sexta-feira, 9 de junho de 2017

➤BOA NOITE!


Depois de mostrar a beleza vocal do Quarteto em Cy e do MPB 4, dois grupos brasileiros que fazem parte daquela pequena seleção de artistas diferenciados, chegou a vez de trazer um vídeo em que os dois cantam juntos.

Nada melhor do que reunir, com eles,  mais dois imensos talentos da nossa MPB, Ary barroso e Vinicius de Moraes.

Numa gravação de 1977, o Quarteto em Cy e o MPB 4 cantam Rancho das Namoradas, de Ary e Vinicius.




➤RAPIDINHAS


Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira
Quem ainda não se vacinou contra a gripe tem até hoje para procurar os postos de saúde e garantir a imunização. Nesta última semana, o Ministério da Saúde orientou estados e municípios a ofertar a vacina para toda a população, pois ainda havia um estoque de 10 milhões de doses disponíveis. Entretanto, cada estado ou município tem autonomia para estender ou não a vacinação.
Prevista para terminar em 26 de maio, a campanha já tinha sido prorrogada com o objetivo de alcançar a meta de vacinação para o grupo de risco que, neste ano, é de 90%. Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado no último dia 2, 76,7% do público-alvo tinham sido vacinados, de um total de 54,2 milhões de pessoas.

Crise e desemprego fazem Brasil ter 60 milhões com o nome sujo
A grave crise econômica e o avanço do desemprego no país levaram o número de pessoas com o “nome sujo” ao maior patamar em dois anos, segundo dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nesta sexta-feira. Um exército de aproximadamente 60,1 milhões de brasileiros estão com restrições ao CPF, enfrentando problemas para contratar empréstimos, financiamentos ou realizar compras parceladas, o que representa quase 40% da população brasileira adulta. Só nos últimos 30 dias, houve um saldo líquido de 1,1 milhão de brasileiros que passaram a fazer parte da lista de consumidores com contas em atraso e registrados em cadastros de inadimplentes. Na comparação mensal (em maio frente a abril, sem ajuste sazonal), o indicador do SPC teve crescimento de 1,31% no volume de consumidores inadimplentes, a maior variação positiva desde março de 2015, quando a alta fora de 2,20% no período. Se a comparação for feita com o mesmo mês do ano passado, registra-se uma leve queda de 0,50%, a terceira queda anual consecutiva na série histórica do indicador.

Apesar dos apelos, Rocha Loures aparece para depor de cabelo raspado
O ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), apontado como "Homem da Mala" do presidente Michel Temer, apareceu de cabelo raspado para depor na sede da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira. Loures, que é ex-assessor especial do presidente, tinha feito pedido para que não passasse pelo procedimento destinado a quem ingressa na prisão. Ele deixou a PF por volta das 10h30. A defesa de Loures havia solicitado ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que não lhe fosse imposto “tratamento desumano e cruel” e que não tivesse o cabelo raspado. Além disso, também foi requisitado acesso à “totalidade” das gravações da delação de executivos da JBS. No interrogatório feito na manhã desta sexta, Rocha Loures não respondeu a nenhuma pergunta. Ele está preso no presídio da Papuda e divide cela com o doleiro Lúcio Funaro, ligado ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Justiça decreta falência de usina de Bumlai, preso na Lava Jato
A Justiça de Mato Grosso do Sul decretou a falência da usina São Fernando, que pertence à família do empresário José Carlos Bumlai, condenado a nove anos de prisão na Lava Jato, que investiga corrupção na Petrobras, por crime de gestão fraudulenta e corrupção passiva. Bumlai, que cumpre prisão domiciliar, é amigo próximo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em recuperação judicial desde 2013, a usina São Fernando, com capacidade de moagem de 4 milhões de toneladas de cana, acumula dívidas de cerca de R$ 1,5 bilhão, sobretudo com bancos e fornecedores, de acordo com fontes de mercado. A decisão de ontem foi proferida pelo juiz da 5ª Vara Cível do Tribunal de Dourados, Jonas Hass Silva. O possível pedido de falência da usina São Fernando já era esperado. No dia 1º de junho, os credores da companhia não aprovaram o plano de reestruturação apresentado pela usina.

Vice-presidente do PSDB defende que partido avalie “interferência” de Temer no TSE
Vice-presidente do PSDB, o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman defendeu  que, no caso de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) livrar Michel Temer da cassação, o partido analise “a interferência política” do presidente sobre os ministros. “Não basta que o TSE livre Temer da cassação. Temos, sim, de verificar sua moralidade. Quer dizer que, para se salvar, o presidente articula a salvação também de Dilma Rousseff? É preciso levar em conta não apenas se Temer fica, mas em quais circunstâncias. Para o presidente ficar, houve interferência política de agentes políticos sobre os ministros do TSE, que é uma Corte mais política do que técnica.” Goldman estará na segunda-feira (12) em reunião da Executiva em Brasília, quando o partido definirá a permanência ou não do PSDB no governo.

➤Julgamento no TSE

Relator vota por cassar chapa Dilma-Temer 
Foto: Agência Reuters/Reprodução
O ministro Herman Benjamin, relator do processo da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou para cassar a coligação por ter havido milionários gastos irregulares com o pagamento de empresas para a prestação de serviços gráficos.

O ministro citou que foi feita uma perícia pela própria equipe do TSE em três empresas, VTPB, Focal e Rede Seg, que juntas receberam 56 milhões de reais da campanha.

Segundo Benjamin, com base em investigação feita pelo próprio TSE, milhões de reais em pagamentos por supostos serviços prestados por uma das empresas foram desviados para pessoas físicas.

Ele afirmou que no caso de uma delas, a Rede Seg, não houve prestação de serviços para campanha e seria “fantasma”. Protestou quanto ao fato de ter havido um repasse de 25 milhões de reais para a VTPB, empresa que, na sua opinião, “não existe”.

Para o relator, as provas do processo mostraram que houve incongruências na prestação de serviços da VPTB e Rede Seg e que havia uma “cortina de fumaça” na relação das empresas com a campanha eleitoral.

O ministro defendeu, por essa razão, punir a coligação por não ter feito o controle e a fiscalização dos repasses desses recursos.

“É claro que, em um contexto quanto esse, a quebra do dever jurídico da campanha está configurada”, afirmou. “Realmente, qualquer diligência, pouca que seja, impediria que empresas de fachada, como a Rede Seg, fosse contratada”, completou.

Para o relator, embora não seja possível verificar quanto foi efetivamente usado de forma irregular, é preciso punir a chapa.

➤Habeas Corpus

TRF nega pedido de Lula e critica banalização de recurso

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), negou pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para realização de diligências para produção de novas provas no processo que acusa o petista pelos crimes lavagem de dinheiro e ocultação de bens, nos quais ele teria recebido valores indevidos de empreiteiras. Gebran Neto também negou o pedido de suspensão da ação penal relacionada ao caso do triplex no Guarujá.

Ele ressaltou que a decisão de avaliar a necessidade de novas diligências cabe ao juiz de primeira instância, neste caso, Sérgio Moro. “Cabe ao julgador aferir quais são as provas desnecessárias para a formação de seu convencimento, de modo que não há ilegalidade no indeferimento fundamentado das cópias que a defesa pretendia, notadamente se impertinentes à apuração da verdade”.

Desembargador Gebran Neto
Além de negar o pedido, o desembargador teceu críticas ao expediente utilizado pela defesa do ex-presidente, que impetrou um habeas corpus, comumente utilizado para pedir a liberdade de acusados. “A impetração de habeas corpus destina-se a corrigir eventual ilegalidade praticada no curso do processo, sobretudo quando houver risco ao direito de ir e vir do investigado ou réu”. O desembargador recomendou ainda que o recurso do habeas corpus não seja banalizado.

“Embora pareça excesso de rigor, impera a necessidade de melhor otimizar o uso do habeas corpus, sobretudo por se tratar de processo afeto à Operação Lava-Jato, com mais de 400 impetrações, boa parte delas discutindo matérias absolutamente estranhas ao incidente. A par disso, a jurisprudência do tribunal tem sido flexível em alguns casos – porque não dizer tolerante – de impetrações sem afeição com o direito à liberdade”.

Em nota, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, afirma que a produção de novas provas são importantes “para deixar claro que o ex-presidente não foi beneficiado, direta ou indiretamente, por qualquer valor proveniente da Petrobras e tampouco recebeu a propriedade do tríplex”. Zanin também justificou o grande número de pedidos de habeas corpus com o que ele chamou de “sistemática violação de garantias e direitos de Lula” por parte de Sérgio Moro.

“A ideia de restrição do habeas corpus não é compatível com a Constituição Federal e não pode ser aplicada pelos tribunais”, completou.
Agência Brasil

➤URGENTE!

JBS é alvo de ação da Polícia Federal

Três semanas após a homologação da delação premiada que empareda o governo Michel Temer, as empresas da família de Joesley Batista são alvo, na manhã desta sexta-feira, de uma operação da Polícia Federal que investiga ganhos que o grupo teve no mercado com informações privilegiadas sobre a colaboração firmada com a Procuradoria-Geral da República.

A ação foi deflagrada pouco depois das 10 horas da manhã. Os agentes estão na sede da JBS e também da FB Participações, outra empresa controlada pela família.

Os investigadores miram os lucros obtidos pelos controladores do conglomerado com a compra de dólares e a venda de ações às vésperas de virem a público informações sobre a delação premiada.

➤OPINIÃO

Na Câmara, Temer x Janot*

Se Temer passar no TSE, a guerra será entre ele e Janot 
na Câmara, seu hábitat natural

Eliane Cantanhêde

Se sobreviver ao julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE, como tudo indica, o presidente Michel Temer vai continuar guerreando pelo seu mandato, mas saindo do complexo ambiente jurídico e caindo no que podemos chamar de seu hábitat natural: a política. 

No TSE, o debate crucial é sobre a inclusão ou não das delações da Odebrecht e dos marqueteiros no PT no processo, que significa ter um antes das delações, sem provas decisivas, e um depois, com declarações e provas. E os ministros devem se restringir a leis, artigos e códigos para argumentar e condenar ou absolver Temer. 

Na Câmara, Temer tem trunfos poderosos. Está nas mãos do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), fiel ao Planalto, acatar ou não um dos vários pedidos de impeachment. Vai acatar? E, pelo artigo 51 da Constituição, só o plenário pode autorizar um pedido da PGR ao STF para processar o presidente da República. Vai autorizar?

Mais cedo ou mais tarde (provavelmente mais cedo...), Rodrigo Janot vai pedir ao STF a abertura do processo, para tornar Temer réu. Significa que os deputados vão votar entre Janot e Temer. Um, o procurador, é encarado como o algoz de 1/3 da Câmara. O outro, o presidente, já presidiu a própria Câmara três vezes. Façam suas apostas...

Por incrível que pareça, os sete votos do TSE, ou de qualquer tribunal, são mais imprevisíveis e blindados a pressões do que os 513 da Câmara, que decidem “politicamente”. Se um deputado disser que vota assim ou assado simplesmente “porque quis”, quem há de trucidá-lo por isso?

Além disso, se Temer passar por 4 a 3 no TSE – como indicava ontem o posicionamento dos ministros em relação às delações –, o presidente e seus comandantes usarão todas as armas de convencimento na Câmara: caneta, a ameaça para a economia e a desqualificação do que há contra ele.

Sem sucesso na sociedade, mas com bons argumentos, o Planalto repete para deputados e senadores que Dilma foi citada por quase meia dúzia de delatores e Janot nunca pediu inquérito ou processo contra ela, mas pediu investigação contra Temer com base numa gravação que nem sequer fora periciada. E o relator no STF, Edson Fachin, acatou monocraticamente o inquérito, mesmo sem perícia e sem provar que tinha a ver com Lava Jato.

Além disso, os palacianos têm uma leitura do que há na gravação bem diferente da que é feita na Procuradoria e na opinião pública. Segundo eles, Joesley Batista, da JBS, falou praticamente sozinho, enquanto Temer foi monossilábico e até parecia impaciente.

E mais: Joesley só reclamou do governo na conversa, enumerando problemas com BNDES, Cade, CVM e até Fazenda, ocupada por um ex-conselheiro do grupo, Henrique Meirelles. Na conversa, diz o Planalto, Joesley praticamente inocenta Temer da acusação de favorecimento ou privilégios às suas empresas.

Outro argumento do governo para os parlamentares, os próximos juízes de Temer, é que as delações premiadas são para esclarecer crimes pretéritos dos quais o delator tenha participado. Se a JBS participou de uma organização criminosa, foi em “governos anteriores”, mas Joesley não entregou nada das gestões Lula e Dilma. O Planalto, porém, sabe que Temer continua no fio da navalha, com a possibilidade de delação premiada do ex-assessor Rocha Loures, com o coronel Lima, efetivamente seu velho amigo, e com o tal Edgar, que surge nas 82 perguntas da Polícia Federal como aviso ou guerra de nervos.

É assim que Temer deve sobreviver ao TSE e à votação na Câmara, mas batalhando diariamente com Janot, Fachin e a PF e, o que é pior para ele, perdendo uma outra guerra decisiva na vida e na morte dos políticos: a da opinião pública.
Publicado no Portal Estadão em 09/06/2017

Sessão Plenária Extraordinária 09/06/2017

➤RESUMO

Comece o dia bem-informado

Ministros divididos
Ao iniciar a leitura do seu voto na sessão de ontem, Benjamin apontou abuso de poder e recebimento de dinheiro ilegal na campanha. Mas o TSE se dividiu sobre as provas da Odebrecht e 4 dos 7 ministros indicaram que podem votar contra a inclusão desse conteúdo no processo.

O alívio de Temer
A sinalização do TSE de que não deve cassar Temer aliviou o Planalto, que se prepara para uma possível denúncia de Janot contra o presidente e outras bombas. O advogado de Temer disse que ficou 'satisfeito' com o 3º dia do julgamento.

Dia de devolver o questionário
Hoje termina o prazo a mais dado ao presidente para que ele responda as 82 questões da Polícia Federal no inquérito que investiga Temer, com base nas delações dos donos da JBS. Numa das questões, a PF pede que Temer esclareça a frase 'tem que manter isso'.  O ex-assessor do presidente e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures também deve falar à PF. Preso, ele divide uma cela de 25 metros quadrados na Papuda.

Nas alturas
Piloto confirma versão de Joesley sobre voo com Temer e Marcela

Vingança
Governo articula reação contra grupo JBS em três frentes. Planalto atua em frentes como punição mais rígida da CVM e cobrança de dívidas do INSS.

Alçando voo
PSDB romperá com Temer, mas ainda apoiará reformas, diz senador tucano

Mais pizza?
‘Senado não concorda com afastamento de Aécio’.  João Alberto Souza (PMDB-MA) diz que colegas estão revoltados e não há clima na Casa para cassação do tucano

Neve na Serra
Meteorologia mantém previsão de neve na Serra para esta sexta-feira. Os próximos dias prometem ser de frio intenso em todo o Rio Grande do Sul

Está baixando!
Inflação acelera para 0,31%, mas é a mais baixa para maio em 10 anos. Nos últimos 12 meses, índice acumula alta de 3,6%.

Educação
Estudantes que querem uma das 147 mil bolsas oferecidas pelo Prouni no ensino superior têm até hoje para se inscrever no programa.

Em Alagoas
Operação da PF contra 'caixa 2' faz buscas na casa de vice da CBF. Gustavo Feijó realizava pagamento para financiar campanha, diz investigação.

Reino nem tão Unido
No Reino Unido, o partido conservador da premiê Theresa May venceu a eleição, mas perdeu a maioria absoluta. Com o resultado apertado, o líder da oposição, Jeremy Corbyn, pediu a renúncia da primeira-ministra, que já descartou essa hipótese. O Partido Conservador terá de fazer uma coalizão para governar. Para isso, ela terá que pedir permissão à rainha Elizabeth II, com quem deve se encontrar nesta sexta-feira.

Previsão do tempo
A chuva dá trégua à região Sul, mas vai esfriar. Chove o dia todo em RO e há previsão de chuva passageira no restante do Norte. Deve chover fraco no litoral nordestino, mas o tempo estará firme no interior da região. O sol não aparece na maior parte do Centro-Oeste enquanto uma frente fria muda o tempo em partes de SP, RJ e MG.
O Globo/Estadão/Folha SP/clicRBS/G1/Exame

BOM DIA!

Cara de Palhaço, Roupa de Palhaço...



Os mais antigos devem lembrar dos versos de um samba que ficou famoso na voz de Miltinho e que falava exatamente na cara de palhaço que muitos apresentavam diante de situações imprevistas, algumas nem tanto.

Pois é exatamente assim que estou me sentindo e, lamentavelmente, acredito que muitos brasileiros também estão, diante do triste espetáculo proporcionado por alguns ministros do Tribunal Superior Eleitoral.

Quero, antes de mais nada, ressaltar que não estou nem nunca estive ao lado de Temer, muito menos de Dilma, e não consigo admitir que um bando de corruptos, ladrões, mentirosos, tenham tomado conta do Brasil, faz anos.

Também esclareço que nem sei definir o que sinto de alguns que insistem em defender, elogiar e apoiar corruptos. Raiva, nojo, indiferença, são alguns sentimentos que me passam pela cabeça quando vejo pessoas defendendo ladrões e psicopatas que fazem da mentira uma verdade de vida. Pior, muito pior do que eles, no meu entender, são os que apoiam e defendem este tipo de gente.

Mas o assunto é o julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE. É lá que está montado o picadeiro onde desfilam e se apresentam alguns mentirosos, cara de pau e representantes do que existe de pior na política (?) brasileira. 

As delações da Odebrecht, que escancarou de forma clara e específica, a corrupção entre os grandes (?) nomes de partidos que a gente conhece muito bem, para beneficiar Dilma e Temer, serão retiradas do processo por decisão de defensores daqueles que acham que a corrupção, que a roubalheira de bilhões do dinheiro público, é tudo invenção da imprensa golpista, do Sergio Moro, da Operação Lava Jato.

Ao final do julgamento (?) que espero seja breve, Dilma Rousseff, retirada do poder por incompetência, delatada por receber dinheiro de propina, por ter campanha subsidiada pela verba suja da propina e Michel Temer, seu fiel escudeiro e companheiro de duas campanhas, considerado um homem digno, capaz e honesto por todos os que votaram em Dilma, por Lula e seus obedientes e servis seguidores, seguirão caminhando pela estrada livre da liberdade política onde tudo se pode e onde pucos ficam pelo meio do caminho. Alguns nem tanto, já que contam com amigos fieis nos STFs e TSEs da vida.

O que o Brasil está assistindo é uma palhaçada nunca vista em toda sua história. Sob argumentos os mais fajutos e inimagináveis, alguns ministros do TSE abrirão as portas da liberdade para Dilma e Temer e, com eles, para a corrupção, para o desmando, para o enriquecimento ilícito, para as contas no exterior, para a mentira!

Daí, um bando de hipócritas e desmiolados, sairão às ruas gritando que se fez justiça e que precisamos rasgar a Constituição e exigir Diretas Já, desde que, é claro, Lula possa concorrer, caso contrário será mais um golpe dos coxinhas que, em qualquer situação, pagam a conta através de impostos que acabam enriquecendo gente corrupta, ladrões de colarinho branco e mentirosos que sobrevivem graças ao que mentem, permanentemente, em busca do poder.

Estou fazendo de tudo para que a Gabriela, minha filha que tem 17 anos, saia do Brasil o mais rapidamente possível. A saudade será recompensada pelo fato de saber que ela deixará a lama que espalharam, sujando um país que poderia ser exemplo para o mundo pelas riquezas que tem e pela força de seu povo.

Os idiotizados seguirão jurando que a mentira, a sujeira, a corrupção, a roubalheira e a mentira, são invencionices de quem não quer a volta ao poder de quem destruiu o Brasil.

Eu seguirei aqui, com Cara de Palhaço, Roupa de Palhaço...

Tenham todos um Bom Dia!