segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

➤BOA NOITE!


Em algum lugar do passado (Somewhere in time) é um filme do gênero drama, de 1980, com direção de Jeannot Szawarc, baseado no romance de Richard Mathenson e que tem no elenco como atores principais, Christopher Reeve (Richard Collier) e Jane Seymour (Elise McKenna)

Em 1981, o filme recebeu os seguintes prêmios: Saturn Arwards de melhor filme, melhor música e melhor figurino. Estival de Cinema Fantástico de Avoriaz, prêmio da crítica. Fantafestival como melhor filme e melhor ator.

Se o filme é maravilhoso, a música considero espetacular. Então, esperando que tenham a mesma opinião, selecionei para hoje Somewhere in time.


➤Nelson Marchezan:

"Não haverá limites para parcerias com Segurança Pública”


A formação de um grupo de trabalho que estudará medidas necessárias para que a segurança na cidade melhore, foi o resultado obtido na reunião da manhã de hoje (23) entre o prefeito Nelson Marchezan Júnior e a cúpula da Segurança Pública.

"Nós estamos dispostos a buscar recursos, fora do tesouro municipal para a área de Segurança Pública. Nós não temos limites para efetuar parcerias com a secretaria (de Segurança Pública). Temos plena convicção de que a prefeitura tem estrutura e condições de transformar nossa cidade na capital mais segura do Brasil", disse Marchezan.

O prefeito de Porto Alegre quer estabelecer uma parceria permanente e ativa com a área da Segurança. “Não queremos invadir nenhuma competência policial, seja do governo do Estado ou do governo Federal, mas queremos somar”, lembrou.

Ao tratar da bilhetagem eletrônica, uma das alternativas da prefeitura para ampliar a atuação do poder público na segurança da Capital, Marchezan afirmou que pretende “avançar na ideia de que a bilhetagem possa fazer o reconhecimento facial de todos os usuários, dificultando a ação dos criminosos”.
Sobre os pardais, o prefeito lembrou que o equipamento é utilizado apenas para multar e informou que pretende usar o banco de dados do Estado “para fazer o mapeamento de crimes na Capital e identificar as rotas utilizadas dentro do município. Temos o equipamento e precisamos usar na questão da criminalidade” concluiu.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Prefeitura Municipal

➤RAPIDINHAS



Após rebeliões, Força Nacional encontra três túneis em Alcaçuz
Os homens da Força Nacional encontraram um túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, na manhã desta segunda-feira, 23. De acordo com o governo do Estado, é o terceiro buraco localizado próximo ao muro da unidade entre o domingo, 22, e esta manhã. No segundo dia após a rebelião que deu início aos dias de tensão no estabelecimento penal, o secretário de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, informou que um preso que tentava fugir foi recapturado logo quando saía de um buraco cavado no pé do muro que separa os internos do lado de fora da penitenciária. Ao longo da história de Alcaçuz, foram recorrentes as notícias de túneis encontrados sob o solo da unidade. O terreno dunar sobre o qual foi construído o prédio facilita a ação dos detentos que tentam escapar cavando buracos nas celas e também nas proximidades dos muros.

89% dos municípios brasileiros devem, em conjunto, R$ 99,6 bilhões ao INSS
Mergulhados em dificuldades financeiras, 4,95 mil municípios (89% do total) sustentam uma dívida bilionária com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com a Receita Federal, o passivo soma R$ 99,6 bilhões em contribuições previdenciárias devidas e a inadimplência tem levado ao bloqueio de parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A falta de pagamento também é um dos motivos por trás do “nome sujo” de prefeituras no Cadastro Único de Convênios (Cauc), do governo federal, o que inviabiliza o repasse de transferências voluntárias, como emendas parlamentares. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) questiona o valor e diz que a dívida precisa ser recalculada, uma vez que inclui débitos já prescritos. Antes, a Lei 8.212/1991 previa que essas dívidas poderiam ser cobradas em até dez anos, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou o prazo inconstitucional em 2008. Assim, só valeriam débitos de até cinco anos antes. Desde então, a CNM alega que a dívida previdenciária não foi revista. A Receita não se pronunciou sobre a divergência.

Tribunal libera candidatura de Rodrigo Maia à reeleição na Câmara
O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador Hilton Queiroz, suspendeu nesta segunda-feira (23) decisão proferida na última sexta (20) por um juiz de Brasília que impedia o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de concorrer a um novo mandato à frente da Casa. A eleição que escolherá o novo presidente está marcada para o próximo dia 2. Com a decisão, o deputado torna-se novamente apto para disputar o cargo. Ainda tramita, porém, no Supremo Tribunal Federal (STF), outro pedido para impedir sua reeleição, ainda sem decisão. Na última sexta, o juiz federal substituto Eduardo Ribeiro de Oliveira, da 15ª Vara Federal de Brasília, de primeira instância, atendeu ao pedido de um advogado para barrar a candidatura de Maia. O argumento é que ele seria privilegiado na disputa, já que, como presidente da Câmara, também conduzirá a eleição. Na decisão, Hilton Queiroz derrubou a liminar (decisão provisória) de Oliveira por entender que houve violação à separação de poderes, princípio segundo o qual o Judiciário não deve intervir em assuntos internos do Legislativo.

Aeronáutica desmente boato sobre acidente que matou Teori
A Aeronáutica, por meio de sua assessoria de imprensa, desmentiu neste domingo um boato sobre o desastre com o avião em que viajava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. Segundo esse rumor, o piloto, Osmar Rodrigues, foi orientado pela torre de controle localizada no Rio de forma equivocada, de modo que a aeronave caísse, matando o ministro. O responsável pela suposta instrução equivocada seria uma pessoa identificada como “sargento Marcondes”, que não existe, segundo a Aeronáutica. O “alerta”, que começa com a frase “a casa caiu!” e atribui a informação a “uma fonte anônima da Aeronáutica”, está sendo compartilhado indiscriminadamente nas redes sociais, apesar do conteúdo fantasioso. O objetivo do personagem Marcondes seria prejudicar o andamento da Operação Lava Jato, da qual Teori era relator. “Ressaltamos que todos os procedimentos realizados pelos órgãos de controle durante o voo estiveram de acordo com as legislações vigentes, inerentes aos serviços de controle de tráfego aéreo”, afirma ainda a nota.

É hora de pechinchar o reajuste do seu aluguel
Os preços dos imóveis para alugar estão em queda livre, mas o contrato do seu aluguel segue firme com aquela cláusula que prevê um reajuste anual pelo IGP-M. Não faz sentido pagar mais caro se está fácil encontrar um imóvel mais barato pela vizinhança, certo? É por isso que, no mês previsto para o aumento acontecer, é hora de tentar negociar a correção com o proprietário. “É razoável manter o preço exatamente como está, sem reajuste”, avalia o economista Bruno Oliva, pesquisador do Índice FipeZap, que acompanha os preços dos imóveis no Brasil. Esse índice mostrou que o preço do aluguel caiu mais de 3% no ano passado, e que a queda real foi de 9%, se levado em conta o aumento generalizado dos preços, medido pelo índice de inflação IPCA. Para este ano, a expectativa dos especialistas é que os preços de locação continuem em queda real, ou seja, vai ficar proporcionalmente mais barato alugar imóvel do que comprar outros bens da economia.

➤Taxa básica de Juros

Mercado aposta em 9,50% ao final de 2017


Os analistas do mercado aumentaram a aposta na queda da taxa básica de juros, a Selic, e as estimativas apontam que ela fechará o ano em 9,50%, segundo o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira. Esta é a segunda semana consecutiva de queda e, no período anterior, a média das previsões era de 9,75%. A Selic está atualmente em 13%, após um corte há duas semanas que surpreendeu o mercado.

A previsão do corte da taxa de juros que será feito na reunião dos dias 21 e 22 de fevereiro passou de 0,5 para 0,75 ponto porcentual após o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmar na última semana durante o Fórum Econômico Mundial em Davos que este seria o novo patamar da redução. A estimativa da Selic para 2018 também caiu de 9,50% para 9,38%, terceira queda semanal seguida.

A expectativa para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cuja desaceleração foi apontada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) como justificativa para o corte maior da Selic em janeiro, também recuou, pela terceira semana consecutiva, de 4,80% para 4,71%. A meta perseguida pelo governo para este ano é de 4,5%, com tolerância de 1,5 ponto porcentual.

Para 2018, a estimativa de inflação permanece dentro do centro da meta (4,5%). As previsões para o crescimento do PIB permanecem inalteradas, em 0,50% neste ano e 2,20% no período seguinte.
Fonte: Portal VEJA

➤OPINIÃO

PT mergulha na ficção*

Enquanto Luiz Inácio Lula da Silva dá tratos à bola para se livrar da cadeia, os intelectuais petistas preparam propostas para “resgatar” a imagem do PT, a serem apresentadas ao 6.º Congresso Nacional do partido, marcado para abril. Nesse contexto, duas questões se destacam: a que é objeto dos textos Balanço de Governo Estrutura e Funcionamento, voltados para uma avaliação crítica da atuação do PT desde a primeira eleição de Lula à Presidência da República, e Luta Contra a Corrupção, dedicado à análise dos desvios éticos dos petistas desde que chegaram ao poder. Trata-se, de um lado, de elucubrações requentadas sobre o papel da esquerda na política brasileira. De outra parte, a que cuida de corrupção, todo o conteúdo também é puramente ficcional.

Para entender melhor a enrascada em que o PT está metido desde que o povo brasileiro descobriu quem são de verdade Lula e sua turma, convém rememorar os primórdios da fundação daquele que se propunha a ser “o” partido dos trabalhadores. Empenhados no combate à ditadura militar, intelectuais de esquerda, aliados a setores ditos “progressistas” da Igreja Católica, chegaram à conclusão, em meados dos anos 70, de que precisavam de alguém que personificasse a luta pela democratização do País e que este papel era perfeito para um jovem e aguerrido líder sindical que então se destacava no comando da elite do movimento operário: Lula, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo.

Naquela época Lula não queria nem ouvir falar de política e políticos, pelos quais nutria indisfarçável desprezo, comparável apenas ao que dedicava a intelectuais e acadêmicos. Mas logo descobriu que a liderança de um partido político “de operários” lhe cairia bem, até porque estava certo – como demonstrou acima de qualquer dúvida – de que não teria nenhuma dificuldade para enquadrar devidamente os “professores” que imaginavam poder manipulá-lo.

Durante mais de 20 anos, o PT lutou contra tudo e contra todos, inclusive contra a Constituição de 1988, o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal e, principalmente, contra a economia de mercado. Até que Lula se deu conta de que estava tudo errado, mas com o próprio PT. E que, para ganhar uma eleição presidencial – a terceira que disputaria, em 2002 –, era preciso fazer aquilo que hoje, no documento Estrutura e Funcionamento, a esquerda petista critica: “deslocou-se para o centro” e “deixou vago o espaço político de esquerda”. O instrumento dessa guinada foi a famosa Carta ao Povo Brasileiro, por meio da qual – denuncia agora o documento Balanço de Governo – Lula propôs “um pacto de não agressão em relação aos capitalistas” e, em vez da “ruptura” até então defendida pelo PT, optou por promover programas sociais “sem confrontar o capital”.

Fica claro, assim, que a esquerda do PT continua mais bolivariana do que nunca e defende para o Brasil a mesma “ruptura” com a economia de mercado que colocou Cuba e Venezuela onde estão hoje. Para esses salvadores da Pátria nostálgicos dos anos 50 do século passado, o Brasil precisa de um regime “democrático” totalmente controlado pelo Estado, com “proibição de bancos privados, limites regionais para propriedades rurais”, além, é claro, de um bom controle da mídia por meio da criação de um “Fundo de Defesa da Liberdade de Imprensa e do horário sindical gratuito na TV”.

Essa é uma pregação até capaz de ainda animar corações e mentes de jovens sonhadores, generosos e mal informados. E assim esse ideário poderá voltar ao programa partidário. O mais difícil, na verdade, impossível, é o PT chegar a um acordo sobre o tema “Combate à Corrupção”. A ideia é criar um “tribunal de honra” no qual personalidades do partido sejam julgadas internamente por eventuais transgressões éticas e legais. Dá para imaginar Lula sentado no banco dos réus desse tribunal?

O notório Marco Aurélio Garcia, um dos donos do partido que cultivam irrepreensível fidelidade ao Grande Chefe, deu o recado: “O 6.° Congresso do PT não é um tribunal nem será ocasião para um ajuste de contas mesquinhas entre tendências”. Perfeitamente claro.

*Publicado no Portal Estadão em 23/01/2017

➤23/01/2017



Estadão - Ministros do STF divergem sobre escolha de relator
Integrantes da Corte ouvidos pelo ‘Estado’ têm avaliações diferentes sobre como deve ser feita a redistribuição dos processos da Lava Jato; Cármen Lúcia mantém silêncio

Folha de São Paulo - Quase 50% dos professores não têm formação na matéria que ensinam
Estudo aponta que 46% dos docentes do ensino médio dão aula sem graduação na área

O Globo - Ministros são contra Cármen Lúcia homologar delações
Relatos indicam dúvida sobre segurança jurídica, caso presidente do STF assuma tarefa

Correio Braziliense - PMDB não abre mão de comandar sabatina de substituto de Teori
Os nomes mais cotados para a presidir a CCJ são os de Raimundo Lira (PMDB-PB) e Marta Suplicy (PMDB-SP), mas corre por fora o senador Edison Lobão (PMDB-MA), outro investigado pela Operação Lava-Jato

Estado de Minas - Deputado pode custar até R$ 2 milhões por ano aos brasileiros
Salário de cada parlamentar, com verbas extras, chega a R$ 83 mil. Incluindo-se os gastos com comissionados de gabinete, um mandato custa R$ 180 mil por mês

Tribuna da Bahia - Site inicia contagem regressiva para fim do mandato de Trump
Presidente assumiu diante da desaprovação de boa parte da população

Diário do Nordeste - Mortes de suspeitos em confronto com a Polícia crescem 26%
Mais de 100 pessoas que teriam cometido algum crime foram mortas em ações policiais, em 2016. Dezembro foi o mês com o maior número de mortes, e janeiro de 2017 já supera o primeiro mês do ano passado inteiro

Diário Catarinense - Futuro da Operação Lava-Jato no STF está nas mãos de Cármen Lúcia
Presidente do STF poderá optar por homologar delações de executivos da Odebrecht antes de Corte definir substituição de Teori na Lava-Jato

PIONEIRO - Vale dos Vinhedos tem recorde de público em 2016
Roteiro recebeu 410.149 visitantes de 1º de janeiro a 31 de dezembro

Revista VEJA - Relator da Lava Jato será escolhido entre os atuais ministros
A preocupação é se o novo responsável pelos processos no Supremo vai manter o caráter técnico com o qual Teori costumava conduzir o caso

Revista EXAME -É hora de pechinchar o reajuste do aluguel
Os preços dos imóveis para alugar estão em queda no mercado, abrindo espaço para barganhas

Revista ÉPOCA -  Nos bastidores, Temer e Cármen já articulam substituição de relator da Lava Jato
Ministros do governo e integrantes da Corte ensaiam solução para evitar que novo magistrado assuma relatoria de ações no Supremo

Agência BRASIL - Trump chama jornalistas de "desonestos"
Segundo Trump, os jornalistas estão "entre os seres humanos mais desonestos na terra".

Portal G1 -  Em 17 anos, FGTS perdeu quase 40% para avanço da inflação
Trabalhador com saldo no fundo em 2016 teve perda real de 1,22%, enquanto demais aplicações superaram o IPCA. Governo permitirá o saque de contas inativas

Portal IG - Aposta de Itanhaém (SP) leva sozinha prêmio de R$ 28,7 milhões da Mega-Sena
Dezenas sorteadas foram 03, 06, 14, 15, 21 e 25; Quina saiu para 133 apostas e outros 7.692 jogos acertaram os quatro números da Quadra


➤BOM DIA!

Voltar da praia é um suplício!

Não só pelo fato de deixar  o litoral, o churrasco, as geladas, o bem estar ao lado da família, mas principalmente por ter que enfrentar a tragédia de todos os finais de semana, ou seja, o trânsito.

Mais uma vez, da rodoviária de Tramandaí até Osório, o ônibus levou uma hora e 20 minutos. E são 25 quilômetros. Depois, mais duas horas até Porto Alegre pela freeway. E são só 100 quilômetros. Somando tudo, levar 3 horas e 20 minutos para percorrer 125 quilômetros, é ou não é um suplício?

E tenho optado pelo ônibus para não ter que enfrentar a tortura de dirigir em meio a um trânsito complicado, nervoso onde sempre aparecem os afoitos, os ligeirinhos e, principalmente, os espertos que tentam ultrapassagens de todos os tipos.

Faz muitos anos que uso a RS 30, aquela que liga Tramandaí a Osório, desde a época em que era muito mais estreita. Quando alargaram, imaginei que melhoria. Que nada. Está tão ruim ou pior do que era antes.

Onde já se viu levar quase uma hora e meia para percorrer 25 quilômetros? Depois querem falar em turismo!

Começa que passar o final de semana em qualquer praia do litoral do RS, é preparar o bolso para uma despesa que não acaba mais. Os comerciantes, em todos os lugares, querem ganhar em dois meses, o que precisam para sobreviver o ano inteiro. Os preços de qualquer bar, de qualquer restaurante, lancheria, estão pela hora da morte.

Nos supermercados, as filas intermináveis nos caixas. Na hora de pagar, um valor que supera muito o que gastaríamos aqui em Porto Alegre, por exemplo.
E o pior de tudo é que não existe fiscalização. Fazem o que bem entendem, cobram o preço que querem e fica tudo por conta do veraneio.

A infraestrutura na beira da praia, normalmente é um horror. Sujeira por todos os lados, pessoas mal educadas, gente jogando bola no meio dos veranistas, derrubando guarda sol, cachorros correndo entre quem está curtindo um sol, mesmo que seja proibido levar animais para beira da praia.

Sem contar com os aventureiros que pensam que são campeões mundiais de natação e acabam nos braços do salva vidas.

Menos mal que o mar está como nunca esteve. Água limpa e morna, alguns buracos, é verdade, mas um banho sensacional.

Mas tudo seria até suportável não fosse a tragédia que é retornar num domingo de tarde, depois de um bom churrasco, de um peixe assado na churrasqueira, de um pudim delicioso na companhia dos amigos. Definitivamente, retornar da praia é um suplício!

Tenham todos um Bom Dia!