terça-feira, 18 de setembro de 2012

Alerta

Chuva forte e ciclone extratropical
Em função das chuvas, EPTC mobilizou 250 agentes para orientar os motoristas.
Porto Alegre enfrenta condições atmosféricas muito adversas desde o fim de semana com chuva forte a torrencial, e muitos raios, com transtornos para a população. O cenário de risco que já era antecipado deve persistir por pelo menos mais 36 horas a contar da tarde desta terça-feira, 18. O risco maior inicial é ainda chuva, mas, na sequência, passará a ser o vento. O motivo será um ciclone extratropical que trará forte ventania, mas afastará para o Norte e o Leste as nuvens mais carregadas que têm sido responsáveis pela chuva muito volumosa.
Toda a cidade de Porto Alegre já está com precipitação acima da média mensal.  Nas 24 horas entre 9h de segunda-feira e 9h de terça estes foram os registros feitos pela rede de pluviômetros do Sistema Metroclima:
Lami: 118,8 mm
Belém Novo: 108,6 mm
Restinga: 97,9 mm
São Geraldo: 98,9 mm
Navegantes: 98,2 mm
Floresta: 96,4 mm
Centro: 88,0 mm
Sarandi: 86,6 mm
Glória: 86,2 mm
Lomba do Pinheiro: 82,4 mm
Jardim Leopoldina: 80,7 mm
Chuva - No restante desta terça-feira e ainda em parte da quarta-feira, 19, especialmente no período da madrugada e da manhã, persiste o risco de chuva forte a torrencial em Porto Alegre, até com trovoadas, mas é menor o potencial de temporal com granizo. O risco de chover forte, até com possibilidade de alagamentos, permanece em consequência de uma frente fria, associada a um centro de baixa pressão na área do Rio da Prata, que vai atravessar o Rio Grande do Sul entre terça e quarta-feira. Na passagem deste sistema, podem ocorrer ainda grandes volumes de chuva capazes de gerar transtornos, especialmente porque esta frente encontrará a massa de ar muito quente, úmida e instável que permanece sobre a parte Sul do Brasil. Segue o alerta quanto à possibilidade de deslizamento de terra, afinal o solo se encontra saturado e os terrenos mais instável, de forma que se recomenda atenção para as áreas de risco em encostas, especialmente no Leste da Capital.
Vento - No decorrer da quarta-feira o grande risco meteorológico deixará de ser a chuva e passará a ser o vento. O Rio Grande do Sul há muito tempo não sofre as conseqüências de um intenso ciclone extratropical, fenômeno comum e recorrente no Atlântico Sul e que nos últimos meses foi mais frequente em latitudes próximas da Antártida. Esta trégua está prestes a acabar. Centro de baixa pressão bastante profundo avançará do Centro da Argentina para o Rio da Prata, onde deve se intensificar ainda mais com pressão mínima central apenas entre 980 e 985 hPa. Este sistema se converte em um ciclone extratropical intenso durante a quarta-feira na área do Prata, provocando vento muito forte com rajadas intensas com potencial até destrutivo em alguns locais. A pressão atmosférica despencará no Rio Grande do Sul nesta quarta com marcas que podem ficar ao redor ou mesmo abaixo de 1000 hPa em Porto Alegre.
Na área de Porto Alegre o vento pode soprar com rajadas de 70 a 90 km/h, superiores em alguns pontos, em especial nos pontos altos da cidade e próximos do Guaíba. Pode exceder os 100 km/h, especialmente sobre o Norte da Lagoa dos Patos e Guaíba, de forma que a navegação é extremamente desaconselhável ante o risco alto de naufrágio, sobretudo de pequenas embarcações.
O potencial de danos e transtornos é altíssimo. O vento muito forte, que deve soprar com rajadas por muitas horas consecutivas, pode provocar queda de placas de publicidade e postes, além de causar destelhamentos. Pode ser registrado um elevado número de queda de árvores em Porto Alegre, com ameaça de bloqueios de ruas e avenidas. A população deve estar muito atenta, evitando estacionar automóveis debaixo de árvores e ter muito cuidado com eventuais cabos ou fios de luz energizados nas ruas. 
Na quinta-feira, espera-se nebulosidade variável na cidade. O sol aparece com nuvens, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade. Mesmo que os modelos não indiquem, não se pode afastar instabilidade localizada e passageira. As mínimas ficam ao redor de 10ºC, podendo cair a 8ºC ou 9ºC na Lomba do Pinheiro, e à tarde pode fazer entre 17ºC e 19ºC na maioria dos bairros.
Trânsito - A partir das 6h desta terça-feira, 250 agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram direcionados para os pontos mais críticos da cidade, 30 agentes de elétrica e de sinalização também foram mobilizados para conserto dos semáforos.  Algumas vias apresentaram acúmulo de água, gerando bloqueios ao tráfego, como no viaduto da Voluntários da Pátria; na Sertório com rua Polar; AJ Renner com Palmeira Gobbi; Icaraí com Cel. Claudino; e Tramandaí com Leme.
Rede pluvial - O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) mobilizou 200 funcionários nas ruas de Porto Alegre atendendo às demandas em função da quantidade de chuva. Os principais serviços executados são de limpeza e desobstrução das redes pluviais e bocas de lobo e monitoramento dos pontos críticos de alagamentos.  Apesar do grande volume de chuva, o sistema de drenagem mostrou-se eficiente. As redes deram vazão necessária às águas, assim que cessou o pico da precipitação. O resultado deve-se às novas obras contra alagamentos que se espalham pela cidade e ao serviço constante de manutenção e conservação das redes pluviais e equipamentos de drenagem.
Meio ambiente - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) registrou 105 pedidos para remoção de árvores e galhos em decorrência da chuva que cai desde segunda-feira, 17. Equipes das cinco zonais da Smam (Norte, Sul, Centro, Leste e Extremo-Sul) trabalharam durante todo o dia nas ruas, priorizando esses atendimentos. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) realiza os serviços que envolvem as redes de energia elétrica. Em situações de maior risco, a Smam conta com apoio do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Os serviços prosseguirão na quarta-feira, 19.


Chuva no RS
Manchetes do site do Correio do Povo, às 16h30, sobre a situação no Rio Grande do Sul.

Carro fica submerso em Tapes

Ciclone deve chegar ao Rio Grande do Sul amanhã

Ventos podem chegar a 139km/h no Chuí

Regiões mais atingidas são Metropolitana, Sul e Centro

Arroios transbordam e aulas são suspensas no Sul do RS
UPA Zona Norte e Hospital Independência
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, localizada na Praça Ernest Ludwig Herman, junto ao Terminal Triângulo da avenida Assis Brasil, será inaugurada no próximo dia 28 de setembro. Esta é uma das quatro novas unidades planejadas para expandir a oferta de serviços de urgência e emergência e desafogar as emergências dos hospitais.       
A obra é resultado de parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, os governos federal e estadual e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Em agosto, logo depois de o Estado ter entregue o prédio (construído com recursos repassados pelo governo federal), a prefeitura iniciou a instalação dos equipamentos e do mobiliário. Ao GHC, caberá a gestão de recursos humanos para o atendimento aos usuários. Seis médicos deverão atuar na unidade. 

Hospital Independência reabre com 100 leitos para o SUS
A partir deste mês, a população de Porto Alegre contará com mais uma opção de atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entrega no próximo dia 28 o Hospital Independência, que foi totalmente remodelado para prestar assistência em traumatologia e ortopedia, com cem novos leitos totalmente regulados pelo SUS, além da oferta de exames e de atendimento laboratorial. 
Por se tratar de um hospital 100% regulado, a instituição não terá busca espontânea de pacientes. Todos eles serão encaminhados pela Gerência de Regulação de Serviços em Saúde para consultas especializadas em ortopedia, exames e cirurgias, o que é importante também para diminuir o número de pacientes no Hospital de Pronto Socorro (HPS). 
As reformas do hospital, localizado na avenida Antônio de Carvalho, 450, bairro Jardim Carvalho, estão sendo concluídas, e profissionais técnicos e diretores estão sendo contratados. A equipe médica deverá contar com 34 especialistas de diferentes áreas, além de profissionais de UTI, totalizando mais de 400 funcionários. criação de um novo sistema de circulação de ar”, explica o engenheiro responsável pela obra, Rui Barbosa da Silva. 

Rápidas

Mais conforto
A presidente Dilma Rousseff avisou que não quer pernoitar no Waldorf Astoria, em Nova York. Na viagem que fará no domingo, Dilma avisou que vai se hospedar no St. Regis. A presidente não gostou das acomodações do Waldorf, quando esteve lá, no ano passado.

Remédio falso
A Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou apreender e inutilizar um lote falso do medicamento Butazona, indicado para tratamento de doenças reumáticas. O lote falso é o 3115.

Para gerar bebês
Para tentar reverter o déficit de natalidade da Dinamarca, um grupo de funcionárias de uma creche da região central do país, fez uma proposta tentadora aos pais de crianças pequenas. Elas prometeram cuidar dos bebês por duas horas ininterruptas, nas noites de quintas-feiras, para que o casal tenha tempo de gerar novos filhos.

Democraticamente
Henrique Capriles, candidato de oposição á presidência da Venezuela, criticou Hugo Chavez por ter interrompido a transmissão de um evento seu na TV. Capriles foi tirado do ar quando o governo determinou que as emissoras entrassem em rede para transmitir uma fala de Chavez. Democraticamente, é claro.

Todo mundo nu
Da coluna do Ancelmo Góis: A terra treme em Brasília com todo o tipo de disse me disse sobre Marcos Valério e o seu possível arsenal contra alguns figurões do PT. Fala-se que o operador do mensalão petista tem até fotos de festas de gente graúda com moças, digamos, fogosas. A conferir.

Radar móvel
O radar móvel da EPTC estará fiscalizando o trânsito, hoje, nas seguintes vias da Capital: Bento Gonçalves, Salvador França, Assis Brasil, Padre Cacique, Cristiano Fischer, Carlos Gomes, Manoel Elias, Severo Dullius, Plínio Kroeff, Dante Ângelo Pilla, João de Oliveira Remião, Nilo Peçanha e Protásio Alves.
Futebol na história

18.9 (1954) -Grêmio inaugura sala da presidência no Olímpico, com fotos dos ex-presidentes.
Pesquisa Cláudio Dienstmann

Pesquisa

Fortunati amplia vantagem
Pesquisa do Correio do Povo/Instituto Methodus realizada entre 13 e 15 de setembro, indica que o candidato do PDT, José Fortunati, cresceu em relação a sua principal opositora, a comunista Manuela D’Ávila. Pelos números da pesquisa estimulada, Fortunati aparece com 41,9%, seguido por Manuela que tem 27,7%. O candidato do PT, Adão Villaverde é o terceiro com 9,9%..
Pela nova pesquisa, o candidato do PDT ampliou sua vantagem em relação a comunista. Agora, Fortunati tem 14,2 pontos percentuais a mais que Manuela. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em relação à rejeição, Manuela ocupa o primeiro lugar com 20,4%, Adão Villaverde é o segundo com 19,1% enquanto Fortunati aparece na quarta posição com 11,9%.
Na pesquisa espontânea, José Fortunati (PDT) tem 35,0% seguido por Manuela D’Ávila (PC do B) com 21,4%.
Num eventual segundo turno, Fortunati teria 49,5% e Manuela ficaria com 34,8%.
Bancários entram em greve nesta 3ª feira
Categoria reúne cerca de 500 mil funcionários; proposta de reajuste passa longe da reivindicação
Os bancários de todo o País entram em greve, por tempo indeterminado, a partir de terça-feira, 18, em todo o País. Desde a primeira semana do mês, quando a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) apresentou proposta de reajuste salarial muito distinta da reivindicação dos bancários, os trabalhadores ameaçam cruzar os braços. Ao todo, a categoria reúne cerca de 500 mil funcionários no País.
Os banqueiros apresentaram proposta de reajuste linear para salários, pisos e benefícios de 6%. A proposta passa longe da reivindicação dos trabalhadores que pedem 10,25%, sendo 5% de aumento real. "As expectativas que eles (bancários) demonstram estão fora da realidade que a economia está vivendo. Este ano a economia está muito indefinida. Precisamos de certa cautela para fazer acordos", justificou o diretor de Relações de Trabalho da Fenaban, Magnus Ribas Apostólico.
Nesta noite, os bancários voltam a se reunir em assembleias para organizar a greve que começa amanhã. "Hoje, as assembleias não vão apreciar nada; são meramente organizativas. Avisamos desde o dia 05 e até o momento não recebemos nenhuma nova proposta", disse o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro.
"Eles estão querendo ver o tamanho da greve. No ano passado, de 18 mil agências, chegamos a 10 mil paralisadas. A expectativa é de mobilização no mínimo igual a do ano passado", afirmou Cordeiro. Em 2011, os bancários conseguiram reajuste de 9%, com 1,5% de aumento real. "Neste ano, o que eles ofereceram dá só 0,58% de aumento real", diz o presidente da Contraf.
Apostólico contesta a avaliação dos bancários de que a Fenaban não está disposta a negociar: "Nós dissemos a eles: avaliem a proposta, vejam se existe alguma coisa que precisa ser feita de forma diferenciada, que nós levaremos aos bancos". De acordo com ele, a Fenaban está disposta a fechar acordo com os bancários, mas tem limitações. "Temos uma convenção coletiva bastante cara com muitos benefícios. É possível evoluir, mas não é possível fazer grandes saltos", afirmou.
"Greve é ruim para banco, bancário, população. Nós estamos saindo de uma série de greves ao serviço publico e gostaríamos de evitar isso (a paralisação)", disse Apostólico.
Além do reajuste salarial, os trabalhadores pleiteiam mudanças na participação nos lucros e resultados (PLR) e em outras questões econômicas.A proposta da Fenaban foi de PLR de 90% do salário acrescido de valor fixo de R$ 1.484,00, podendo chegar a 2,2 salários de cada empregado. A reivindicação dos bancários à Fenaban é de PLR de três salários mais R$ 4.961,25 de parcela fixa. (Agência Estado).
Ingressos para reabertura do Araújo Vianna
Araújo Vianna reabre com grandes nomes da música gaúcha no dia 20
O Araújo Vianna volta ao convívio da comunidade cultural da cidade em período de soft opening – temporada de ajustes. Patrocinada pela Coca Cola, a reabertura acontece na próxima quinta-feira, dia 20 de setembro, às 18h, com o concerto gratuito Todas As Gerações no Araújo Vianna, envolvendo grandes nomes da música da cidade. A entrada é franca para quem doar um livro. A promoção é limitada. As publicações angariadas, que podem render até dois ingressos por pessoa, serão encaminhadas posteriormente a bibliotecas públicas.
 Este show coletivo vai reunir figuras marcantes da cena musical gaúcha ligadas ao auditório dos anos 70 até hoje, representando a MPG (Música Popular Gaúcha), e a vertente pop-rock, além de uma representação do puro samba de Porto Alegre. São eles: Antônio Villeroy, Bebeto Alves, Carlinhos Carneiro, Charles Master, Cláudio Heinz e Júlia Barth (Replicantes), Edu K, Elaine Geissler, Gelson Oliveira, Glória Oliveira, Grupo Bom Partido, Hermes Aquino, Hique Gomez, Júlio Reny, King Jim, Nei Van Soria, Nelson Coelho de Castro, Nico Nicolaiewsky, Pas-de-Deux do Samba, Raul Ellwanger, Renan Ludwig, Tiago Ferraz, Tonho Crocco, Wander Wildner, Wilson Ney, Zé Caradípia e Elisa Furtado. A Direção Musical é de Pedrinho Figueiredo e Ray-Z.
 Estes músicos representam a explosão da música popular feita no Rio Grande do Sul, a partir da década de 70, com os Concertos “Vivendo a Vida de Lee”, organizados na época pela Rádio Continental 1120. Também o sucesso do rock brasileiro dos anos 80 será lembrado neste espetáculo, assim como a comunidade do samba estará presente. Na data, ainda estarão presentes os apresentadores Juarez Fonseca, Kátia Suman, Mary Mezzari e Roger Lerina.
Esta reabertura é fruto da parceria público-privada entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Opus Promoções, com patrocínio master da Operadora Oi e patrocínio especial da Coca-Cola e do grupo Zaffari.
A Opus Promoções, detentora de 75% do calendário anual do espaço pelo período de dez anos, vai gerir o espaço em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, compondo um conselho gestor com participação paritária entre os dois parceiros. Os 91 dias anuais de programação da Prefeitura terão atrações a preços populares ou mesmo gratuitos. Já estão confirmados o cantor e compositor Tom Zé, no dia 3 de outubro e um especial no dia 2 de dezembro em comemoração ao Dia Nacional do Samba.
A programação da Opus abre no dia 22 de setembro com Maria Rita cantando Elis Regina no show “Redescobrir”, e segue com Paulinho da Viola, dia 19 de outubro; Roupa Nova, dia 12; a série Concertos Comunitários Ano XV, dia 21 do mesmo mês; e Norah Jones com a “Norah Jones Tour”, dia 12 de dezembro.
ENTRADA FRANCA – Em troca de um livro (qualquer publicação – que serão posteriormente encaminhadas às bibliotecas públicas)
A retirada de ingressos já está disponível a partir desta segunda-feira, 18, nos seguintes locais:
- Usina do Gasômetro: Terça e quarta-feira: 9h às 12h e das 14h às 18h.
- Centro Municipal de Cultura, (Av. Érico Verissimo, 307): Terça e quarta-feira: 10h às 20h30.
-Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80): Terça e quarta-feira, das 14h às 22h
*Na data da apresentação, dia 20/09, se disponível – retirada somente na bilheteria do Araújo Vianna, a partir das 13h.
**Limitado a dois ingressos por pessoa (um livro bastará para dois ingressos)
Foto: Ricardo Giusti/Arquivo PMPA
Bom Dia!

Confesso que fazia muito tempo que não via uma chuva tão complicada como a de ontem. A tarde, em Porto Alegre, se transformou em noite a partir das 14 horas. Fui almoçar por volta de 13hs e, quando sai do restaurante, parecia noite. A partir daí, desandou uma chuvarada que inundou a cidade e complicou a vida de quem precisava andar nas ruas. Realmente foi muita chuva. Tá certo que tinha muita gente pedindo que chovesse, principalmente em algumas regiões do Estado mais castigadas pela seca. Mas não precisava exagerar.

Uma boa notícia para todos nós, e a reabertura do Auditório Araújo Viana, totalmente remodelado e modernizado graças a uma parceria entre a Prefeitura e a Opus Promoções. Os espetáculos começam nesta quinta feira com um show de vários artistas gaúchos (leia matéria no blog) e entrada franca. No sábado, teremos Maria Rita e depois uma sequência de artistas como Paulinho da Viola, Roupa Nova e muitos outros. Que bom podermos festejar a volta de um dos mais tradicionais espaços de cultura da cidade. Parabéns à Prefeitura, a Opus e a meu amigo Sérgius Gonzaga, secretário municipal de Cultura, um dos batalhadores pela retomada do auditório.

O vídeo de hoje não poderia ser outro. Maria Rita cantando seu mais novo sucesso: Cupido. Com meus votos sinceros de Bom Dia!