quarta-feira, 20 de setembro de 2017

➤DESTAQUES

Câmara rejeita ‘distritão’
O plenário da Câmara rejeitou na noite desta terça-feira a proposta para alterar o sistema eleitoral do país. O texto mudava o sistema atual de votação proporcional na eleição de deputados e vereadores para o chamado “distritão”em 2018. Foram 205 votos a favor, 238 contra e uma abstenção. Por se tratar de uma emenda à Constituição, o texto precisava do voto favorável de 308 dos 513 deputados.
Diante do resultado, os deputados devem abandonar a votação dos demais itens dessa proposta, que incluía também a criação de um fundo público para financiamento de campanha. A votação desta terça encerra uma discussão de meses. 

México: Terremoto deixa 200 mortos
terremoto de magnitude 7,1 graus na escala Richter que sacudiu nesta terça-feira a região central do México deixou mais de 200 pessoas mortas. O número de vítimas, no entanto, pode ser bem maior. Há relatos de incêndios e pessoas presas em escombros.
O tremor destruiu dezenas de construções e derrubou completamente pelo menos dez edifícios na Cidade do México e arredores. O sismo também causou cortes no serviço elétrico, vazamentos de gás e interrompeu o serviço de telefonia, bem como das linhas de metrô.
Ainda não é possível saber a extensão dos danos, mas inúmeros vídeos postados no Twitter mostram o impacto causado pelo terremoto.
O tremor gerou numerosas cenas de pânico na capital do país e ocorreu duas horas depois de a população ter saído às ruas de todo o país em uma simulação para lembrar o terremoto de 1985 que causou milhares de mortes. Após perceber o movimento sísmico, cidadãos que moram e trabalham em edifícios altos captaram os desabamentos de vários imóveis nas colônias de Condessa e Roma, afetadas pelo terremoto que ocorreu há 32 anos.

Lula vira réu por ‘venda’ de MP a montadoras
O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, aceitou nesta terça-feira denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e colocou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela sétima vez no banco dos réus. O petista vai responder pelo crime de corrupção passiva por, supostamente, ter participado da “venda” da Medida Provisória (MP) 471, de 2009, que prorrogou os incentivos fiscais para montadoras instalavas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O caso é investigado na Operação Zelotes.
A denúncia recebida por Vallisney é assinada pelos procuradores Frederico Paiva e Hebert Mesquita e, além de Lula, acusa o ex-ministro Gilberto Carvalho, os lobistas Mauro Marcondes e Alexandre Paes dos Santos, o APS, o ex-conselheiro do Carf José Ricardo da Silva e os executivos Carlos Alberto de Oliveira Andrade e Paulo Arantes Ferraz em suposta corrupção na aprovação da medida provisória, editada no segundo mandato do ex-presidente e transformada em lei em 2010

Denúncia contra Temer: STF decide hoje
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se reunirão nesta quarta-feira (20) para decidir se suspendem o envio, à Câmara dos Deputados, da nova denúncia contra o presidente Michel Temer. A sessão está marcada para as 14h.
A acusação foi apresentada na semana passada pela Procuradoria Geral da República (PGR) e aponta Temer como líder de organização criminosa formada por políticos do PMDB da Câmara. O presidente também é acusado de obstrução de Justiça nas investigações da Operação Lava Jato.
A Constituição determina que a denúncia deve ser encaminhada à Câmara, a quem cabe autorizar, por no mínimo 2/3 dos deputados, a análise da acusação pelo STF.
A defesa de Temer, no entanto, quer que, antes de remeter a denúncia à Câmara, o STF aguarde o fim das investigações sobre suposta omissão de executivos da J&F nas delações premiadas.
O assunto começou a ser analisado no plenário da Corte na semana passada, mas só houve tempo para manifestação da defesa e da PGR.

“O evangelho segundo Jesus, rainha do céu”
Após ter sua estreia em Jundiaí suspensa na Justiça, a peça "O evangelho segundo Jesus, Rainha do céu" está mantida em Porto Alegre. Evocando a liberdade de expressão e citando o atentado ao jornal sátiro francês "Charlie Hebdo", o juiz José Antônio Coitinho negou o pedido de um advogado, que entrou com ação pelo cancelamento das apresentações do espetáculo, em que Jesus Cristo é vivido por uma atriz transexual, na capital gaúcha.
Escrito pela autora trans inglesa Jo Clifford, que em 2006, aos 56 anos, abriu mão do nome John, o espetáculo traz a atriz trans Renata Carvalho no papel de Jesus e provoca reflexões em torno de questões de gênero. Parte do festival Porto Alegre em Cena, promovido pela prefeitura local, o espetáculo tem sessões marcadas para quinta (21) e sexta (22), no teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana. Os ingressos estão esgotados.
O advogado Pedro Geraldo Cancian Lagomarcino Gomes, que entrou com ação contra a peça, dirigida por Natalia Mallo, alegou que o espetáculo, que em sua visão afrontaria "os costumes religiosos", usa recursos públicos por meio do Pró-Cultura. Na decisão proferida na tarde de terça, o juiz José Antonio Coitinho, da 2ª Vara da Fazenda Pública, em Porto Alegre, negou o pedido.