sexta-feira, 12 de maio de 2017

➤Operação Lava Jato

Palocci decide fazer acordo de delação

Petista dispensa José Roberto Batochio e outros três 
advogados contrários à colaboração e negocia acordo com o MPF


O ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antonio Palocci decidiu negociar um acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato e comunicou a decisão a seu advogado, o criminalista José Roberto Batochio, que defendeu o petista desde que ele foi preso e é contrário aos acordos de delação firmados na Lava Jato. Palocci está detido na carceragem da Polícia Federal em Curitiba desde setembro de 2016, quando foi deflagrada a Operação Omertà, 35ª fase da operação.

A negociação da delação premiada de Palocci será conduzida pelos advogados Adriano Bretas, Tracy Reinaldeti, Matteus Beresa de Paula Macedo e André Luis Pontarolli, do escritório Bretas Advogados, localizado na capital paranaense. A equipe de Bretas havia sido contratada no final de abril pelo ex-ministro, mas acabou dispensada uma semana depois. Com a decisão de Antonio Palocci de colaborar com as investigações da Lava Jato, no entanto, os advogados, especialistas delação premiada, foram recontratados.
Com VEJA/Conteúdo

➤BOA NOITE!


Simone (Simone Bittencourt de Oliveira) é uma cantora brasileira, que nasceu em Salvador no dia 25 de dezembro. Sua voz marcante fez dela uma das interpretes preferidas do público brasileiro.

Para esta sexta-feira, como a delatora Mônica Moura declarou que a ex-presidente Dilma usava o codinome Iolanda para enviar e-mails para a dupla de marqueteiros de sua campanha, decidi selecionar uma gravação de Simone cantando a belíssima música de Pablo Milanés, Yolanda.



➤RAPIDINHAS


Morre Antonio Candido aos 98 anos
O crítico literário e sociólogo Antonio Candido, dono de uma das obras mais fundamentais da intelectualidade brasileira, morreu aos 98 anos.
Ele estava internado no Hospital Alberto Einstein, em São Paulo, com problemas no intestino, de acordo com Edla Van Steen. O velório será no próprio hospital (Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi, São Paulo), das 9h às 17h.  Autor de livros fundamentais como Introdução ao Método Crítico de Silvio Romero (1944), Formação da Literatura Brasileira (1959), Literatura e Sociedade (1965), entre muitos outros, Candido formou uma maneira de pensar a literatura brasileira que influenciou toda a crítica literária do País desde então. Em 1956, ele criou o Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo, caderno que se tornou paradigma do jornalismo cultural no Brasil.

Ex-Braskem assume a presidência da Odebrecht
De estagiário, Luciano Guidolin, chega ao posto de diretor presidente da Odebrecht S.A. Aos 44 anos, o engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da USP e com mestrado em Administração de Empresas na Universidade de Harvard (EUA), substitui Newton de Souza, que passa a vice-presidente do Conselho de Administração. Souza estava no cargo desde 2015 e nos últimos dois anos “teve papel importante na coordenação das negociações que levaram à assinatura do Acordo de Leniência com o Ministério Público Federal no Brasil e a Justiça dos Estados Unidos e da Suíça”, conforme nota da empresa, lembrando que acordos semelhantes estão sendo negociados em outros países. Guidolin foi vice-presidente da Unidade de Polímeros Brasil e Europa e de Tecnologia & Inovação da Braskem e no começo deste ano tornou-se VP de Investimentos da Odebrecht S.A.

Fiscalização reforçada pretende evitar acidentes e mortes em estradas do RS no Dia das Mães
Conforme levantamento do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), o fim de semana do Dia das Mães costuma ser o mais violento nas estradas, entre as datas que contam com reforço da fiscalização da Operação Viagem Segura. Neste ano, as blitze começaram à zero hora dsta sexta (12) e se estendem até a meia-noite do domingo (14).No período de comemorações pelo Dia das Mães, contando de sexta a domingo, dos últimos dez anos, uma pessoa morreu no trânsito a cada 2h45. Ou seja, uma média diária de 8,7 mortes.O resultado é pior que o fim de semana que ocupa o segundo lugar no ranking da violência no trânsito, o do Dia do Trabalho, com uma morte a cada 3h18, média de 7,3 por dia. A Operação Viagem Segura reúne órgãos de fiscalização e instituições parceiras para prevenir acidentes nos feriados e principais datas comemorativas. Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), Detran-RS e Polícia Civil reforçam a fiscalização.

Terceira fase de saques de contas inativas do FGTS começou hoje
Começou hoje a terceira rodada de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com a liberação de recursos para trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho e agosto. A estimativa da Caixa Econômica Federal é que esta etapa responda por saques de R$ 10,9 bilhões, para 7,6 milhões de pessoas. Hoje, e nas próximas segunda e terça, o horário de atendimento foi antecipado em duas horas. Além disso, mais de duas mil agências abrirão amanhã, das 9h às 15h, com atendimento exclusivo para pagamento de contas vinculadas do FGTS, resolução de dúvidas, acerto de cadastro dos trabalhadores e emissão de senha do Cartão Cidadão. A relação de agências está no site da Caixa (www.caixa.gov.br).

Temer defende reformas e diz que direitos não serão cortados
O presidente Michel Temer (PMDB) reuniu na manhã desta sexta-feira ministros e parlamentares para fazer o balanço de um ano de seu governo. Ele voltou a defender as reformas propostas pelo governo e destacou que seu governo não toma medidas populistas, mas “está construindo pilares sólidos” para o futuro da país.Temer afirmou que encontrou o país com “um rombo milionário, recessão, desemprego e inflação galopante e juros alto” e sem diálogo com o Poder Executivo, mas sem fazer referência à ex-presidente Dilma. O presidente também destacou as “importantes reformas aprovadas”, como a PEC do Teto, que limita os gastos públicos em 20 anos.
 “A modernização trabalhista gerará mais emprego e, aqui, quero destacar que iremos garantir total proteção ao trabalhador. A palavra mais suave  para as pessoas que dizem que os direitos do trabalhadores serão retirados é a irresponsabilidade, afinal basta deitar os olhos sobre o artigo 7º da Constituição e veremos que todos os diretos trabalhistas estão garantidos lá. Por isso, eu digo sem medo de errar, não haverá nenhum direto a menos para o trabalhador brasileiro”, disse.

➤Blog do Camarotti

Mônica esclarece episódio em que Dilma é avisada de conta na Suíça*


Com o depoimento do casal marqueteiros Mônica Moura e João Santana fica esclarecido um episódio até então nebuloso: a preocupação da então presidente Dilma Rousseff com a conta bancária deles na Suíça. 

Ainda em 2015, quando o empreiteiro Marcelo Odebrecht foi preso, uma mensagem identificada no celular dele causou forte apreensão no Palácio do Planalto comandado na ocasião por Dilma: "risco cta suiça chegar campanha dela".

No delação premiada homologado esse ano pelo Supremo Tribunal Federal, Marcelo Odebrecht havia confirmado ter alertado Dilma em 2015 de que havia um risco de "contaminação" nas contas usadas pela Odebrecht para pagar João Santana no exterior. 

Agora, a última ponta desse episódio é esclarecida por Mônica Moura. Ela conta que Marcelo Odebrecht pediu à ela que falasse com Dilma para que o governo não reconhecesse a parceria firmada pelos Ministérios Públicos do Brasil e da Suíça porque havia o risco das investigações atingirem a presidente por causa dos pagamentos feitos à João Santana no exterior.

Na ocasião, a Odebrecht fez forte ofensiva na Suíça para tentar impedir essa parceria, e num segundo momento, para evitar o repasse de provas para o Brasil.  Advogados contratados pela construtora chegaram aentrar com um recurso na Justiça suíça para tentar impedir que extratos bancários de empresas e contas na Suíça controladas pela Odebrecht pudessem ser usadas pelo pela Justiça Federal no Brasil e nas investigações da Operação Lava Jato. Era uma tentativa de frear a cooperação entre os Ministérios Públicos da Suíça e do Brasil na transmissão de documentos. 

Em outro trecho do depoimento, Mônica Moura revela que Marcelo Odebrecht e o ex-executivo do grupo Ernesto Baiardi pediram para que Dilma falasse com o então ministro da Justiça José Eduardo Cardozo para que anulasse as provas enviadas pela Suíça, porque nelas havia a comprovação do pagamento de propina feito pela Odebrecht. Mônica falou com Dilma, mas a ex-presidente disse que não ia intervir. 

Em nota, a assessoria de Dilma afirmou, entre outras coisas, que a ex-presidente reitera que João Santana e Mônica Moura "prestaram falso testemunho e faltaram com a verdade em seus depoimentos, provavelmente, pressionados pelas ameaças dos investigadores".
*Publicado no Portal G1 em 12/05/2017

➤12/05/2017


Estadão - Retomada da confiança na economia foi a aposta do primeiro ano de Temer
Para economistas, governo conseguiu vitória ao recuperar a confiança e encaminhar as reformas, mas lentidão na retomada ainda incomoda

Folha de São Paulo - Ação da PF investiga empréstimos do BNDES à JBS; Palocci é citado
Operação 'Bullish' apura possíveis fraudes e irregularidades em aportes de R$ 8,1 bi concedidos pelo banco

O Globo - Temer afirma que espera 320 votos na reforma da Previdência
Presidente completa nesta sexta-feira um ano no poder

Correio Braziliense - Delação de marqueteiros acende "alerta vermelho" para Lula e Dilma
Em delação, casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura afirma que os ex-presidentes sabiam do esquema de caixa 2 a ponto de serem informados sobre eventuais inadimplências nos pagamentos para a agência de publicidade. Acusados negam envolvimento

Estado de Minas - Com base em delação de marqueteiros, Janot faz 22 pedidos a Fachin
Nenhuma das petições diz respeito à abertura de novos inquéritos, mas solicitam que as informações prestadas pelos marqueteiros sejam incluídas em investigações já em andamento no STF

Tribuna da Bahia - Dilma conspirou contra Lava Jato, dizem marqueteiros
Segundo a delação, na véspera da prisão do casal, a petista alertou os dois sobre os mandados

Diário do Nordeste - Capital e RMF têm abastecimento de água só até janeiro de 2018, diz secretário
O Castanhão, maior fornecedor da Região Metropolitana de Fortaleza, está com menos de 6% da capacidade

Diário de Pernambuco - MPF-PR diz que defesa de Lula prestou informação falsa à sociedade
A força-tarefa da Operação Lava Jato divulgou nesta quinta-feira 11, uma nota em que afirma que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "prestou informação falsa à sociedade" na coletiva que os advogados concederam nesta quarta-feira, 10, após o depoimento do petista ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba

Diário Catarinense - Somente a metade da população de risco se vacinou contra a gripe
A duas semanas do fim da campanha, 48,2% da população prioritária precisa tomar as doses em Santa Catarina. Dia D será neste sábado

Revista VEJA - Delegado da PF diz que Lula se incriminou
Segundo Pontes, Lula se incriminou ao falar sobre o ex-diretor da Petrobras Renato Duque

Revista EXAME - Começa a 3ª fase do FGTS inativo
Dinheiro do terceiro lote poderá ser retirado por trabalhadores que fazem aniversário em junho, julho e agosto até o dia 31 de julho

Revista EPOCA - Mônica Moura diz que secretária de José Dirceu providenciou passagens para Venezuela
Viajaram ela, o marido João Santana e o ex-ministro Franklin Martins para discutir com Maduro a campanha de Chavez

➤Fraude no BNDES

Palocci e executivo do grupo J&F são alvo de ação 
Segundo a PF, os aportes do banco público foram realizados 
após a contratação de empresa do político



O principal alvo da operação Bullish é a empresa JBS, dos empresários Joesley e Wesley Batista. A Polícia Federal faz buscas na empresa e leva coercitivamente para depor pessoas envolvidas nos aportes bilionários que o Banco Nacional de Desenvolvimento, o BNDES, realizou para que as empresas da família Batista se tornassem a maior produtora e comercializado de proteína animal do mundo.

Segundo a PF, os aportes do banco público foram realizadas após a contratação de empresa de um político. Por conta disso, as operações de desembolso dos recursos públicos teriam tido tramitação recorde.


O BNDESPar tem mais de 581 mil ações da JBS, ou cerca de 21% em participação na empresa. Segundo a PF, os aportes, realizados a partir de junho de 2007, tinham como objetivo a aquisição de empresas também do ramo de frigoríficos no valor total de R$ 8,1 bilhões.

Nesse período, os principais investimentos do banco público tiveram como objetivo apoiar a expansão da JBS. Um dos maiores aportes foi utilizado para a compra de R$ 3,5 bilhões em debêntures para fortalecer o caixa da empresa com a compra da americana Pilgrim’s e com a incorporação da Bertin S.A.

O caso da Bertin SA já estava na mira dos investigadores uma vez que há indícios de participação do operador Lúcio Funaro na transação.
Agência Estado

➤Em e-mail secreto

Dilma usou codinome “Iolanda” 


Ex-presidente ligou para marqueteiro na República Dominicana 
para avisá-lo que seria preso no dia seguinte, segundo delatora



A ex-presidente Dilma Rousseff é acusada de ter utilizado um e-mail fictício, com o codinome “Iolanda”, para avisar o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura sobre a sua iminente prisão na Operação Lava-Jato. O relato dessa tramoia consta nos depoimentos do acordo de delação premiada do publicitário e de sua mulher, detalhado na edição de VEJA desta semana.
Santana e Moura contaram ao Ministério Público Federal que Dilma os alertou com o seguinte texto cifrado, salvo na pasta de rascunhos: “O seu grande amigo está muito doente. Os médicos consideram que o risco é máximo, 10. O pior é que a esposa, que sempre tratou dele, agora está com câncer e com o mesmo risco. Os médicos acompanham os dois, dia e noite”. O doente, nesse caso, seria o publicitário, enquanto a “esposa” é uma referência à Mônica Moura.

Poucos dias depois desse aviso clandestino, Dilma ligou para Santana, que estava na República Dominicana. Nessa chamada telefônica, a ex-presidente, que recomendara ao casal se afastar do Brasil, avisou o marqueteiro que a sua prisão estava decretada, segundo relato de Mônica Moura. No dia seguinte, em 22 de fevereiro de 2016, a Polícia Federal deflagrou a 23ª fase da Operação Lava-Jato, batizada de Operação Acarajé, cujos principais alvos eram os marqueteiros do PT. Segundo Mônica Moura, as informações sobre as investigações da Lava-Jato seriam vazadas pelo ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Procurados, Dilma e Cardozo negam as acusações.
Com VEJA/Conteúdo

➤BOM DIA!

É um verdadeiro mar de mentiras!

Jamais havia escutado tanta mentira junta quanto nas declarações dos petistas envolvidos no maior escândalo de corrupção já existente na história do Brasil. Formaram uma verdadeira gangue para roubar, enriquecer, pagar campanhas e, acima de tudo, mentir.

O interrogatório feito pelo juiz Sérgio Moro ao ex-presidente Lula, ‘o chefe’, mostrou toda a desfaçatez, toda a falta de pudor, toda a organização criminosa que se formou no poder durante os quase 13 anos em que o PT esteve no governo. Muitas das mentiras, arquitetadas pelos advogados que devem estar recebendo milhões, dinheiro provavelmente sujo, de seus defendidos.

Detalhes, alguns passados despercebidos por muitos, mostram toda a artimanha mentirosa engendrada por Lula e sua camarilha. 

Lembro um que demonstra toda a capacidade imaginativa do ex-presidente, ou seja, o que se refere ao encontro dele com Duque num hangar do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Se fosse tudo claro, como Lula tentou demonstrar, se fosse tudo certo, como Lula tentou fazer crer, para que chamar João Vaccari, homem que não fazia parte do governo, que nada tinha com a Petrobras, para o encontro com Renato Duque. E logo num hangar? Se tudo fosse verdade, o encontro poderia ser em Brasilia, no gabinete do Presidente, no meio da rua, seja lá onde for, menos entre quatro paredes de um hangar escondido no aeroporto de Congonhas.

Como todo o mentiroso convicto, Lula primeiro afirmou que não se recordava exatamente onde fora o encontro. Começou afirmando “acho que em Congonhas”, para logo depois responder, alto e bom som, que encontrou com Duque num hangar do aeroporto paulista.

Descaradamente, não teve nenhum pudor em jogar nos ombros de sua falecida mulher, Dona Marisa, muito da culpa pela compra do apartamento tríplex em Guarujá. Chegou ao ponto, tão mentiroso que é, de afirmar que ela esteve lá, acompanhada do filho, “provavelmente para dizer que o apartamento não interessava”. Tudo depois de  responder que Leo Pinheiro, um dos maiores empreiteiros do Brasil, “sabe como é Dr. Moro, queria vender o apartamento a qualquer custo”. Além de nivelar por baixo, Lula deve pensar que todos são iguais a ele.

Agora, com a liberação das delações dos marqueteiros João Santana e sua mulher Mônica Moura, muitas outras mentiras são confirmadas, quase todas envolvendo Lula e o PT que ele, na maior cara de pau, disse que não manda e que não tem influência nenhuma sobre as decisões partidárias. Inventou Dilma, inventou Haddad e agora está transformando outra acusada de corrupção, Gleisi Hoffmann, em presidente nacional do PT.

Para os marqueteiros, nada era feito sem a aprovação ‘ do chefe’. Palocci, o poderoso ministro, só fazia o que Lula mandava, mas Lula mentiu dizendo que não mandava nada, que não sabia de nada, que não confirmava nada.

Um presidente da República, que não tem ingerência e desconhece o que ocorre na maior estatal do Brasil, a Petrobras, ou é um mal informado ou, como no caso, um tremendo mentiroso.

Disseram ainda os marqueteiros, que o cabeleireiro de Dilma era pago com dinheiro do Caixa 2, bem como a governanta dela. Caixa 2, é bom que se esclareça, é dinheiro da gente, dinheiro roubado da Petrobras e guardado nos cofres das empreiteiras, do PT e do Instituto Lula.

Lamentavelmente, dentro de alguns anos, teremos que encarar nossos filhos ou netos e responder, com a maior vergonha do mundo, que um dia o Brasil foi governado por Lula e seus mentirosos e corruptos companheiros.

Felizmente a justiça deve saber bem diferenciar o que é mentira do que é verdade e, para o nosso bem, ficar com a verdade. Azar dos corruptos e de quem os defende!


Tenham todos um Bom Dia!