetos de qualificação profissional e também a reservar 10% de vagas do Programa Senac Gratuidade para a comunidade da região.
As duas unidades devem ser inauguradas até o fim do ano e a previsão é começar as aulas no início de 2013. 
Foto: Ricardo Giusti

Redução da jornada dos caminhoneiros é suspensa
O projeto de Lei 99/2007, que tem como objetivo a redução do número de acidentes nas rodovias brasileiras visando contribuir com a segurança nas estradas do país e melhorar a qualidade de vida dos caminhoneiros, foi suspenso por até seis meses pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). 
A suspensão não está tendo boa aceitação perante o Ministério público do Trabalho (MPT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), que divulgaram na última sexta, dia 14 de setembro, uma carta defendendo a revogação imediata da Lei, já que os motoristas são sobrecarregados com a jornada de trabalho, sendo que alguns chegam a 36 horas ininterruptas ao volante, colocando não só as suas vidas, como a de terceiros, em risco. Além disso, os veículos não possuem manutenção preventiva adequada, que só é realizada quando os mesmos deixam de funcionar.
Profissionais ligados à área de transporte, não concordam com a suspensão da resolução. Para João Francisco de Paulo, presidente da Unepxmil, pioneira no ramo de franquias de rastreamento e monitoramento, “A Lei não pode ser postergada, tem que ser implantada imediatamente, já que os caminhoneiros são expostos a longas jornadas e não tem o tempo de descanso necessário, causando graves acidentes”. Outro ponto destacado pelo presidente da empresa, é que a imprudência no transito não é cometida apenas por profissionais dessa área. “A medida devia atender todos os setores e não só os caminhoneiros”, ressalta.(Com informações do JB).
Encontro de amigos
Na noite de ontem (24) aproveitei a comemoração do aniversário da minha mulher, Ana Helena, para reunir um grupo de familiares e amigos, entre eles o vereador João Bosco Vaz. Foi um momento especial em que conversamos, trocamos idéias sobre vários assuntos e aproveitamos para ouvir o Bosco contar sobre seu trabalho feito, principalmente, entre as crianças necessitadas da cidade. Foi um raro momento para saber dos projetos dele envolvendo as crianças, o esporte, o carnaval e a educação. Depois, provavelmente graças ao apetite de todos, foram consumidos os conteúdos de duas panelas de arroz com galinha e uma de massa com molho e bifes com bacon, que comecei a preparar bem cedo. Para alegria do cozinheiro, foram muitos os elogios.
Algumas fotos do encontro.



Mascote da Copa já está na Capital
O mascote da Copa do Mundo de 2014, o tatu-bola, já chegou a Porto Alegre. Desde a manhã desta segunda-feira, 24, um boneco fabricado na Itália e com sete metros de altura está no Largo Glênio Peres, entre o Mercado Público e a Praça 15, onde ficará durante três semanas. Depois, ele será levado a outros pontos da cidade, para permanecer até 25 de novembro, quando receberá um nome. 
O tatu-bola foi registrado pela Fifa como mascote da Copa dia 11 de setembro, e anunciado oficialmente no dia 13. O concurso para a escolha do nome – Amijubi, Fuleco, Zuzeco – foi aberto dia 16. Na manhã de 17 de setembro, ele fez a sua primeira aparição pública, no Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro.
Desde esta segunda-feira, 24, o mascote já está em dez das 12 cidades brasileiras da Copa, informa a Coca-Cola, patrocinadora da Fifa: Porto Alegre, Brasília, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Cuiabá, São Paulo. Ficaram de fora Manaus e Natal.  
Em Brasília, o tatu-bola ficará no gramado central da Esplanada dos Ministérios, na frente do Museu da República, durante três semanas, e depois no aeroporto e em outros dois locais da cidade. Em Recife, está no Parque Dona Lindu, e depois será levado ao Shopping Center Recife e ao Parque Junqueira. Em Salvador o seu primeiro local é o Farol da Barra.