terça-feira, 3 de julho de 2012

Hospital Vila Nova tem 50 novos leitos
Leitos de longa permanência são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)
Para melhorar o atendimento da saúde na Zona Sul, a Associação Hospitalar Vila Nova passou por ampliação e qualificação dos leitos e serviços. Nesta terça-feira, 3, foram entregues pela prefeitura 50 novos leitos de longa permanência para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o que faz parte do lote de 354 novas unidades que serão instaladas na rede hospitalar da Capital ainda em 2012.
Na oportunidade, o presidente do hospital, Dirceu Beltrame, também inaugurou dois novos serviços: as consultas especializadas e cirurgias em oftalmologia para usuários do SUS e o serviço de assistência domiciliar.
O prefeito José Fortunati destacou a importância da criação de leitos para sanar um grande gargalo na saúde da Capital que são as emergências. “Estamos avançando, aperfeiçoando nosso sistema, para dar maior dignidade à população”. Ressaltou a parceria entre a prefeitura e hospitais: “Quanto mais integramos, mais facilita e qualifica o atendimento”. Na ocasião, o prefeito anunciou o compromisso para a construção de mais 220 leitos no Hospital Vila Nova em 2013.
“Estamos trabalhando para organizar um projeto de apoio à emergência para enfrentar a superlotação com a parceria das instituições. É uma organização da rede que vai nos permitir mais qualidade na saúde ”, afirmou o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Bosio.  
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Curtas & Boas

Jacaré no motel
A Policia Ambiental da Paraíba capturou um jacaré de aproximadamente um metro às margens da BR 230, em João pessoa. A captura ocorreu na entrada de um motel, graças a um motociclista que passava e viu o jacaré saindo da mata e se dirigindo ao motel, e imediatamente ligou para a polícia.
-Consta que, antes de prender o animal, os policiais vistoriaram o motel para ver se uma fêmea não aguardava o jacaré num dos apartamentos.

Defuntos trocados
A Justiça do Rio de janeiro condenou a Santa Casa a indenizar (R$ 12 mil) uma família carioca. Acontece que, na cremação de um de seus familiares, foi descoberto que o corpo era de outra pessoa e que o falecido já havia sido cremado por engano.
-Ninguém sabe afirmar se as cinzas de um eram diferentes da do outro.

Deu zebra
Conforme pesquisa do jornal El Universal, o maior do país, para a maioria dos entrevistados, a entrada no Mercosul será prejudicial à Venezuela.
-Não seria o caso de se dizer, bem feito?

Transa macabra
Vereadores de Moseley, na Inglaterra, proibiram o sexo em um cemitério medieval da cidade. A decisão aconteceu depois que dois casais, bêbados, foram pegos mantendo relações sexuais no local. Pela nova lei, quem for pego transando no cemitério, será preso imediatamente. Os vereadores decidiram, também, que quem for flagrado urinando ou bêbado nas ruas de Weseley, será multado ou preso.
-Vamos combinar que transar em cemitério medieval é um tanto quanto excêntrico, não?

Quarentena legal
Segundo decisão da Comissão de Ética Pública da Presidência da república, o ex-ministro Antonio Palocci  tem direito a receber salários pelo período de quarentena a que foi obrigado ao deixar a Casa Civil. Palocci receberá R$ 106.892,50 pelos quatro meses em que não trabalhou.
-Bah! Isso é que eu chamo de boquinha legal!

Maluf no Ministério.
O Fernando Albrecht conta, no Começo de Conversa do Jornal do Comércio, que o deputado Paulo Maluf “está todo pimpão” com a participação na campanha do Fernando Haddad. Maluf teria dito a companheiros, não se sabe se progressistas ou petistas, que até fo final do governo Dilma, poderá ser ministro.
-Como diria um gabrielense: quem duvida é louco!
Transparência
A divulgação dos salários dos servidores públicos determinada pela Lei de Acesso à Informação, que determina a divulgação dos registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros feitos pelos poderes públicos, está gerando desconforto, principalmente no Governo do Estado. O governador Tarso genro revelou que receia divulgar nominalmente o salário dos servidores do Estado, temendo conseqüências que possa gerar a exposição pública dos vencimentos do Executivo.
Até mo momento ficou definido que o Governo do Estado não seguirá o modelo adotado pelo Governo federal. “Será de forma individualizada mas não necessariamente nominal”, disse a subchefe de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, Juliana Foernges.
Os demais poderes já começaram a cumprir a Lei. O Governo federal divulgou nominalmente o salário bruto e líquido de todos os servidores (620.533), inclusive da presidente, do vice e dos ministros.
O Supremo Tribunal Federal divulgou o salário bruto e líquido dos 11 ministros e a gratificação repassada a 16 juízes convocados. O salário de todos os servidores (1.111) será divulgado a partir de quinta feira.
No Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a promessa é que será seguido o que for determinado pelo STF. Não há prazo para que ocorra a divulgação dos valores pagos aos (8.002) servidores.
O Ministério Público informou que irá avaliar o publicado pelo STF e só então decidirá sobre a melhor forma de divulgar os vencimentos de seus (2.300) servidores. O MPE deverá adotar posição independente do Governo do Estado, mas não há prazo para o início da divulgação.
No Tribunal de Contas do RS, ainda não existe posição oficial sobre quando e como será divulgada a remuneração dos (924) servidores. O TCE aguarda posicionamento do Piratini.
O presidente da Assembléia Legislativa, Alexandre Postal, prometeu para hoje, ao meio dia, uma posição do salário dos (1.580) funcionários.
A prefeitura de Porto Alegre começou hoje a divulgação do salário de seus (26.000) funcionários.
O Governo do Estado ainda não definiu como fará a divulgação do vencimento dos (160.000) servidores. A promessa é de que os salários serão divulgados ainda este ano.

Rápidas - 1

50 anos do Hospital Ernesto Dornelles
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará nesta terça-feira (3/7), às 17 horas, no Plenário Otávio Rocha, sessão solene para registrar os 50 anos do Hospital Ernesto Dornelles. A homenagem atende iniciativa do vereador Dr. Goulart (PTB).
Inaugurado em 1962, o Hospital tem por missão proporcionar assistência integral e qualificada à saúde, buscando ser referência médico hospitalar, através de uma empresa auto-sustentável, de acordo com o proponente da matéria. 

Novo diretor na Trensurb
O vereador de Novo Hamburgo, Leonardo Hoff, é o novo diretor de Administração e Finanças da Trensurb. Hoff é contador formado pela Universidade Feevale (2005) e pós-graduado em finanças públicas pela UFGRS (2008). Foi membro do Conselho de Administração da Trensurb, indicado pelo então ministro das Cidades Márcio Fortes. Foi o mais jovem vereador eleito na cidade de NH em 2008, pelo Partido Progressista (PP). Em 2011, foi eleito Presidente da Câmara hamburguense. O economista Ney Michelucci Rodrigues deixa o cargo após três anos e nove meses como diretor de Administração e Finanças. 

Código de Posturas
A Comissão Especial Destinada a Estudar e a Propor Nova Legislação acerca do Código de Posturas de Porto Alegre irá apresentar relatório prévio da revisão do Código e seu relatório final em reunião marcada para as 19 horas desta terça-feira (3/7) na sala 301 da Câmara Municipal. A comissão é formada por 12 vereadores, tendo como presidente Sebastião Melo (PMDB), vice-presidente Engenheiro Comassetto (PT) e relatora Maria Celeste (PT)

Faixa ofende à mãe de Ronaldinho
Paulo Cesar Oliveira, que apitou a partida entre Grêmio e Atlético de MG no último domingo, colocou na súmula do jogo a existência de uma faixa com ofensas a dona Miguelina, mãe de Ronaldinho. No item "Conduta do público", Oliveira descreve o incidente que poderá causar complicações ao Grêmio.
“No momento em que adentrei ao campo de jogo, antes do início da partida, observei que havia uma faixa pendurada no lado oposto às áreas técnicas, na arquibancada onde se encontravam os torcedores do Grêmio. A referida faixa continha as seguintes palavras: ‘Miguelina prostituta’. Contatei o policiamento, que prontamente a retirou deste local e ficou de posse da mesma no Jecrim", escreveu o árbitro.
A partir do relato, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) analisará uma possível punição. 

Justiça suspende divulgação de salários em Brasília
A Justiça de Brasília suspendeu a divulgação de forma individualizada dos salários dos servidores públicos do Distrito Federal (DF). Contrariando as recentes práticas de órgãos públicos de divulgarem as remunerações com base na Lei de Acesso à Informação, um desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) do DF atendeu a um pedido de liminar do Sindicato dos Servidores Públicos do DF (Sindireta), impedindo a revelação dos vencimentos de cerca de 13 mil funcionários.



Delúbio vai assumir a culpa
Faltando um mês para o início do julgamento do mensalão, o chamado “núcleo central da quadrilha”, definição do então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, combinou que Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, assumirá que partiu dele a iniciativa de criar um Caixa 2 para o financiamento de partidos e parlamentares que coligaram com o PT nas eleições de 2002 e 2004.  O núcleo, segundo o procurador, era formado por Delúbio, José Dirceu, José Genuíno e Silvio Pereira. O “núcleo central” foi citado 24 vezes por Souza no pedido de condenação dos envolvidos por crimes como formação de quadrilha, corrupção ativa, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e peculato.
Ao assumir a culpa, Delúbio abrirá o caminho para José Dirceu reafirmar que estava afastado do partido, não acompanhava as finanças petistas e que não há no processo uma única testemunha ou ato que o incrimine. Já o presidente do PT na época, José Genuino, voltará a dizer que seu nome aparece em dois empréstimos feitos pelo PT nos bancos Rural e BMG. Na qualidade de presidente do partido, deveria dar o sim a tal tipo de operação.
Na denúncia, Genoino é acusado de formação de quadrilha e corrupção ativa, assim como Delúbio e Dirceu. A diferença entre eles é que Dirceu foi chamado, na peça, de "chefe da quadrilha".


Mercosul: Venezuela foi sugestão do Brasil

Luis Almagro, chanceler uruguaio, informou que durante as reuniões da Cúpula do Mercosul, em Mendoza, o Uruguai não apoiou o ingresso da Venezuela após a suspensão do Paraguai. “Nós fomos especialmente contrários ao ingresso da Venezuela no Mercosul nesses circunstâncias”, disse o chanceler ao  jornal El Pais.
“Creio que o governo deu mostras claras de ter defendido a outra posição de forma implacável, mas tudo foi resolvido em uma reunião fechada dos presidentes”, disse.
Luis Almagro evitou falar em imposição por parte da Argentina e Brasil, mas destacou que a decisão de apresentar a entrada da Venezuela começou com um pedido da presidente Dilma Rousseff. “A iniciativa foi bem mais brasileira, o posicionamento do Brasil foi decisivo nessa história”,acrescentou.
Almagro disse que a posição brasileira foi apoiada pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner. O chanceler uruguaio considerou que José Mujica, presidente do Uruguai, “fez o correto ao dar mostras mais do que suficientes de ter defendido outra posição”.
A entrada da Venezuela no bloco foi decidida na sexta-feira, durante a cúpula semestral em Mendoza, juntamente com a expulsão do Paraguai em retaliação.
O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, negou nesta segunda-feira (2) que o Brasil tenha feito pressão para que a Venezuela fosse admitida no Mercosul durante a última cúpula do bloco, na semana passada.


Ciclovia na Restinga
Edital para lotações Restinga e Belém Novo será lançado no mesmo evento
Será nesta terça-feira, 3, às 10h30, a entrega da Ciclovia da Restinga à comunidade da região Sul da Capital. O evento acontece na Esplanada da Restinga. Estarão presentes o prefeito José Fortunati, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari e o secretário de Obras e Viação, Adriano Gularte, entre outras autoridades, além de lideranças da Restinga. No mesmo evento acontecerá o lançamento do edital de licitação das linhas de lotação Restinga e Belém Novo, atendendo à antiga reivindicação daquelas comunidades.
Ciclovia - A Ciclovia da Restinga tem 4,6 quilômetros de extensão, sendo 3,5 quilômetros na estrada João Antônio da Silveira, entre as avenidas Edgar Pires de Castro e o Distrito Industrial, e 1,1 quilômetro na Nilo Wulff, entre a avenida João Antônio da Silveira e o terminal de ônibus. O custo da obra, totalmente financiada pela prefeitura, foi de cerca de R$ 1,1 milhão.
Foto: Lucas Barroso/PMPA.


CPI votará convocação de prefeito do PT

O relator da CPI do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), deve colocar em votação na próxima quarta-feira (4) requerimento de convocação do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), que aparece em vídeo negociando doação de campanha com o bicheiro. De acordo com a assessoria de Odair Cunha, a própria equipe da relatoria da comissão está elaborando o requerimento de convocação do governante petista.
Um vídeo encontrado pela Polícia Federal no dia da Operação Monte Carlo, na casa do ex-cunhado de Carlinhos Cachoeira e conseguido com exclusividade pelo 'Fantástico', mostra o prefeito de Palmas negociando com o grupo de Cachoeira.
A assessoria do relator da CPI afirmou que ele irá “analisar a denúncia com pente fino” e colocar o requerimento de convocação em pauta na reunião administrativa desta semana. Odair Cunha é petista e tem sido acusado pela oposição de favorecer o PT e prejudicar o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), na condução dos trabalhos da comissão.


Porto Alegre, lotação esgotada
Adeli Sell*
Quente, plano e lotado. É assim que o jornalista e colunista do New York Times, Thomas Friedman, vê o planeta Terra. Num relato surpreendente sobre o consumo desenfreado de energia pelos americanos, o escritor mostra os danos que causamos ao planeta e a condição quase irreversível a que nos submetemos. Segundo ele, é preciso adotar atitudes radicais para a manutenção do ambiente nos próximos anos, do contrário, teremos que nos preparar para a extinção. 
Vivemos o que ele denomina de a Era da Energia, na qual o ser humano está preso à teia econômica e política da malha da sustentabilidade versus o consumo. Todos querem mais conforto, mais veículos, mais fábricas, mais tudo. Porém, o preço a ser pago parece que será alto demais para todos. É preciso reavaliar a maneira como consumimos e empreendemos energia nos diferentes aspectos de nossas vidas. 
E como a nossa Porto Alegre se insere nesta crise, já que nosso crescimento demográfico é quase zero. Não somos uma cidade que inchou como outras capitais brasileiras. Mas de carros estamos lotados faz tempo e cada vez mais. Por isso, considero um erro diminuir ou eliminar o IPI dos automóveis. Deveríamos é baixar os tributos de outros produtos. É claro que não sou contra o consumo e o crescimento econômico, mas nosso crescimento precisa ser mais equilibrado - econômica e ecologicamente. 
Como bem diz Friedman, não podemos ser apenas consumidores e os chineses, produtores. E nenhum de nós pode permitir que as mercadorias produzidas e consumidas sejam fabricadas ou utilizadas de formas prejudiciais ao meio ambiente, como acontecia antes. Essa maneira de melhorar o padrão de vida é simplesmente insustentável. 
Mas também não são apenas nossas ruas, ônibus e lotações que estão lotados. Lotadas também estão nossas emergências e especialmente nossos postos de saúde, com gente doente e sem atendimento. É claro que temos carros demais. Mas lotadas também estão as casas e casebres da periferia. Mesmo com nossos programas como o Minha Casa, Minha Vida ainda existem favelas com moradias insalubres habitadas por gente amontoada. Nesses locais não se vive, se sobrevive. 
Cheios de estorvos também estão nossas calçadas. Será que ainda precisamos de tantos orelhões e caixas de correio? Sem falar naqueles "tocos" de concreto ou de ferro, uma espécie de totem? Citando apenas estes exemplos, já percebemos o quanto nossas calçadas impedem o andar dos transeuntes, cadeirantes e carrinhos de bebê. 
A lotação está esgotada em praticamente todos os nossos contêineres da cidade. É lixo transbordando, afora a mistura de lixo orgânico com lixo seco. O fenômeno também pode ser visto nas nossas creches e escolas de educação infantil. Aqui, deve residir um dos maiores déficits de novos espaços para nossas crianças de 0 a 5 anos. E à noite, quando não estão fechadas as escolas de Ensino Médio, as salas estão com lotação esgotada, por isso estamos fazendo até abaixo-assinado para resolver este dilema de tantos jovens que gostariam de estudar, especialmente no período noturno, e não encontram escola e quando encontram estão com lotação esgotada. E faltam Lotações na cidade. E queremos também Lotações Transversais. Pois como dissemos acima, ônibus andam lotados e atrasados. E para mim faltam táxis também. Lotados ou sumidos, eles já não atendem como deveriam. O Brasil está crescendo e a lotação esgotando. Crescer é desenvolver serviços públicos privados que atendam à demanda, alinhados à elevação de estima, desenvolvimento social e econômico, prazer e fruição.
Como resolver essas situações? O primeiro passo começa pela consciência das pessoas que se deslocam e vivem nos centros urbanos. Elas devem estar atentas para esses problemas e tentar minimizá-los com atitudes simples, como não jogar o lixo na rua, fazer coleta seletiva, tentar diminuir o uso de transportes que poluam, entre outras.
Fora isso, o fato dos centros urbanos aglomerarem pessoas com uma consciência coletiva mais abrangente também permite que as soluções sejam encontradas, estudadas e refletidas. Como exemplo, cito a Serenata Iluminada na Redenção, o Piquenique noturno do Parcão, e o Cidade Baixa em Alta. Todas iniciativas populares que visam trazer de volta aos grandes centros cultura, entretenimento, música, segurança e diversão através da ocupação dos espaços públicos.
*Vereador e presidente do PT de Porto Alegre