sexta-feira, 6 de julho de 2012

Personagens do Centro, o novo livro do Prévidi
Na próxima segunda, dia 9, a partir das 19 horas, no Plazinha (rua Senhor dos Passos, 154 – Porto Alegre), o jornalista José Luiz Prévidi lança o seu oitavo livro: Apaixonados por Porto Alegre – Personagens do Centro. O colecionável "Apaixonados por Porto Alegre” é a sequência do projeto “Porto Alegre é Assim!”, encerrado em 2010, que constituiu-se de três eixos: o site (www.palegre.com), o livro e o jornal mensal, ambos com o mesmo nome da proposta.
- Ainda não estão definidos os títulos deste projeto e nem mesmo os autores, mas pretendo editar livros que tratem de outras personalidades e personagens da cidade, além de bares, restaurantes e casas noturnas que entraram para a história – explica Prévidi. Segundo ele, já está sendo pré-produzido um livro que trata de “histórias extraordinárias de Porto Alegre, aquelas que se duvida da veracidade”.
Como no livro Porto Alegre é Assim!, Prévidi conta com o fundamental apoio da Cia. Zaffari, Rede Plaza de Hotéis e Porto Alegre Clínicas.
São 9 personagens e personalidades:
- Personagens são os folclóricos da Rua da Praia e arredores; personalidades são grandes figuras que fizeram muito por Porto Alegre e com fortes ligações com o Centro – explica.
Prévidi finaliza:
- Há alguns anos que venho pesquisando. Uma trabalheira danada. Tanto que desisti algumas vezes. Voltava a escrever quando surgia alguma informação nova. Dentre todas as pessoas que me ajudaram destaco o jornalista e escritor Marcello Campos, um cara sensacional, que sabe tudo de Porto Alegre e seus personagens.

Solidariedade no Dia da Pizza
No dia 10 de julho, a Bazkaria celebra o Dia da Pizza de uma maneira especial. Neste ano, todo o valor arrecadado nas vendas de pizzas nas duas unidades Bazkaria e pela tele-entrega da casa será revertida em benefício da Kinder –Centro de Integração da Criança Especial, entidade localizada em Porto Alegre. Desde 1988, a instituição gaúcha sem fins lucrativos presta atendimento interdisciplinar a bebês, crianças e adolescentes com de deficiências múltiplas.
 A Bazkaria possui unidades na rua Comendador Caminha, 324, e na rua Anita Garibaldi, 900.

Opinião

A força do nosso voto
Quando li os jornais de hoje, todos falando no começo da corrida dos candidatos em busca dos nossos votos, lembrei do ex-governador Alceu Collares que sempre repetia, principalmente numa roda de amigos quando decidia declamar seus poemas, um verso que dizia: “O voto é tua única arma, leva teu voto na mão”.
Pensando bem, uma grande verdade está contida nos versos que Collares repetia. O voto é uma arma poderosa que todos nós temos e, muitas vezes, não sabemos usar. São poucos, por exemplo, os que lembram em quem votaram para vereador nas últimas eleições. E assim é com deputados estaduais ou federais. Nas eleições majoritárias, como prefeito, governador, presidente, é mais fácil a gente lembrar. É que, nas eleições proporcionais, normalmente o eleitor acaba votando em alguém que, nem sempre, representa aquilo que se espera ou que se reflita no futuro do município, por exemplo. Vota a pedido de um amigo, num nome conhecido, num parente, etc.
Em outubro, teremos a oportunidade de votar em quem queremos que seja prefeito de Porto Alegre e quem nos represente na Câmara de Vereadores. Não é uma escolha fácil e muito menos simples.
Claro que surgirão as mais diversas propostas e promessas. Todas oferecendo o que há de melhor para o futuro de Porto Alegre. Só que as promessas, lamentavelmente, repetem o processo consagrado há muitos e muitos anos, ou seja, tudo é válido no discurso, mas nem sempre o que se promete se cumpre.
A partir de hoje, é minha sugestão, vamos começar a pensar e, principalmente, analisar o que cada candidato oferece. A ilusão criada pela fala entusiasmada pode se refletir no desencanto de um voto mal dado. São centenas de candidatos a vereador, quase todos realmente preocupados com os interesses do eleitor e do cidadão. Assim como são vários os candidatos a prefeito, também com a vontade, na maioria, de dar o melhor para Porto Alegre.
Nosso voto vai decidir sobre quem queremos, que projeto é o melhor, quem realmente merece a nossa confiança, ou melhor, nosso voto. Depois que colocarmos o voto na urna, não adianta mais arrependimento.
Então, é bom lembrar dos versos do Collares na hora de apertar os números da urna eletrônica: “o voto é tua única arma, leva teu voto na mão”, ou seja, não podemos abrir mão, nunca, da força do nosso voto.

Rápidas - 1

Mais 225 cargos no Ministério da Defesa
Com o plenário praticamente vazio, os senadores aprovaram projeto que cria 225 cargos no Ministério da Defesa e concede outras 263 gratificações a servidores da pasta e das Forças Armadas. Com os novos cargos e gratificações, o governo gastará mais de R$ 18 milhões por ano. Como já passou pela Câmara, o projeto vai direto para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

MP reajusta salários
Os deputados aprovaram, ontem (5), Medida Provisória que concede reajuste salarial a diversas categorias do Poder Executivo. Entre elas, foi aprovada a manutenção da carga horária dos médicos (20 horas), que terão reajuste de vencimentos. A MP segue para votação no Senado.

Segundo lote de restituição do IR
Na segunda feira (9), a Receita Federal estará liberando a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2012. Quem tiver direito á restituição, receberá o dinheiro a partir do dia 16 de julho.

Energia: calor de junho aumenta consumo
O consumo de energia durante o mês de junho, aumentou 4,2% em comparação ao mesmo período de 2011. A ocorrência de temperaturas elevadas em junho, fez com que o uso de aparelhos de ar condicionado e de ventiladores aumentasse, gerando maior consumo de energia.

Liberada a propaganda eleitoral
A partir de hoje (6), está liberada a propaganda eleitoral aos candidatos que disputam as eleições municipais. Cartazes, faixas e auto-falantes, poderão ser utilizados pelos candidatos a prefeito, vice e vereador. A propaganda em TV e rádio, somente será liberada a partir do dia 21 de agosto.

Telecentro no bairro Santa Tereza
Será inaugurado hoje, às 20hs, o Telecentro Santa Rita de Cássia que funcionará na Rua Silveiro, 1441, acesso A, no bairro Santa Tereza. No local foram instalados 11 computadores que, segundo a secretária de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Sônia D’Avila, possibilitarão ao cidadão, especialmente os de baixa renda, livre acesso à tecnologia de informação e comunicação.

Cartão corporativo
A Câmara dos deputados decidiu adotar a utilização de cartões corporativos, a partir do segundo semestre. Portaria assinada pela diretoria-geral da Casa, autoriza o uso do cartão para despesas emergenciais, relações públicas e gastos em viagens internacionais do presidente, inclusive para locação de veículos e alimentação.

Radar móvel
O radar móvel da EPTC estará hoje nas avenidas Padre Cacique, Aparício Borges, Borges de Medeiros, Farrapos, Cristiano Fischer e Salvador França.


Prefeitura: Justiça suspende divulgação de salários
Atendendo ação ordinária do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA), a juíza Rosana Broglio Carbin determinou que a prefeitura, em 24 horas, suspenda a divulgação nominal dos salários dos servidores municipais no Portal Tranparência. A divulgação foi determinada pelo prefeito atendendo a uma determinação da Lei de Acesso à Informação e do Supremo Tribunal Federal.Mesmo considerando a matéria polêmica, a juíza disse que “apreciando o direito subjetivo dos servidores no caso concreto, entendo que é o caso do deferimento”.
Para o SIMPA, a divulgação nominal expõe os servidores a estelionatários, "comprometendo sua segurança e individualidade".
A Procuradoria-Geral do Município (PGM) assegurou no início da noite desta quinta-feira que a prefeitura de Porto Alegre irá recorrer ao Tribunal de Justiça para tentar reverter a decisão liminar.


Previsão de chuva forte, frio e vento na Capital
O ar frio derrubou a temperatura em Porto Alegre nesta quinta-feira, 5, mas intensidade maior deve ser esperada para o fim de semana.  A sexta-feira, 6, será de tempo muito instável com céu encoberto e chuva a qualquer hora do dia. O Sistema Metroclima alerta para o risco de chuva forte a intensa na cidade com elevados volumes em poucas horas, o que pode resultar em transtornos. Podem ocorrer trovoadas. O vento sopra moderado com risco de rajadas fortes. Devido ao quadro de forte instabilidade, a temperatura pouco varia. As mínimas tendem a ficar entre 11ºC e 13ºC enquanto as máxima podem alcançar de 13ºC a 15ºC. A sensação vai ser muito desconfortável na rua com chuva forte, umidade alta, frio e vento.
No sábado, 6, a frente fria começa a se afastar e a instabilidade perde força e deve cessar. O dia começa ainda com chance de chuva, mas no decorrer do período deve parar ou virar apenas garoa. Muitas nuvens, contudo, devem marcar parte do sábado que será um dia invernal na cidade, mas o sol pode aparecer com nuvens. Alguns modelos climáticos "limpam" o tempo mais aceleradamente, ainda de manhã, e outros sustentam nebulosidade e chance de chuva ainda em parte do dia. A temperatura estará bastante baixa, mesmo durante a tarde. As máximas devem ficar entre 12ºC e 14ºC e as mínimas, no final do dia, podem desabar para marcas de 5ºC a 7ºC, sobretudo nos bairros mais altos como a Lomba do Pinheiro. O vento deve acentuar muito a sensação de frio.
No domingo, 7, o sol aparece em Porto Alegre, mas podem ser observadas ainda nuvens no céu. O ar polar mantém a temperatura baixa. Faz muito frio na madrugada com mínimas ao redor dos 5ºC na cidade, mas que podem cair a 3ºC ou 4ºC em alguns bairros como a Lomba do Pinheiro. O frio prossegue à tarde com máximas de apenas 13ºC a 15ºC. Esfria rapidamente e de forma acentuada a partir do fim da tarde e, antes da meia-noite, de novo, a cidade poderá estar com marcas ao redor dos 5ºC, antecipando uma madrugada de segunda-feira gélida e que pode registrar formação de geada em alguns bairros.


Adesivos informativos nas paradas de ônibus
Materiais serão afixados em 30 abrigos, indicando número e nome da linha
Ideia é identificar as linhas que atendem cada parada de ônibus
Na tarde desta quinta-feira, 5, teve início a colocação dos adesivos “Que Ônibus Passa Aqui?”, com identificação das linhas nas paradas da Capital. Para marcar as ações, foram adesivadas duas paradas na avenida Cristóvão Colombo, próximas à rua Visconde do Rio Branco. Os trabalhos seguiram de acordo com as condições climáticas. (fotos)
Os materiais serão afixados no suporte de 30 abrigos, indicando o número e nome da linha que atende o local. Os pontos escolhidos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estão ao longo das avenidas Cristóvão Colombo e Benjamin Constant. As peças foram elaboradas pelo grupo de publicitários Shoot The Shit e tiveram a aceitação e o apoio da prefeitura e EPTC, que ficaram responsáveis pelo financiamento e implantação do projeto. A ação também foi incluída no Plano de Informação ao Usuário do Transporte Público de Porto Alegre, mantendo o layout das peças realizado pelos publicitários.
“Percebemos que a cidade aprovou a ideia do grupo. Realizamos alguns encontros com os criadores e adequamos as peças às normas e regras de transporte, para garantir que todo e qualquer dado informado seja fiel à realidade. O objetivo é qualificar a informação para quem utiliza ônibus”, afirmou a diretora de transportes da EPTC, Maria Cristina Ladeira.
Informação de Transporte – Quem utiliza transporte público em Porto Alegre pode contar ainda com o fone 156, Fala Porto Alegre, e 118, da EPTC, para se informar sobre itinerários e tabela horária dos ônibus, 24 horas, todos os dias. Ano passado, os dois fones receberam 3,4 milhões de ligações, sendo a principal demanda consultas de transporte. Para mais informações, estão disponíveis os sites da EPTC e o PoaTransporte: ambos podem ser acessados também por celular e tablets com acesso à Internet. Neles, podem ser consultados os itinerários e tabelas horárias dos ônibus e lotações, assim como os pontos de táxi da Capital.
Guias e Mapas – Além dessas alternativas, anualmente a EPTC publica o Mapa de Ônibus e os Guias de Ônibus e Lotação da Capital, distribuídos gratuitamente. A edição de 2012 estará disponível aos cidadãos no final do mês de julho, em pontos estratégicos da cidade.
Foto: Francielle Caetano/PMPA


INSS: afastamentos de até 60 dias sem perícia médica
Atestados médicos para afastamento do trabalho até 60 dias de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ser emitidos por médicos de fora do instituto, por meio de atestado eletrônico e certificado digital. A expectativa do Ministério da Previdência Social e do INSS é que o sistema esteja implantado em todo o país até maio de 2013.
"É um mecanismo para facilitar a vida do segurado, mitigar a pressão que vem sido feita pelo volume de perícias. É uma alternativa, não um modelo compulsório. Caso o atestado não siga os critérios do INSS, o segurado terá de se submeter à perícia. Queremos atenuar o desgaste do afastamento de curto prazo, coisas do dia a dia", disse nesta quinta-feira o presidente do INSS, Mauro Hauschild, em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Porém, enquanto a medida não é implantada, tanto para afastamentos dentro desse prazo quanto para aqueles superiores a esse período continua sendo necessário perícia.

Santa Casa amplia atendimento em leitos do SUS

Dos 153 novos leitos, 74 estarão disponíveis de forma imediata
Dentro do processo de abertura de 354 novos leitos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano em Porto Alegre, a prefeitura e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia anunciaram nesta quinta-feira, 5, a abertura de 153 novos leitos na instituição. Desses, 74 estarão disponíveis de forma imediata.
O ato faz parte do Plano de Ação para a Rede de Atenção às Urgências. Porto Alegre foi a segunda capital brasileira a elaborar um plano de ação regional para a estruturação da rede de atenção às urgências logo depois que o governo federal publicou, em 2011, portaria garantindo incentivos para ampliação e qualificação do atendimento hospitalar de emergência. Por atender a este requisito é que a capital gaúcha está habilitada aos recursos para implantação de leitos. Além da Santa Casa, estão contemplados pelo plano os hospitais Parque Belém, Beneficência Portuguesa, Vila Nova, Nossa Senhora da Conceição, São Lucas da PUCRS, Pronto Socorro e Clínicas. 
O secretário da Saúde, Marcelo Bosio, disse que a parceria do município com a Santa Casa engloba um conjunto maior de ações do que a abertura dos leitos anunciada hoje. Segundo ele, com diálogo, estão sendo feitas melhorias nos processos de regulação, organização do sistema e definição de metas de longo prazo de forma conjunta. O prefeito José Fortunati, lembrando os 208 anos da instituição, falou da relevância do serviço prestado às pessoas que mais precisam, seja de Porto Alegre ou de outras cidades e Estados, já que muitos buscam ali a excelência dos serviços. Ao agradecer a entidade pelo atendimento à população, lembrou que o ato representa um momento de reversão na saúde pública. “Nos últimos anos, vínhamos assistindo ao fechamento de leitos em diversos hospitais do Estado. Com a abertura dessas 354 unidades este ano e 1.077 até o final de 2013, estamos revertendo esse processo”, disse o prefeito.
O provedor da entidade, José Sperb Sanseverino, disse que com essa iniciativa a Santa Casa reafirma sua vocação de atendimento à população. O diretor geral e administrativo, Carlos Fuhrmeister, também destacou o reforço da parceria com o município e a ampliação de atendimento para adultos e crianças.
Foto: Luciano Lanes/PMPA


Justiça suspende passaporte diplomático do filho de Lula
A Justiça Federal do Distrito Federal determinou a suspensão imediata e a devolução do passaporte diplomático concedido a Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, no final do seu governo, em dezembro de 2010. A decisão atendeu pedido do Ministério Público Federal no DF (MPF/DF), que considerou a emissão ilegal e fora do interesse do País.
A ação civil foi proposta em junho passado, depois que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou ao Ministério Público Federal que, dentre os sete passaportes diplomáticos concedidos ilegalmente a parentes de Lula no final de seu mandato, o de Luís Cláudio era o único que não havia sido devolvido.