quarta-feira, 25 de julho de 2012

Até na Russia...
Hoje resolvi dar uma conferida nas estatísticas de acesso ao machadofilho.com. Confesso que fiquei orgulhosamente surpreso. Além do numero cada vez maior de acessos, fiquei sabendo que temos 86 leitores diários na Rússia, 52 nos Estados Unidos, 38 na Alemanha, 27 na Suíça, 25 na França, 25 em Portugal, 20 no Canadá, 18 no Reino Unido e 17na Coréia do Sul. Temos mais na Itália, Espanha e Paraguai. São mais de 200 leitores, todos os dias, em diversas partes do mundo.
Imagino que sejam brasileiros residentes nestes países e que procuram notícias do Brasil. Deve haver algum gaúcho no meio deles, que fica sabendo das principais informações da nossa terra.
É muito bom trabalhar com carinho e vontade e ver o trabalho recompensado. Claro que a informação faz com que a responsabilidade aumente, assim como aumentam os acessos e o número de pessoas que nos prestigia pelo mundo afora.
Obrigado, gente. Nosso time vai continuar assim, esperando que sigam acessando este blog, motivo de muito orgulho para todos nós.

Curtas & Boas

Baseado no trabalho
Foi considerada legítima pelo Tribunal Superior do Trabalho, a demissão por justa causa de um funcionário que fumava maconha na hora do almoço. Empregado de uma industria mecânica em Minas Gerais, o homem negou que estivesse consumindo a droga, mas um vídeo gravado pela polícia foi analisado por um perito que confirmou o uso da erva.
-Como era hora do almoço, por certo o rapaz achou que um baseadinho de sobremesa não faria mal.

Vamos quebrar tudo
Em São José do Rio Preto (SP) um motorista destruiu o carro de uma mulher com um taco de beisebol. Segundo a polícia, os dois carros bateram e o homem desceu do veículo e atingiu a lataria e o vidro dianteiro do carro da mulher, com o taco.
-A dúvida que fica é se o cara teria a mesma atitude se no outro carro estivesse um homem!

Benemerência
Durante audiência do processo contra o grupo de Carlinhos Cachoeira, agentes da Polícia Federal afirmaram que a quadrilha usava o termo “assistência social” para tratar das propinas pagas a servidores públicos.
-Vejam como é a coisa. Os caras estavam prestando benemerência e a polícia não entendeu. Assim, não dá!

Escritora pelada
Ex-garota de programa, agora escritora, Vanessa de Oliveira, ficou apenas de calcinha em frente ao Palácio do Governo em Lima, no Peru, para protestar contra a copia e comercialização ilegal de livros no país. Já de volta, ela agendou uma sessão de fotos para ilustrar a campanha da qual, até o momento, ela é a única representante.
-Quero ver ela tirar a roupa em frente ao Piratini, com 2 graus de temperatura.

A cobra do chinês
You Wang, morador da cidade de Changzhou, na China, foi flagrado passeando com sua cobra de estimação, uma píton de 2,5 metros de comprimento. Um jornal local informou que é comum ver You passeando com sua cobra.
-Vamos combinar que ninguém tem nada que ver se o chinês quer levar sua cobra pra tomar sol. É ou não é?

Uma santa
Vanie Love, irmã do atacante Wagner Love, do Flamengo, que foi musa da Portela no carnaval deste ano, decidiu abandonar a folia. Vanie converteu-se na Igreja Ministério Internacional Plenitude e Vida, no Rio de janeiro.
-Ela espera criar, pelo menos, um bloco para desfilar no carnaval de 2013. Mas nada de pouca roupa.

Eu contrato
Em Arkansas, nos Estados Unidos, uma empresa divulgou um anúncio oferecendo vagas para mulheres dispostas a cortar grama usando bikini. A empresa cobra o equivalente a R$ 120 para cortar um gramado comum.
-Vocês não imaginam o que tem de cara plantando grama na frente de casa, em Arkansas!

Proposta do governo não agrada professores
Os representantes das instituições federais de ensino continuam insatisfeitos com a oferta do governo, depois de mais uma rodada de negociação. A nova proposta de reajustes foi apresentada na última terça-feira e inclui reajustes que variam de 25% a 40% e a antecipação da vigência do plano de reestruturação de carreiras.
Segundo a presidente da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), Marinalva Oliveira, a oferta governamental não teve avanço. "É a mesma essência da proposta anterior, ou seja, não reestrutura a carreira ", reclamou.
A nova proposta será levada às assembleias nos estados. O parecer da categoria deve ser apresentado até a próxima semana. "Vamos levar a proposta às nossas bases, realizar assembleias para que retornemos ao governo com um posicionamento", disse. Os representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) também não concordaram com a nova oferta.
Já para o presidente da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior, Eduardo Rolim, a proposta do governo atendeu aos 15 itens solicitados pela entidade. "O governo atendeu integralmente à nossa pauta. É um avanço. Agora, vamos fazer análise e consultar os professores do país inteiro".
Os professores universitários estão em greve há 69 dias. Dados da Andes e do Sinasefe apontam que a paralisação atinge 57 das 59 universidades federais, além de 34 dos 38 institutos federais de educação tecnológica.
Agência Brasil
Cidade Baixa terá estacionamentos de bicicletas
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou dez pontos comerciais do bairro Cidade Baixa a instalarem paraciclos em suas calçadas. Os equipamentos, que servem para estacionar bicicletas, devem deixar uma faixa livre no passeio de, no mínimo, 1,5 metros para os pedestres e cadeirantes circularem.  
Os equipamentos terão cor cinza e não podem possuir arestas vivas semelhante aos demais elementos do mobiliário urbano. A veiculação de publicidade não será permitida. O pedido dos comerciantes da região se deu em uma reunião com o Centro Administrativo Regional (CAR) da área Central, que encaminhou a demanda à EPTC.
“Avaliamos positivamente o pedido, pois estamos realizando diversas ações nesse sentido, como o aluguel de bicicletas e as ciclovias. O paraciclo é mais um elemento que vai contribuir para essa mudança cultural, onde a bicicleta se tornam uma alternativa saudável e não-poluente para os deslocamentos diários no trânsito”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
Os Locais
Rua da República com José do Patrocínio (em frente ao Joia)/ Dois pontos na rua da República (Sirius e Túlio Piva)/ Dois pontos na Lima e Silva (Shopping Olaria e Parangolé)/ Travessa Venezianos (Balmacena)/ Loureiro da Silva (Edel Trade Center)/ Dois pontos da João Alfredo (Ocipe e próximo ao Bar 512)/ rua Santana (Bike Sul)
Caminhada e visita a prédios históricos 
O próximo roteiro da caminhada orientada Viva o Centro a Pé, no sábado, 28, sairá do Caminho dos Antiquários, às 10h, seguindo pela Duque de Caxias até a rua Riachuelo, destacando os prédios tombados, com visitação interna no Arquivo Público e Igreja Nossa Senhora das Dores. A saída é do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano. A caminhada tem duração aproximada de duas horas.
As inscrições devem ser solicitadas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Para participar é necessário doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas.
O orientador do passeio será o arquiteto Luiz Merino de F. Xavier, da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC), mestre em Planejamento Urbano e Regional, consultor de patrimônio cultural do Projeto Monumenta da SMC.
Arquivo Público - Localizado na rua Riachuelo, 1.031, o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul forma um conjunto arquitetônico composto por três construções: um prédio para abrigar as atividades administrativas e técnicas, e dois pavilhões construídos respectivamente em 1910 e 1920. Com características específicas para armazenamento de documentos, os prédios possuem teto em forma de abóbada, paredes com espessura entre 0,90 e 1,5 metros, estantes de ferro revestido por cimento, piso de ferro vazado sobre o qual deslizam escadas móveis de ferro e exaustores elétricos.
Igreja N. Sra. das Dores - É a igreja mais antiga da cidade ainda existente, tendo sua pedra fundamental lançada em 2 de fevereiro de 1807. Em meados de 1813 já estava concluída a capela-mor, e em 23 de junho foi trasladada a imagem de Nossa Senhora das Dores da antiga Matriz até a sua nova casa.
Foi tombada e declarada patrimônio histórico e artístico nacional em 1938, sendo a única igreja de Porto Alegre tombada em nível nacional, sob fiscalização do Iphan. Com investimento de R$ 2.152.387,54, a iniciativa integra o Programa Viva o Centro, para revitalização da área central da cidade. O restauro inclui telhado, fachadas, torres e escadas, pisos da nave em ladrilho hidráulico, esquadrias, reforma do salão paroquial, da estrutura do coro, do antigo paravento e dos sanitários, que agora têm acesso para pessoas com necessidades especiais.

Rápidas

Mensalão
Faltam 8 dias para o começo do julgamento

Jocelin na rua
A partir daas 13h de hoje estará oficialmente na rua a campanha do candidato do PSL, Jocelin Azambuja à prefeitura de Porto Alegre. O lançamento ocorre na Esquina Democrática.

Wambert e o PRP
O tucano Wambert di Lorenzo esteve reunido ontem com o presidente do PRP, Sérgio Sparta. Trataram da concepção da campanha que a coligação seguirá. Ficou definida, também, a participação ativa do PRB nas atividades da eleição proporcional.

Robaima e os sindicatos
Roberto Robaima (PSOL) estará reunido hoje com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Valter Souza. Mais tarde, participa de panfletagem na Praça Parobé, no Centro.

Villaverde e a secretaria das mulheres
O candidato Adão Villaverde (PT) assinou na tarde de ontem, uma carta compromisso em que se compromete com as mulheres de Porto Alegre a criar uma secretaria específica para tratar das questões femininas na prefeitura. Hoje ele estará reunido com o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia da Capital.

Manuela e o Partido Pirata
Manuela D’Avila (PCdoB) manteve encontro com o fundador do Partido Pirata, o sueco Rick Falkvinge, que está aqui para participar da 13ª edição do Fórum Internacional de Software Livre. À noite, a comunista reuniu ex-atletas na inauguração do Comitê do Esporte.

Fortunati e a cultura
O prefeito e candidato à reeleição, José Fortunati (PDT), destacou a cultura como um dos 12 eixos de seu plano de governo. Fortunati disse que entre as atividades relacionadas á cultura, estão previstas utilizações do Auditório Araújo Viana, que está sendo reformado e deverá ser entregue em setembro.


Maluf de novo
O Ministério Público Federal encaminhou à Justiça Federal de São Paulo, novas acusações envolvendo o ex-prefeito Paulo Maluf por desvios de recursos públicos. O dinheiro teria sido desviado das obras da Avenida Água Espraiada. Outras 10 pessoas também foram acuadas.

Mais seguros
Bruno Bugarelli, da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, informa que a procura por seguros de carro no Brasil aumentou 11% nos três primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2010. Ele alerta para os cuidados que o consumidor deve ter na hora de assinar o contrato, sobre os direitos da cobertura adquirida.

Cachoeira não é perturbado
Lea Batista Oliveira, procuradora do MPF, disse que, após avaliação psiquiátrica, o bicheiro Carlinhos cachoeira “não tem nenhuma perturbação mental e está apto a participar da audiência”. O laudo foi necessário para provar que o preso tem condições de prestar esclarecimentos à Justiça Federal de Goiânia;

Sem imagens do mensalão
Advogados do Partido dos Trabalhadores encaminha hoje ao TSE petição para que  seja monitorado e punido o uso indiscriminado de imagens do mensalão no horário eleitoral de TV por adversários do partido. Pedem também que seja regulado o uso de fotos em material impresso, como anúncios e panfletos. O PT que processar que usar imagens do julgamento que começa no próximo dia 2 de agosto.


Bom  dia
A gente vive, todos os dias, cercado de notícias muitas vezes tristes, chocantes e que acabam fazendo com que um mixto de tristeza e desesperança tome conta da gente. É o mundo em que vivemos que teima em nos colocar entre um pouco de coisas boas e muito de coisas ruins. Os jornais, a televisão, o rádio e a internet são veículos de informações que nem sempre queremos ver, ler ou ouvir. Mas é assim, fazer o que?
Hoje, ao começar o dia, quero entregar a vocês, leitores do meu blog, um momento raro de sensibilidade proporcionado por músicos da melhor qualidade. O grupo Roda de Choro, durante a Virada Cultural, toca no palco do teatro do Sesc, em São Paulo, o choro Noites Cariocas, do imortal Jacob do Bandolim. No grupo estão Alexandre Ribeiro (clarinete), Léo Rodrigues (pandeiro), Milton Mori (cavaquinho), Luizinho 7 cordas (violão), Nelson Ayres (piano) e Toninho Ferragutii (acordeon).
Espero que o dia de todos seja repleto de momentos tão encantadores quanto o chorinho que entrego junto com o meu bom dia!




Passagens aéreas da Pluna
Os clientes do Banco do Brasil (BB) que compraram passagens aéreas da empresa Pluna por meio do cartão de crédito podem ingressar com pedido de ressarcimento no Procon Porto Alegre. A medida vale até 30 dias anteriores à reclamação sobre a companhia junto ao Procon, uma vez que, após esse período, o valor da fatura já foi repassado à empresa Pluna. 
Para obter o reembolso dos valores despendidos e já pagos com as viagens aéreas da Pluna que não ocorreram os consumidores devem acessar a página do Procon (www.portoalegre.gov.br/procon) enviando dados digitalizados. Devem ser enviados cópia da fatura do  cartão de crédito, onde conste as parcelas da Pluna; o comprovante de compra pela internet e declaração de próprio punho solicitando a devolução, contendo RG, CPF, endereço residencial. As demais operadoras de cartão de crédito estão concedendo o cancelamento das parcelas que ainda não venceram, mas não estão ainda restituindo os valores já pagos. 
O Procon Porto Alegre notificou no início do mês as operadoras de cartão de crédito, para que promovam o cancelamento ou o estorno dos valores pagos com passagens pelos usuários da empresa Pluna, que entrou em falência no início de julho e cancelou os voos em Porto Alegre, deixando os clientes sem nenhuma informação ou restituição.
“Caso o consumidor não obtenha por meio do Procon municipal e junto à empresa de cartão de crédito a devolução do que foi gasto com a Pluna, ele deverá comparecer ao Procon Porto Alegre, que fará abertura de um processo administrativo contra a operadora, podendo este último redundar em multa proporcional ao faturamento da empresa”, alerta a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira.


Governo tenta conter greves 

Sindicatos avaliam que cerca de 350 mil servidores já aderiram às paralisações em todo o País; dentre as reivindicações estão aumento salarial e melhores condições de trabalho. 
Em mais uma semana de queda de braço entre a presidente Dilma Rousseff e servidores federais em greve, o governo tenta conter a ampliação do movimento, que já dura dois meses, para setores estratégicos, como Polícia Federal e Receita, e poderá fazer novas propostas a categorias nos próximos dias, disseram à Reuters fontes governamentais.
O desafio do Planalto é resistir à pressão por aumento de gastos diante do cenário externo adverso e a desaceleração da economia brasileira, que podem ameaçar o esforço fiscal, enquanto sindicatos pedem por novas propostas para que as negociações avancem.
Categorias como Vigilância Sanitária, também em greve, e Receita Federal, que iniciou operação-padrão em portos, já afetam a entrada e saída de produtos do país. Servidores de diversos ministérios, agências reguladoras e Eletrobras também estão parados.
Para o novo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, o problema tem sido a ausência de negociação por parte do governo.
"A greve não pode transcorrer sem que o governo faça propostas... Propostas econômicas, no sentido de estabelecer o processo de negociação, disse ele. "No caso dos docentes, há uma proposta... O que não ocorre com outros setores em greve, porque não há nenhuma proposta efetuada."
Dilma determinou como prioridade a Educação e militares de baixa patente, por considerar as categorias mais defasadas, disseram assessores do Planalto, que falaram à Reuters sob condição de anonimato. Segundo eles, a presidente descarta ampliar a outros servidores reajuste como o oferecido aos docentes que rejeitaram a proposta feita há cerca de 10 dias.


Governo amplia pacote do reajuste de professores
O governo federal apresentou uma nova proposta aos professores de universidades e institutos federais, em greve há 69 dias. O pacote de reajuste orçado anteriormente em R$ 3,9 bilhões para o intervalo 2012-2015 passou a ser de R$ 4,2 bilhões. Com esse montante, as faixas de reajustes serão de 25% a 45%, incluindo os 4% já concedidos em março deste ano. A proposta anterior, rejeitada pelos professores, previa aumento de 16% a 45% em três anos.
A nova proposta foi elaborada nesta terça-feira, após impasse em reunião realizada ontem no Planejamento. Conforme o iG adiantou, o governo entendeu que ceder em alguns pontos é a única forma de debelar a greve antes do fim das férias dos alunos, na próxima semana.
A própria presidenta Dilma autorizou que era hora de finalizar a paralisação para evitar arranhões na imagem de seu governo, ameaçado por uma série de manifestações grevistas por servidores públicos.
Com isso, a presidenta muda o discurso de que o governo jogaria duro com grevista, argumentando que a crise internacional não permite aumento de gastos. A postura pode abrir o flanco para outras categorias exigirem tratamento semelhante ao recebido pelos professores federais.


MJ abre processo contra TAM e Gol
O Ministério da Justiça (MJ) abriu um processo administrativo contra as empresas aéreas TAM e Gol. Elas são acusadas de irregularidades na venda de passagens. Desta forma, o MJ vai verificar se as informações sobre o chamado seguro-viagem eram suficientes. Isso porque o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor apontou indícios de prática comercial abusiva no fornecimento dos serviços, o que fere os direitos do consumidor. A multa para as empresas pode chegar a R$ 6,2 milhões caso a irregularidades sejam constatadas. Em nota, a Gol se defende dizendo que o seguro-viagem “é oferecido a todos os clientes” que optam pela compra do serviço, sendo “todas as informações legais” disponibilizadas no site da empresa. Já a TAM se limitou a dizer que prestará todas as informações pedidas pelo MJ.