segunda-feira, 26 de março de 2018

➤Promessa cumprida

Segurança da caravana agride repórter de O Globo

A equipe de segurança da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agrediu o repórter do jornal O Globo Sérgio Roxo na tarde desta segunda-feira, 26, em Francisco Beltrão, onde o petista esteve para caravana. O repórter filmava a abordagem de dois homens ligados à caravana petista a um carro de manifestantes quando um dos seguranças o abordou agredindo com um soco no rosto. Dois homens do Exército que fazem a escolta pessoal do ex-presidente intervieram e afastaram o agressor, que não foi identificado. 

Jornalista Sérgio Roxo
O ataque ao repórter ocorreu no acesso ao aeroporto de Francisco Beltrão, onde o ex-presidente havia acabado de embarcar rumo a Foz do Iguaçu (PR). Desde que chegou na cidade, a caravana de Lula é alvo de manifestações. Grupos bloquearam acessos à cidade de Francisco Beltrão. Lula, porém, conseguiu driblar o bloqueio em um carro particular enquanto os manifestantes se concentravam nos ônibus que integram a caravana.

Dezenas de pessoas usaram carros e caminhões para fechar o trânsito nas duas entradas de Francisco Beltrão ainda no início da manhã. A comitiva do ex-presidente pernoitou em São Miguel do Oeste (SC), de onde saiu com mais de uma hora de atraso devido a duas entrevistas concedidas por Lula, a uma rádio de Curitiba e uma TV da Argentina.

Alertados sobre o bloqueio, os organizadores da caravana fizeram uma parada não planejada de quase uma hora poucos quilômetros depois da divisa entre Santa Catarina e Paraná. A imprensa foi impedida de chegar perto do ônibus do ex-presidente. Lula e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, foram transferidos para um carro de passeio que os levou até a praça central de Francisco Beltrão, onde participaram de um ato em defesa da reforma agrária.

Agência Estado

➤BOA NOITE!


Pesquisando no youtube encontrei uma gravação do pianista americano Omar Akram que, confesso, não conhecia. A música é tão bonita que decidi dividir com todos.

Desert Flower Secret, com Omar Akram



➤TRF4


Cunha também afunda

Na mesma sessão em que rejeitaram por unanimidade recurso decisivo do ex-presidente Lula, os desembargadores da Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), o Tribunal da Lava Jato, negaram, também por unanimidade, os embargos de declaração da apelação criminal do ex-deputado Eduardo Cunha (MDB) – condenado a 14 anos e 6 meses de reclusão.

O ex-presidente da Câmara teve a condenação por corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro confirmada pelo tribunal em 21 de novembro do ano passado, com a pena reduzida de 15 anos e 4 meses – imposta em primeiro grau pelo juiz Sérgio Moro – para 14 anos e 6 meses de reclusão devido à exclusão de um dos crimes de lavagem.

A defesa do ex-deputado alegou que houve omissão no acórdão, ou seja, falta de análise pela Oitava Turma, em relação aos seguintes itens: ‘nulidade por ausência de autorização judicial para o uso da prova produzida na Suíça, usurpação de competência do Supremo Tribunal Federal, porque foram feitas investigações paralelas em primeiro grau enquanto Cunha exercia o mandato de deputado, ausência de fundamentação da sentença em relação à aplicação do concurso material, e definição do valor mínimo de reparação do dano’.

Os advogados também apontaram cinco contradições no acórdão em relação ao indeferimento de provas.

Todos os pedidos da defesa de Cunha foram rejeitados à unanimidade pelo Tribunal da Lava Jato na sessão desta segunda-feira, 26.

Agência Estado

➤Pesquisa

Bolsonaro bate Alckmin e Lula em SP

Jair Bolsonaro (PSL) lidera a corrida presidencial em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, segundo pesquisa inédita do Instituto Paraná.
O deputado de extrema direita bate até mesmo o governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e o ex-presidente Lula (PT).

Veja abaixo os cenários analisados:

Cenário 1, com Fernando Haddad como candidato petista:
Jair Bolsonaro 23,4%
Geraldo Alckmin 22,1%
Marina Silva 12,3%
Ciro Gomes 6,5%
Fernando Haddad 6%
Álvaro Dias 3,8%
Rodrigo Maia 1,3%
Fernando Collor 1,1%
Henrique Meirelles 1%
João Amoêdo 0,7%
Levy Fidelix 0,7%
Guilherme Boulos 0,5%

Cenário 2, com Jaques Wagner como candidato petista:
Jair Bolsonaro 23,5%
Geraldo Alckmin 23,2%
Marina Silva 13,3%
Ciro Gomes 7,2%
Álvaro Dias 4%
Fernando Collor 1,5%
Rodrigo Maia 1,4%
Jaques Wagner 1,3%
Henrique Meirelles 1%
Manuela DÁvilla 0,8%
João Amoêdo 0,7%
Levy Fidelix 0,7%
Guilherme Boulos 0,5%

Cenário 3, com Lula como candidato petista:
Jair Bolsonaro 22,3%
Geraldo Alckmin 20,1%
Lula 19,7%
Marina Silva 8,8%
Ciro Gomes 5,3%
Álvaro Dias 3,6%
Rodrigo Maia 1,1%
Henrique Meirelles 1%
Fernando Collor 0,8%
João Amoêdo 0,7%
Manuela Dávilla 0,5%
Guilherme Boulos 0,4%

➤Perdeu mais uma

Tribunal da Lava Jato afunda Lula

O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), por 3 votos a 0, rejeitou nesta segunda-feira, 26, o embargo de declaração do ex-presidente Lula contra o acórdão que o condenou a 12 anos e um mês de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso triplex. Com a decisão unânime da Corte de apelação da Operação Lava Jato, o petista poderia ser preso. Lula, no entanto, tem sua liberdade garantida pelo menos até 4 de abril quando o Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar um habeas corpus preventivo.

Na quinta-feira, 22, o Supremo concedeu um salvo-conduto a Lula, impedindo eventual ordem de prisão contra o ex-presidente no caso triplex. O documento só tem validade para este processo.

A sessão do Tribunal da Lava Jato foi aberta por volta das 13h30 e não teve transmissão nem por vídeo e nem por áudio. Votaram os desembargadores João Pedro Gebran Neto, relator, Leandro Paulsen e Victor Laus.
Agência Estado

➤Ricardo Noblat

Quem com ovo fere, com ovo será ferido

Militante protege Lula da chuva de ovos
Depois de amanhã, em Curitiba, Lula dará por terminada mais uma viagem de expiação dos seus pecados e de súplica por ajuda para não ser preso. Tomara que seja mais bem acolhido na cidade do juiz Sérgio Moro.

Lula está provando na pele os efeitos do “nós contra eles”, política cultivada pelo PT enquanto esteve no poder e mesmo depois de perdê-lo. E não gostou. Nem poderia ter gostado porque o alvo desta vez foi ele.

Em agosto do ano passado, em Salvador, o prefeito João Doria (PSDB), acompanhado por ACM Neto (DEM), prefeito da cidade, foi recepcionado com uma chuva de ovos por militantes do PT e de partidos afins.

Da boca de líderes do PT, não saiu uma palavra de censura ao ato de de agressão. Bastou, porém, a ação de um solitário atirador de ovos em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, para desatar a fúria de Lula.

Do alto do palanque, na praça principal da cidade, protegido de ovos por guarda-chuvas, Lula recomendou à Polícia Militar “pegar esse canalha e dar nele o corretivo que ele precisa ter para não tacar ovos nas pessoas”.

Foi além: “Esse cidadão está esperando que a gente fique nervoso, suba lá e dê uma surra nele, mas a gente não vai fazer isso. Esse cara ou é um débil mental ou não tem o menor apreço pelo ser humano”.

Lula não explicou que tipo de corretivo a polícia deveria aplicar no atirador de ovos solitário, mas é de se imaginar. Até porque em Chapecó, onde também foi mal recebido, ele chegou a falar em “dar porrada”.

Em Florianópolis, preferiu destacar que os integrantes de sua caravana são “gente da paz”, embora tenha dito que eles deveriam “retribuir” as agressões sofridas.

De fato, Lulinha Paz e Amor ficou no passado quando Lula precisou dele para se eleger e se reeleger. Está de volta a “Jararaca”, que segundo Lula, só morre quando esmagam sua cabeça.

Já pensaram como seria a próxima campanha presidencial se Lula, um ficha suja, pudesse disputá-la?

*Publicado no portal da revista VEJA em 26/03/2018

➤Caso tríplex:

TRF-4 pode tornar Lula ficha-suja hoje


O julgamento do embargo de declaração do caso do tríplex do Guarujá, marcado para esta segunda-feira no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), pode impor ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva duas derrotas simultâneas. Além de ser condenado definitivamente em segunda instância, Lula pode passar à condição de inelegível pela Lei da Ficha Limpa a partir da publicação do acórdão, o que deve ocorrer em até dez dias.

O embargo de declaração será julgado pela 8ª Turma do TRF-4, formada pelos desembargadores João Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus — os mesmos que, por unanimidade, elevaram a pena para 12 anos e um mês de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro. Lula só não poderá ser preso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará um habeas corpus contra a prisão no dia 4 de abril.

Questionado sobre a expectativa da defesa em relação ao embargo, o advogado José Roberto Batochio, que representa o ex-presidente, foi direto:

— Nas três dimensões do tempo, passado, presente e futuro, não há qualquer expectativa.

No embargo de declaração apresentado ao TRF-4, a defesa de Lula apresentou 38 omissões, 16 contradições e cinco obscuridades que teriam feito parte das decisões dos desembargadores na ação do tríplex. Com base nisso, pediu reconhecimento da nulidade do processo ou a absolvição de Lula. Depois do recurso, a defesa entrou com duas novas petições. Numa delas, apresentada seis dias após o embargo, entregou uma carta manuscrita e assinada pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, já condenado na Lava-Jato, na qual ele nega as afirmações de Léo Pinheiro, o ex-presidente da OAS. Também réu no caso do tríplex, Pinheiro disse ter combinado com Vaccari que os valores relacionados ao apartamento do Guarujá seriam descontados de uma conta de propina mantida pela empreiteira com o PT.

No parecer da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, o procurador Maurício Gerum lembra que, de acordo com o Código de Processo Penal, se forem descobertas provas de inocência de um condenado após a sentença, o caminho jurídico é buscar a revisão criminal, que deve ser ajuizada no próprio TRF-4 e distribuída a um novo relator, que não tenha pronunciado decisão em qualquer fase do processo. Mas ele acusa a defesa de Lula de tentar tumultuar o processo “com incidentes incabíveis” para retardar o julgamento do embargo de declaração.

Agência Globo

➤CARAVANA

Lula é acuado no Sul

É pau, é pedra, é o fim do caminho
A caravana de Lula pelo Sul, que começou com protestos de produtores rurais em Bagé, foi esquentando até chegar a Santa Catarina onde, cada vez mais acuado, o petista despiu o figurino da vítima de perseguição política para convocar seus militantes a partirem para a porrada.
O resultado foi que grupos rivais chegaram a trocar pedradas em Chapecó. Para quem vê os caminhos políticos e jurídicos se estreitarem, o contato com a realidade hostil deve mostrar a Lula que ele não tem mais o condão de inflamar o país apenas a seu favor. /VERA MAGALHÃES

Lula acha que deveriam lhe beijar os pés
De Lula no Twitter, ainda inconformado com os protestos com que foi recebido no Sul:
“Essa gente, moleques que nunca precisaram trabalhar na vida. Com certeza não passaram no Enem e estão com raiva por isso. Se tivessem o mínimo de dignidade estariam beijando meus pés. Porque ninguém nunca investiu tanto em Chapecó como eu”. /Blog BR18

Palanque de Lula é atingido por ovos e ex-presidente reage: 'canalha não tem cara'+3r
Ex-presidente não foi atingido e saiu do palco protegido por dois guardas-chuva levado por seguranças; mais cedo, manifestantes atacaram dois dos três ônibus da caravana com pedras e ovos.
Manifestantes contrários ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jogaram ovos no palanque do petista durante seu discurso na noite deste domingo, 25, no centro de São Miguel do Oeste (SC). O ataque vinha de um prédio próximo ao palco e começou durante a fala da presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann.
 “Canalha não tem cara. Esse canalha não está jogando ovo em mim, está jogando nas crianças que estão no palco. Espero que a PM tenha responsabilidade de pegar este canalha e dar um corretivo nele”, disse o ex-presidente. /ESTADÃO


Caravana de Lula é atacada com pedras e ovos em Santa Catarina
Comitiva do ex-presidente no Sul do país iniciou na segunda-feira, em Santana do Livramento (RS), e deve terminar na quarta, em Curitiba (PR).
A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi atacada com pedras e ovos por manifestantes contrários ao petista durante a passagem por São Miguel do Oeste (SC), na tarde deste domingo, 25. Lula participou de manhã de um ato com agricultores familiares em Nova Erechim (SC). Durante o evento, a presidente nacional do PTGleisi Hoffmann, alertou para a presença de manifestantes contrários ao ex-presidente em São Miguel do Oeste.
As pedradas chegaram a trincar os vidros de dois dos três ônibus que integram a caravana, entre eles o veículo em que Lula viajava. Cerca de trinta manifestantes fecharam o trevo de acesso à cidade. Quando a caravana parou, os limpadores de para-brisas dos ônibus foram arrancados, diversos ovos atirados contra os vidros dos veículos e, depois, as pedras. Um dos ovos atingiu o carro da reportagem do jornal O Estado de S. Paulo./VEJA

Caravana de Lula é atingida por ovos e pedras em SC
Os protestos violentos e tentativas de bloquear a passagem da comitiva do petista tem marcado a caravana de Lula pena região Sul, iniciada segunda-feira, em Santana do Livramento. O ex-presidente foi obrigado a alterar o itinerário da viagem, fazer parte do roteiro de avião (a previsão inicial era de usar apenas ônibus) e foi impedido de entrar em Passo Fundo.
No sábado à noite, em Chapecó, houve confronto entre manifestantes anti-Lula e militantes petistas que participavam de um ato na praça central da cidade.
Em Florianópolis, Lula ressaltou que os participantes das atividades são "gente da paz" mas disse que eles devem "retribuir" as agressões sofridas. Em Chapecó,  o ex-presidente falou em "dar porrada".
— Nós não podemos permitir que pessoas sejam espancadas enquanto esperamos que a polícia cumpra seu papel. Se a polícia não pode garantir a segurança da caravana, que nos diga — afirmou Pimenta. 
Segundo ele, uma ideia é agregar outros dois ônibus com militantes ao grupo para contrapor às manifestações contrárias./clicRBS