quinta-feira, 24 de agosto de 2017

➤BOA NOITE


Selvagens cães de guerra (The Wild Geese)  é um filme britânico de 1978 dirigido por Andrew V. McLaglen. Foi um sucesso do gênero ação dos anos 70.

Com um elenco maravilhoso onde despontam Richard Burton, Roger Moore, Richard Harris, além da participação especial de Stewart Granger, o filme se destacou também pela trilha sonora com a música The flight of the wild gesse, na voz de Joan Armatranding.


➤Moro aceita denúncia

Bendine e mais cinco viram réus na Lava Jato


O juiz federal Sérgio Moro aceitou denúncia contra o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine e outras cinco pessoas, nesta quinta-feira (24). Agora, todos eles são réus na Operação Lava Jato e respondem ao processo na Justiça Federal do Paraná.

A denúncia contra eles, feita pelo Ministério Público Federal (MPF), trata dos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e embaraço às investigações.

Bendine foi preso em 27 de julho, na 42ª fase da Operação Lava Jato, suspeito de receber R$ 3 milhões em propina do Grupo Odebrecht. Leia aqui a íntegra da denúncia contra Bendine.

Além de Bendine, tornaram-se réus:
- Álvaro José Novis, doleiro
- André Gustavo Vieira da Silva e Antônio Carlos Vieira da Silva Júnior, irmãos suspeitos de operar os repasses e lavar o dinheiro de propina;
- Marcelo Odebrecht e Fernando Reis, delatores da Lava Jato

Quando a denúncia foi feita, na terça-feira (22), a defesa de Aldemir Bendine disse que a atuação dele à frente do Banco do Brasil e da Petrobras se pautou pela legalidade e que vai demonstrar isso na ação penal com documentos e testemunhas.

João Mestieri, advogado de Álvaro José Novis, afirmou que o cliente dele também é delator da operação e que ele não é doleiro. "Ele fazia parte de um segmento de várias pessoas que recebiam uma data, um valor, uma senha e fazia o dinheiro sair daqui para ali"
Agência Globo

➤Distritão e Fundo eleitoral

Maia admite que Câmara pode rejeitar


Diante do impasse para aprovar o distritão e o fundo público para campanha, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiu nesta quinta-feira, 24, que essas propostas podem ser rejeitadas no plenário na semana que vem.

O presidente da Câmara afirmou que estuda colocar primeiro em votação a proposta que estabelece apenas o fim das coligações e a criação da cláusula de barreira "para garantir uma vitória" e depois retomar a votação da outra emenda à Constituição. "Se não tiver um bom diálogo até terça-feira, vai ser difícil aprovar alguma coisa na PEC do sistema e do financiamento eleitoral", lembrou.

Segundo Maia, se ele não tivesse encerrado a discussão da proposta na quarta, 23, o texto teria sido derrotado. "Eu acredito que se fosse ontem, eu não sei amanhã, a probabilidade do fundo sobreviver na emenda constitucional é muito difícil ", disse.

Ele também admitiu que será difícil construir consenso na Câmara para aprovar a adoção do distritão em 2018 e do distrital misto em 2022. "Não sei se a gente vai ter os 308 votos", alertou.

Sobre como financiar as campanhas do ano que vem, Maia ironizou as críticas que os deputados fizeram em relação à criação do fundo público e o fato de o Senado não querer retomar o debate sobre a volta do financiamento empresarial. "Vamos à eleição com que a gente tem. E acho que vai ser uma boa experiência, poucos recursos, para muitas eleições. Vai ter que todo mundo comprar um bom celular, com uma boa definição de imagem e contratar um cinegrafista amador", disse.

COLIGAÇÕES 
Questionado se a Câmara deve conseguir aprovar apenas a PEC que acaba com o fim das coligações e cria a cláusula de barreiras, Maia afirmou que essa decisão já seria um grande avanço. Ele, no entanto, voltou a dizer que é preciso mudar também o sistema eleitoral. "Não é apenas, já é muito, para alguns políticos, essa seria a única reforma", comentou.

Ele também afirmou que é preciso que a Câmara consiga "organizar as votações" para que o Supremo Tribunal Federal não decida no lugar do Poder Legislativo, especialmente em relação ao fim das coligações. "Se isso acontecer, infelizmente quem terá feito uma grande revolução na política brasileira será mais uma vez o Judiciário", afirmou.
Agência Estado

➤DESTAQUES


Os segredos de Temer
Nos últimos dias, os encontros de Temer fora da agenda oficial se tornaram frequentes. Reuniões com Aécio Neves, a nova procuradora-geral, Raquel Dodge, e o ministro do STF Gilmar Mendes estão entre os convidados que foram recebidos pelo presidente altas horas da noite no Palácio do Jaburu. O encontro mais conhecido foi com o empresário Joesley Batista, dono da JBS, que deflagrou uma crise no governo. Mas o presidente pode ter reuniões secretas?

Corrupção
Lava Jato apura a ‘Brasil Trade’, o ‘negócio criminoso’ que renderia 40% ao ‘PT/PMDB’.  A Polícia Federal encontrou elementos de que filho de ministro do TCU - alvo da Operação Abate II, deflagrada nesta quarta -, Vaccarezza, operador de Lobão, ex-executivos da Petrobrás e operadores de propinas organizaram uma 'empresa' ligada a desvios em contratos na Petrobrás.

Segunda instância
Decisões de Gilmar Mendes podem mudar entendimento do STF. Ministro manda soltar condenado em segunda instância, como Vicente de Paula Oliveira, condenado a quatro anos de prisão por omissão de informações às autoridades fazendárias.

Votação fatiada
Antes de retirar o valor do fundo eleitoral, os deputados decidiram fatiar a votação do relatório e analisar ponto a ponto o texto. Uma estratégia para conseguir colocar a proposta, enfim, em votação. O parecer do relator Vicente Cândido (PT-SP) estabelecia que o valor do fundo seria correspondente a 0,5% da receita corrente líquida no período de 12 meses. A medida, no entanto, foi criticada pela opinião pública e a inclusão do percentual perdeu o apoio dos deputados.

Impeachment
Moraes nega pedido da OAB para obrigar Maia a analisar impeachment de Temer. Ministro negou os mandados de segurança protocolados pela OAB e por deputados, que obrigava o presidenta da Câmara analisar os pedidos.

Sem moleza
Ministro do STJ nega pedido para travar ação penal contra Lula, Palocci e outros seis. Recurso foi feito por Branislav Kontic, assessor do ex-ministro da Fazenda

Empréstimos do BNDES
Após quase seis horas de discussão, a Câmara dos Deputados adiou para hoje a votação da Medida Provisória que cria a nova taxa de juros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Taxa de Longo Prazo (TLP). Se aprovada, a taxa será usada nos empréstimos concedidos pelo banco. A TLP substituirá a atual Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

Fato relevante?
Família Gerdau deixa comando executivo da empresa. A família Gerdau está deixando o comando executivo da empresa. A decisão acabou de ser comunicada aos investidores por meio de um fato relevante.  

Racha no PSDB
O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), fará uma reunião hoje em Brasília com o presidente licenciado do partido, senador Aécio Neves (MG), e os presidentes dos 27 diretórios estaduais da legenda. O encontro ocorre em meio à crise que divide o partido desde a votação da denúncia contra Temer.

Sem tréguas
Polícia fecha depósito de drogas em frente à escola de Porto Alegre. Três homens foram presos e drogas apreendidas

A vez dos bancos
Depois das empreiteiras e dos políticos, os bancos serão a nova fronteira da Lava-Jato. Estão no alvo dos investigadores instituições financeiras que deixaram de reportar movimentações suspeitas aos órgãos competentes, como o Coaf.

Estradas precárias
A falta de fiscalização e manutenção são principais causas da baixa durabilidade de estradas no Brasil, segundo estudo da Confederação Nacional do Transporte. Pavimento no Brasil é projetado para durar até 12 anos, mas problemas fazem com que falhas apareçam antes do previsto.

Previsão do tempo
São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba amanhecem sob névoa, mas o Sol vai aparecer nessas cidades e na maior parte do país. Chove apenas no litoral nordestino, no extremo Sul e em partes do Norte.
Correio do Povo/clicRBS/Estadão/G1/Correio Braziliense/O Globo/IG/Época/

➤BOM DIA!

É inverno, mas a temperatura chega aos 30ºC

Hoje é dia 24 de agosto. Os mais antigos, como eu, lembrarão do suicídio de Getúlio Vargas, em 1954. No seu quarto do Palácio do Catete, sede do governo brasileiro, o então presidente da República morreu com um tiro no coração, Foi um estampido que detonou uma onda de violência em todo o Brasil.

Naquele tempo, bem diferente de hoje, fazia muito frio no mês de agosto. Aliás, os meses de inverno eram frios e as temperaturas nunca passavam de 10, no máximo 15ºC. O frio já começava em maio, tanto que todos esperavam o famoso ‘veranico de maio’, que quebrava um pouco a onda de frio. Calor, depois, só em setembro, com a chegada da Primavera. Aí as temperaturas se tornavam gostosas e se podia arriscar uma camisa de manga ou até uma manga curta.

Hoje, em pleno mês de agosto, saí de casa com os termômetros marcando quase 20ºC e o apresentador do rádio prometendo mais calor em quase todo o Estado.

A previsão é de que praticamente todo o Rio Grande do Sul tenha temperaturas em elevação durante o dia, exceção da metade do Sul onde poderá haver instabilidade.

Para Porto Alegre, preparem-se, as previsões são de muito calor desde o começo da manhã. É quase certo que teremos termômetros marcando 31ºC até o fim da tarde, tanto na Região Metropolitana como na Fronteira Oeste.

Os mais entendidos em meteorologia, arriscam afirmar que em Canoas, teremos temperaturas ao redor de 33ºC durante a tarde. Acho que esqueceram que estamos em agosto e em pleno inverno.

Ao mesmo tempo, anunciam que uma nova frente fria está se formando a partir do Uruguai, prevendo a chegada de ventos e chuvas na fronteira do Estado. Dizem que poderemos ter trovoadas e ventania.

Os mais moços estão um pouco mais preparados, afinal já faz algum tempo que não temos um inverno rigoroso, daqueles de ver gaúcho andando de pala e poncho pelas ruas. Estávamos tão acostumados com o frio que até se falava que “se pelo menos o inverno não for chuvoso, tudo bem”.  Hoje, o máximo que temos nos permitido é um blusão de lã ou uma jaqueta mais pesada.

Daí só escutamos falar em rinite, asma, bronquite e outras doenças típicas de um clima de muita instabilidade. Vamos combinar que é quase impossível não ficar no mínimo resfriado, com tanta variação de temperatura.

E lembrar que lá em São Gabriel, quando a gurizada, no inverno,  via alguém mais fraco andando pela rua, dizia sempre: “Este não passa do mês de agosto”.

Por mais que os meteorologistas falem em nova frente fria, o recomendável é que é que se mantenha um pouco de roupa de verão nas partes mais baixas do guarda roupas. Nunca se sabe se teremos inverno ou verão durante o dia.