segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

➤BOA NOITE!

 

Dalto (Dalto Roberto Medeiros) é um médico, compositor e cantor brasileiro que nasceu em Niterói (RJ) no dia , 22 de junho de 1949.

Após um breve início de carreira musical, decide estudar Medicina, até que, em 1974 grava seu primeiro compacto. Mas o sucesso só chegaria nos anos 80 com a composição Bem-te-vi, gravada por Renato Terra..


Em 1982, já como intérprete, gravou  o maior sucesso de sua carreira: Muito Estranho, lançada em compacto e LP pela EMI-Odeon e que selecionei para esta noite meio chuvosa de segunda-feira.


➤Reação dos traficantes

Seis ônibus incendiados na Grande BH


Quatro ônibus foram incendiados na tarde desta segunda-feira (13) em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, de acordo com o Polícia Militar. Com estes quatro veículos queimados, já são seis ônibus destruídos em menos de 24 horas em Belo Horizonte e na Região Metropolitana.

Dois dos ônibus de Sarzedo foram queimados no bairro Imaculada Conceição. Um deles seria da linha 316. Testemunhas disseram à PM que três suspeitos armados mandaram os passageiros descer do veículo e atearam fogo. O terceiro ônibus foi queimado no bairro Jardim Anchieta e o quarto no Jardim Vera Cruz.

Segundo a corporação, os incêndios foram motivados por causa de uma operação contra o tráfico de drogas na manhã desta segunda-feira. Conforme as primeiras informações da polícia, seis suspeitos foram presos na operação e foram apreendidos mais de 30 mil pinos usados para embalar cocaína, além de porções de maconha e crack.

Segundo a PM, não houve feridos em nenhuma das cinco ocorrências. As primeiras informações da corporação apontam que, até as 17h, não havia nenhum suspeito preso.

Fonte e fotos: Agência Globo

➤RAPÍDINHAS



Temer diz que afastará ministros se forem denunciados na Lava Jato
O presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira, 13, que vai afastar temporariamente ministros denunciados e em caráter definitivo aqueles que virarem réus. O anúncio ocorre  em um momento em que o governo é acusado por oposicionistas de articular para abafar a Operação Lava Jato.
“Se houver denúncia, que é um conjunto de provas, que eventualmente pode levar ao acolhimento, o ministro denunciado será afastado provisoriamente. Se acolhida a denúncia e o ministro se transformar em réu o afastamento é definido”, disse, ressaltando que “se alguém converter-se em réu estará afastado independentemente do julgamento final.”  

ES chega ao 10º dia de protesto e soma 146 mortes, diz sindicato
A onda de violência no Espírito Santo deixou 146 mortos até as 10h desta segunda-feira (13), segundo o Sindicato dos Políciais Civis do Espírito Santo (Sindipol). Desde o início da crise, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp-ES) não divulga números de homicídios.
Mulheres ocupam a frente da sede do Comando Geral da PM e prometem impedir a saída dos policiais. Mas eles continuaram a se apresentar para o trabalho diretamente nas ruas, como fizeram durante o fim de semana.
Há ônibus circulando na Grande Vitória e as aulas foram retomadas nas escolas estaduais. Postos de saúde também reabriram.
Os PMs começaram a retornar às ruas no sábado (11), após um acordo entre representantes da categoria e governo e um chamado do comando geral da PM. No domingo (12), mais de 1.200 policiais voltaram para as ruas. Eles se somam aos cerca de 3 mil integrantes das Forças Armadas e da Força Nacional que atuam no estado em razão da crise. Em um dia normal, o Espírito Santo tem 2 mil policiais nas ruas.

Varejo perde 108,7 mil pontos de venda em 2016
Em 2016, o comércio brasileiro registrou o fechamento de 108,7 mil lojas - o pior resultado desde 2005, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No ano anterior, 101,9 mil pontos foram fechados, um aumento de quase 7% de um ano para o outro.
“A falta de dinamismo no mercado de trabalho e o crédito mais caro e restrito explicam parte significativa das perdas de vendas nos últimos anos. E o termômetro mais dramático da crise que ainda assola o setor é o número recorde de lojas que fecharam as portas ano passado”, aponta o economista da CNC Fabio Bentes.
De acordo com a CNC, o setor começa a mostrar desaceleração da queda do número de estabelecimentos. De janeiro a junho de 2016, por exemplo, o varejo perdeu 67,6 mil pontos de venda e, no segundo semestre do mesmo ano, o número de lojas fechadas chegou a 41,1 mil.

Tempo de suspensão por 20 pontos na CNH aumentou
O tempo mínimo de suspensão para quem atingiu 20 pontos ou mais na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro de 1 ano aumentou em novembro passado. Foi de 1 mês para 6 meses.
A mudança aconteceu na mesma época em que o valor de todas as multas foi reajustado e começaram a valer outras alterações no Código de Trânsito.
O prazo máximo de suspensão para quem acumula 20 pontos ou mais continua sendo de 1 ano.
Para quem voltar a atingir essa pontuação dentro de 1 ano, a penalidade mínima passou de 6 para 8 meses. A máxima continua em 2 anos.
Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no entanto, para o motorista estar sujeito aos novos prazos, todos os pontos têm de ter sido atribuídos depois de 1º de novembro, quando a mudança na lei começou a valer.

Novo decreto restringe gastos públicos por mais um ano no RS
Um novo decreto assinado pelo governador José Ivo Sartori restringe gastos públicos por mais um ano no Rio Grande do Sul. Com isso, a nomeação de aprovados em concursos fica suspensa, assim como a abertura de novos certames. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (13).
O ato também limita gastos com passagens aéreas e diárias de viagem para fora do estado, que ficam condicionadas aos valores praticados em 2016. O decreto ainda mantém, com o mesmo orçamento do ano anterior, convênios com despesa para estado e novos contratos de aluguel e de equipamentos.
Entretanto, podem ocorrer "exceções" em caso de "necessidade voltada ao interesse público”. Para isso, é preciso que seja apresentada uma justificativa pelo órgão e ainda passar por uma avaliação pela Junta de Coordenação Orçamentária e Financeira (Juncof). O decreto tem efeito retroativo até o dia 1º de janeiro de 2017.

➤Carta ao presidente Temer

Delegados da PF querem saída de diretor-geral



A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) vai encaminhar hoje ao presidente Michel Temer um pedido de substituição do diretor-geral da corporação, Leandro Daiello. A entidade atribui à gestão de Daiello a saída de delegados que integravam a força-tarefa da Lava Jato e vê risco de prejuízo às investigações com a permanência do atual chefe. 

A decisão de abrir uma campanha explícita para derrubar o diretor-geral – inédita na história da PF – foi aprovada em assembleia na sexta-feira passada por 72% dos participantes. O movimento busca aproveitar a provável mudança no comando do Ministério da Justiça para trocar também a direção da PF. 

Em nota, a associação afirma que, por falta de apoio da direção, “delegados que coordenavam operações policiais foram deslocados para outras áreas e locais, devido ao esgotamento físico, mental e operacional a que são submetidos”.
O comunicado coincide com a saída do delegado Márcio Adriano Anselmo da Lava Jato. Considerado um dos cabeças da operação, ele foi transferido para a Corregedoria da PF no Espírito Santo, alegando justamente “esgotamento físico e mental” depois de mais de três anos de investigações. 

Anselmo é o quinto delegado da PF a deixar a Lava Jato desde o início da operação. Antes dele, foram deslocados os delegados Eduardo Mauat, Luciano Flores, Duilio Mocelin e Erika Mialik Marena – especialista em crimes financeiros e lavagem de dinheiro. 

Erika lidera a lista tríplice eleita por 1.330 dos 1.700 delegados em atividade no fim de maio do ano passado, quando do afastamento da presidente Dilma Rousseff. Na carta que será apresentada hoje a Temer, a associação volta a defender a substituição do atual diretor-geral por um dos nomes da lista. Além de Erika, integram a relação os delegados Rodrigo Teixeira e Marcelo Freitas, ambos de Minas Gerais. 

A primeira vez que os nomes foram apresentados ao presidente foi quando Temer tomou posse interinamente e nomeou Alexandre de Moraes para o Ministério da Justiça. Agora a ADPF quer valer-se da saída de Moraes, indicado para o Supremo Tribunal Federal, para emplacar um deles. 

“Levando em conta que a atual direção da PF está à frente da instituição há mais de seis anos, sem mudanças significativas nos cargos de comando, sem modernização e avanços na gestão; considerando a vontade manifesta da ampla maioria dos Delegados de Polícia Federal que, reunidos em assembleia, decidiram apoiar a mudança da direção geral e a indicação de um dos representados em lista tríplice já votada e aprovada”, diz trecho da carta. 


Agência Estado

➤BOM DIA!

Rescaldo do fim de semana!

Um balanço, mesmo que bem superficial do final de semana, mostra que se ficaram coisas boas, muitas outras nem tanto também sobraram.

Para alguns, como eu e minha família, o veraneio terminou. Bem cedo lotamos o carro e retornamos ao calor de Porto Alegre. Quanto ao tempo na praia, não dá para ter queixas, pois foi um veraneio como fazia muito tempo a gente não curtia. Calor, sol e mar limpo.

Para lamentar, somente o lixão que se formou na Rua Acre, onde tenho casa em Tramandai Sul, e que a prefeitura não deu jeito, e os congestionamentos nas tardes de domingo na RS 30, entre Tramandaí e Osório. Se bem que o pessoal que precisou atravessar a ponte de Imbé, também sofreu com os constantes congestionamentos.

No Espírito Santo, as notícias dizem que as coisas, lentamente, começam a voltar para seus lugares. A tranquilidade, aos poucos, volta com a presença de policiais nas ruas. Um trágico saldo de mais de 130 mortes, foi o resultado de sete dias de greve na Polícia Militar. Uma violência nunca vista naquele Estado.

No Rio de Janeiro, antes da partida entre Flamengo e Botafogo, mais uma vez alguns torcedores  criaram um clima de guerra que resultou na morte de um deles, ferido por uma bala que não se sabe de onde veio. Uma cena lamentável sob todos os aspectos, que se repete sempre que um clássico é disputado no Rio de Janeiro. São Paulo também tem colaborado para o item violência entre torcidas, mas teve um final de semana mais calmo.

Aqui em Porto Alegre, um pichador, um jovem de 23 anos, morreu depois de receber uma descarga elétrica ao tentar escalar a fachada de um prédio no Centro Histórico. Um companheiro seu também caiu mas, parece, não sofreu nada de mais grave.

A pergunta que fica entre os que convivem com a sujeira que os pichadores espalham pela cidade é até quando teremos que assistir pinturas, novas e caras, sendo destruídas pelo extremamente questionável ato praticado pelos vândalos que tornam a cidade um verdadeiro painel de sujeiras.

Finalmente, a lamentar profundamente a morte de um dos maiores nomes do jazz mundial. Morreu, aos 76 anos em Las Vegas, o cantor Al Jarreau. Premiadíssimo, ele esteve no Brasil várias vezes, a última em 2015. Deixa um legado de gravações inesquecíveis e a saudade naqueles que teimam em gostar de música de qualidade, quando um verdadeiro lixo musical toma conta das mídias, principalmente no Brasil.

Tenham todos um Bom Dia!