quarta-feira, 23 de maio de 2018

➤Eduardo Azeredo

Ex-governador de MG se entrega e é preso


O ex-senador e ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo(PSDB) se entregou às 14h45 desta quarta-feira (23) em uma delegacia de Belo Horizonte. Ele é o primeiro político a ser detido no mensalão tucano.

Os cinco desembargadores da 5ª Câmara Criminal rejeitaram, nesta terça-feira (22), o recurso da defesa do ex-senador e ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) no processo do mensalão tucano e determinaram a execução imediatada da prisão.

Azeredo foi condenado em segunda instância a 20 anos e um mês de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, no mensalão tucano, em agosto passado. A condenação em primeira instância foi em 2015.

Eduardo Azeredo chegou à 1ª Delegacia de Polícia Civil Sul, no bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, acompanhado de um dos filhos e de um dos advogados.

Eles entraram na delegacia em um carro seguido de uma viatura da Polícia Civil.

Portal G1

➤Tour cervejeiro

Nona edição será neste sábado


O Linha Turismo da prefeitura realiza a 9ª edição do Tour Cervejeiro na Capital, neste sábado, 26, a partir das 14h. A iniciativa é da Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). O roteiro passará pelas cervejarias Babel, Baldhead, 4beer e Terapia.

O passeio conta com a visitação guiada por um mestre cervejeiro explicando os processos de produção da bebida artesanal, além dos seus diversos ingredientes e misturas. Os participantes terão direito a uma degustação de 300ml e poderão adquirir os produtos oferecidos nas sedes das empresas. Os ingressos já estão à venda. Em caso de chuva, o número de participantes será reduzido à capacidade do piso inferior.

A novidade, nesta edição, é a participação da Cervejaria Terapia, localizada no bairro Ipanema, zona Sul de Porto Alegre. Para o diretor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Roberto Snel, essa novidade no roteiro reforça o sucesso do evento. “Pela primeira vez, estamos indo para a produção artesanal de cervejas na zona Sul. Essa experiência contribui para que as pessoas, que vão embarcar no Linha Turismo, conheçam melhor a nossa cidade, especialmente o pôr do sol do Guaíba, durante o percurso”, comenta Snel.

Serviço - O valor do ônibus Linha Turismo é R$ 30 (a ser pago exclusivamente no local do embarque). O pagamento da degustação é obrigatório e ocorre na primeira cervejaria do roteiro, no valor de R$ 40. 
Data: 26 de maio – Com saída às 14h e término, aproximadamente, às 18h.
Local de saída: rua Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa
Mais informações: (51) 3289-6765
reservas@turismo.prefpoa.com.br

Cervejarias visitadas:
Babel Cervejaria - Rua João Carlos More, 65 - Anchieta
Cervejaria Terapia - Rua Ladislau Neto, 53 - Ipanema
Cervejaria Baldhead - Rua Vítor Valpírio, 350 - Anchieta
4beer Cerveja & Cultura - Av. Polônia, 200 - São Geraldo

Turismo POA/Divulgação

➤Protesto de caminhoneiros

Estados começam a ficar desabastecidos


Os caminhoneiros seguem em protesto em pelo menos 20 estados do País contra a alta do diesel. Este é o 3º dia de manifestações que já afetam mais de 200 trechos de rodovias federais. 

Em São Paulo, os postos do interior e do Vale do Paraíba começam a ficar sem combustível nas bombas. No Rio, o diesel não chegou às garagens de ônibuse motoristas enfrentaram filas em vários postos. A paralisação também afetou a entrega dos Correios que suspenderam temporariamente as postagens.
  
Está marcada para a tarde desta quarta-feira, 23, uma reunião com a associação que representa caminhoneiros (Abcam) e a Casa Civil para discutir os pleitos dos motoristas autônomos.  Ontem, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, anunciou que o governo fechou um acordo para eliminar a Cide incidente sobre o diesel. Mesmo com as negociações, os protestos devem continuar.

A manifestação de caminhoneiros pelo País começa a reduzir os estoques da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Em nota divulgada nesta tarde, a companhia alerta que a entrada de produtos provenientes de outros Estados está prejudicada.

"Nesta quarta-feira (23/5) com a previsão de grande movimentação, foram percebidos diversos problemas, como a entrada de produtos provenientes de outros estados e que encontram mais dificuldade de acesso. Alguns desses produtos são a manga e mamão, provenientes da Bahia e Espírito Santo, o melão do Rio Grande do Norte, a melancia de Goiás e a batata do Paraná, entre outros", informa a Ceagesp, que garante que a chegada de produtos oriundos do interior de São Paulo não apresenta problemas.

Rio de Janeiro
Se os caminhões de combustível não chegarem às garagens das empresas de ônibus do Rio de Janeiro nas próximas 24 horas, a previsão é de paralisação total do transporte público na sexta-feira, 25. Nesta quarta-feira, 23, terceiro dia da grave dos caminhoneiros, 40% da frota (de 23 mil veículos) não circulou na região metropolitana do Rio. A previsão para quinta-feira é de que 70% dos ônibus não circulem se os estoques não forem repostos.

“A situação é gravíssima”, afirmou o gerente de Planejamento e Controle da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio (Fetranspor), Guilherme Wilson. “Estamos monitorando a situação desde segunda-feira e o problema se intensificou de ontem pra hoje; já sabíamos que haveria indisponibilidade de combustível para operar a frota toda hoje.” 

Brasília

O Aeroporto de Brasília pode ficar sem reserva de querosene de aviação até o fim desta tarde, informa a Inframérica, concessionária responsável pelo terminal. Na tarde de terça-feira, quatro caminhões abasteceram o aeroporto com 60 mil litros do combustível, mas parte da frota que abastece o terminal continua retida no entorno do Distrito Federal. A administração informa que o aeroporto permanece em situação de atenção e contingenciamento por causa das paralisações de caminhoneiros.

"As orientações para as companhias aéreas é de abastecerem o mínimo possível no Aeroporto de Brasília seguem em vigor e auxiliam para a plena operação do Terminal", informa a Inframérica, por meio de nota. "A Inframerica informa que a reserva de Querosene de Aviação (QAV) é suficiente até o final da tarde desta quarta-feira (23). É de suma importância a liberação dos outros caminhões para normalizar o atendimento no aeródromo."

Agência Estado

➤Campanha do agasalho

Parceiros já doaram 20 mil peças


O prefeito Nelson Marchezan Júnior lançou, nesta quarta-feira, 23, a Campanha do Agasalho 2018 que tem como meta atingir 255 mil peças de roupas novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis, superando a arrecadação do ano passado, 245 mil peças. Durante a manhã já havia sido contabilizado mais de 20 mil peças, sendo 15 mil de doação da empresa Índigo-Manobra Solidária (operadora de estacionamentos) e 5.134, das Lojas Renner.  Realizado na Praça Montevideo, em frente a Paço Municipal, o evento teve apresentação especial do grupo Bulls Cheerleaders, campeãs nacionais da modalidade de líderes ou animadoras de torcida.

“Tenho a certeza que os porto-alegrenses e os gaúchos, juntamente com os padrinhos, participarão desta mobilização de atendimento aquelas pessoas que necessitam. Espero que superemos esta meta de 255 mil para que mais pessoas tenham o que vestir neste inverno”, destacou o prefeito em sua manifestação, agradecendo as doações que já começaram a chegar na Prefeitura feitas pelas Lojas Renner e Índigo. Marchezan disse, ainda, que haverá transparência total das doações para que todos saibam para onde foram e quantas pessoas foram atendidas e sugeriu a criação de um comitê que seria integrado pelos padrinhos, técnicos do Executivo e sociedade.


Para a secretária municipal do Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, a Campanha do Agasalho incentiva a responsabilidade social dos cidadãos, das empresas e das entidades em um movimento de solidariedade. “É importante que todos nós participemos desta mobilização, possibilitando que mais pessoas sejam atendidas”, salientou.

Falando em nome dos “padrinhos”, Eduardo Cidade da Rede Walmart, foi mais audacioso e lançou novo desafio: “Vamos arrecadar 300 mil peças em 2018”. Ele citou o mote da campanha que é evitar que a sensação das pessoas abrirem o armário e não terem o que vestir.

As doações à campanha, que se estenderá até o dia 23 de agosto, serão encaminhadas para as entidades ligadas à Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), já beneficiadas em anos anteriores e as que se cadastrarem pelo aplicativo ou site. Em 2017 foram arrecadadas 253.849 peças de roupas, 7.710 calçados, 9.200 fraldas, 9.390kg de alimentos e 378 artigos de higiene.


Pelo aplicativo #EuFaçoPOA/Social/Agasalho, desenvolvido pela Procempa e disponível para Android e IOS, é possível acessar os pontos de coleta, com georefereciamento para localização, além das instituições que serão beneficiadas com as doações e o cadastro de novas instituições interessadas em receber os agasalhos.

As informações também podem ser acessadas pelo portal da Prefeitura http://www2.portoalegre.rs.gov.br/campanhassolidarias/ . A página contém informações sobre os pontos de coleta, parceiros institucionais, e apresentará atualização da quantidade de peças doadas. Também será possível acompanhar notícias sobre a entrega das doações em seu destino final. 

PMPA/Texto e Fotos/Divulgação

➤Blog BR 18


De olho no voto espontâneo
Quando questionado sobre pesquisas e sua perspectiva de ir ao segundo turno, Jair Bolsonaro (PSL) se fixa sobre os bons índices que obtém nas sondagens espontâneas para projetar suas chances.
E conta uma história: diz que quando atingiu 2% na espontânea, recebeu um telefonema de Roberto Jefferson dizendo que ele iria ao segundo turno. Hoje, com 12% em algumas pesquisas, ele se lembra da conversa com o cacique do PTB e afirma que, se as coisas caminharem nesse ritmo, ele tem boa chance de avançar na disputa. 


Proposta de vice para o PT
Governadores petistas têm reunião marcada nesta quarta-feira, 23, para discutir com a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, a escolha de um vice para viajar pelo Brasil em nome de Lula, informa O Globo. Se a proposta for aceita, cabe a Lula escolher um nome.
O encontro seria uma reação à declaração de Camilo Santana, governador do Ceará pelo PT, de que o melhor caminho para o partido seria apoiar Ciro Gomes.


Azeredo foragido
Condenado a 20 anos e 1 mês de prisão por envolvimento no mensalão mineiro, Eduardo Azeredo já é considerado foragido, informa a Folha. Até a manhã desta quarta-feira, 23, a Polícia Civil não sabe onde está o ex-governador de Minas Gerais e não consegue contato com os advogados.
Castellar Guimarães Neto, da defesa de Azeredo, afirmou logo após o julgamento no TJMG que seu cliente iria se entregar.


Boulos vê ‘problemas políticos’ na Venezuela
Guilherme Boulos afirmou nesta manhã em entrevista que a Venezuela não tem uma ditadura. Afirmou que o governo Nicolás Maduro foi eleito de forma legítima e reconheceu apenas a existência de “problemas” políticos no país vizinho.
Também disse que não existe ditadura em Cuba. Como anteriormente tinha dito que o governo Michel Temer é “golpista”, foi questionado se, então, achava que o Brasil vivia uma ditadura. “Apesar de ser um governo ilegítimo, não é uma ditadura”.



Meirelles estreia no Nordeste


A estreia oficial de Henrique Meirelles como pré-candidato à Presidência deve ocorrer no sábado, 26, informa o Painel da Folha. E o ex-ministro da Fazenda escolheu um evento ‘abençoado’: o centenário da Assembleia de Deus em Natal (RN).
Meirelles deve discursar sobre o Bolsa Família e suas propostas para o Nordeste, tema que tem entrado  frequentemente na pauta do MDB.




MP da Eletrobrás sai de cena
A Medida Provisória que trata da privatização da Eletrobras foi tirada da pauta do Congresso. Segundo a coluna Poder em Jogo, do jornal O Globo, governo e oposição fizeram acordo para deixar a medida sem data definida. Em troca, a oposição deve deixar de travar votações de outros projetos da base.
Ao Valor, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, deu sua versão. “O prazo está apertado e decidimos não pautar. O governo mandará um projeto de lei no lugar”, disse.


Caminhão de problemas
Greves de caminhoneiros são sempre um problema grave no Brasil pela sua excessiva dependência do modal rodoviário. Míriam Leitão analisa no Globo por que o nó do preço dos combustíveis não é simples de desatar e a redução de tributos que incidem sobre eles não deve, por si só, encerrar o movimento.
“Por erros antigos do nosso rodoviarismo, o Brasil é excessivamente vulnerável a uma paralisação de caminhões. Tudo se transporta por eles. Em países de grandes dimensões, o modal ferroviário há muito tempo foi implantado porque é mais econômico, lógico e sustentável.”


Eunício se recusa a apoiar Meirelles

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), afirmou que se recusa a apoiar Henrique Meirelles e desafiou alguém a tirá-lo do partido por isso, depois que o presidente Michel Temer disse que quem não aceitasse a candidatura do ex-ministro deveria se retirar.
Em entrevista à colunista Andreza Matais, no Estadão, Eunício diz que vai “morrer” no MDB e desafiou alguém a expulsá-lo. “Ele nunca exerceu nenhum mandato pelo MDB. Não sei nem por quais partidos ele passou. Sei que do MDB ele não é”, afirmou, sobre Meirelles.


Publicado no Portal do Jornal Estado de São Paulo em 23/05/2018

➤Falsidade ideológica eleitoral

MPF denuncia  governador Fernando Pimentel (PT)


O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o governador de Minas GeraisFernando Pimentel (PT), e outras seis pessoas por crimes de omissão e falsidade ideológica na prestação de contas da campanha eleitoral do petista em 2014. Feita no âmbito da Operação Acrônimo, a acusação trata da suposta ocultação, por Pimentel, do recebimento de 3,2 milhões de reais em sua campanha naquele ano. A denúncia foi apresentada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em março, mas o relator da ação no tribunal, ministro Herman Benjamin, só tirou o sigilo da denúncia na última sexta-feira (18).

A peça assinada pelo vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, sustenta que “ao lado da campanha oficial (tanto de responsabilidade do candidato, quanto do partido) corria uma estrutura paralela de arrecadação de fundos e custeio de despesas”. Segundo o MPF, o dinheiro foi pago pelas empresas JHSF e Gomes de Almeida por meio de notas fiscais falsas e transações bancárias dissimuladas.

A denúncia afirma que as doações não declaradas à Justiça Eleitoral foram negociadas entre 2011 e 2014, período em que Pimentel foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e intermediadas pelo empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, que fechou acordo de delação premiada com o MPF.

No caso da doação da JHSF, de um milhão de reais, feita por meio do pagamento de serviços prestados pelo instituto Vox Populi, o MPF sustenta que Fernando Pimentel teria se comprometido com a influenciar, como ministro, a aprovação de um pedido de outorga para construção e exploração de um aeroporto na região metropolitana de São Paulo.

Revista VEJA

➤OPINIÃO

Os passos da política
Não basta se apresentar na cena política como novidade para alcançar sucesso nas urnas. Há um longo e árduo caminho para conquistar o eleitorado

Os recém-formados grupos de renovação política estão ajustando suas expectativas para as próximas eleições, indica reportagem do Estado. O que antes parecia ser um caminho fácil, dada a rejeição da população aos políticos já estabelecidos, agora recebe uma avaliação mais realista. Na medida em que se aproxima a campanha eleitoral, torna-se evidente que não basta se apresentar na cena política como novidade para alcançar sucesso nas urnas. Quem almeja entrar na política tem um longo e árduo caminho para conquistar o voto do eleitorado – e isso não é necessariamente ruim.

Em setembro do ano passado, o movimento RenovaBr, que oferece bolsa de estudos para candidatos aos Legislativos federal e estaduais, estimava que poderia eleger entre 70 a 100 nomes. Atualmente, a expectativa é eleger 20% dos 131 bolsistas que concorrerão nas próximas eleições. No caso da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), um movimento de formação de lideranças políticas, falava-se em eleger de 60 a 80 deputados. Agora, o grupo não divulga projeções, para não criar falsas expectativas.

Há quem veja nas dificuldades encontradas pelos novos movimentos políticos uma confirmação dos defeitos do sistema eleitoral. Os políticos teriam conseguido, uma vez mais, dificultar a renovação política. O atual sistema tem muitas falhas, mas é equivocada a disjuntiva entre o novo e o velho na política, como se o País estivesse a presenciar uma luta entre o bem e o mal.

Nem todos os que se apresentam como novos na política são necessariamente bons. Há o novo autoritário, o demagógico, o que deseja implodir a política, o que não respeita a separação dos Poderes, o que tolera e até incentiva agressões às garantias individuais. Como é óbvio, as ideias ruins não são uma exclusividade de quem já exerceu mandato político. Tem muita gente que deseja estrear na política defendendo propostas profundamente equivocadas para o País.

É saudável para a democracia que haja filtros no sistema político. Logicamente, esses filtros não devem ser barreiras intransponíveis, a eliminar completamente a possibilidade de renovação. Mas sempre o caminho da política exigirá um aprendizado. Para uma efetiva contribuição ao País, os agentes políticos precisam ter mais do que boa intenção.

As dificuldades enfrentadas pelos movimentos de renovação da política revelam uma característica iniludível da política: ela não é feita por amadores e tampouco com amadorismo. Para ser eficaz – para conseguir promover as mudanças de que o País necessita –, a política deve ser conduzida com seriedade e profissionalismo. Antes de mais nada, é preciso respeitar as regras da própria política.

Muita gente tem reclamado, por exemplo, da necessidade de se filiar a um partido político para concorrer a um cargo nas eleições. Tratam essa condição como se fosse um limitador de uma possível candidatura. Dentro de um partido, argumentam, não seria possível exercer o cargo com completa liberdade, pois sempre haveria a necessidade de prestar contas a outras pessoas, na estrutura partidária.

Se alguém pensa que estar filiado a um partido é um grilhão aos seus ideais políticos, é melhor que não entre na política, pois ela exige, desde o primeiro momento, disciplina, capacidade e disposição para a negociação – e não apenas com os integrantes de sua legenda. Com imposições, não se faz política numa democracia. Nesse regime, só se avança com políticos que, embora tenham convicções arraigadas, saibam dialogar e negociar com outros partidos.

Mais do que provocar um sentimento de frustração, o ajuste das expectativas dos movimentos de renovação deveria ser um sinal muito positivo. Indica que esses grupos estão, de uma forma ou de outra, em contato com a política real – e não apenas no plano ideal, do qual pouca coisa prática se pode esperar. O País tem carência de lideranças políticas capazes de elaborar e concretizar propostas audazes, factíveis e realmente transformadoras. Tais lideranças podem ser “novas” ou veteranas. O importante é que sejam comprometidas com os ideais republicanos e atuem com honestidade.

Publicado no portal do Jornal Estado de São Paulo em 23/05/2018