quarta-feira, 30 de maio de 2012

Câmeras vão cobrir deslocamento para a Copa
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) projeta rede completa de câmeras até setembro para cobrir os eixos de circulação da zona norte até o Beira-Rio, entre outras prioridades para a Copa de 2014. Atualmente, a Empresa trabalha com 114 câmeras com imagens na Central de Controle de Monitoramento para o controle da circulação do trânsito e do transporte da Capital, somando-se os equipamentos próprios e os compartilhados com a Brigada Militar (BM) e Guarda Municipal (GM). A previsão da EPTC é de mais 26 equipamentos até setembro.
O eixo que vai do aeroporto até o estádio Beira-Rio, local definido para os jogos, já está praticamente coberto pelos equipamentos, possibilitando o acompanhamento integral dos deslocamentos, seguindo pela avenidas Farrapos ou Castelo Branco, Mauá, João Goulart e Edvaldo Pereira Paiva. O próximo lote de câmeras está previsto para a cobertura de deslocamento para o Beira-Rio pelo eixo da 3ª Perimetral, vias da zona sul, até o Beira-Rio.
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, define a Central de Controle e Monitoramento da Mobilidade como modelo para a Copa do Mundo. “Até setembro, serão 87 câmeras somente da EPTC, mais as compartilhadas com a Brigada e Guarda Municipal, com possibilidades também de utilização futura de equipamentos da Polícia Rodoviária Federal. Além da cobertura dos eixos de deslocamento para o estádio, vamos  priorizar áreas de pontos de atração para os turistas, como o Largo Glênio Peres, rodoviária e hotéis, entre outros.”
Serenata Iluminada no Parque da Redenção
Após o sucesso da ação colaborativa dos ativistas do portoalegre.cc, desenvolvida em conjunto com as entidades e moradores do Morro da Polícia no último sábado, 26, uma nova causa vai se transformar em ação na cidade. Na última reunião de voluntários, surgiu a ideia de uma serenata iluminada na Redenção para chamar a atenção à necessidade de iluminação pública e segurança no parque.
Os ativistas estão propondo uma iluminação especial com baixa intensidade, durante a noite para não comprometer o desenvolvimento de plantas e descanso dos animais. Os organizadores estão convidando pessoas ligadas à área para comparecerem na sexta-feira, 1º, às 19h30, para, a partir de um debate, buscar uma solução coletiva de aproveitamento do Parque Farroupilha com segurança e em horários alternativos.
O ponto de encontro da Serenata Redenção Iluminada será no Monumento do Expedicionário. Os colaboradores devem portar instrumentos musicais, lanternas, lampiões ou celulares para iluminar o local. "Ocupar o  Parque da Redenção com luzes, músicas e inteligência é uma forma criativa de cuidar da cidade. A Serenata Iluminada vai potencializar a utilização da principal área de lazer da capital", disse o diretor de Governança, Plinio Zalewski Vargas.

Curtas & Boas

Show de Mister M acaba em confusão
Terminou em confusão um show do mágico norte-americano Mister M, domingo, em Fortaleza. O público reclamou dos truques, considerados “fracos e feitos para crianças”. Muitos saíram no meio da apresentação e pediram o dinheiro do ingresso de volta. Houve, inclusive, quem pedisse que o mágico tirasse a máscara para provar sua identidade.
- Não se sabe se o artista fez algum truque para acabar com a bagunça.

Temos a quarta população carcerária do mundo
São mais ou menos 500 mil presos, o que dá ao Brasil a quarta colocação entre os países com maior população carcerária do mundo. Com relação ao déficit de vagas, alcançamos quase 200 mil, o que provoca reclamações da ONU sobre desrespeito aos direitos humanos. Estados Unidos, Rússia e China estão na nossa frente.
- Vamos combinar que não é um título muito desejado, não?

Sem-teto ocupam Câmara Municipal de BH
Cerca de 500 sem-teto que haviam sido despejados de um terreno público, decidiram ocupar o plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Eles ficaram irritados pois foram para uma reunião em que somente dois vereadores, dos 41, compareceram.
- Não dá para negar a falta de respeito dos vereadores com os sem-teto.

Padre cospe fogo
Durante uma missa de Pentecostes, na Igreja de St. James, em Cheltenham, na Inglaterra, o padre Nick Daves cuspiu fogo para atrair os fiéis. Nick disse que aprendeu o truque apenas para divertir as pessoas.
- Normalmente quem cospe fogo é o demo. Ou não?

Dicas & Informações

Fenadoce
Começa hoje, em Pelotas a 20ª edição da Festa Nacional do Doce e que, este ano está ligada às comemorações dos 200 anos da cidade. A feira, que dura 19 dias, funciona de segunda a quinta-feira, das 14h às 23h e de sexta à domingo das 10 às 23h. O Ingresso custa R$ 5 por pessoa.

Disney em Porto Alegre
Mickey e Minnie Mouse são os anfitriões do espetáculo “100 anos de magia” que a companhia Disney On Ice apresenta a partir de hoje no Gigantinho (Avenida Padre Cacique, 891). Serão sete sete sessões: hoje, amanhã e sexta, às 19h30min – sábado, às 11h, 15h e 19h – domingo,às 15h. Informações sobre ingressos e locais de venda, podem ser obtidas no site da Opus Promoções.

Luiz Coronel
O poeta, compositor e publicitário autografa hoje (30), àas 19h 30min, no Foyer do Teatro Bourbon Country (Túlio de Rose, 80), seu novo livro Dicionário Amoroso de Luiz Coronel. A obra reúne 484 verbetes distribuídos em ordem alfabética. O livro custa R$ 22.

CPI quebra sigilo da Delta nacional
Com um único voto contrário, o do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), os integrantes da CPI do Cachoeira votaram na tarde de ontem (29) a quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico da Construtora Delta, em âmbito nacional. Assim, a CPI dá um importante passo na busca de esclarecimentos sobre o grau de envolvimento da Delta com o esquema de Carlinhos Cachoeira.
“Abrir o sigilo da Delta é colocar o dedo na ferida. Com essas informações poderemos explicar por que tanto dinheiro saiu da Delta e foi para empresas laranja e daí para outras contas””, disse o deputado Rubens Bueno (PPS-PR). O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AM) comemorou a decisão. “Antes tarde do que nunca. A CPI não é só do Cachoeira, mas da Delta”.
A quebra do sigilo nacional da Delta pode acabar refletindo sobre o governo federal e o governo de Sérgio Cabral (PMDB) do Rio de Janeiro,. A Delta executa grande parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC ), bandeira da presidente Dilma Rousseff.
Único parlamentar a votar contra a quebra do sigilo da Delta, o deputado Cândido Vaccarezza tentou justificar seu voto afirmando que “Essa CPI não tem a chancela para fazer uma devassa no país inteiro. As obras da Delta pelo Brasil não fazem parte do foco da CPI”. O petista se apressou a esclarecer. “Eu não tenho nenhum interesse com a Delta, não conheço Fernando Cavendish, nunca recebi um tostão dessa empresa”.
Governadores - A convocação de governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ), citados nas investigações da quadrilha de Cachoeira foi, mais uma vez, adiada.

Criação coletiva
Dora Kramer
Não, o ex-presidente Lula não perdeu o juízo como sugere em princípio o relato da pressão explícita sobre ministros do Supremo Tribunal Federal para influir no julgamento do mensalão, em particular da conversa com o ministro Gilmar Mendes eivada de impropriedades por parte de todas as partes.
Lula não está fora de si. Está, isto sim, cada vez mais senhor de si. Investido no figurino do personagem autorizado a desrespeitar tudo e todos no cumprimento de suas vontades.
E por que o faz? Porque sente que pode. E pode mesmo porque deixam que faça. A exacerbação desse rude atrevimento é fruto de criação coletiva e não surgiu da noite para o dia.
A obra vem sendo construída gradativamente no terreno da permissividade geral onde se assentam fatores diversos e interesses múltiplos, cuja conjugação conferiu a Lula o diploma de inimputável no qual ele se encontra em pleno usufruto.
Nesse último e bastante assombroso caso, produto direto da condescendência institucional - para dizer de modo leve - de dois ex-presidentes da Corte guardiã da Constituição: o advogado Nelson Jobim, que convidou, e o ministro Gilmar Mendes, que aceitou ir ao encontro do ex-presidente.
Nenhum dos dois dispõe da prerrogativa da inocência. Podiam até não imaginar que Lula chegaria ao ponto da desfaçatez extrema de explicitar a intenção de influir no processo, aconselhando o tribunal a adiar o julgamento e ainda insinuar oferta de "proteção" ao ministro.
Inverossímil é que não desconfiassem da motivação do ex-presidente que anunciou disposição de se dedicar diuturnamente ao desmonte da "farsa do mensalão" e provou isso ao alimentar a criação de uma comissão parlamentar de inquérito no intuito de embaralhar as cartas e embananar o jogo.
Mas, apenas para raciocinar aceitemos o pressuposto da ingenuidade, compremos a versão do encontro entre amigos e consideremos natural tanto o convite quanto a anuência.
À primeira questão posta - "é inconveniente julgar esse processo agora" -, à primeira pergunta feita pelo ex-presidente - "não tem como adiar o julgamento?" -, se o ministro Gilmar Mendes tivesse agradecido ao convite e polidamente se retirado, não teria ouvido o que viria a seguir, segundo o relato que fez depois ao presidente do STF, ao procurador-geral da República e ao advogado-geral da União.
Narrativa esta que se pressupõe verdadeira. Se aceitarmos a versão do desmentido apresentada por Nelson Jobim teremos de aceitar a existência de um caluniador com assento no Supremo Tribunal Federal e de esperar contra ele algum tipo de interpelação.
Tivesse dado por encerrado o encontro logo de início, o ministro Gilmar Mendes não teria ficado "perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula".
Não teria ouvido alusões ao seu possível envolvimento com o esquema Cachoeira - razão da oferta de proteção na CPMI -, não teria escutado o ex-presidente chamar o ministro Joaquim Barbosa de "complexado".
Não teria testemunhado Lula desqualificar ao mesmo tempo o ex-ministro Sepúlveda Pertence e a ministra Cármen Lúcia ao sugerir a existência de uma cadeia de comando com a frase "vou falar para o Pertence cuidar dela".
É verdade que se tivesse ido embora o ministro Gilmar Mendes teria poupado a si um enorme constrangimento.
Mas não daria ao País a oportunidade de saber que o ex-presidente tem acesso a informações de um inquérito na data da conversa (26 de abril) ainda protegido por sigilo de Justiça.
Não saberíamos que Lula diz orientar a conduta do ministro Dias Toffoli - "eu falei que ele tem que participar do julgamento"- e que afirma acompanhar de perto os passos do ministro revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski - "ele só iria apresentar o relatório no semestre que vem".
Em suma, ninguém fica bem nessa história, mas Lula fica pior ao deixar que a soberba e o ressentimento o façam porta-voz do pior combate: a desqualificação das instituições. Entre elas o papel de ex-presidente da República.
Jornalista – Estado de São Paulo


Gilmar Mendes diz que Lula plantou notícia
O G1, portal de notícias da Globo na internet, publicou nesta terça feira (29) matéria sobre entrevista do ministro Gilmar Mendes em que ele afirma que muitas informações foram plantadas na imprensa por “gangsters, bandidos”. Oito minutos da gravação foram, transcritos pelo portal. Leia:
Pergunta - Como fica essa história que o ministro Jobim disse, que não teve esse teor de conversa exatamente como o senhor falou? Um diz uma coisa, outro diz outra.
Se eu fosse Juruna eu gravava a conversa, né? Ficaria interessantíssimo.
Pergunta - O que o senhor acha da situação toda? Leu a Carta Maior? A informação de que o senhor teria viajado num jatinho?
Não viajei em jatinho coisa nenhuma. Até trouxe para vocês [documentos] para encerrar esse negócio. Vamos parar com fofoca. A gente está lidando com gangsters. Vamos deixar claro: estamos lidando com bandidos. Bandidos. Bandidos que ficam plantando essas informações. Vocês se lembram do Gilmar de Mello Mendes [em 2007, o nome "Gilmar de Melo Mendes" apareceu em uma suposta lista da Polícia Federal de suspeitos de receber "presentes" da empresa Gautama, suspeita de fraudes em licitações. Posteriormente, a PF disse que se tratava de um homônimo, ex-secretário no governo de Sergipe].
É o mesmo nível de informação. Estamos lidando com gângsters. Está aqui. A minha viagem para Berlim, a partir de Granada. Vocês têm todos os documentos com hotéis. Tem o voo TAM voltando de....
Chega de lidar com bandidos. Gângsters. Pegam essas informações e ficam plantando. Que nível. E com pouca inteligência. Aparece o Demóstenes dizendo lá que estava comigo. Guarulhos, Brasília com os pontos. Vamos parar com confusão, vamos parar com molecagem.
Vamos encerrar isso. Negócio de viagem. Por que não se esclarece isso? Vamos dizer que o Demóstenes me oferecesse uma carona num avião, se ele tivesse. Teria algo de anormal? Eu fui duas vezes a Goiânia a convite do Demóstenes. Uma vez com Jobim e Toffoli. E outra vez com Toffoli e a ministra Fátima Nancy. Avião que ele colocou à disposição. Tudo combinado e muitos de vocês já ouviram. Tenho tudo anotado. Era avião da empresa Voar. Foi tudo combinado, público. Eu não estava escondendo nada. Por que esse tipo de notícia? Vamos dizer que eu tivesse pego um avião se ele tivesse me oferecido? Eu tinha algum envolvimento com o eventual malfeito dele? Que negócio é esse? Grupo de chantagistas, bandidos. Desrespeitosos.
Mas eles não querem me constranger não, queriam constranger o tribunal. É preciso encerrar de uma vez por todos com isso. Vamos encerrar com isso. Não quero ter relação com bandidagem e quem está fazendo isso é bandido.
É a mesma história de Gilmar de Mello Mendes. [Agora voltam com essas historinhas.] Hoje tem um roteiro no "Valor" dizendo das investigações: "Viagem a Berlim". Vocês sabem que desde 1979 frequento a Alemanha a todo tempo. Tenho uma filha que mora lá. Dou aula lá. Sou professor de Granada. Todo ano vou lá. Vocês vão ver, a minha passagem é tirada pelo Supremo. Quem pagou? Eu preciso que alguém pague a minha passagem, gente? O meu livro "Curso de Direito Constitucional" vendeu de 2007 até agora 80 mil exemplares. Dava para dar algumas voltas ao mundo. Não é viagem a Berlim. Vamos parar de conversa. Eu não preciso de ficar me apropriando de fundo sindical e nem de dinheiro de empresa.
Pergunta - Quando o senhor se refere a bandidos o senhor está se referindo às pessoas que fizeram as gravações?
Gente que está usando esse tipo de informação. É coisa de gangsterismo.
Pergunta - Onde o presidente Lula entra nessa história?
Ele recebeu esse tipo de informação. Gente que o subsidiou com esse tipo de informação e ele acreditou nela. Vamos encerrar com isso.
Pergunta - Ele estava passando essas informações adiante?
As notícias que me chegaram era que sim. De que ele era a central de divulgação disso.
Pergunta - Quem era a central?
O próprio presidente.
Estive com o embaixador Everton Vargas (em Berlim), que foi designado pelo Lula. Quem vai para Berlim clandestinamente vai a embaixada? Coisa de moleque e de baixa inteligência. É gente que não tem [meio] neurônio. Para esclarecer tudo isso bastava um telefonema para a embaixada. Não precisava se fazer essa rede de intriga que está se fazendo. Chega disso.
Pergunta - Quando o senhor diz que estão tentando coagir o Supremo, o que quis dizer?
O objetivo era melar o julgamento do mensalão. Dizer que o Judiciário está envolvido em uma rede de corrupção. Era isso. Tentaram fazer isso com o Gurgel e estão tentando fazer isso agora. Porque desde o começo eu assumi e não era para efeito de condenação. Todos vocês conhecem as minhas posições em matéria penal. Eu tenho combatido aqui o populismo judicial e o populismo penal.
Mas por que eu defendo o julgamento? Porque nós vamos ficar desmoralizados se não o fizermos. Vão sair dois experientes juízes, que participaram do julgamento anterior, virão dois novos, que virão contaminados por uma onda de susp.... Por isso, o tribunal tem que julgar neste semestre. Por isso que tem que julgar logo. E por isso essa pressão para que o tribunal não julgue. Vamos encerrar com isso.
Agora, eu que viajo o mundo, vou quatro vezes por ano à Comissão de Veneza, sou o representante do Brasil na comissão, preciso de alguém para pagar passagem para mim? Vamos parar de futrica. Não preciso ficar extorquindo van para obter dinheiro. O que é isso? Um pouco mais de respeito, p....
Pergunta - Réus do mensalão estariam envolvidos nessa tentativa de melar o julgamento?
Sei lá, mas alguém construiu essa lógica burra, irresponsável, imbecil. Mas construiu.
Pergunta - O senhor quando diz que o presidente Lula é a central de divulgação disso tudo...
Colegas de vocês que me disseram isso.
Pergunta - Quando o senhor falou que o presidente Lula tocou no assunto CPI, o senhor falou 'vai fundo na investigação'. Como ele reagiu?
Ele ficou decepcionado e disse assim: "E Berlim?" Aí eu expliquei a ele que em Berlim eu ia tanto quando ele ia a São Bernardo.
Pergunta - Por que o senhor avalia que ele ficou decepcionado?
Alguém passou essa informação infeliz para ele, errada. Esses roteiros meus de viagem são públicos. Vocês podem pedir no meu gabinete. Eu não vou escondido para lugar nenhum.
Pergunta - Na sua avaliação o presidente foi uma vítima desses gangsters ou estaria incluído nesse grupo de pessoas?
Acho que ele está sobreonerado com isso. Estão exigindo dele uma tarefa de Sísifo.
Pergunta - E essa tarefa seria adiar o julgamento?
Evidente que... [a tarefa dele seria adiar o julgamento].
Prefeitura aumenta investimentos em 111%
Nos primeiros quatro meses do ano, a prefeitura investiu R$ 292 milhões, uma alta de 111% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram investidos R$ 138,4 milhões. O maior investimento foi feito em saneamento básico (Pisa) e nas obras de preparação da cidade para a Copa 2014.
Do total investido, R$ 112 milhões foram para a área de saneamento, R$ 91 milhões foram para urbanismo, R$ 30 milhões para transporte, R$ 12 milhões para desapropriações, R$ 12 milhões para educação (além dos R$ 189 milhões gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino), R$ 11 milhões para habitação e R$ 18 milhões em outras aplicações.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (29), pelo secretário municipal da Fazenda, Roberto Bertoncini, e pelo coordenador-geral do Gabinete de Programação Orçamentária, Ilmo Wilges, em audiência pública na Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), da Câmara Municipal.
Segundo Bertoncini, o resultado mostra que a prefeitura está no caminho certo. "Estamos aumentando os investimentos e dotando a cidade com infraestrutura de qualidade. Buscamos efetivar as obras da Copa e do Pisa, sem descuidar de outras necessidades básicas da cidade".


Inter: destino de escolas de samba depende da Justiça
Representantes da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa) e do Sport Club Internacional garantiram, nesta terça-feira (29/5), na Câmara Municipal de Porto Alegre, que a demora da Justiça para avaliar o pedido de desocupação de terreno vizinho ao Estádio Beira-Rio é o único grande entrave para a definição do destino das entidades carnavalescas situadas no entorno. A informação foi dada em reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), na qual dirigentes das escolas Imperadores do Samba e Praiana e das bandas da Saldanha e Itinerante voltaram a manifestar apreensão com a transferência de suas sedes para ceder espaço às obras do Complexo Cultural Gigante para Sempre.
O gerente de Patrimônio do Internacional, Hélio Giaretta Júnior, e o engenheiro Ronaldo Bolognesi, da Comissão de Obras do clube, relataram que, devido à indefinição sobre a área disponível, existem apenas anteprojetos para as sedes dos carnavalescos. Giaretta lembrou que a ação de desocupação do terreno vizinho ao estádio, onde funciona uma lavagem de automóveis, tramita há dois anos na Justiça. Segundo ele, depois que a área for liberada, o próximo passo será segmentá-la em novas permissões de uso, analisar se os anteprojetos atendem às necessidades das entidades e entrar com projetos na Smov. Bolognesi sugeriu que o esforço do poder público seja para que a Justiça libere a área do lava-carros.
Executivo
O secretário-adjunto da Secopa, José Mocellin, afirmou que o governo municipal “não está de braços cruzados” e que ninguém será transferido enquanto não houver projeto definitivo. De acordo com ele, o Internacional tem quatro anteprojetos para a área no entorno do estádio, que atendem a exigência da Fifa - responsável pela Copa do Mundo. Conforme Mocellin, o que falta são as escolas de samba e as bandas avaliarem as propostas com o Inter e a Secopa. O secretário lembrou que, além das agremiações carnavalescas, será necessário transferir famílias e um centro de reciclagem. Mocellin disse que uma comissão formada por várias secretarias e órgãos do Executivo está cuidando desses casos.
O engenheiro Nilmar Faccin, da Secopa, prometeu que os carnavalescos serão chamados para conhecerem o projeto previsto para a área vizinha ao Beira-Rio. Faccin garantiu que serão contempladas as necessidades de cada um. Ele enfatizou que a grande dificuldade para mudança das entidades é mesmo a falta de decisão judicial sobre o terreno da lavagem de carros. Faccin afirmou que entende a apreensão, mas ressalvou que, para um projeto definitivo, é preciso a definição da área.
Carnavalescos
O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre, Victor Hugo Rodrigues Amaro, disse que as escolas de samba e as bandas estão apreensivas com seu destino. “Nosso sambódromo foi parar na divisa com Alvorada, quando estava prometido para próximo ao Beira-Rio”, lamentou. Amaro afirmou que as entidades querem acreditar na promessa do prefeito de mantê-las na área próxima ao estádio do Inter. “Mas temos de acertar no papel”, sugeriu.
A importância de definir rapidamente a situação das entidades vizinhas ao Beira-Rio foi salientada pelo presidente da Imperadores do Samba, Luís Carlos Amorim. Ele lembrou que as escolas dependem muito das quadras para realizar eventos e shows visando a arrecadação de recursos. “Se não temos um cronograma das obras, como vamos nos organizar?”, indagou. “Quanto tempo ficaremos sem nossas quadras? Tudo está muito vago.”


Prefeitura mobilizada para o Dia do Desafio
O Dia do Desafio 2012 terá intensa participação de secretarias, empresas e departamentos municipais. O evento, organizado no estado pelo Sistema Fecomércio e o Sesc, acontece nesta quarta-feira, 30, de forma simultânea em 481 municípios gaúchos. A ideia é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos, alguma atividade física. Em Porto Alegre, a solenidade de abertura será realizada em frente à escadaria do Paço dos Açorianos, às 11h.
A prefeitura mobilizou servidores e moradores para a programação, liderada no município pela Assessoria de Qualidade de Vida da Secretaria Municipal de Administração (SMA). A ação acontece em forma de competição entre duas cidades. O município que mobilizar mais gente em relação ao número oficial de habitantes vence. Este ano, a capital gaúcha vai enfrentar a cidade de Guarulhos (SP). Ano passado, Porto Alegre venceu a cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra e, em 2010, superou a participação dos norte-americanos de Houston (Texas).


Dia do Desafio na Trensurb
No Dia do Desafio (30), a Trensurb terá programação especial em Porto Alegre e Canoas. “A Trensurb, como empresa socialmente responsável, procura, dentro do possível, oferecer espaços para atividades em benefício à saúde e oportunidades aos usuários nas áreas cultural e de entretenimento”, afirma Cláudio Carvalho Teixeira, chefe do Setor de Responsabilidade Socioambiental.
A partir das 7h30, a Estação Mercado recebe performances artísticas, com um artista em pernas de pau e um malabarista. A primeira apresentação será das 7h30 às 8h30, os demais horários serão das 12h às 13h e das 17h às 18h. A iniciativa é do SESC–RS, unidade Centro.
Já em Canoas, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer oferece alongamento dentro dos trens no trajeto entre as estações Niterói/UniRitter e Petrobras. A atividade ocorre das 8h às 12h e das 13h às 16h. Serão 6 monitores por turno, ajudando os usuários a praticar os exercícios.
O Dia do Desafio acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Promovido pela TAFISA (The Association For International Sport for All), o evento tem como objetivo incentivar a prática diária de atividades físicas, promovendo uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar o maior número de participantes. A coordenação no Continente Americano é do SESC-SP. Neste ano, Porto Alegre compete com Guarulhos (SP). Canoas compete com Génova (Guatemala).