segunda-feira, 24 de abril de 2017

➤Depoimento no TRE da Bahia

Santana e Mônica disseram que Dilma sabia do Caixa 2

Em depoimento prestado nesta segunda-feira, o marqueteiro João Santana e sua mulher, a empresária Mônica Moura, disseram que a ex-presidente Dilma Rousseff tinha conhecimento de caixa dois na campanha de 2014. Mônica Moura contou que, pelo teor das conversas que teve com a ex-presidente, Dilma sabia da existência de recursos não contabilizados. Santana foi mais taxativo que a mulher ao dizer que Dilma tinha sim conhecimento de caixa dois. Ele fez as três últimas campanhas presidenciais do PT: 2006, vencida por Lula, e 2010 e 2014, quando Dilma ganhou.

João Santana disse também que, em conversa com Dilma após a eleição, ela perguntou se a conta Shellbill, usada pelo marqueteiro para receber recursos no exterior, era segura, blindada contra investigações. Os depoimentos fazem parte da ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode levar à cassação da chapa vencedora da eleição presidencial de 2014. Como Dilma sofreu o processo de impeachment no ano passado, a ação poderá, na prática, fazer com que o atual presidente, Michel Temer, que era vice de Dilma, perca o mandato.

Santana contou também que fez uma pesquisa qualitativa com grupos de eleitores indicando que Temer não contribuiria tanto para a campanha, por isso sua participação foi reduzida. Nessa pesquisa, havia inclusive pessoas dizendo ter impressão de que Temer era adepto do satanismo.

Os depoimentos estão sob sigilo. Mas, assim como ocorreu com as audiências de executivos da Odebrecht, parte do que foi falado se tornou público, mesmo devendo ainda ser mantido o segredo. Isso levou o ministro Herman Benjamin, relator da ação no TSE, a fazer uma reprimenda durante os depoimentos desta segunda-feira, cobrando o compromisso de que eles ficassem sob sigilo.

O depoimento foi prestado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, com a presença do relator no local. Além de João Santana e Mônica Moura, também foi ouvido André Santana, que trabalhava para o casal. Os três firmaram um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF), já homologado pelo ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal.
Agência Globo

➤Jaques Wagner:

“Se for preso, Lula virará herói”

Jaques Wagner e Lula
Quatro dias após o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro ter dito a Moro que Lula pediu a ele, em maio de 2014, para destruir provas sobre pagamento de propinas ao PT, o petista foi recebido no Centro Internacional de Convenções para participar do seminário "Estratégias para a Economia Brasileira – Desenvolvimento, Soberania e Inclusão", em Brasília,  como candidato ao Palácio do Planalto, em 2018. “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”, gritavam os militantes do PT.

Réu em cinco ações penais, três das quais relacionadas à Lava Jato, o ex-presidente chama as denúncias contra ele de “mentiras” e afirma que vai disputar a próxima eleição.

“Leo Pinheiro está preso e sob tortura psicológica”, disse o ex-ministro da Casa Civil Jaques Wagner. “Se interditarem a candidatura do Lula será uma burrice. Qualquer um depois de massacrado vira herói nacional. Se for preso ou interditado, a imagem será muito forte e ele virará herói.”

➤BOA NOITE!


O Diário de Bridget Jones (Bridget Jones's Diary) é um filme britânico de 2001, do gênero comédia romântica, dirigido por Sharon Maguire.

Bridget Jones, uma mulher de trinta anos, decide, entre as resoluções de Ano Novo escrever um diário. Bridget revela, a cada capítulo, as suas qualidades e os seus defeitos, além de expor com muito humor situações que fazem parte do dia-a-dia de várias mulheres nesta mesma faixa de idade: problemas com o trabalho, a busca do homem ideal etc.

No elenco, Renée Zellweger (Bidget Jones), Hugh Grant (Dabniel Cleaver), Gemma Jones (mãe de Bridget) e outros.

Selecionei para esta segunda-feira, a música principal do filme num vídeo com cenas de O diário de Bridget Jones e a cantora Gabrielle interpretando Out of Reach


➤Caso do triplex

Moro adia depoimento de Lula 

Juiz aceitou pedido da Polícia Federal, que argumentou que 
precisaria de mais tempo para organizar a segurança 
do local e que o feriado de 1º de maio dificultaria a operação


O jornal Folha de São Paulo informa que o juiz Sergio Moro decidiu adiar o depoimento que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faria no âmbito da Operação Lava-Jato. A previsão é que a oitiva, que ocorreria em 3 de maio, fique para o dia 10 do mesmo mês. 

Segundo o jornal, o adiamento ocorre após pedido da PF que argumentou que precisaria de mais tempo para organizar a segurança no local após o feriado do Dia do Trabalho. O PT e simpatizantes do partido preparavam uma forte mobilização para apoiar Lula.

Ainda conforme a Folha, o petista será ouvido na ação relacionada ao triplex no Guarujá, litoral de São Paulo. A Polícia Federal acredita que o imóvel pertença ao ex-presidente e que reformas tenham sido realizadas no apartamento com recursos recebidos de forma indevida da empreiteira OAS. Em depoimento na semana passada, o empresário Léo Pinheiro afirmou que o triplex pertencia à família de Lula. A defesa do petista nega as acusações.

➤RAPIDINHAS


Janot pede vista sobre resolução do MP que pode afetar a Lava Jato
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu vista (mais tempo para análise) em uma votação no Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) sobre uma resolução que pode afetar os trabalhos da operação Lava Jato. A proposta limita o número de procuradores que uma unidade do Ministério Público pode ceder para uma investigação de outra unidade. A força-tarefa da Lava Jato hoje conta com especialistas do Ministério Público de todo o país.
A resolução fixaria em 10% a quantidade de procuradores que uma unidade do MP poderia ceder. Quando Janot pediu vista, a votação estava em 7 a 1 a favor do texto. O total de conselheiros que votam é 10. Com o pedido de vista de Janot, a resolução ainda não é considerada aprovada, apesar de a maioria dos conselheiros já ter votado a favor.
Durante a sessão, a conselheira Maria Hilda apresentou um texto alternativo que prevê uma espécie de regra de transição Assim, forças-tarefas em andamento não seriam atingidas pela nova regra, que valeria a partir de janeiro de 2018. Na retomada da votação, outras alterações podem ser incluídas no texto.
Na abertura da sessão do CSMP nesta segunda, Janot criticou a resolução. Ele disse que não foi consultado sobre o texto e afirmou que a matéria, sem transição, prejudicaria, sim, a Lava Jato.

IR: a 4 dias do prazo final, mais de 11 milhões ainda não declararam
Faltando quatro dias para o fim do prazo para envio da declaração de Imposto de Renda, mais de 11,7 milhões de contribuintes ainda não declararam, segundo informações divulgadas pelo Fisco nesta segunda-feira (24).
Segundo o órgão, até as 11h de hoje, último balanço da Receita, 16,53 milhões de declarações haviam sido entregues, o que representa cerca de metade do total esperado.O prazo para envio começou em 2 de março e termina em 28 de abril. A expectativa da Receita Federal é de receber 28,3 milhões de declarações neste ano.
Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.
As restituições começarão a ser pagas em 16 de junho, e seguem até dezembro, para os contribuintes cujas declarações não caíram em malha fina.

Oposição na Venezuela ocupa avenidas em protesto contra Maduro
A oposição venezuelana se manifesta novamente nesta segunda-feira (24) contra o governo do presidente Nicolás Maduro. O manifestantes pretendem ocupar as principais avenidas do país, na mais recente de uma série de manifestações que deixou ao menos 10 mortos. Testemunhas da Reuters informaram que os manifestantes já começaram a bloquear parcialmente o tráfego em algumas importantes vias de Caracas. Em outros pontos da capital, alguns grupos formaram barricadas para impedir o trânsito.
A coalizão opositora Mesa de La Unidad (MUD) convocou seus partidários para se concentrar nas principais avenidas de cada região, em todos os 24 Estados do país. O protesto acontecerá durante todo o dia.
"Os protestos pacíficos continuarão por todo país até que Maduro respeite a Constituição e acabe com seu autogolpe! RESPOSTA!", escreveu o líder da oposição e ex-candidato presidencial Henrique Capriles.

Se Palocci falar, será um ‘verdadeiro terremoto’, diz líder do PT
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini (SP), classificou como um “verdadeiro terremoto” a eventual delação premiada de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e chefe da Casa Civil na gestão de Dilma Rousseff (PT). “Não sabemos exatamente o que ele pretende, mas, com certeza, se ele falar sobre o que tem conhecimento, o Brasil vai sofrer um verdadeiro terremoto no meio empresarial”, disse.
Para o deputado, o ex-ministro “tem muito para falar”. “A gente tem certeza que ele tem muito para falar, inclusive sobre os grandes grupos econômicos brasileiros, o capital financeiro, os grandes bancos e as grandes redes de comunicação“, afirmou Zarattini, que participa nesta segunda-feira, 24, do seminário “Estratégia para a Economia Brasileira – Desenvolvimento, Soberania e Inclusão”, promovido pelas lideranças do PT na Câmara e no Senado e pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido, em Brasília. A previsão é que Lula compareça ao encontro no final da tarde.Na semana passada, em depoimento ao juiz Sergio Moro, Palocci deu indicações sobre sua disposição em fazer um acordo de delação premiada, ao sugerir que tem muito a contar sobre os esquemas investigados pela Operação Lava Jato.

Peggy Whitson é a astronauta dos EUA com mais tempo no espaço
A americana Peggy Whitson, de 57 anos, se tornou a astronauta dos Estados Unidos com mais tempo no espaço. Na madrugada desta segunda-feira, Peggy acumulou 534 dias, 2 horas e 49 minutos na órbita da Terra. Somando as três missões de longa duração na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), a cientista superou a marca de Jeffrey Williams. O feito foi parabenizado nesta manhã pelo presidente americano Donald Trump e sua filha, Ivanka Trump em transmissão ao vivo da TV Nasa. Peggy ainda soma outros recordes sendo a primeira mulher a comandar a estação espacial, em 2007 e a astronauta dos EUA com mais idade a ir ao espaço. Peggy também é a primeira mulher a comandar a ISS duas vezes e a com mais caminhadas espaciais, somando sete saídas, que acumulam 53 horas e 25 minutos fora da estação e de espaçonaves. A bioquímica foi ao espaço pela primeira vez em 2002 para trabalhar em diversas pesquisas da Nasa, participando das expedições 5 e 16 da agência espacial americana. Durante a conversa com o presidente e Ivanka, a astronauta explicou um de seus trabalhos, que consiste em converter urina em água potável. Eles ainda conversaram sobre a participação de mulheres na ciência, o uso militar de pesquisas espaciais e a ida à Marte.

➤Caixa dois

Mônica diz que discutiu pessoalmente com Dilma



A marqueteira Mônica Moura, delatora da operação Lava Jato, afirmou nesta segunda-feira em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tratou pessoalmente com a ex-presidente Dilma Rousseff de repasses para a campanha da petista por meio de caixa dois. As revelações de Mônica, casada com o marqueteiro e também delator João Santana, foram feitas em depoimento por videoconferência ao ministro Herman Benjamin, relator do processo que pode levar à cassação da chapa Dilma-Temer, reeleita em 2014.

De acordo com Mônica, a reunião em que ela e Dilma trataram de caixa dois ocorreu por volta de maio de 2014 no Palácio do Planalto, em Brasília. Na versão apresentada pela publicitária, os contatos com o PMDB e com o então candidato a vice, Michel Temer, se resumiam a preparações para os programas de TV. Ao ministro Herman Benjamim, ela disse que não conversou sobre valores não contabilizados com Temer.

Na campanha de Dilma Rousseff à reeleição, Mônica Moura afirmou que, na primeira conversa com Dilma, ficou acertado que detalhes sobre pagamentos não contabilizados ficariam sob responsabilidade do ex-ministro Guido Mantega, que atuaria como operador do caixa paralelo de campanha.

Desde que começaram a negociar uma delação premiada na Operação Lava Jato, João Santana e Mônica Moura se dispuseram a comprovar que a presidente cassada autorizou, ela mesma, as operações de caixa dois de sua campanha. As revelações jogam por terra uma versão mais amena de que Dilma apenas sabia do que acontecia nos bastidores das finanças eleitorais. Segundo a marqueteira afirmou ao ministro Herman Benjamin, a própria Dilma deu aval para que o caixa clandestino funcionasse. Ao ministro do TSE, a delatora ainda garantiu que Dilma sabia dos pagamentos realizados no exterior por meio de repasses da Odebrecht e afirmou que, uma das conversas, demonstrou preocupação sobre a segurança e vulnerabilidade dos pagamentos fora do Brasil.

Na última semana, ao juiz Sergio Moro, João Santana já havia detalhado a participação da Odebrecht como financiadora ilegal de campanhas eleitorais e dito que o ex-ministro Antonio Palocci indicou a empreiteira como uma espécie de caixa complementar da campanha. Segundo Santana, restos a pagar do caixa dois da campanha de Dilma em 2010 foram quitados pela Odebrecht em 2011 por meio de repasses à offshore Shellbill, na Suíça. Em 2011, foram pagos US$ 10 milhões no exterior, não só relativos à campanha de Dilma, mas também à do ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, além de adiantamentos para as campanhas municipais de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo e de Patrus Ananias à prefeitura de Belo Horizonte.

“Todos [no PT] sabiam [do caixa dois]. Os tesoureiros, os coordenadores de campanha. Era dito que os financiadores não querem fazer dessa maneira, ‘não temos como fabricar dinheiro’, ‘existe uma cultura’, existe uma doutrina de senso comum que o caixa dois existe dessa maneira”, relatou João Santana a Sergio Moro na semana passada.
Agência Estado/VEJA

➤Coluna do Estadão

PF indicia primeira-dama de Minas por corrupção


Foto: Google/Reprodução
A Polícia Federal indiciou a mulher do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); os secretários da Casa Civil e do Planejamento do governo mineiro e dois executivos no âmbito das investigações da Operação Acrônimo. Carolina Pimentel foi indiciada como partícipe em corrupção, lavagem de dinheiro e crime eleitoral. Antonio Maciel, ex-presidente da Caoa, e o presidente do grupo Aliança, Elon Gomes, foram indiciados por falsidade ideológica e crime eleitoral, no artigo 350. Não há acusação contra as duas empresas.

Também foi indiciado o publicitário Vitor Nicolato, homem de confiança do empresário Benedito de Oliveira, o Bené, próximo a Fernando Pimentel.

A Acrônimo foi deflagrada em maio de 2015 para investigar esquema de tráfico de influência para liberação de empréstimos do BNDES e esquema de lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais envolvendo gráficas e agências de comunicação.

O indiciamento não significa culpa provada, mas certeza da autoridade policial de que há fatos para denúncia e processo. A denúncia cabe ao Ministério Público, que pode aceitar ou não a conclusão do inquérito policial.

➤24/04/2017


Estadão - Rombo dos fundos de pensão cresce 700% em 4 anos e supera R$ 70 bilhões
Ritmo de expansão do déficit nos últimos anos preocupa, apesar de cifra ter recuado 10% em relação a 2015

Folha de São Paulo - Marcelo Odebrecht usou seu estilo de negócios no setor de propina
Profissionalização do setor de propina era, aos olhos de Marcelo, uma necessidade; grupo afirma que "já reconheceu seus erros e que não tolerará mais corrupção"

O Globo - Suplentes de alvos de inquéritos têm pendências judiciais
Levantamento do GLOBO indica que mais de 60% dos substitutos de parlamentares respondem ou já responderam a acusações

Correio Braziliense - Prazo para entregar declaração do IR acaba na sexta-feira
Contribuintes devem se apressar para separar documentos e fechar os dados exigidos na prestação de contas ao Leão, que se encerra na sexta-feira

Estado de Minas - Senado pode acabar com horário eleitoral e propaganda política gratuitos
Somente nos últimos 12 meses, a compensação tributária pelo horário ''gratuito'' custou cerca de R$ 3,5 bilhões aos cofres públicos

Tribuna da Bahia - Devedores: Justiça pode suspender passaporte e Carteira de Habilitação
Muita insegurança para as pessoas que buscam o Judiciário para garantir seus direitos

Diário do Nordeste - Após série de ataques, ônibus de Fortaleza voltam a circular sem escolta e com frota máxima
Entre quarta-feira (19) e sábado (22), 31 veículos foram queimados na RMF e Interior; situação se normalizou

Gazeta do Povo - Eleição na França vira “todos contra Le Pen”
Posicionamento radical da candidata da direita une partidos convencionais em torno de Emmanuel Macron

Diário Catarinense - Câmara e Senado têm uma semana decisiva para votar reformas
Projetos de mudanças trabalhistas, previdenciárias e tipificação de crimes de abuso de autoridade entram na reta final de discussões

Revista VEJA - Sem dinheiro, Rio pode sobretaxar terrenos vazios
Cobrança de IPTU progressivo pode engordar caixa

Revista EXAME - Temer vai pedir empenho máximo de ministros nas reformas
Temer quer convencer deputados a aprovar reforma da Previdência e trabalhista sem mais nenhuma alteração

Revista ÉPOCA - Ministros deverão ser os primeiros denunciados a partir das delações da Odebrecht
Procuradoria-Geral da República espera apresenta-las até meados de setembro

➤BOM DIA!

E os pasteizinhos, Dona Célia?


Foram os mais saborosos, os mais macios, recheados com o melhor guizado que alguém já experimentou. A massa era feita em casa e o tamanho era o ideal. Sequinhos, nem pareciam fritos.

Os pasteis que minha mãe fazia, eram insuperáveis. Desculpem, mas acho que ninguém fez algum igual.

Estou falando neles porque hoje, dia 24 de abril, Dona Célia estaria de aniversário. Minha mãe estaria esperando os filhos com um prato repleto de pasteis que só ela sabia preparar.

Ela até não gostava muito, mas sempre tinha uma cervejinha gelada para que a gente se deliciasse. A combinação era imbatível.

Que saudades da minha mãe. Que saudades da mulher mais valente, da mais lutadora, da mais corajosa que conheci. Ao mesmo tempo, da mais apaixonada, da mais carinhosa, da melhor esposa.

Minha mãe, quando tinha 15 anos, namorou meu pai, casou com ele e viveram felizes por mais de cinquenta anos.

Criaram, com todo o sacrifício do mundo, oito filhos. Minha mãe sempre teve uma palavra de carinho, um afago para o filho que precisasse. E não era diferente com meu pai.

Quando meu pai morreu, Dona Célia assumiu a casa e passou a administrar o que, até ali, tinha sido tarefa exclusiva do Capitão Machado. Até as crises de asma, que acompanharam minha mãe por toda a vida e que acabaram vencendo, foram ficando menos frequentes. Dona Célia precisava ter forças para seguir o trabalho do meu pai.

Só parou quando, tentando superar uma pequena crise de asma, foi vencida por ela. Nos deixou órfãos de amor, de carinho de momentos vividos com paixão.
Minhã mãe passou pela vida como um ser insuperável, como uma pessoa do bem, uma alma de amor.

Hoje, quando mais uma vez acordei pensando nela, senti uma vontade de chorar, mas não consegui resistir ao sorriso de alegria ao lembrar do quanto ela estaria feliz ao receber o abraço dos filhos e de passar o dia preparando os pasteizinhos mais gostosos do mundo.

Um beijo enorme, e Feliz Aniversário, Dona Célia!
Tenham todos um Bom Dia!