terça-feira, 6 de junho de 2017

➤BOA NOITE!


Os Almôndegas surgiram oficialmente com a gravação do primeiro LP, em 1975, mas desde quatro anos antes os irmãos Kleiton Ramil e Kledir Ramil, o primo Pery Souza e os amigos Gilnei Silveira e Quico Castro Neves lideravam uma gurizada que se reunia num apartamento no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, para cantar.

Para esta terça-feira chuvosa e carrancuda, selecionei a música de José Fogaça, gravada no primeiro LP dos Almôndegas pela gravadora Continental, Vento Negro.



➤RAPIDINHAS


Receita abre na quinta consulta ao 1º lote de restituição do IR 2017
A Receita Federal liberará às 9h desta quinta-feira (8) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2017. O primeiro lote também incluirá restituições residuais de 2008 a 2016, informou a Receita. No total, R$ 3 bilhões serão transferidos a 1.636.218 contribuintes. O crédito será feito em 16 de junho. Por lei, idosos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou com alguma doença grave têm prioridade na restituição neste primeiro lote. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (idg.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o telefone 146. As restituições começam a ser pagas em 16 de junho e seguem até dezembro, para os contribuintes cujas declarações não caíram em malha fina.

Caixa antecipa a 4ª fase de saque de contas inativas do FGTS
A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou a antecipação, para este sábado (10), da quarta etapa de saques de recursos de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nesta quarta fase, têm direito a sacar os recursos de contas inativas os trabalhadores nascidos nos meses de setembro, outubro e novembro. Para quem optou pelo crédito em conta, a liberação dos recursos também será antecipada. Prevista inicialmente para começar em 16 de junho, a quarta fase foi antecipada em função do feriado da próxima semana, informou nesta terça-feira (6) o presidente da Caixa, Gilberto Occhi.

Aumenta número de pessoas fora de casa na Fronteira Oeste, e total no RS passa de 6 mil
Já passa de 6 mil o número de pessoas fora de casa devido ao excesso de chuva no Rio Grande do Sul. O último boletim da Defesa Civil, divulgado no fim da manhã desta terça-feira (6), mostra que a situação piorou na Fronteira Oeste. Em Uruguaiana são 286 pessoas (68 famílias) desabrigadas, que estão em abrigos cedidos pelo poder público, e 1.516 pessoas (361 famílias) desalojadas, que foram para casas de parentes ou amigos. Em Barra do Quaraí são 21 pessoas desabrigadas (cinco famílias), e 25 desalojadas, ou seis famílias. Já em Itaqui, 638 pessoas (152 famílias) estão desabrigadas, e 1.079 pessoas (257 famílias) estão desalojadas. O município decidiu suspender parcialmente o período letivo, antecipando as férias escolares. Conforme a prefeitura, três escolas seguem alagadas. Também existe a difuculdade de locomoção da população ribeirinha. A previsão é de que as aulas sejam retomadas no dia 13 de junho. Em todo o estado, o total de pessoas fora de casa é de 6.309. Já são 125 municípios atingidos, e 52 decretaram situação de emergência com o objetivo de conseguir recursos para recuperação dos prejuízos.

Renato Duque formaliza pedido para delatar
Condenado a 40 anos de cadeia, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque formalizou nesta terça (6) seu pedido de delação premiada. Renato afirma que quer ser interrogado novamente, para que colabore com a Justiça.
“O ora Peticionante deseja ser reinterrogado, pois deseja colaborar espontaneamente com a Justiça, independente de formalização de acordo de Colaboração”, escreveu sua defesa, em documento enviado a Sergio Moro.
“Ao final o requerente manifesta seu interesse de continuar colaborando com todas as investigações das quais tenha conhecimento de fatos relevantes sobre a Petrobrás”, conclui a defesa. Duque foi condenado por sangrar a Petrobras em 650 milhões de reais em esquemas de desvios e pagamentos de propinas. As penas totalizam quatro décadas de reclusão por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Moro: defesa de Lula pode ter mentido sobre vídeos da Odebrecht
Depois de o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) determinar, a pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que os delatores Emílio Odebrecht e Alexandrino Salles Alencar sejam ouvidos novamente em uma ação penal que tem o petista entre os réus, o juiz federal Sergio Moro informou ao TRF-4 que “salvo melhor explicação”, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, mentiu ao dizer que fora surpreendido com a inclusão dos vídeos da delação da Odebrecht nos autos do processo. Pouco antes do início das oitivas de Odebrecht e Alencar, feitas ontem na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, o advogado alegou não ter sido notificado de que as provas haviam sido incluídas e pediu ao juiz federal que adiasse os depoimentos. Com a negativa de Moro, que alegou “economia processual” e deixou em aberto a possibilidade de ouvir novamente os delatores, Cristiano Zanin Martins entrou com um habeas corpus no TRF-4.
“Apesar da Defesa de Luiz Inácio Lula da Silva não ter aberto a intimação eletrônica, consta, nos registros eletrônicos, que o advogado Cristiano Zanin Martins acessou o processo e ainda especificamente os depoimentos extrajudiciais de Alexandrino de Salles Ramos Alencar e de Emílio Alves Odebrecht ainda em 31/05/2017, por diversas vezes, e novamente, por diversas vezes, no dia 01/06/2017”, afirma Moro.

➤OPINIÃO - 2

Sete votos, um destino*

Decisão do TSE é importantíssima, mas só uma 
etapa neste vale de lágrimas

Eliane Cantanhêde

Se não o Brasil, pelo menos a capital da República e os Três Poderes estão paralisados, à espera do desfecho do julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE. A gente sabe como o julgamento começa, mas não como termina. E Temer foi dormir presidente, mas não sabe até quando acorda presidente. Uma situação desesperadora.

Elementos para a condenação há. Elementos para a absolvição também há. Mas, com o ambiente nacional tão conturbado, o custo-benefício político terá peso significativo. Há quem aposte que os dois novos ministros serão a favor de Temer e que um ou outro ministro estará preparado para as duas possibilidades, como Luiz Fux, o penúltimo a votar. Se for só mais um voto numa questão já decidida, tenderá à condenação. Se for voto decisivo, para um lado ou outro, poderá optar pela absolvição, em nome de não estilhaçar o País.

Todas as atenções se concentraram nesta terça-feira, mas hoje é apenas o começo, com um ritual previsível e pouca margem para surpresas: a sessão será a partir das 19h, após o expediente da Esplanada dos Ministérios, com a leitura do parecer do relator Herman Benjamin, que promete levar horas. Assim que terminada, o presidente Gilmar Mendes convoca a sessão seguinte, amanhã pela manhã. Ou seja, tudo o que teremos hoje à noite é a leitura do parecer, sem votação nem pedido de vista.

Se há uma coisa líquida e certa é que o parecer de Benjamin será a favor da cassação da chapa, arrastando Temer para a mesma situação de Dilma, a de ex-presidente, um sem-mandato. Antes das delações da JBS, a previsão era favorável a Temer, por 6 a 1 ou 5 a 2. Depois, o placar se inverteu. Na hora H, há muitos “chutes”, nenhuma certeza e a forte expectativa de um pedido de vista que adie a decisão final, sabe-se lá para quando.

Após o parecer, o primeiro imbróglio no plenário será sobre aceitar ou não a inclusão, no processo, das delações da Odebrecht e dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura. São quatro hipóteses: o plenário manter as delações e pronto; não mantê-las e usar todo o restante do exaustivo material colhido nesses anos; justificar um pedido de vista; ou, enfim, usar essa questão técnica como motivo para o arquivamento do processo. Esta última hipótese é improvável? É, mas o improvável não é impossível.

Enquanto isso, o governo estará paralisado, sabendo como entra, mas não como sai desses três dias. O Congresso também estará cozinhando votações em água morna, inclusive a da reforma trabalhista no Senado. E o Supremo, que empresta três ministro ao TSE – Gilmar, Fux e Rosa Weber –, fingirá normalidade, mas com olhos, corações e mentes voltados para o julgamento que pode mudar o rumo da história.

Não custa lembrar que todo esse sufoco de Temer tem origem numa dupla ironia, ou num duplo erro de cálculo. O TSE já havia aprovado as contas da campanha de Dilma e Temer, com ressalvas, em 2015, mas o PSDB pediu a reabertura do processo e Gilmar Mendes bateu à porta da PGR e da PF clamando pela continuação das investigações sobre gráficas. Com o tempo, o PSDB virou o maior parceiro do governo Temer. E, em nome da governabilidade, Gilmar é sempre apontado como defensor de Temer no Judiciário.

Se o TSE cassar a chapa nesta semana, ainda haverá festival de recursos, no próprio tribunal e no STF. Se o TSE absolver, a guerra continua, porque Temer enfrenta outras batalhas: 84 perguntas da PF sobre JBS, uma eventual denúncia pela PGR e um desgaste infernal para evitar que a Câmara autorize o processo no STF. 

Ou seja: a decisão do TSE é importantíssima, mas nem liquida Temer de imediato se for contra ele nem o livra das outras frentes e de uma delação de Rocha Loures, se for a favor dele. É só uma etapa no nosso vale de lágrimas.
*Publicado no Portal Estadão em 06/06/2017

➤Dia dos Namorados

Cardápios e iluminação especiais no Mercado Público

No dia 12 de junho, Dia dos Namorados, o Mercado Público vai fazer de Porto Alegre mais uma vez o Porto dos Casais. Em iniciativa inédita, sete restaurantes, além do Chalé da Praça XV, oferecerão cardápios especiais e atendimento das 20h às 23h, com uma iluminação diferenciada, além de outras atrações. A primeira edição do Mercado Enamorado é uma realização da Associação do Comércio do Mercado Público Central, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

Na noite do evento, a Guarda Municipal deverá reforçar a segurança dos casais e a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) cuidará do trânsito no entorno do prédio histórico. O estacionamento será gratuito e estará liberado no Largo Glênio Peres. Fazem parte da programação os restaurantes Naval, Gambrinus, Essencial, Bar Chope 26, Taberna, Restaurante Gaúcho e Lancheria Luz. Cada estabelecimento deve preparar um cardápio especial, que poderá ser degustado mediante reserva. A empresa Dream Night Eventos será a responsável pela iluminação e sonorização do prédio histórico.Conforme a Associação do Comércio do Mercado Público Central, a ideia é aproximar a população do Mercado Público e oferecer um serviço diferente do que todos estão acostumados.

➤Venezuela: A tragédia da fome

Crianças desnutridas buscam comida no lixo
Crianças desnutridas, buscam comida em lixões. Foto: BBC/Reprodução
Escassez severa de alimentos e inflação de 700% faz com que cada vez mais pessoas busquem comida no lixo; níveis de desnutrição são alarmantes, diz ONG.

A Venezuela está mergulhada em uma grave crise econômica e os mais jovens acabam sendo os mais vulneráveis. Os últimos dados do Ministério da Saúde do país indicam que a mortalidade infantil aumentou 30% em 2016. A ONG Cáritas detectou níveis alarmantes de desnutrição infantil nas províncias de Miranda, Vargas, Zulia e Distrito Capital.

Em Valles del Tuy, no Estado de Miranda, a mãe de Germain diz que não sabe como ajudar seu filho, que pesa a metade do peso que deveria ter aos 11 anos.

A avó de Agnely tem a mesma preocupação. Sua neta, que tem 7 anos e pesa 18 quilos, come apenas uma ou duas vezes por dia.

A escassez severa de alimentos e uma inflação de 700% faz com que cada vez mais pessoas busquem comida no lixo.

"Agora conseguir comida é uma confusão, de alguma maneira tenho que alimentar minha filha", diz uma mulher nas ruas da capital Caracas.

O problema da fome e da desnutrição de famílias afetadas pela crise, é crescente na Venezuela, afirmam médicos que se preocupam com os desnutridos venezuelanos.

➤OPINIÃO

Desempregado faz greve?


Foto feita durante a última manifestação organizada pelas Centrais Sindicais. Esse vândalo, seria um trabalhador?
O Brasil tem, atualmente, 14 milhões de pessoas desempregadas. São chefes de família, pais de crianças que precisam de estudo, de atendimento médico, de alimentação. Só que quem tinha que estar trabalhando, esta desempregado, ou seja, não tem dinheiro para manter um mínimo de dignidade.

Ontem assisti, na televisão, o presidente do movimento dos sem teto, dos que não tem casa, ou não teriam, para morar. Uma pessoa bem vestida, bem alimentada, bem falante, mas que silenciou durante os governos petistas e voltou a discursar e participar de movimentos depois que sua candidata foi tirada do poder, juntamente com seu partido.

O cidadão em questão, além de certamente  ter uma renda significante, vinda não se sabe de onde, deve morar numa boa casa, oferecer estudo de qualidade para seus filhos, atendimento médico e alimentação de primeira.

O presidente do MTST deve ser um dos organizadores da Greve Geral marcada pelas Centrais Sindicais para o dia 30 de junho, casualmente uma sexta-feira, dia útil, dia de trabalhador estar cumprindo suas obrigações que resultam no salário mensal que recebem. Com ele, CUT, Força Sindical, MST (se bem que no MST ninguém trabalha) Cpers, UNE, Sindbancários, Metroviários e tantos outros iguais. Tudo gente que deveria estar cumprindo horário e agradecendo por ter um emprego, coisa que 14 milhões de brasileiros não tem. Mas não importa, o importante é ser contra o governo, pregar o não cumprimento da Constituição e tumultuar a vida de quem quer ser normal.

Queira Deus que mais uma greve oportunista de quem não faz nada para resolver o problema do desemprego no Brasil, só pensa em derrubar governos, que não os seus, fazer feriadão, não acabe como normalmente tem acabado, em depredação, incêndios, feridos, tudo, segundo eles, por culpa da Polícia Militar.

O que mais me preocupa, é saber o que farão os 14 milhões de desempregados. Será que participarão da mobilização criada exatamente para infernizar a vida dos que trabalham, ou que querem trabalhar? Chega ser de um surrealismo impressionante propor, organizar e fazer uma greve geral num país onde tanta gente não tem emprego e os sindicatos, muito antes de lutar por conseguir empregos para quem lhes sustenta, pensam única e exclusivamente em derrubar governos e exigir que não se cumpra a Constituição.

Se tivessem força, os 14 milhões deveriam se contrapor ao que sugerem os sindicatos que não fazem nada por eles, mas que terão dinheiro para pagar transporte, carros de som, lanches e camisetas a seus sindicalistas profissionais.

Os 14 milhões de desempregados não significam nada para os sindicatos! Eles não fazem greve, simplesmente por não terem emprego!
Machado Filho - Jornalista

➤RESUMO

Comece o dia bem-informado

Julgamento no TSE
Serão 4 sessões: hoje às 19h, amanhã às 9h e na quinta em dois horários: às 9h e às 19h. Embora o TSE tenha agendado 4 sessões, não há prazo para concluir o julgamento. É possível que um dos ministros peça vista, mais tempo para analisar o caso, o que pode adiar a decisão por tempo indeterminado.

Rocha Loures
Ricardo Lewandowski deve decidir a partir da manhã desta terça sobre o habeas corpus pedido por Rodrigo Rocha Loures. A PF prendeu no sábado (3) o ex-deputado e ex-assessor especial do presidente Michel Temer. 

Brunet X Lírio
Justiça condena Lírio Parisotto por agressão a Luiza Brunet. O empresário foi condenado pela Justiça de São Paulo por crime de lesão corporal praticado contra a atriz, sua ex-companheira. Ele cumprirá um ano de prisão em regime aberto e mais um ano de serviço comunitário.

Reforma trabalhista
Governo atua para aprovar reforma trabalhista até semana que vem. Em meio à crise política, o objetivo é passar a mensagem de que o governo ainda tem fôlego para aprovar uma das principais medidas econômicas defendidas por Temer.

Contas Inativas do FGTS
Governo explica como vai funcionar a 4ª fase de pagamento das contas inativas do FGTS, que começa no dia 16 deste mês, para os que nasceram em setembro, outubro e novembro.

Falsidade ideológica
Primeira Turma decide se condena ou absolve o ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB-AL) por falsidade ideológica. Ele é acusado de ter cometido irregularidades na gestão do Fundo de Previdência de Coruripe (AL), durante o período (2009-2012) em que foi prefeito da cidade alagoana.

Sem vontade de gastar
Desânimo do consumidor dificulta saída da recessão. Um dos principais motores da economia brasileira, o consumo interno continua exibindo sinais de fraqueza, o que deve dificultar a saída da recessão em que o país afundou há mais de dois anos.

Multa pela metade
Na prática, multa ao grupo J&F pode ser metade da acertada com MPF. Com aplicações seguras em títulos do Tesouro Nacional, a companhia consegue não apenas cobrir toda a correção da multa – indexada apenas pela variação do IPCA – como ter ganhos financeiros com juros.

Temer e o questionário
Rocha Loures é de sua confiança?, indaga PF a Temer. Esta é uma das 84 perguntas que a PF fez ao presidente. Rocha Loures foi flagrado correndo por uma rua de São Paulo, em abril, carregando uma mala estufada de propinas da JBS.

Esqueceram os 14 milhões de desempregados?
Centrais sindicais aprovam indicativo para nova greve no dia 30. Na pauta de reivindicações estão o fim da reforma trabalhista e da Previdência e a realização de eleições diretas.

Ingleses estão indecisos
Vantagem de partido de May em pesquisa eleitoral cai para 1 ponto. A pesquisa foi realizada na sexta-feira e no sábado, antes do atentado em Londres realizado por militantes islamitas que matou 7 pessoas e feriu 48.

Inteligência britânica na berlinda
Às vésperas da eleição, o Reino Unido sofre novos baques com as revelações de que dois dos terroristas de Londres eram bem conhecidos das autoridades.

Mais energia
Eletrosul assina acordo para transferir projetos de transmissão à Shanghai Electric Power. Os projetos, cujo investimento total foi orçado em 3,27 bilhões de reais, são referentes à implementação e operação de projetos de transmissão no Rio Grande do Sul.

Macacos dizimados
Seis meses após surto de febre amarela em Caratinga (MG), especialistas estimam que população de bugios tenha sido reduzida a 3% do que era.

Futebol
Campeonato Brasileiro - Série A
20h: Fluminense x Atlético-PR
Campeonato Brasileiro - Série B
20h30: Figueirense x Internacional-RS

Previsão do Tempo
Previsão de chuva forte no Sul e chuva moderada em boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Tempo firme no Nordeste.
Veja/Globo/Estadão/G1/

➤BOM DIA!

É tudo com o TSE

A partir das 19 horas de hoje, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa o julgamento do pedido de cassação da chapa Dilma-Temer, feito pelo PSDB, no tempo em que os tucanos eram oposição ao governo. Hoje, mesmo que as coisas tenham mudado, a denúncia e o pedido seguem seus trâmites normais e o pedido será julgado pelos ministros do TSE.

Dá para se afirmar que a situação de Temer já foi melhor, em se tratando do julgamento da chapa. Neste momento o presidente está fragilizado pela série de acusações que vem sofrendo desde que foram divulgadas as gravações feitas por Joesley Batista. Sem contar, é claro, com muitas outras envolvendo seu ministério e pessoas de sua extrema confiança, todos alvos da Operação Lava Jato.

As possibilidades de cassação de Michel Temer, aumentaram na proporção em que seu envolvimento com atos não recomendáveis a um presidente da República, também aumentaram. Ele, hoje, está mais com um pé fora do Planalto do que qualquer outra coisa.

O que se avalia é que Dilma terá seus direitos políticos cassados, o que não aconteceu quando de seu impeachment, e Temer perderá o mandato, mas não perderá direitos políticos. Mas a verdade é que tudo é imprevisível no julgamento que começa hoje. Até um pedido de vistas feito por algum ministro do TSE, pode acontecer. Bem, daí o julgamento só acabará, se acabar, sabe-se quando.

A situação é tão complicada que nem os partidos que se posicionam contra a permanência de Temer, estão fortes o suficiente para bater nele. O PT, maior interessado no assunto, é um dos mais envolvidos na Lava jato, seu presidente de honra, o ex-presidente Luiz Inácio, é réu em vários processos, sofre uma acusação a cada dia e perdeu totalmente a moral para criticar alguém. Insiste em que tudo é mentira e que existe uma armação contra ele, mas não prova nada. Só grita e esperneia. Se tivesse provas de que estão mentindo a seu respeito, já teria mostrado as provas das mentiras e derrubado quem quer, no entendimento dele, lhe derrubar.

Por falar em Lula, assim como aconteceu quando da eleição da ex-presidente Dilma, ele indicou o nome de Gleisi Hoffmann para presidente do PT, provando, como sempre, que quem manda é ele. O que Lula decidir, a 'cumpanherada' cumpre.

Ah! Gleisi já disse que, assim como Dilma, quer ser chamada de 'presidenta'. Eles, definitivamente, não aprendem!

Para nós, que só temos que esperar pelo que vai acontecer, resta ficar torcendo para que o TSE tome uma decisão coerente e sensata, de preferência não levando o Brasil para um buraco ainda mais profundo. Se é que existe algum buraco maior!

Tenham todos um Bom Dia!

➤Delação da Odebrecht

Ex-ministro Henrique Eduardo Alves é preso pela PF
Foto: Veja.com/Reprodução
O ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi preso na manhã desta terça-feira pela Polícia Federal. Expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte, o mandado de prisão preventiva é decorrente das delações da Odebrecht.
A PF informou em nota oficial que cumpre no total cinco mandados de prisão preventiva, seis mandados de condução coercitiva e 22 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte e Paraná.

A Operação Manus foi deflagrada para investigar desvios de 77 milhões de reais na construção do estádio de Natal para a Copa do Mundo de 2014. O ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso no Paraná, também é alvo da operação.

A investigação, desdobramento da operação Lava Jato, descobriu suspeita de solicitação e o efetivo recebimento de vantagens indevidas por dois ex-parlamentares cujas atuações políticas favoreceriam duas grandes construtoras envolvidas na construção do estádio, de acordo com comunicado da PF, que não identificou os suspeitos.

Henrique Alves admitiu à Justiça Federal em Brasília que abriu uma conta bancária na Suíça, mas afirmou que não tinha conhecimento da movimentação de US$ 832,9 mil (ou R$ 2,3 milhões). A defesa de Alves alegou que ele usou um escritório de advocacia no Uruguai para abrir a conta bancária em 2008. 

Homem próximo do presidente Michel Temer, também do PMDB, Alves foi ministro do Turismo da ex-presidente Dilma Rousseff e voltou a ocupar o cargo no governo Temer, pedindo demissão do posto em meio à citação de seu nome em delações da Lava Jato.