sexta-feira, 6 de outubro de 2017

➤Prêmio Press

217 mil indicações 

A revista PRESS divulgou a 5ª parcial do Prêmio Press, que alcançou nesta semana a marca de 217 mil indicações. Apenas três nomes foram alterados na lista dos semifinalistas, o que caracteriza campanhas fortes nas 17 categorias de premiação. Mas, ainda, temos muito tempo para novidades até a lista final, que será divulgada no dia 1º de novembro. Até lá, seguem as indicações pelo site da revista (www.revistapress.com.br), tanto no Voto Popular, quanto no Voto Profissional.

Para marcar o 18º ano do Prêmio Press, está sendo preparada uma grande festa de premiação, a maior de todas até hoje, toda planejada em torno do conceito da campanha de divulgação deste ano: O Poder da Palavra. Vai ser uma festa emocionante e imperdível, marcada pra noite de 27 de novembro, no Teatro Dante Barone.

Confira a 5ª parcial

ESTAGIÁRIO DE JORNALISMO DO ANO
Troféu CIEE-RS
Eduardo Pinzon - SBT
Guilherme Chaves – Rádio Band
Luiza Fritzen - Jornal do Comércio
Nathalia Pase – Rádio Band
Tayná Schultz – TV Record

REPÓRTER DE RÁDIO DO ANO
Troféu STICC
Arthur Cipriani – Rádio Jovem Pan
Eduardo Paganella – Rádio Gaúcha
Gabriel Jacobsen – Rádio Guaíba
Saimon Bianchini – Rádio Band
Samantha Klein - Rádio Guaíba

REPÓRTER DE TELEVISÃO DO ANO
Cesar Fabris – Esporte Interativo
Daniela Mallmann - SBT
Kelly Veronez - RBS TV
Rafael Cavalheiro - Band TV
Vanessa Pires – TV Record

REPÓRTER DE JORNAL/REVISTA DO ANO
Troféu Sistema FECOMÉRCIO
Carol Zatt – Jornal do Comércio
Denise Saueressing - Revista A Granja
João Ávila - NH
Michele Rolim - Jornal do Comércio
Valter Junior - Metro Jornal

COLUNISTA DE JORNAL/REVISTA DO ANO
Troféu Fernando Albrecht
Diego Casagrande – O Metro
Paulo Germano – Zero Hora
Rogério Mendelski – Correio do Povo
Rosane Oliveira - Zero Hora
Taline Oppitz – Correio do Povo

COMENTARISTA DE TELEVISÃO DO ANO
André Machado – Band TV
Gustavo Vitorino – TV Pampa
Mauricio Saraiva – RBSTV
Nando Gross – TV Record
Ribeiro Neto – Band TV

COMENTARISTA DE RÁDIO DO ANO
Troféu Ruy Carlos Ostermann
Adroaldo Guerra Filho – Rádio Gaúcha
Carlos Guimarães – Rádio Guaíba
Cesar Cidade Dias – Radio Band
Maurício Saraiva - Rádio Gaúcha
Rodrigo Giacomet – Rádio União FM

APRESENTADOR DE TELEVISÃO DO ANO
Troféu SICREDI
Andre Haar – TV Record
Daniela Ungaretti - RBS TV
Lúcia Mattos - Band TV
Rogério Forcolen - TVU
Simone Santos – TV Record

APRESENTADOR DE RÁDIO DO ANO
Diego Casagrande – Rádio Band
Luciano Potter - Rádio Gaúcha
Milton Cardoso - Rádio Band
Rafael Marconi – Rádio Pampa
Rogério Mendelski – Rádio Guaíba

JORNALISTA DO WEB DO ANO
José Luiz Prévidi – previdi.blogspot.com.br
Marcelo Ribeiro – www.caderno7.com
Ricardo Wortmann – cornetadorw.blogspot.com 

REPÓRTER FOTOGRÁFICO DO ANO
Claiton Dornelles - Jornal do Comércio
Gustavo Roth – Agencia Preview
Inézio Machado - Jornal NH
Ricardo Giusti – Correio do Povo
Rodrigo Ziebell – SSP-RS e Brazil Photo Press

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO DO ANO
Cristiano Melo – Band TV
Edmilson Schenk - Band TV
Gerson Paz – TV Record
Glaucius Oliveira – RBS TV
Rogério Aguiar – Band TV

LOCUTOR/APRESENTADOR DE NOTÍCIAS
Troféu Milton Ferrreti Jung
Artur Chagas – Rádio Gaúcha
Fernando Zanuzo - Rádio Gaúcha
Maria Luiza Benitez – Rádio Guaíba
Sergio Stock – Band TV
Sinara Félix – Rádio Guaíba

JORNALISTA DESTAQUE DO INTERIOR
Trófeu SICREDI
Alex Frantz – Rádio Progresso/Ijuí
Daniele Freitas – Rádio Diário da Manha/Passo Fundo
Denise Cruz - Rádio União/NH
Halder Ramos - Correio do Povo/Gramado
Stephany Sander – Rádio ABC/NH

MELHOR PROGRAMA DE RÁDIO DO ANO
Bom dia – Rádio Guaíba
Café Cultura - FM Cultura
Esfera Pública – Rádio Guaíba
Rádio Livre – Rádio Band
Timeline – Rádio Gaúcha

MELHOR PROGRAMA DE TELEVISÃO DO ANO
Atualidades Pampa - TV Pampa
Frente a Frente – TVE
Os Donos da Bola – Band TV
RBS Notícias – RBS TV
Rio Grande no Ar - TV Record   

JORNALISTA DO ANO
Troféu SINDUSCON
André Machado – Rádio Band
Daniel Scola – Rádio Gaúcha
Diego Casagrande – Rádio Band
Nando Gross - Rádio Guaíba
Patricia Comunello - Jornal do Comércio

➤DESTAQUES


Campanha Internacional para a Abolição das
Armas  Nucleares ganha Nobel da Paz 2017
A Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (Ican) ganhou nesta sexta-feira, 6, o Nobel da Paz de 2017. A organização concedeu o prêmio ao grupo "por seu trabalho em voltar as atenções para as consequências humanitárias catastróficas de qualquer uso de armas nucleares e por seus esforços pioneiros para alcançar um pacto com base na proibição de tais armamentos". No ano anterior, o ganhador foi o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, em razão de seu trabalho para estabelecer um acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O Ican é uma coalizão de grupos não governamentais presente em mais de 100 países. Apesar de ter surgido na Austrália, foi oficialmente fundado em Viena, em 2007. "Vivemos em um mundo onde o risco do uso de armas nucleares é maior do que vinha sendo há muito tempo", disse Berit Reiss-Andersen, líder do comitê norueguês do Nobel. A porta-voz do grupo, Beatrice Fihn, disse estar "encantada" com o prêmio.

Juiz aponta ‘antecedentes gravíssimos’ de Battisti
juiz federal Odilon de Oliveira, da 3.ª Vara Criminal Federal de Campo Grande, destacou no decreto de prisão preventiva do ativista italiano Cesare Battisti, de 62 anos, o fato de ele ter sofrido ‘quatro condenações penais no país de origem, todas relacionadas a fatos gravíssimos’. Odilon se refere à prisão perpétua imposta pela Itália a Battisti, por terrorismo, nos anos 1970.
 “Inobstante, não se houve o cuidado e o dever que deveria ter, no país acolhedor, em relação à postura que lhe impõe a legislação brasileira”, assinalou o magistrado, em alusão ao decreto do presidente Lula, que, no último dia de seu mandato (31 de dezembro de 2010), editou decreto negando pedido de extradição de Battisti, assegurando a ele refúgio no Brasil. Battisti, que se declara escritor, foi preso em flagrante pela Polícia Federal por evasão de divisas e lavagem de dinheiro nesta quarta-feira, 4, tentando atravessar a fronteira do Mato Grosso do Sul com a Bolívia. Em uma pochete levava US$ 6 mil e 1.300 euros em dinheiro não declarado à Receita. Nesta quinta, 5, ele passou por audiência de custódia e o juiz Odilon de Oliveira acabou convertendo a prisão em flagrante em prisão preventiva – sem prazo para terminar.
“Seus antecedentes, gravíssimos, impõem a decretação de sua prisão preventiva, essencialmente por conveniência da efetiva aplicação da lei penal”, decidiu o magistrado

Porto de Santos: Barroso autoriza Raquel Dodge a ouvir Temer
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a ouvir o presidente Michel Temer (PMDB)  e outras oito pessoas no inquérito que investiga o peemedebista pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na edição de um decreto que mudou as regras do sistema portuário.
Barroso, no entanto, determinou que a tomada de depoimento do presidente obedeça à regra prevista no artigo 221, do Código de Processo Penal, sobre a oitiva de autoridades pelo juiz no processo judicial na condição de testemunhas. Temer, no entanto, é investigado. “Assim, mesmo figurando o senhor presidente na condição de investigado em inquérito policial, seja-lhe facultado indicar data e local onde queira ser ouvido pela autoridade policial, bem como informar se prefere encaminhar por escrito sua manifestação, assegurado, ainda, seu direito constitucional de se manter em silêncio”, escreve Barroso. O ministro também autorizou a oitiva de dois ex-assessores de Temer – o subchefe de Assuntos Jurídicos da Presidência, Gustavo Rocha, e o ex-assessor especial Rodrigo Rocha Loures – e dois amigos do presidente José Yunes e João Batista Lima Filho, do ex-diretor de relações institucionais da JBS Ricardo Saud , de mais duas pessoas ligadas à Rodrimar S/A, empresa que teria sido beneficiada pelo decreto presidencial para o porto de Santos – o dono da empresa, Antonio Celso Grecco, e o executivo Ricardo Conrado Mesquita, além do operador Edgar Safdie.

IPCA varia 0,16% e acumula a menor alta no ano desde 1998
Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve variação positiva de 0,16% no mês de setembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em agosto, a inflação oficial do país foi de 0,19%. No ano, o índice acumula 1,78%, bem abaixo dos 5,51% registrados em igual período do ano passado, sendo o menor acumulado em um mês de setembro desde 1998, quando a inflação ficou em 1,42%.
Nos últimos doze meses, o IPCA ficou em 2,54%, resultado superior aos 2,46% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. A maior alta do mês foi do grupo transportes, com variação de 0,79%. Os combustíveis tiveram a maior influência, com alta de 1,91%. O litro da gasolina ficou, em média, 2,22% mais caro de agosto para setembro. Já as passagens aéreas, tiveram variação positiva de 21,90%. O grupo alimentação e bebidas recuou pelo quinto mês seguido. Em setembro, a queda foi de 0,41%, com destaque para o consumo em casa, que teve retração de 0,74%. Já a alimentação fora de casa subiu 0,18%. No grupo habitação (-0,12%), teve destaque a conta de luz, que ficou 2,48% mais barata. Segundo o IBGE, a maior influência veio da mudança para a bandeira tarifária amarela a partir de 1º de setembro, representando uma cobrança adicional de R$ 0,02 a cada Kwh consumido. Em agosto, a bandeira vigente era a vermelha, mais cara.

RS: Vereador suspeito de 4 homicídios,  é preso por porte de arma
Um vereador de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (6) por suspeita de envolvimento em quatro homicídios e participação em uma quadrilha ligada ao tráfico de drogas. Na casa dele foi encontrado um revólver calibre 38 furtado, pelo qual ele foi preso em flagrante. Emerson Fernando Lourenço (Solidariedade) tem 44 anos e também atua como empresário. O advogado dele, Eduardo Pivetta Boeira, disse que não vai comentar da prisão. Conforme o delegado Rodrigo Zucco, Lourenço passou a liderar uma facção criminosa após a prisão do entãso líder do grupo, em 2011. Em 2016, entrou na carreira política após ser eleito como vereador em Novo Hamburgo, com o codinome Fernandinho. A partir deste ano, passou a integrar duas comissões, uma delas de Direitos Humanos.
"Ele já possui passagem pela polícia, cumpriu há mais de 10 anos pena por assalto, tráfico de drogas e outros crimes. Ele tem um passado delituoso", observa o delegado.
O vereador também atuava como empresário de um jogador profissional do Grêmio e de dois jogadores da categoria de base do Internacional, segundo Zucco, que está preservando o nome deles.

Entidades criticam emenda que permite censura eleitoral na internet
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) emitiram nota conjunta nesta quinta-feira na qual criticam a emenda à reforma política que permite que candidatos solicitem a remoção de conteúdo considerado “discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa” feito nas redes sociais. O texto das entidades diz que a emenda contraria a Constituição e se trata de censura. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) também se manifestou, por meio de nota, contra a emenda. (Leia as notas abaixo)
A emenda que permite a remoção do conteúdo na internet foi incluída de última hora no projeto de lei que regulamenta o fundo eleitoral e muda regras eleitorais. O projeto foi aprovado na madrugada desta quinta-feira na Câmara dos Deputados e, em votação relâmpago na tarde desta quinta, no Senado. O texto avalizado pelos parlamentares permite que candidatos solicitem diretamente aos provedores de internet(incluindo redes sociais, como Facebook e Twitter) a remoção de conteúdo que os candidatos considerarem impróprio.

➤OPINIÃO

‘Afrontá-la, nunca!’*

Cármen Lúcia, Eunício Oliveira e Rodrigo Maia são 
decisivos contra a crise entre Poderes

Eliane Cantanhêde

É conversando que a gente se entende e foi exatamente conversando que os presidentes do Supremo, Cármen Lúcia, do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Maia, estão apagando mais um incêndio que poderia tomar grandes proporções entre os dois Poderes.

Depois de muita tensão entre Congresso e Supremo, ontem foi dia de bandeira branca, aproveitando a solenidade pelos 29 anos da Constituição de 1988. Estavam lá, amigavelmente, os três presidentes, ministros e parlamentares que participaram daquele grande momento da democracia brasileira e ainda hoje são seus fiéis defensores, como Miro Teixeira, do Rio.

Visões diferentes de mundo, reações corporativas e eventuais divergências fazem parte da vida, ninguém é obrigado a concordar sempre. Mas o fundamental é que o Legislativo faz leis e o Judiciário as interpreta e aplica e que não é bom para a democracia – logo, para o País – quando Poderes se estranham e se confrontam.

Depois da crise gerada pela decisão monocrática do ministro Marco Aurélio derrubando o então presidente do Senado, Renan Calheiros, agora foi a Primeira Turma, com os votos de Roberto Barroso e os dois próximos presidentes do TSE, Luis Fux e Rosa Weber, que jogou o Senado contra o STF, num embate entre instituições em que nenhuma delas sai vitoriosa.

O pivô desta vez foi o senador Aécio Neves, presidente afastado do PSDB, que recebeu R$ 2 milhões de Joesley Batista e foi delatado pelo benfeitor. Mas, apesar de pivô, Aécio é uma figura secundária na nova crise, porque ele tem um encontro inexorável com a Justiça e crise não é para salvá-lo, é para resguardar a independência entre Poderes.

A decisão da Primeira Turma de afastar Aécio do mandato e criar a figura do “recolhimento noturno” deixou o Senado em polvorosa, já que senadores e deputados não podem ser presos, a não ser em flagrante delito inafiançável e o tal “recolhimento noturno” é um eufemismo para... prisão. E até no STF os ministros se dividiram: apoiar os três colegas ou dar razão ao Senado?

Assim, o Senado aprovou urgência para autorizar ou não a prisão, ops!, o recolhimento noturno do tucano e o STF marcou data para definir regras claras para punições de deputados e senadores, principalmente se o plenário da Câmara e do Senado têm de autorizar, além da prisão, também medidas cautelares como recolhimento noturno.

Escolhidas as armas, Eunício Oliveira seguiu um caminho familiar para Rodrigo Maia: o do gabinete de Cármen Lúcia. Foi ali, conversando, que a solução foi construída: o Senado adiou a decisão sobre desautorizar ou não a Primeira Turma para o dia 17, ou seja, para depois do julgamento do Supremo sobre punições a políticos com mandato. 

A expectativa é que o STF repita a solução para a crise Marco Aurélio-Renan: o pleno faz mil elogios a Fux, Rosa e Barroso, mas decide, em tese, contra as medidas cautelares aplicadas a Aécio. Se for assim, o Senado fará sua parte na semana seguinte, deixando a crise com o STF para lá e se concentrando no afastamento de Aécio pelo Conselho de Ética, sem interferência “externa”.

Na votação do adiamento, Roberto Requião, Gleisi Hoffmann e Renan Calheiros aproveitaram para atacar o Supremo, mas o resultado tende a estancar a crise. Foi um acordão, apesar de seus atores preferirem dizer que “prevaleceu o bom senso, o diálogo”.

Repetindo o histórico discurso de Ulysses Guimarães 29 anos atrás, Cármen Lúcia lembrou que a Constituição não é perfeita, mas não há alternativa: “Discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca”. Vale tanto para senadores e deputados quanto para ministros do Supremo, de hoje e sempre.

*Publicado no Portal Estadão em 06/10/2017