sábado, 14 de julho de 2012

Preço da gasolina pode subir ainda este ano
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, admitiu que o preço da gasolina pode subir ainda este ano. Desta vez, o reajuste será sentido pelo consumidor. "Nós podemos, creio eu, imaginar que ainda este ano possa haver uma revisão desses preços de combustíveis já na bomba", disse o ministro em entrevista à Globo News.
No mês passado, a Petrobras conseguiu reajustar o preço da gasolina em 7,8%, mas o aumento não teve impacto no preço cobrado nas bombas porque o governo resolveu zerar a alíquota da Cide, um imposto que incide sobre os combustíveis.
Sem a possibilidade de amenizar reajustes dos preços dos combustíveis nas refinarias, qualquer aumento concedido pelo governo será, agora, sentido pelo consumidor. Lobão não disse de quanto será o reajuste.
Nesta sexta, as ações da Petrobras fecharam em alta de mais de 5,0%, puxando o Ibovespa para uma valorização de 1,7%, numa reação ao reajuste de 6,0% no preço do diesel anunciado na noite de quinta-feira.
Surpresos, investidores festejaram não apenas o segundo aumento em três semanas no combustível mais vendido pela empresa, mas também o fato de a presidente da companhia, Graça Foster, ter conseguido barganhar a alta, apesar do impacto para o consumidor. "Sem dúvida, garante uma maior credibilidade para Graça Foster que, depois de sofrer bastante pressão nas últimas conversas com investidores, conseguiu negociar o aumento com o governo", diz o relatório dos analistas Emerson Leite e Andre Sobreira, do Credit Suisse.
Governo pode suspender planos da TIM

A italiana TIM, segunda maior operadora de telefonia celular do Brasil, poderá ser punida com a suspensão total ou parcial das vendas de planos já na próxima semana, de acordo com a Bloomberg. A agência de notícias obteve a informação de uma fonte do governo que acompanha de perto as discussões. A empresa também pode ser multada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “A decisão não pode se arrastar e por isso deve ser tomada até a próxima semana”, disse à fonte.
Nesta quinta-feira, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ameaçou impedir a empresa – ainda que a ação caiba, de fato, à Anatel – de comercializar novos pacotes de telefonia móvel caso a operadora não acelere os investimentos em suas redes para melhorar a qualidade do serviço em algumas regiões do país.
Segundo a Bloomberg, a condição para a TIM reverter a decisão é a apresentação de um plano de investimento para a rede. A Anatel, de acordo com a fonte, estuda em que estados a operação da empresa apresenta falhas. 
Procurada pelo site de VEJA, a assessoria de imprensa da TIM limitou-se a repetir o comunicado feito no final da tarde desta quinta-feira, onde afirma que desconhece qualquer possibilidade de suspensão de vendas.
Falhas da Procuradoria mantém esperança de mensaleiros
Falhas e inconsistências em peças de acusação em ações no Supremo Tribunal Federal (STF) mostram que impunidade no caso mensalão não deve ser descartada
Entre o clamor popular e a condenação de um réu por um colegiado de  em casos importantes como o julgamento do mensalão, marcado para o dia 2 de agosto, existe um abismo nem sempre visto com bons olhos pela sociedade.
Na análise de um julgamento, a consistência da denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) e do ministro relator (no caso específico do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa) são extremamente importantes para dar corpo a esse sentimento de justiça. O problema é que muitas vezes, brechas jurídicas e falhas nas denúncias, às vezes pontuais, livram da condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) certos personagens que eram tidos como culpados, mesmo antes do julgamento.
Um exemplo emblemático ocorreu no julgamento do caso Collor durante a análise da ação penal 307, em 1994. O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi julgado com mais oito pessoas (entre os quais Paulo César Farias, seu então tesoureiro) pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, supressão de documentos e falsidade ideológica.
Collor respondeu pelo crime de corrupção passiva (quando funcionário público recebe vantagem indevida) por ter supostamente se beneficiado do cargo de presidente da república. Na acusação, a PGR afirmava que o ex-presidente utilizou contas fantasmas para receber diretamente de empresas ligadas à PC Farias, US$ 4.724.593,99. Collor argumentou que o dinheiro era fruto de restos de gastos de campanha. Depois disse que os recursos foram obtidos junto a um empréstimo no Uruguai.
No entanto, durante o julgamento, os ministros do STF consideraram que houve falta de provas. As provas mais contundentes do esquema, uma gravação de conversa telefônica e disquetes de computador, foram anuladas após serem classificadas como ilegais. Elas foram obtidas sem a anuência dos investigados ou ações judiciais de interceptações telefônicas ou de busca e apreensão. A Procuradoria não se atentou a esse detalhe.
Outro problema na acusação do procurador-Geral da República na época, Aristides Junqueira, estava relacionada à falta de um “ato de ofício” perpetrado pelo ex-presidente. Na prática, o entendimento dos ministros é que esse crime somente poderia ser configurado na época quando houvesse a comprovação de antecipação, omissão ou retardamento de ato funcional em virtude de uma vantagem recebida. Nos autos, isso não ficou devidamente comprovado.
Um exemplo prático: a PGR não conseguiu demonstrar que após receber dinheiro de Paulo César Farias, Fernando Collor de Mello tivesse adotado alguma postura que beneficiava, por meio de ações do poder executivo, as empresas ligadas ao esquema. Nesse caso, um simples despacho publicado no Diário Oficial já seria suficiente.
Outro político que conseguiu escapar de uma condenação no Supremo Tribunal Federal durante julgamento de ação penal foi o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS). Ele tornou-se conhecido em 2008 após afirmar que estava “se lixando para a opinião pública”. Ele era acusado pela PGR de ter utilizado um bem público para benefício próprio.
Na acusação, entretanto, faltaram elementos probatórios que sustentassem a acusação. Tanto que ela foi refutada pelo próprio relator do caso, o ministro Luiz Fux. “Os elementos contidos na ação penal não são suficientes para a paz necessária que o magistrado precisa para pronunciar uma condenação", admitiu Fux durante o julgamento.
Em outros casos, falhas nas peças acusatórias levaram determinados casos a nem serem julgados pelo Supremo. Em 2005, o plenário do STF arquivou o inquérito contra o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e outras 24 pessoas por suposto desvios de verbas na extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). A hoje governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), denunciada junto com Jader, também foi beneficiada.
Barbalho se livrou graças a uma questão de ordem trazida por um dos denunciados, Jorge Murad, marido de Roseana Sarney. Ele argumentou que tinha prerrogativa de foro privilegiado, mesmo raciocínio da defesa de Roseana e que, por isso, qualquer investigação deveria ser remetida à Justiça de segundo grau e não à de primeiro, como ocorreu na época (a investigação foi autorizada pela 2ª Vara Federal do Tocantins). Com isso, o relator do processo, ministro Gilmar Mendes, anulou a denúncia e o processo foi arquivado.
IG/Brasília