quinta-feira, 30 de novembro de 2017

➤BOA NOITE!




Djavan, que nasceu em Maceió no dia 27 de janeiro de 1949 é um cantorcompositorprodutor musical e violonista consagrado internacionalmente.
As músicas de Djavan são conhecidas pelas suas "cores". Ele retrata muito bem em suas composições a riqueza das cores do dia a dia e se utiliza de seus elementos em construções metafóricas de maneira distinta dos demais compositores. Até hoje é conhecido mundialmente pela sua tradição e o ritmo da música cantada.
Em 1989, uma de suas composições mais famosas e lindas, Oceano, fez parte da trilha sonora da novela Top Model.





➤‘Burrada’ sem tamanho!

PT teme Lula ligado a Cabral em caravana

Foto: Estadão/Reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai visitar as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), um dos principais focos de corrupção na Petrobrás investigados pela Lava Jato, na caravana pelos Estados do Espírito Santo e Rio, entre os dias 4 e 8 de dezembro. Dirigentes do PT, em conversas reservadas, dizem que Lula deveria cancelar a caravana para evitar que seu nome seja associado aos dos ex-governadores do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e Anthony Garotinho (PR), ambos presos por suspeitas de corrupção.

Petistas ainda alertam para o risco de atrelamento da imagem do ex-presidente ao governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que enfrenta uma crise financeira e administrativa sem precedentes na história do Estado. O PT apoiou e participou dos três governos. Um dirigente classificou a manutenção da caravana como “uma burrada sem tamanho”.

Apesar dos protestos, Lula decidiu manter a viagem, marcada desde maio. Segundo o coordenador do evento, Márcio Macedo, um dos vice-presidentes do PT, em momento algum a direção partidária cogitou desistir da caravana. 

“Vamos mostrar que, nos governos Lula e Dilma, o Rio viveu seus tempos áureos”, disse o dirigente petista. De acordo com Macedo, a visita ao Comperj tem como objetivo denunciar o abandono da obra em função da Lava Jato, em sua opinião. “A obra tem de ser retomada”, afirmou o dirigente. 

Anunciado em 2008 na esteira de euforia da descoberta do pré-sal como a mais ousada obra da Petrobrás e uma das maiores do País, o Comperj tinha previsão inicial de custo de US$ 8 bilhões e geração de 200 mil empregos. Passados nove anos os canteiros estão abandonados, 27 mil pessoas ficaram desempregadas e o Tribunal de Contas da União (TCU) estima prejuízos de R$ 544 milhões em função da corrupção.

Agência Estado 

➤Ações do Banrisul

Temer autoriza venda de 49%


O presidente Michel Temer assinou nesta quarta-feira (29) o decreto que autoriza a operação de venda de parte das ações do Banrisul. O anúncio foi feito, na noite de quarta-feira, pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, pelas redes sociais. Segundo a assessoria da pasta, o decreto deve ser publicado nesta quinta-feira (30).

A previsão é que o leilão das ações seja realizado no dia 14 de dezembro.
Em outubro, o governo do Rio Grande do Sul havia manifestado o interesse de vender 49% das ações ordinárias, que são as que têm direito a voto, do banco público. O resultado será aplicado no reequilíbrio das contas do Estado.

O decreto reconhece como interesse do governo federal a participação estrangeira no banco, segundo informações do Ministério da Casa Civil. A operação já tinha o aval do Conselho Monetário Nacional (CNM), que realizou uma reunião na segunda-feira (27), com uma comitiva de políticos gaúchos em Brasília.

Além da venda das ações, a comitiva garantiu a instalação de uma câmara de conciliação na Advocacia Geral da União (AGU) para discutir a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal. A primeira reunião deve ser realizada ainda nesta semana.

Agência Globo

➤OPINIÃO

O golpe ‘legal’ de Morales*

A decisão do Tribunal Constitucional da Bolívia, que autorizou o presidente Evo Morales a disputar um quarto mandato, atropelando a Constituição – cujas disposições referentes a essa questão ainda foram reforçadas pelo resultado de um referendo, realizado no ano passado –, vem demonstrar que está bem viva a triste tradição que transformou aquele país no recordista de golpes de Estado. Com a diferença de que desta vez o lobo do golpe veio vestido com pele de cordeiro: em vez de tanques nas ruas, uma marota decisão judicial, urdida por Morales.

Por unanimidade, o Tribunal julgou procedente recurso do governo, no qual ele alegou que o que dizem a Constituição e a Lei Eleitoral não se aplica à pretensão do presidente. Os malabarismos jurídicos – se é que a palavra pode ser usada nesse caso – usados para justificar a decisão favorável a Morales só podiam mesmo ser dignos de um golpe, tal a clareza do que estabelece a Constituição. Ela limita a possibilidade de eleição a dois mandatos. O golpe legal de Morales, porém, nada tem de surpreendente, já que é uma repetição.

No poder desde 2006, o presidente deveria afastar-se ao fim de seu segundo mandato em 2015. Mas, graças a uma decisão do mesmo Tribunal, pôde disputar um terceiro mandato na eleição de 2014. O argumento capcioso aceito pelos juízes amigos foi de que o país foi “refundado” em 2009 pela nova Constituição, promulgada durante o governo do atual presidente. Logo, a contagem para a reeleição deveria ser feita não a partir do primeiro mandato obtido por Morales, mas do primeiro exercido sob a nova Carta Magna.

Não satisfeito com três mandatos, o presidente levou o Tribunal a uma patética ginástica para lhe conceder a possibilidade de mais um. De nada adiantou a decisão do eleitorado que, em referendo realizado em fevereiro de 2016, disse não à possibilidade do quarto mandato. Prevaleceu o esdrúxulo argumento de que impedir Morales de concorrer mais uma vez seria limitar seus direitos políticos, o que violaria acordos internacionais assinados pela Bolívia. O principal seria o Pacto de San José, assinado no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA), que estabelece o direito dos cidadãos de elegerem e serem eleitos em consultas periódicas por voto universal e secreto.

Concluir daí, como fizeram os juízes amigos de Morales, que pode haver tantas reeleições quantas quiserem os detentores do poder é algo que só pode receber o nome de golpe, logo dado por líderes da oposição boliviana à decisão do Tribunal Constitucional. “Evo Morales desconhece a própria Constituição, dá um golpe na vontade popular expressa no referendo de 2016 e mente reiteradamente para se manter no poder”, declarou o ex-presidente Jorge Quiroga. Para ele, os juízes agiram como “capangas a serviço de Evo”. O líder do partido de oposição Unidade Democrática, Samuel Doria Medina, classificou a decisão sobre o quarto mandato de ilegítima e disse que Morales quer se “eternizar” no poder. A oposição já deixou claro que deve recorrer da decisão à OEA.

Além de a OEA não ter condições de impor à Bolívia uma decisão que contrarie Morales e seu tribunal amigo, é preciso considerar também a habilidade do presidente neste caso. O que o Tribunal Constitucional decidiu vale não só para ele, como também para os governadores, prefeitos e vereadores. Os beneficiários são tantos e tão influentes que se torna muito difícil revogar a decisão.

Morales se vale ainda do fato de que a Bolívia, campeã de golpes de Estado – os dos tanques nas ruas – com 160, desde a independência, vive um período de estabilidade tanto política como econômica, com as finanças em ordem. Nesse ponto, Morales se diferencia do seus colegas bolivarianos, a começar do venezuelano Nicolás Maduro, que mergulhou seu país numa profunda crise.

Mas isso não justifica golpes de Estado com ares de “legalidade”. Resta esperar que na eleição presidencial de 2019 os bolivianos repitam o repúdio à aventura antidemocrática de Morales, expresso no referendo de 2016.

*Publicado no Portal Estadão em 30/11/2017

➤COMENTANDO

Nas rádios, nos jornais, na internet...

Gremistas nas ruas
A cidade, hoje, amanheceu bordada de azul, branco e preto. O que mais se viu nas ruas foi gente de camisa e com bandeiras do Grêmio. Crianças, jovens, mulheres, homens de todas as idades desfilaram, orgulhosos, as cores de seu time tricampeão da Libertadores.
Desde a madrugada os gremistas comemoraram o titulo e o foguetório começou logo depois que o juiz apitou o final da partida contra o Lanus.
Foi uma vitória merecida, de um time que soube aproveitar a chance de estar numa chave sem grandes adversários e que se posicionou disposto a conquistar a Copa.
Parabéns aos gremistas, parabéns ao futebol do Rio Grande do Sul que traz mais uma conquista para o Brasil.

Ex-governadora do Rio com tornozeleira eletrônica
Chega a dar nojo ver o que está acontecendo no Rio de janeiro. São tantos ex-governadores presos, tantos presidentes da Assembleia Legislativa, do TCE na cadeia, e muitos esperando vagas, que não é difícil encontrar respostas para a péssima situação econômica do estado. Na verdade, o que os políticos que estão na cadeia fizeram, foi roubar, literalmente, um Estado inteiro. Levaram o Rio de Janeiro á falência.
Ontem (29) o Tribunal Eleitoral manteve Garotinho preso e libertou sua mulher, Rosinha, ex-governadora do Rio, como ele, com a condição de que use um aparelho eletrônico na perna, indicando sua condição de presa em regime semiaberto.
Sergio Cabral, Garotinho, Rosinha, todos ex-governadores, a mulher de Cabral, Picciani, Melo e Albertassi, foram presos por corrupção, lavagem de dinheiro, propinas e não sei mais o que. Sem contar os secretários, auxiliares, todos na cadeia.
Fico imaginando, além de toda a vergonha, se é que ela tem, Rosinha desfilando sua elegância acompanhada de uma tornozeleira eletrônica na perna. Acho que não vai sair de casa.

Uma ‘burrada’ sem tamanho
Em evento chamado técnico, mas que na verdade é campanha eleitoral das maiores, o ex-presidente Lula (PT), condenado pela Lava jato e envolvido numa série de processo que apuram seu envolvimento em atos de corrupção, estará no Rio de janeiro para, inclusive, visitar as obras do Complexo Petroquímico, um dos principais focos de corrupção na Petrobras.
Corre entre os petistas, a ideia de sugerir a Lula cancelar a visita, principalmente pelo fato de que ele e seu partido estiveram envolvidos e participaram dos governos de Sérgio Cabral e Pezão, responsáveis pela maior crise econômica da história do Rio de Janeiro. Cabral, provavelmente com a ajuda de Pezão, roubou o Rio de Janeiro inteiro. Pezão está por um fio para ser preso.
Durante todo o empo da roubalheira, Lula esteve junto, ele e seu partido, com os maiores ladrões do Rio. Fez campanha para ambos, ajudou a eleger os dois e defendeu Cabral com unhas e dentes, inclusive discursando em seu favor.
Não é à toa que petistas temem o que chamam de ‘burrada’ programada pelo chefe. Lula, no Rio, estará associado ao que aconteceu de pior na Cidade Maravilhosa!

Meirelles quer ser presidente. Ou não?
-Não é um objeto de desejo. Tenho muito trabalho a fazer como ministro da Fazenda, vou decidir na hora certa. O importante é que cada um cumpra sua função.
A declaração de Henrique Meirelles ao jornalista Roberto D’Avila, pode não ser um anúncio, mas deixa quase claro seu desejo de disputar a eleição para presidente no ano que vem.
O que não foi falado na entrevista é se Meirelles poderá ser o candidato do PMDB, se terá alianças com partidos fortes e se deseja ser o substituto de Temer que, até agora, afirma que não vai tentar a reeleição.
Como falta algum tempo, vamos esperar. Até lá, Meirelles vai brigando pela aprovação da Reforma da Previdência, ajustando a economia e esperando o crescimento do PIB.

Um candidato a frade procurado pela polícia
Cada vez mais é preciso ter muito cuidado com as conversas de nossos filhos na internet. Elas podem esconder muita coisa, inclusive bandidos e tarados que se aproveitam da inocência de alguns jovens, para praticarem seus crimes.
Agora mesmo, em Gravatai, um candidato a frade e que se diz psicólogo, foi preso, apresentou uma identidade falsa e foi descoberto como fugitivo da polícia paulista, condenado por corrupção de menores.
O homem foi descoberto através de uma mensagem que um menor de 16 anos mostrou para sua mãe, em que o ‘frade/psicólogo’ oferecia dinheiro em troca de sexo. Mas o pior é que o aspirante sugeria que o menino levasse com ele, um irmão de seis anos.
Felizmente o tarado está preso, mas nunca é demais relembrar que todo o cuidado com quem nosso filhos conversam na internet, é pouco. Nossas crianças estão, sempre, correndo o risco de envolvimento com criminosos.