domingo, 9 de setembro de 2012

PSDB: Dilma usa máquina contra adversários
O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), divulgou neste sábado nota à imprensa em que acusa a presidente Dilma Rousseff de usar a máquina pública para atacar adversários e de fazer propaganda eleitoral, em seu pronunciamento, em cadeia de rádio e TV, na noite de quinta-feira. O partido, segundo a nota, anunciou que usará dos meios legais e compatíveis contra a postura da presidente. O pronunciamento de Dilma, a um mês das eleições municipais, durou 11 minutos.
Em seu discurso, Dilma afirmou que o antigo "e questionável" modelo de privatização de ferrovias (da gestão FHC) "torrou o patrimônio público para pagar dívidas e ainda terminou por gerar monopólios, privilégios, frete elevado e baixa eficiência". Ela também anunciou a redução de 16,2% nas tarifas de energia elétrica dos consumidores residenciais e de até 28% na eletricidade paga pelas indústrias. A Medida Provisória com as mudanças será assinada na próxima terça-feira e entrará em vigor em janeiro de 2013.
Na nota divulgada pelo presidente do PSDB, a postura de Dilma é duramente criticada. "A exemplo do que alguns de seus ministros vêm fazendo nas campanhas municipais, prometendo tratamento privilegiado para os municípios que elegerem candidatos do PT, a presidente Dilma se valeu da prerrogativa de convocar uma cadeia nacional de rádio e TV para atacar a política de privatizações adotada pelo governo tucano do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, como se seu governo não tivesse aderido à mesma tese para garantir a retomada do crescimento da economia brasileira e obras indispensáveis para a infraestrutura do país", diz a nota.
Nesta sexta-feira, o  candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, já havia se manifestado sobre o pronunciamento de Dilma. "Ela está usando a cadeia nacional (de televisão) para fazer política eleitoral". O tucano disse ser normal que um presidente tenha participação nas eleições, mas criticou o fato de a participação ter sido feita durante um pronunciamento oficial. "A Dilma participar da eleição é normal. Não tenho nenhuma objeção. Faz parte das regras do jogo. Agora, usar a cadeia nacional para fazer política está muito errado", afirmou.
Visitas guiadas no Acampamento
Caminhadas Turísticas no Parque Harmonia começam segunda-feira
A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) promove nova edição das Caminhadas Turísticas no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, consagrado como um dos maiores eventos da cultura popular gaúcha. As visitas são gratuitas e começam na segunda-feira, 10. Os demais passeios estão programados para os dias 12 e 15 deste mês. No total, serão quatro caminhadas.
Promovidas desde 2009, as visitas guiadas oferecem a moradores e em especial aos turistas uma oportunidade de se aproximarem e conhecerem um pouco melhor as tradições e a cultura do Rio Grande do Sul, que são o grande destaque do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) até o dia 23 de setembro. Os roteiros são orientados por um guia de turismo que enriquece a visita com informações e curiosidades sobre o Acampamento e a historia rio-grandense.
As caminhadas partirão da frente do espaço da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A primeira parada será no Piquete dos Bancários. No local, os grupos conhecerão a história do truco, jogo de origem italiana incorporado à cultura gaúcha.  Na sequência será visitado o piquete Negrinho do Pastoreio, onde os participantes serão recebidos pelo patrão Pedro Moreira, que contará a história do evento e da criação do piquete, em 1982, sendo um dos mais antigos.  
Já o piquete Laços de Sangue mostrará a importância da água para a agricultura. O próximo ponto de parada será o piquete Rodrigo Cambará, que transmitirá ao vivo pela internet as imagens de suas 21 câmeras espalhadas pelo acampamento. Para fechar os passeios, os grupos visitarão o piquete Aporreados do 38, que fará a mostra Cavalgada, Limites e Fronteiras, com objetos, fotografias e técnicas desenvolvidas durante a 1ª Volta a Cavalo do Rio Grande do Sul.
Reservas e agenda – As Caminhas Turísticas terão duração de 1h30 e serão realizadas para grupos de, no máximo, 25 pessoas. Na segunda-feira, 10, o passeio começará às 15h. Na quarta-feira, haverá duas saídas, a primeira às 10h e a segunda às 15h, e a última edição, dia 15, se iniciará às 10h. As reservas devem ser feitas pelos telefones (51) 3289.0176 ou 156 (opção 5). Em caso de chuva, as visitas serão canceladas.


Manifestação de interesse para Metrô
Primeira fase terá 14,8 quilômetros e 13 estações, do Centro até a Fiergs
Cumprindo o cronograma de implantação anunciado, a prefeitura lança nesta segunda-feira, 10, a proposta de manifestação de interesse para finalizar o projeto do Metrô de Porto Alegre. Em ato no Salão Nobre do Paço Municipal, às 14h, o prefeito José Fortunati apresentará os detalhes da etapa final de formatação do projeto, que será licitado no primeiro trimestre do ano que vem.
Com a manifestação de interesse, a prefeitura pretende receber estudos de empresas atuantes no mercado para complementar o projeto técnico do Metrô com as novas tecnologias disponíveis para transporte coletivo. Após a seleção, o projeto final será apresentado em audiência pública prévia à publicação do edital para contratação da obra e da operação do serviço. 
Estamos de volta! 
Foram praticamente três dias em que o blog esteve passando por manutenção, o que impediu que as atualizações fossem feitas na sexta,sábado e boa parte deste domingo.Tudo devidamente esclarecido no Bom Dia de sexta feira.
Agora, quando são 18 horas, estamos retomando o trabalho que nos coloca bem mais perto dos leitores. E a nossa volta vem junto com a chuva que chegou ao Estado no final de semana. Parece que teremos mais uns dias de frio para encerrar o Inverno. Depois, vem a Primavera e, com ela, as flores e a temperatura mais agradável.
Fim de semana prolongado que não mudou, lamentavelmente, o tom das manchetes dos principais jornais: um grande número de mortos e muitos motoristas presos por embriaguez. Cabe uma pergunta: se todo o motorista sabe que não pode beber antes de dirigir, se a bebida é a grande e maior culpada pelos acidentes fatais, o que leva uma pessoa a beber e dirigir? Acho que somente leis mais duras acabariam com isso. O motorista  preso embriagado, deve ser imediatamente condenado e impedido de dirigir por um bom tempo. Mas, infelizmente, aqui no Brasil, as leis duras são para bem poucos.
Mas o final de semana nos trouxe a triste notícia da morte do Príncipe do Samba, Roberto Silva. Ele morre aos 92 anos depois de uma vida inteira dedicada a levar mais alto o ritmo popular do Brasil. Para lembrar Roberto Silva, três gravações suas de músicas de Ary Barroso: Faceira, Morena boca de ouro e Vamos deixar de intimidade.