sexta-feira, 18 de maio de 2012

Como é que fica a senadora?
Está se desenhando um acordo entre o PT e o PC do B. Na verdade, uma idéia da direção nacional do Partido dos Trabalhadores. A coisa funcionaria mais ou menos assim.
Em São Paulo, o candidato do PC do B é o Netinho, aquele mesmo, cantor de um grupo de pagode. Pelo PT concorre o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Acontece que Netinho está muito melhor nas pesquisas que Haddad. Aqui, a candidata do PC do B é a deputada Manuela D’Avila e pelo PT concorre Adão Villaverde, que não conseguiu decolar nas pesquisas.
Vai daí que o PT nacional está sugerindo que Netinho abra mão de sua candidatura em São Paulo, para que o PC do B apóie Haddad. Em troca, o PT retiraria a candidatura de Villaverde a apoiaria Manuela. Adão poderia ser, inclusive, o vice de Manuela.
Admitindo-se que o acordo, que parece impossível, aconteça de verdade, a pergunta é automática: Como é que fica a senadora Ana Amélia e o seu partido, o PP, cujos deputados já manifestaram interesse em apoiar Manuela, indicando o vice na chapa da comunista.
Minha opinião é que, se PT e PC do B se coligarem, aqui e em São Paulo, o PP, pelo menos o daqui, fica de fora, daí repito: como é que fica a senadora?
Desobediência ao governador gera discussão
Após ter votado a favor da PEC da Consulta Popular na Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Raul Carrion (PC do B) foi cobrado pelo líder da bancada, Daniel Bordignon (PT), que alegou que o comunista ocupa vaga do PT na Comissão e não seguiu a orientação dada pelo Piratini.
Carrion classificou a manifestação do petista de “prepotente e desqualificada”. Explicou que um acordo feito com o PT garante sua presença na Comissão. Ele disse, também, que duvida que a ideia de retirá-lo da Comissão tenha partido da bancada do PT, refletindo apenas o desejo de Bordignon.
“O PC do B nunca se dobrou a ameças, em nenhum momento de sua história”, afirmou Raul Carrion.
Ao deixar a tribuna, Carrion foi recebido e consolado pelos deputados Mano Changes e Ernani Pólo, ambos do PP.
Parece que o acordo sugerido pela senadora Ana Amélia (PP) está funcionando.
Foto Marcelo Bertani/Al/CP



Transparência tem limite!
O secretário geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton Maurício da Costa, está indignado com a possibilidade de ver o salário de seus colegas, e o dele, divulgados. Para ele, “transparência tem limite. O servidor já declara o seu imposto de renda e vai ter o contracheque exposto para todo mundo ver? É no mínimo quebra de sigilo, é um desrespeito à intimidade do servidor e abre espaço para tudo que é mazela, seqüestro relâmpago e na fé”.
Na verdade, a decisão da presidente Dilma Rousseff de determinar a publicação na Internet os salários, com todos os seus pinduricalhos, dos ocupantes de cargos públicos no Executivo, disparou uma reação dos sindicatos de servidores, reforçada pela resistência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A medida, certamente, vai acabar em batalha judicial.
Em cerimônia no Palácio do Planalto, Dilma afirmou que a transparência funciona como inibidor “de todos os maus usos do dinheiro público”.
O Senado Federal já decidiu que os vencimentos de seus  funcionários são informação protegida.
Vai sobrar para os funcionários dos últimos escalões, que ganham pouco mais do que um salário mínimo. Para eles, a lei vale.



A força da hortelã
* Liége Reis
Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio);exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades antisépticas e ligeiramente anestésicas .Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Bom para dores de cabeça e juntas doloridas. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. Ligeiramente vermífugo (lombriga e oxíuros), calmante,é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta produção e circulação da bílis. Favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados. 
Infusão - 3 gs em 100 ml de água fervente não mais que 5 minutos. 
Óleo medicinal - Mergulhar um bom punhado de folhas e flores amassadas em azeite por 4 dias para aplicações locais com massagens. 
Misturar à água da banheira (tomar pela manhã). 
Uso caseiro: Plantar perto das rosas para afastar os pulgões. Espalhar folhas frescas ou secas nas despensas, para afastar os ratos.
Uso culinário: Bom para kibes, molhos, saladas, carnes. A geléia de hortelã acompanha carne ou costeleta, carneiros assados. Ervilhas condimentadas com hortelã. Curtida com vinagre dá toque especial para saladas e assados. Pode ser acrescentada em ovos mexidos e omeletes. 
Uso mágico: Atribui-se às mentas poder afrodisíaco. Seu uso está associado aos feitiços de saúde, proteção e dinheiro.
Aromaterapia: Fortalece a auto-confiança, dissolve pensamentos negativos, medo e egoísmo.
Efeitos colaterais: Não deve ser consumida em grande quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar dispnéia e asfixia.As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades por longos períodos de tempo, pois a pulegona contida na planta exerce ação paralisante sobre o bulbo raquidiano. Pode causar insônia.
* Nutricionista

Opinião

No tempo das discotecas
Muita gente, principalmente os jovens da década de 80, curtiu a febre mundial das discotecas. Era o programa obrigatório de todo o final de semana. E as casas de dança, ou discotecas, ocupavam espaços em todas as cidades do mundo. Músicas e intérpretes foram consagrados pelo público jovem. Entre os grandes destaques, a cantora Donna Summer ocupava um dos lugares principais. Donna embalou muitas noites de festa e fez dançar legiões enormes de jovens por todo o mundo.
Pois ontem, aos 63 anos, Donna Summer foi vencida pelo câncer e morreu deixando um imenso vazio entre os que, durante anos, dançaram ao som frenético de suas músicas.
Para lembrar Donna Summer, um de seus grandes e  inesquecíveis sucessos que embalou jovens, e até mais velhos,  no tempo das discotecas.

Funcionários da Trensurb em greve segunda-feira
Em assembleia realizada nesta quinta feira (17), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Transporte Metroviário do RS (Sindimetrô) decidiu paralisar as atividades da Trensurb na próxima segunda feira. A categoria exige auamento salarial de 21%, referente a perdas da inflação dos últimos nove anos. Segundo o Sindimetrô, a pauta de reivindicações foi entregue em março e, até hoje, não foi feita nenhuma proposta por parte da direção.
Segundo a Trensurb, foram realizadas reuniões com representantes dos funcionários quando a empresa se comprometeu a apresentar uma proposta até o final de maio. A direção manifestou sua surpresa com a decisão já que, justamente para segunda feira, estão marcadas inaugurações de duas novas estações do metrô de superfície, a Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e a Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Mesmo tentando um acordo para que a greve seja cancelada, a direção da Trensurb já admite transferir a cerimônia.


CPI poupa Delta, governadores e políticos de investigação
Como muitos previam, a CPI do Cachoeira livrou  governadores e parlamentares de quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico e de serem convocados a explicar suas relações com o contraventor.
Apontada pela PF como o braço financeiro do esquema, a Construtora Delta também não terá seus sigilos quebrados nacionalmente. A maioria dos componentes da Comissão entendeu que “faltam indícios” para pedir a quebra de sigilo da empreiteira. Os parlamentares livraram de investigação, o presidente licenciado da Delta, Fernando Cavendisch.
Apenas a Delta da região Centro-Oeste teve autorizada a quebra do sigilo autorizada pelos senadores e deputados da CPI.
A votação foi orientada pelo PT e PMDB, que comandam a CPI, e contou com ajuda da oposição. O relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), sequer colocou em votação os requerimentos acerca dos governadores e da Delta nacionalmente. Esses requerimentos só devem constar na pauta da CPI no dia 5 de junho. O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Fernando Franceschini (PSDB-PR), da oposição, apoiaram a proposta de adiar a discussão.
O deputado Candido Vaccarezza (PT-SP) disse que “a CPI não fará devassa”. Já seu companheiro de partido, Paulo Teixeira, disse que “a generalização cheira a devassa”
Um acórdão entre caciques do PT, PMDB e PSDB para poupar os governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ), incluiu ainda a preservação da Delta nacionalmente, que tem obras com o governo federal.
Para a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) “reuniu-se um grupo numa sala e decidiu quem vai morrer. O Rio de Janeiro está enterrado até a alma. Na minha opinião, estamos convocando os bagrinhos da história. Os importantes estão de fora”.
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que “dá a impressão de estarem selecionando alvos por orientação político-partidária”. Já o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) reclamou sobre o que classificou de “um mau começo da CPI”. Ele foi um dos poucos a insistir na convocação dos governadores.
“Estamos passando uma vergonha aqui. A Delta recebeu mais de R$ 4 bilhões do governo federal e não vamos quebrar o sigilo da empresa? Como vamos explicar isso ao Brasil?”, afirmou o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR).
A votação desta quinta-feira praticamente sepulta a CPI. As investigações devem ficar restritas ao que já foi apurado pela Polícia Federal sobre os membros do grupo de Cachoeira sem avançar para os pontos não apurados pela PF, até o momento, por envolverem políticos, que têm direito ao foro privilegiado. A PF também não investigou a Delta porque seu trabalho era voltado para Cachoeira.



Vaccarezza é flagrado tentando blindar Sérgio Cabral em CPI

O deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) foi flagrado nesta quinta-feira, durante sessão da CPI do Cachoeira, garantindo blindagem do PT ao governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), que corria risco de ser convocado a depor na comissão.
As imagens da troca de mensagens de celular entre Vaccarezza, um dos principais articuladores da base governista na CPI, e Cabral foram registradas por um cinegrafista e exibidas na edição desta quinta-feira do "Jornal do SBT".
"A relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe, você é nosso e nós somos teu [sic]", escreveu Vaccarezza a Cabral.


Deputados apoiam 30 horas para enfermeiros
Com faixas e camisas com os dizeres “30 horas semanais já”, profissionais da enfermagem ocuparam o Plenarinho da Assembleia Legislativa para audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), proposta pelo Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul. Um comitê formado por parlamentares e representantes da categoria irá a Brasília para apoiar aprovação do projeto que regulamenta a carga horária.
A deputada Marisa Formolo (PT), presidente da CSMA manifestou seu apoio a regulamentação da carga horária para os enfermeiros. “Sabemos que esse projeto já motivou vários debates e alterações, e tem a perspectiva de entrar em votação ainda este ano. O serviço de enfermagem é um suporte fundamental das equipes técnicas de saúde. Sou favorável a valorização dos técnicos e enfermeiros”, disse a parlamentar.
Valdeci Oliveira (PT) líder do governo no Parlamento, propôs a criação de uma Frente Parlamentar em defesa do movimento, e a formação de um comitê de deputados e sindicalistas para irem a Brasília pressionar pela aprovação da matéria, em encontros com a bancada federal gaúcha e o presidente da Câmara, Marco Maia.
A vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Sonia Silvestrin esclareceu que a categoria não quer redução de jornada, mas sim a regularização da profissão. “Vários outros profissionais da área da Saúde tem sua carga horária regulamentada, mas a enfermagem não tem. Esse reconhecimento passa pela regulamentação da carga horária. A enfermagem é composta majoritariamente por mulheres, e sabemos que as mulheres ainda têm o ônus da segunda carga horária, do cuidado com os filhos e a casa. É precisso um olhar humanizado para os profissionais. Enfermagem trabalha 24 horas por dia durante os 365 dias do ano", alertou.
Claudir Lopes, presidente do Conselho Regional de Enfermagem lembrou o tempo de luta pela prerrogativa. "Nosso projeto de lei de 30 horas já tem doze anos. Há anos estamos aguardando uma aprovação. Precisamos nos unir ainda mais". Também alertou para a sobrecarga de pacientes por profissional, citando exemplo de enfermeiro que devia atender 126 pacientes em turno noturno. "Sem regulamentação não há como impedir abusos”, frisou.
Teresinha Valduga, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, afirmou saber que a folha de pagamento é um ônus que preocupa as instituições. "Mas deve-se olhar também o custo indireto. Hoje trabalhamos numa situação de risco. Não é só o risco do paciente, mas do profissional de enfermagem", alertou. Lucia Trindade, coordenadora da Região Sul da Federação Nacional dos Enfermeiros afirmou que as camisetas pretas dos manifestantes já dão a mensagem: "A Enfermagem está de luto", lamentou. Vanderlei Castagna, secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde, alertou para a importância da iniciativa dos enfermeiros, lembrando a pressão que o movimento sofre por parte de instituições de Saúde do setor privado e filantrópico. E declarou: "Não queremos mais ser lembrados somente quando alguém vai doente para um hospital".