quinta-feira, 31 de maio de 2012

Curtas & Boas

Chávez fica 4 horas na TV, ao vivo!
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ficou no ar durante mais de quatro horas, ao vivo. Foi durante a transmissão de uma reunião do gabinete, falando e afastando os rumores sobre o agravamento de seu estado de saúde devido ao câncer.
- Quem conseguiu agüentar 4 horas, acabou em estado grave!

150 mil preservativos nas Olimpíadas
Um fabricante de preservativos distribuirá cerca de 150 mil camisinhas para os mais de 16 mil atletas que estarão na Vila Olímpica durante os Jogos de Londres. A intenção é preservar possíveis doenças sexualmente transmissíveis e casos de gravidez indesejada.
- É melhor prevenir (com camisinha, é claro) do que remediar.

ONU quer o fim da PM no Brasil
A Organização das Nações Unidas (ONU) através de seu Conselho de Direitos Humanos, pediu ao Brasil que combata a atividade dos esquadrões da morte e que estude o fim da Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais.
- Parece que, em alguns casos, o PM mata e depois dá voz de prisão.

Interditada Festa do Peixe em Tramandaí
O Centro de Eventos de Tramandaí foi interditado pela Justiça, ameaçando a realização da Festa Nacional do Peixe. A justificativa do promotor da cidade, é de que o local não tem um plano de combate a incêndios. O prefeito Anderson Hoffmeister, reconhece o problema e afirma que tomará providências.
- Até lá, a festa segue bem fisgada!

Melhor não arriscar.
O bem humorado desembargador da 4ª Câmara Cível do Rio, Mário Santos Paulo, reuniu seis colegas e falou: “Bem...comunico a todos que o ministro Jobim me convidou para ir ao gabinete dele hoje à tarde mas....eu não aceitei”.
- Como se diz em São Gabriel, gato escaldado tem medo de água fria!
Café a Dois na TRENSURB
A nova promoção de Biblioteca Livros sobre Trilhos, que celebra o Dia dos Namorados,  vem com um diferencial: acontece totalmente online, através do Twitter. De 1º a 12 de junho, os casais de sócios que postarem no microblog uma foto em um momento de leitura ou entre os livros, com a hashtag da promoção (#cafeadoisnatrensurb), concorrem a um café da tarde romântico no Café Rua da Praia. A melhor foto será selecionada por um fotógrafo e pela Gerência de Comunicação Integrada da Trensurb. 
Promoção de Dia das Mães 
A promoção anterior, que aconteceu em comemoração ao Dia das Mães, teve 21 participantes em nove dias. Cada uma delas ganhou um vale-sorvete do Bob’s Trem. Dez sorteadas foram contempladas, ainda, com maquiagem profissional, feita no dia 28 de maio. 
Associe-se 
A Biblioteca Livros sobre Trilhos funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb. Para utilizar o serviço e ter acesso a um acervo de mais de 3,5 mil títulos, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. 

Opinião

Colorado, de azes celeiro!
Fiquei pensando no verso do Hino do Internacional, ao assistir o jogo amistoso da Seleção nos Estados Unidos.  Hoje, ao ler as manchetes de quase todos os veículos de comunicação, vi confirmada minha sensação. Depois de ontem, não tenho mais dúvidas, o Inter é um verdadeiro celeiro de azes, como disse Nelson Silva, autor do hino do clube.
Na opinião da maioria dos cronistas esportivos, Oscar foi o melhor ou um dos melhores jogadores em campo. Leandro Damião caminha para ser o titular da camisa nove, mesmo tendo perdido um gol incrível.
Mas o que mais me chamou a atenção foi a presença de outros jogadores saídos do Beira Rio e que estão na seleção, pelo menos nesta convocação de Mano Menezes. Na zaga, Juan. No meio campo, Sandro. No segundo tempo, saíram Leandro Damião e Oscar e entraram Alexandre Pato e Giuliano. No total, seis jogadores ou ex-jogadores do Inter participaram do amistoso.
Peço que entendam, por favor, que não estou fazendo nenhum tipo de comparação com outras equipes ou com a qualidade de outros jogadores. O que estou tentando analisar, é a importância de um trabalho de base e a preocupação dos clubes em formar jogadores. No meu entendimento, é das categorias da base que surgem os grandes craques. Há exceções, é claro, mas principalmente dali é que se formam os grandes ídolos de todos os times. Neymar, Rafael, Marcelo, Lucas, Cassemiro, Danilo e tantos outros que estavam lá, jogando contra os Estados Unidos, começaram meninos nas divisões menores de seus clubes. Quanto ao Internacional, olha que ter seis jogadores, alguns titulares, na seleção, não é pouca coisa. Estava certo, muito certo o autor do Hino do Inter ao afirmar: “Colorado, de azes celeiro....”.
Porto Alegre receberá prêmio de Prefeito Amigo da Criança
A capital gaúcha receberá o título de Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq a municípios que realizam programas de proteção e defesa a crianças e adolescentes. Das 1.556 cidades inscritas, Porto Alegre está entre as 182 que conquistaram a premiação na categoria Reconhecimento Pleno. A entrega será dia 27 de junho, no Congresso Nacional, em Brasília.
O prefeito José Fortunati, que recebeu a notícia durante viagem ao Peru, classificou o reconhecimento à gestão como um incentivo ao trabalho integrado que os órgãos municipais realizam para oferecer um amplo atendimento às necessidades dos jovens da Capital. “Para oportunizar uma vida digna às crianças e adolescentes da nossa cidade, trabalhamos numa grande parceria com as comunidades, com políticas públicas integradas de educação, assistência social, saúde, cultura, esporte e lazer”, avaliou Fortunati.
Trabalho qualificado - Na comunicação oficial enviada ao prefeito Fortunati e ao secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, o coordenador executivo de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes da prefeitura, Carlos Simões Filho, salientou a importância da atuação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos funcionários da administração municipal vinculados à comissão que viabilizou a busca ativa das informações solicitadas ao longo de três anos e meio, comprovando a gestão qualificada no atendimento à infância e juventude.
Fundabrinq - O Programa Prefeito Amigo da Criança, criado em 1996 pela Fundação Abrinq, como parceiro das gestões municipais, pretende contribuir para fortalecer os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O programa estimula os municípios a se mobilizarem para avançar no cumprimento das Metas do Milênio, fortalecendo o compromisso que o Brasil assumiu em maio de 2002, na Sessão Especial pela Criança da Organização das Nações Unidas (ONU), resultando no documento "Um mundo para a Criança".
Para reconhecer o compromisso firmado pelos municípios e o esforço para melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes, o programa criou o prêmio Prefeito Amigo da Criança, concedido a partir do retorno e avaliação dos Mapas da Criança e do Adolescente. A análise dos dados, bem como a elaboração de parecer técnico para avaliação de desempenho dos municípios, ficou a cargo de especialistas dessas áreas. Os eixos de avaliação foram Saúde, Educação, Proteção Social e Orçamento Criança e Adolescente.
Na edição 2009-2012, 1.556 municípios aderiram ao programa. Desse total, 98 eram da Região Norte, 540 da Região Nordeste, 111 da Região Centro-Oeste, 584 da Região Sudeste e 227 da Região Sul. Em 2011, 308 municípios concluíram o Mapa PPAC, sendo que apenas 182 deles conquistaram a chancela de Prefeito Amigo da Criança, incluindo Porto Alegre.
CPI convoca Perillo e Agnelo, mas livra Cabral
Integrantes da CPI do Cachoeira aprovaram nesta quarta feira (30) a convocação dos governadores Marconi Perillo (PSDB), de Goiás e Agnelo Queiróz (PT) do Distrito Federal.Sérgio Cabral (PMDB), governador do Rio de Janeiro, teve sua convocação rejeitada por 17 votos a 11.
Agnelo e Merconi Perillo são citados por integrantes da quadrilha de jogo ilegal comandada por Cachoeira em conversas telefônicas gravadas pela Polícia Federal. Sérgio Cabral aparece em fotos durante uma viagem a Paris ao lado do presidente licenciado da construtora Delta, Fernando Cavendish. De acordo com a PF, a Delta transferiu recursos a empresas fantasmas do grupo de Cachoeira.
A convocação de Perillo foi aprovada por unanimidade e a de Agnelo, por 16 votos a 12. A data dos depoimentos ainda não está definida. Perillo informou na tarde desta quarta, por meio de sua assessoria, que comparecerá à CPI na data em que a audiência for marcada. Disse também que ele próprio manifestou o desejo de falar aos parlamentares e está "tranquilo" com a convocação. A assessoria do governador Agnelo Queiroz, informou que ele deverá falar sobre o assunto ainda nesta quarta, depois que retornar do Rio de Janeiro.

Vereadores aprovam Túneis Verdes
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira (30/5) o projeto do vereador Beto Moesch (PP) que declara os Túneis Verdes como áreas de uso especial. De acordo com o vereador, a Lei Estadual nº 11.520/00 define que o Poder Público poderá declarar de preservação permanente e de uso especial a vegetação e as áreas destinadas a proteger paisagens notáveis, como hoje são consideradas as ruas chamadas de túneis verdes. A votação foi de 26 votos favoráveis e um contrário, do vereador João Carlos Nedel (PP).
Também aprovaram a emenda que determina regras para a transmissão da energia elétrica e telefônica nessas, que deverá ser feita através de cabos ecológicos e/ou subterrâneos. “Importa salientar, no entanto, que compete à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a proteção ao meio ambiente natural e o combate à poluição em qualquer de suas formas”, explica Moesch.
O vereador justifica ainda que, existindo o interesse público em proteger o patrimônio natural das áreas de interesse ecológico, cultural turístico e paisagístico, ante a singularidade das espécies vegetais arbóreas existentes, notáveis por seu porte, raridade em relação à concentração, interatividade na cadeia alimentar, bem como relevante valor paisagístico, deve o Município, a par destes critérios, declará-las de uso especial.

Dilma homenageia Lula em cerimônia no Planalto
A presidente Dilma Rousseff comandou, nesta quarta feira (30), uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade no Palácio do Planalto. Na cerimônia de entrega do 4º Prêmio dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a presidente ignorou a questão entre Lula e Gilmar Mendes e apenas destacou a atuação de seu antecessor. “Os processos e as pessoas têm uma ligação. As pessoas no lugar e na hora certos mudam processos e transformam a realidade”. Afirmou antes de comandar uma homenagem a Lula. Aos gritos, cerca de 300 pessoas gritavam o nome de Lula e aplaudiam de pé.
"Faço essa homenagem pelo desempenho do presidente Lula em se comprometer no Brasil com a questão do desenvolvimento e da oportunidade aos mais pobres. E seu comprometimento internacional com a luta pela erradicação da pobreza. Todos nós temos esse reconhecimento a prestar a ele", explicou a presidente. 
O prêmio dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio é concedido a vinte entidades que se destacaram em trabalhos para cumprimento das Metas do Milênio. Estavam presentes a administradora do PNUD, Helen Clark e ministros da área da América Latina, Caribe e África.
Dilma também aproveitou para atacar gestões anteriores. "O slogan 'país rico é pais sem pobreza' parece uma obviedade, mas não é. Ao longo da nossa história, para muitas pessoas, o país poderia ser rico e a população, pobre. Nós estamos mostrando na prática que isso é uma mentira", declarou, muito aplaudida. "É possível preservar nossas florestas, nossos rios, nossa biodiversidade. É possível tudo isso e ao mesmo tempo crescer e desenvolver a produção agrícola, industrial e os serviços".
Dia do Desafio na SECOPA
Uma série de exercícios físicos reuniu os servidores da Secopa para integrar o grupo nas atividades do Dia do Desafio. Um servidor do DEMHAB e professor de Educação Física,comandou exercícios aeróbicos desenvolvidos com a agilidade possível pelo grupo de funcionários. 
Foram alguns minutos de trabalho e, principalmente, de descontração e companheirismo, encerrados com um grande abraço entre todos. Foi a nossa participação e a nossa maneira de incluir a Secretaria Extraordinária da Copa no Dia do Desafio.

O imortal Lara
Trecho do novo livro do jornalista Claudio Dienstmann
 ... Ainda em 1920, antes do final do ano de sua chegada a Porto Alegre, Lara conheceu Maria Cândida Pereira. Os dois se casaram no início de 1921, quando ainda nem fazia um ano que Lara tinha sido trazido de Uruguaiana para Porto Alegre. Agora sim, ele estava adaptado mesmo, para sempre. E
Maria Cândida, filha de Cândido Pereira e Alzira Nunes Pereira, passou a ser Maria Cândida Pereira Lara.
O jovem casal foi morar numa casa na Rua Antônio Ribeiro, no Partenon. Depois Lara voltou agora com a linda mulher à Baixada, não para o seu quartinho embaixo da arquibancada, mas para uma casinha azul de madeira  que o Grêmio tinha mandado construir para ele no pátio do estádio.

Um Residencial diferenciado em Porto Alegre
Qualidade de vida na terceira fase da vida. A idade cada um escolhe a sua, mas vivendo intensamente. É isso que o Residencial Geriátrico Vida oferece aos hóspedes.
A proposta é inédita e diferenciada e oportuniza a várias pessoas além dos 60 anos conviver sem preocupações, estresse e com muita qualidade de vida. Afinal, pesquisas já revelam que a felicidade se encontra nessa faixa etária. A mais recente foi o divulgada pela Internacional Osteoporosis Foundation (IOF), que, no país, o número de pessoas com mais de 70 anos aumentará 380% até 2050 e representará 14% da população brasileira. 
Estrutura física e humana são os diferencias do Residencial. Proporcionar cuidados, atividades e convívio aos 30 hóspedes como passeios ao brique da redenção, shopping, cinema e eventos já estão nas atividades. A clínica, totalmente estruturada com profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, etc), desenvolveu áreas de hidroterapia, estética, oratória, biblioteca e lanhouse com webcan. "Nosso objetivo é manter a relação do hóspede com a família", explica um dos sócios, Valdemar Chazan.
O Residencial Geriátrico Vida será inaugurado hoje, 31, às 19 horas, na Rua Victor Hugo, 271.