segunda-feira, 2 de outubro de 2017

➤Recibos de Lula

Moro pede a hospital que informe sobre visitas


O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância em Curitiba, atendeu nesta segunda-feira a um pedido da defesa do empresário Glaucos da Costamarques e determinou ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que disponibilize informações que possam corroborar a versão de Costamarques sobre os recibos de aluguel apresentados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um processo da Lava Jato.

Segundo Costamarques, dono de um apartamento vizinho ao de Lula em São Bernardo do Campo (SP), locado ao petista, o aluguel não foi pago entre fevereiro de 2011 e outubro de 2015. O Ministério Público Federal sustenta que o imóvel, uma cobertura, foi comprado a Lula pela Odebrecht, transação em que o empresário teria sido usado como “laranja”. Ambos estão entre os réus na ação penal que apura a compra do apartamento e de um prédio, que serviria de sede ao Instituto Lula e também teria sido pago pela empreiteira.

Para comprovar que o apartamento não pertence ao ex-presidente e que o aluguel foi pago, os advogados do petista apresentaram a Sergio Moro na semana passada o contrato de locação, assinado em 2 de fevereiro de 2011, e 26 recibos de aluguéis assinados pelo empresário, entre agosto de 2011 e dezembro de 2015. Glaucos da Costamarques alega que os recibos foram assinados enquanto esteve internado no Sírio-Libanês para uma cirurgia cardíaca, entre novembro e dezembro de 2015. Os comprovantes teriam sido levados a ele no hospital pelo advogado Roberto Teixeira, compadre de Lula, e o contador João Leite.


Com VEJA

➤MP dos Portos

Raquel Dodge pede ao STF para ouvir Temer

Foto: Estadão/Reprodução
A procuradora-geral da República Raquel Dodge requereu ao Supremo Tribunal Federal autorização para tomar o depoimento do presidente Michel Temer no inquérito que investiga a MP dos Portos. A investigação aponta para supostos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A petição de Raquel foi endereçada ao ministro Roberto Barroso, relator do inquérito.

Além de Temer são citados na investigação executivos da empresa Rodrimar e o ex-assessor especial do presidente Rodrigo Rocha Loures, o ‘homem da mala’ – ele foi filmado pela Polícia Federal em abril com 10 mil notas de R$ 50 na mala preta, somando R$ 500 mil em propina viva da JBS.

inquérito foi aberto por autorização do ministro Luis Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). A necessidade de uma investigação sobre a edição do Decreto dos Portos foi inicialmente apontada pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em junho, quando a Procuradoria-Geral da República enviou ao Tribunal a denúncia contra o Temer por corrupção passiva.

A procuradora pediu mais 60 dias para concluir a investigação

Agência Estado

➤Prêmio Press

Resultado da 4ª parcial

Jorge Polydoro será o Homenageado Especial
da 18ª edição do Prêmio Press

Próximo de fechar o primeiro mês de votações, o Prêmio Press divulga a sua 4ª parcial de semifinalistas. Nessas primeiras quatro semanas, o prêmio já registrou mais de 175 mil indicações, nas 17 categorias de premiação. A participação no Voto Popular (qualquer pessoa pode fazer indicações, uma vez por dia) e no Voto Profissional (somente jornalistas e radialistas profissionais podem dar um único voto completo) se estende até 31 de outubro.

Neste ano, o Troféu Sistema Fiergs - Homenagem Especial será entregue ao jornalista e publisher Jorge Polydoro, fundador da revista Amanhã, pelos seus 40 anos de jornalismo e a sua contribuição decisiva na valorização e profissionalização da imprensa gaúcha.

ESTAGIÁRIO DO ANO
Troféu CIEE-RS
Eduardo Pinzon - SBT
Guilherme Chaves – Rádio Band
Luiza Fritzen - Jornal do Comércio
Nathalia Pase – Rádio Band
Tayná Schultz – TV Record

REPÓRTER DE RÁDIO DO ANO
Troféu STICC
Arthur Cipriani – Rádio Jovem Pan
Eduardo Paganella – Rádio Gaúcha
Diogo Rossi - Rádio Grenal
Gabriel Jacobsen – Rádio Guaíba
Saimon Bianchini – Rádio Band

REPÓRTER DE TELEVISÃO DO ANO
Cesar Fabris – Esporte Interativo
Daniela Mallmann - SBT
Kelly Veronez - RBS TV
Rafael Cavalheiro - Band TV
Vanessa Pires – TV Record

REPÓRTER DE JORNAL/REVISTA DO ANO
Troféu Sistema FECOMÉRCIO
Carol Zatt – Jornal do Comércio
Denise Saueressing - Revista A Granja
João Ávila - NH
Michele Rolim - Jornal do Comércio
Valter Junior - Metro Jornal

COLUNISTA DE JORNAL/REVISTA DO ANO
Troféu Fernando Albrecht
Diego Casagrande – O Metro
Paulo Germano – Zero Hora
Rogério Mendelski – Correio do Povo
Rosane Oliveira - Zero Hora
Taline Oppitz – Correio do Povo

COMENTARISTA DE TELEVISÃO DO ANO
André Machado – Band TV
Gustavo Vitorino – TV Pampa
Mauricio Saraiva – RBSTV
Nando Gross – TV Record
Ribeiro Neto – Band TV

COMENTARISTA DE RÁDIO DO ANO
Troféu Ruy Carlos Ostermann
Adroaldo Guerra Filho – Rádio Gaúcha
Carlos Guimarães – Rádio Guaíba
Cesar Cidade Dias – Radio Band
Maurício Saraiva - Rádio Gaúcha
Rodrigo Giacomet – Rádio União FM

APRESENTADOR DE TELEVISÃO DO ANO
Troféu SICREDI
Andre Haar – TV Record
Daniela Ungaretti - RBS TV
Lúcia Mattos - Band TV
Rogério Forcolen - TVU
Simone Santos – TV Record

APRESENTADOR DE RÁDIO DO ANO
Diego Casagrande – Rádio Band
Luciano Potter - Rádio Gaúcha
Milton Cardoso - Rádio Band
Rafael Marconi – Rádio Pampa
Rogério Mendelski – Rádio Guaíba

JORNALISTA DO WEB DO ANO
José Luiz Prévidi – previdi.blogspot.com.br
Marcelo Ribeiro – www.caderno7.com
Ricardo Wortmann – cornetadorw.blogspot.com 

REPÓRTER FOTOGRÁFICO DO ANO
Claiton Dornelles - Jornal do Comércio
Gustavo Roth – Agencia Preview
Inézio Machado - Jornal NH
Ricardo Giusti – Correio do Povo
Rodrigo Ziebell – SSP-RS e Brazil Photo Press

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO DO ANO
Cristiano Melo – Band TV
Edmilson Shenck - Band TV
Gerson Paz – TV Record
Glaucius Oliveira – RBS TV
Rogério Aguiar – Band TV

LOCUTOR/APRESENTADOR DE NOTÍCIAS
Troféu Milton Ferrreti Jung
Artur Chagas – Rádio Gaúcha
Fernando Zanuzo - Rádio Gaúcha
Maria Luiza Benitez – Rádio Guaíba
Sergio Stock – Band TV
Sinara Félix – Rádio Guaíba

JORNALISTA DESTAQUE DO INTERIOR
Trófeu SICREDI
Alex Frantz – Rádio Progresso/Ijuí
Daniele Freitas – Rádio Diário da Manha/Passo Fundo
Denise Cruz - Rádio União/NH
Halder Ramos - Correio do Povo/Gramado
Stephany Sander – Rádio ABC/NH

MELHOR PROGRAMA DE RÁDIO DO ANO
Bom dia – Rádio Guaíba
Esfera Pública – Rádio Guaíba
Pampa Bom dia – Rádio Pampa
Rádio Livre – Rádio Band
Timeline – Rádio Gaúcha

MELHOR PROGRAMA DE TELEVISÃO DO ANO
Atualidades Pampa - TV Pampa
Frente a Frente – TVE
Os Donos da Bola – Band TV
RBS Notícias – RBS TV
Rio Grande no Ar - TV Record   

JORNALISTA DO ANO
Troféu SINDUSCON
André Machado – Rádio Band
Daniel Scola – Rádio Gaúcha
Diego Casagrande – Rádio Band
Paulo Germano – Zero Hora

Patricia Comunello - Jornal do Comércio

➤DESTAQUES

Temporal de domingo causa transtornos e mortes
O forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul neste domingo (1º), com rajadas de vento entre 100km/h e 120km/h, causou estragos que deixaram pelo menos duas mortes, 800 casas destelhadas e mais de 600 mil clientes sem luz – na manhã desta segunda-feira (2), o número de residências sem eletricidade caiu para 228 mil.  A primeira morte devido ao temporal ocorreu na tarde de domingo, na RS-155, entre Ijuí e Santo Augusto, no Noroeste. Albino de Jesus, 65 anos, foi atingido por uma árvore que caiu sobre o para-brisa do Siena que dirigia. A vítima, que morava em Ijuí, não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente.  A segunda ocorreu na manhã desta segunda-feira (2), quando uma mulher foi decapitada por um fio caído, em Sapiranga, no Vale dos Sinos. Ela estava na carona de uma motocicleta com o marido, que não ficou ferido.  Em Porto Alegre, a prefeitura chegou a emitir alerta para que as pessoas não saíssem de casa. O vendaval derrubou a estrutura de um circo no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, onde havia 70 espectadores. Um dos proprietários do espetáculo foi socorrido e encaminhado ao hospital após passar mal com incidente. Até o momento, não há registro de feridos. 

Cerca de 223 mil sem energia elétrica no RS
O temporal da noite do domingo ainda causa problemas para a população de diversas cidades do Rio Grande do Sul. Segundo as concessionárias, ao todo, 223 mil estão sem energia elétrica no Estado.A empresa estatal CEEE revelou que tem 29 mil clientes sem luz em Porto Alegre e cinco mil em outras localidades. Segundo a empresa, os bairros da Capital que ainda necessitam de atenção são Restinga, Lami, Cidade Baixa, Jardim Botânico, Auxiliadora e Rubem Berta.A Rio Grande Energia (RGE), de Caxias do Sul, tem 86 mil pontos sem energia. Na RGE Sul, o número é maior 113 mil. As empresas estão com as equipes nas ruas fazendo consertos e não sabem precisar quando todos os clientes terão o retorno da eletricidade. A Trensurb está com estações fechadas e a não existe uma previsão certa para a volta da circulação dos trens.

Plabiscito na Catalunha tem 90% de votos pela independência
O plebiscito separatista realizado neste domingo, 1.º, em condições caóticas na Catalunha, abriu uma crise política na Espanha e pode resultar em uma declaração unilateral de independência de parte dos catalães e na queda do governo do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy. Segundo os resultados divulgados pelo governo catalão, 2,02 milhões de pessoas votaram a favor da independência – 90% dos 2,2 milhões dos votos. O “não” teve o respaldo de 166,5 mil eleitores. Isto quer dizer que 41,5% dos 5,3 milhões de eleitores foram às urnas.  A turbulência foi causada pela violenta repressão ordenada por Madri, que enviou agentes da tropa de choque para tentar impedir a votação em Barcelona e no interior, fechando seções e confiscando urnas e cédulas eleitorais. Quase 880 pessoas ficaram feridas em choques entre a polícia e os independentistas. Sem maioria no Parlamento, e logo sujeito à boa vontade dos partidos opositores de esquerda, Mariano Rajoy, Primeiro Ministro da Espanha,  corre risco. Tevês espanholas informaram que a hipótese de convocação de eleições gerais antecipadas é cada vez mais real.

54% querem Lula preso e 89% querem denúncia contra Temer
Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (2) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta que 54% dos entrevistados consideram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria ser preso com base nas informações reveladas pela Operação Lava Jato. O petista foi condenado em julho pelo juiz federal Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro sob a acusação de ter recebido um apartamento triplex em Guarujá (SP) como propina da construtora OAS. Ainda cabe recurso da condenação. No mesmo levantamento, o Datafolha registrou que 89% dos entrevistados avaliam que a Câmara dos Deputados deve autorizar o Supremo Tribunal Federal (STF) a analisar a denúncia por organização criminosa e obstrução de Justiça apresentada contra o presidente Michel Temer. Em 14 de setembro, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao STF uma segunda denúncia contra o peemedebista. No entanto, para que os ministros da Suprema Corte possam apreciar se aceitam ou não a denúncia, os deputados federais têm que dar aval.

Um em cada cinco processos no STF expirou em 2016
Um em cada cinco processos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) prescreveu no ano passado. Segundo relatório elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a chamada taxa de prescrição de 2016 chegou a 18,8%, maior patamar em oito anos. Esse movimento foi acompanhado, contudo, de um aumento exponencial nos processos originários na Corte, que cresceram seis vezes de 2009 até o ano passado, saltando de 476 para 2.803. A pesquisa sobre a carga de trabalho do STF foi encomendada pela presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia. O estudo é de junho deste ano. De acordo com ex-ministros da Corte e pesquisadores do Direito Constitucional ouvidos pela reportagem, a causa da alta taxa de processos que caducaram é justamente a intensa carga de trabalho dos onze integrantes do Tribunal.
“Sobrecarregados, os onze ministros não conseguem julgar todos os casos em tempo hábil, o que aumenta a ocorrência de prescrição”, afirma a criminalista Fernanda de Almeida Carneiro, professora da pós-graduação em Direito Penal Econômico da Faculdade de Direito do IDP-SP. Ela prevê que a tendência é aumentar esses números nos próximos anos, com a Operação Lava Jato. “Em primeiro lugar, porque o STF não está preparado ou tem estrutura para fazer investigação ou instrução. Em segundo, porque é um caso evidentemente rumoroso, que demanda atenção especial, com muitas discussões envolvendo as Turmas ou o Plenário.”

➤Novo imposto

Centrais sindicais criam nova taxa

Cobrança aprovada por metalúrgicos de SP é maior 
que o antigo imposto sindical; entidades dizem que vão 
quebrar sem contribuição

Foto: VEJA/Reprodução
Sindicatos das principais centrais sindicais do país estão aprovando em assembleias a manutenção da cobrança do imposto sindical ou a criação de novas contribuições antes mesmo de o governo Michel Temer editar medida provisória para regulamentar a matéria. Os sindicatos querem arrecadar o dinheiro de todos os trabalhadores e não apenas de seus sócios, tanto no caso da manutenção do imposto quanto na das novas contribuições – chamadas de assistencial ou negocial.

Essa é a estratégia montada para driblar o fim da obrigatoriedade do pagamento do imposto, previsto na reforma trabalhista que entra em vigor em 11 de novembro. Ela deve enfrentar resistência na Justiça. Para o Ministério Público do Trabalho, é ilegal. Os sindicatos dos metalúrgicos de São Paulo (Força Sindical), dos metalúrgicos de São Leopoldo (RS), filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), e o dos têxteis de Guarulhos, da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), foram os primeiros a adotá-la.

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, afirmou que a contribuição decidida pela categoria em 15 de setembro representa 1% do valor da folha de pagamento do que o trabalhador ganha em um ano, ou seja o valor de 3,5 dias trabalhados – maior, portanto, do que o antigo imposto sindical, que equivalia a um dia de salário do funcionário.

Quintino Severo, secretário de administração da CUT, disse que o exemplo do sindicato de São Leopoldo (15 mil trabalhadores na base) deve ser seguido por outros da central. “Mas nosso primeiro objetivo é aumentar a filiação.” Segundo ele, o fim do imposto afeta em média 30% da receita dos sindicatos do setor privado ligados à CUT.

No caso do Sindivestuário de Guarulhos, a assembleia feita dia 9 decidiu manter o antigo imposto sob a alegação de que a reforma institui a prevalência do negociado sobre o legislado. “Quando a lei diz que é preciso prévia e expressa autorização, não quer dizer que ela deve ser individual ou por escrito. Se toda negociação é deliberada em assembleia, então essa autorização se dá na assembleia”, disse o secretário-geral da CSB, Álvaro Egea. A assembleia dos têxteis contou, segundo ele, com uma centena de trabalhadores – a base do sindicato tem 10 mil.

Estadão/VEJA

➤Las Vegas

Tiroteio deixa ao menos 50 mortos


Um tiroteio ocorrido durante o festival de música country "Route 91 Harvest" em Las Vegas, no oeste dos Estados Unidos, deixou ao menos 50 mortos e mais de 200 feridos no início da madrugada desta segunda-feira, 2 (noite de domingo no horário local). O suspeito de autoria dos disparos foi perseguido e morto em troca de tiros com a polícia. Ele foi identificado como Stephen Paddock, de 64 anos, um morador local que teria agido sozinho, sem conexão com grupos extremistas. 

O número de mortes contabilizadas foi elevado de 20 para 50 às 7h40 (3h40 no horário local), informou em coletiva de imprensa o chefe de polícia do Condado de Clark, do qual Las Vegas é a sede, Joseph Lombardo. O tiroteio já é considerado o mais grave da história recente dos Estados Unidos. Em junho de 2016, 49 pessoas foram mortas na casa noturna LGBT Pulse, em Orlando, na Flórida.

O atirador estava posicionado no 32º andar do hotel Mandalay Bay, em frente à área aberta onde aconteciam os shows, e abriu fogo do alto contra o público. Ele estava hospedado com uma mulher no hotel e resort, que é um dos mais famosos da região de cassinos Las Vegas Strip. A mulher foi identificada para prestar esclarecimentos à polícia.

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi informado sobre a tragédia no início da manhã e publicou uma nota de solidariedade em sua conta no Twitter. "Minhas mais profundas condolências e solidariedade às vítimas e famílias do terrível tiroreio em Las Vegas. Deus os abençoe!"

Ao menos dois policiais estão entre os mortos e outros dois ficaram feridos, disseram as autoridades. Nas redes sociais, pessoas relatam ter ouvido o barulho de disparos de armas automáticas.

Agência Estado