segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

➤BOA NOITE!



Edward Kennedy "Duke" Ellington (Washington, 29 de Abril de 1899  Nova Iorque, 24 de Maio de 1974) foi um compositor de jazz, pianista e líder de orquestra norte americano eternizado com a alcunha de "The Duke" e distinguido com a Presidential Medal of Freedom (condecoração americana) em 1969 e com a Legião de Honra (condecoração francesa) em 1973, sendo ambas as distinções as mais elevadas que um civil pode receber. 

Foi ainda o primeiro músico de jazz a entrar para a Academia Real de Música de Estocolmo, e foi honoris causa nas mais importantes universidades do mundo.

Ellington foi nomeado para o Prémio Pulitzer de Música em 1965, mas foi recusado, ao que reagiu dizendo: "O destino tem sido gentil comigo. O destino não quer que eu seja famoso demasiado cedo."

Durante um show de Duke Ellington e sua Orquestra, em Copenhague, o saxofonista Harry Carney, mostrou toda sua magnífica musicalidade interpretando Sophisticated Lady


➤Williams confirma:

Felipe Massa está de volta à F1


A Williams confirmou nesta segunda-feira o que já se especulava há algumas semanas: Felipe Massa desistiu da aposentadoria e seguirá na equipe inglesa na temporada 2017 da Fórmula. Ele será o substituto do finlandês Valtteri Bottas, confirmado para o lugar do campeão aposentado Nico Rosberg, na Mercedes.

Massa, que completará 36 anos, em abril, terá como novo parceiro o canadense Lance Stroll, de apenas 18 anos, estreante na categoria.
“Quando recebi a oferta de ajudar a Williams em 2017, achei que era a coisa certa a fazer. Certamente não perdi nada do meu entusiasmo por correr e estou extremamente motivado a voltar a pilotar. O apoio dos meus fãs nas últimas semanas me deu um grande impulso e sou muito grato a isso”, afirmou o brasileiro.

Massa havia decidido se aposentar após mais uma temporada decepcionante: foi o 11º colocado, com 53 pontos e sem vitória. No adeus a Interlagos, Massa recebeu uma calorosa homenagem da torcida e dos companheiros, ao deixar a prova. As demonstrações de afeto foram repetidas na última corrida, em Abu Dhabi. A proposta da Williams, porém, convenceu o brasileiro a mudar de ideia e renovar por mais uma temporada. 

“Nunca esquecerei as cenas que vi no Brasil e em Abu Dhabi. Sou muito grato por tudo o que aconteceu no ano passado. Independentemente do que aconteça este ano, sempre deixarei o esporte de cabeça erguida.”  Massa ainda desconversou sobre a influência que o dinheiro teve em sua mudança de posição. “Não vou discutir os valores ou detalhes das negociações. Tudo que direi é que fiz a escolha correta e estou feliz de continuar na equipe.”
Com VEJA/Conteúdo

➤Rio Grande do Norte

Novo tumulto no presídio onde 26 foram mortos

Foto: PM/RN - Reprodução
A administração da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal, registrou um princípio de tumulto na noite deste domingo, 15. A unidade é a mesma em que aconteceu o massacre durante uma rebelião no sábado, 14, quando 26 detentos foram assassinados.

De acordo com o vice-diretor da penitenciária, Jociélio Barbosa, presos do Pavilhão 1, ligados à facção Sindicato do Crime do RN (SDC), subiram no telhado e ameaçavam os detentos do Pavilhão 5, vinculados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que também estavam sobre o teto.

"Os agentes agiram e conseguiram conter o tumulto", afirmou Barbosa.
O vice-diretor informou ainda que todos os presidiários da Penitenciária de Alcaçuz estão soltos e, portanto, sobem e descem nos telhados dos pavilhões e circulam na área comum.

A unidade foi palco no fim de semana do maior massacre do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. Vinte e seis homens foram mortos, todos da facção local Sindicato do Crime do RN. Desde então, aumentou a tensão em todos os estabelecimentos penais do Estado.

A disputa entre as organizações criminosas é preocupação das autoridades locais. Entre os mortos, havia corpos carbonizados e decapitados.
Agência Estado

➤RAPIDINHAS



Após decisão do Copom, mercado prevê juro de 1 dígito ao final de 2017
Analistas do mercado financeiro reduziram suas estimativas para a taxa básica de juros e já preveem Selic de um dígito, ou seja, abaixo de 10%, ao final de 2017. De acordo com o mais recente relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Banco Central, os analistas apostam em uma Selic de 9,75% no fim deste ano. O relatório Focus reúne as previsões dos economistas de instituições financeiras ouvidos pelo Banco Central na semana anterior. A nova previsão para os juros ocorre após a decisão do Comite de Política Monetária (Copom), que na quarta passada (11) cortou a Selic em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano. Foi a terceira redução seguida. A nova previsão reforça a expectativa de que o BC continuará o processo de corte de juros neste ano, tendo em vista a desaceleração da inflação nos últimos meses e a necessidade de facilitar o acesso ao crédito para reaquecer a economia do país, que continua sofrendo com a recessão econômica e o aumento do desemprego. No relatório Focus anterior a este, produzido antes do anúncio do corte de 0,75 p.p., a previsão dos economistas era de uma Selic de 10,25% ao final de 2017.

Propina para calote na Caixa chegava a 30%, diz empresário
O empresário Evaldo Ulinski, ex-dono do Big Frango, uma das empresas investigadas na Operação Cui Bono?, disse que Lúcio Bolonha Funaro e operadores dele lhe ofereceram um empréstimo de R$ 100 milhões na Caixa Econômica Federal, com condições especiais. Cobrariam 10% sobre do valor do financiamento, a título de comissão, para facilitar a liberação dos recursos. Mas havia outra opção. Se o empresário aceitasse dar uma comissão maior, de 30%, não pagaria o empréstimo. “Era 10% para você pagar e 30% para nunca mais precisar pagar. As palavras deles”, disse Ulinski ao jornal. A história contada por Ulinski traz detalhes de como seriam os bastidores de um esquema que previa a liberação de financiamentos irregulares na Caixa em troca de propinas, o alvo central da Operação Cui Bono?, deflagrada na sexta-feira, 13. Segundo o Ministério Público e a Polícia Federal, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima – ex-ministro do atual governo de Michel Temer -, além de Funaro, operaram um esquema de fraudes na liberação de créditos da Caixa, que teria ocorrido pelo menos entre os anos de 2011 e 2013. Neste período Geddel era vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco estatal, área que libera financiamentos para empresas.

Maduro ameaça ‘luta armada’ caso oposição tente um golpe
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou neste domingo que está disposto a iniciar uma “luta armada continental” caso grupos adversários tentem realizar um golpe de Estado ou paralisar o país. “A paz acabaria neste continente”, advertiu Maduro em um discurso feito ontem no Supremo Tribunal de Justiça, onde apresentou sua mensagem anual. Na semana passada, Maduro acusou a maioria de oposição no Congresso de promover um golpe de Estado na Venezuela e aprovar uma nota declarando o abandono do cargo do mandatário por suposto descumprimento de suas funções institucionais. Na semana passada, o executivo criou um “comando antigolpe”. Vários opositores foram detidos, acusados de promoverem “ações desestabilizadoras”. A aliança de oposição e a cúpula da Igreja Católica no país rechaçaram as prisões e acusaram o governo de promover uma perseguição aos setores dissidentes.

Coreia do Sul pede prisão de chefe da Samsung por propina
O procurador especial da Coreia do Sul pediu a prisão do chefe da Samsung, maior conglomerado do país, acusando-o de pagamento de milhões de dólares em propinas para uma amiga da presidente sul-coreana afastada, Park Geun-hye. Investigadores interrogaram o chefe da Samsung, Jay Yong Lee, por 22 horas seguidas na semana passada por suspeita de envolvimento no escândalo de corrupção, que no mês passado levou o Parlamento a aprovar o impeachment de Park. O impedimento da presidente agora depende de decisão da Suprema Corte do país. A procuradoria especial acusou Lee de pagamento de propinas no total de 36,42 milhões de dólares (117,18 milhões de reais ) a organizações ligadas a Choi Soon-sil, uma amiga da presidente que está no centro do escândalo, para assegurar a fusão em 2015 de duas unidades do conglomerado. Lee, de 48 anos e que se tornou o chefe da Samsung após seu pai, Lee Kun-hee, ser incapacitado por um ataque cardíaco em 2014, também foi acusado de apropriação indevida e perjúrio, de acordo com o pedido de mandado de prisão feito pela procuradoria.

Sul com grande risco de temporais
Grandes áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul já provocaram chuva forte sobre o interior gaúcho desde a madrugada. Diversos municípios do centro-oeste do estado, como o caso de , tiveram chuva entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (16). O risco de temporais é alto por todo o estado. A tendência é que essas instabilidades avancem para outras áreas do Rio Grande do Sul durante o dia, inclusive para a Grande  e há previsão de mais chuva, com potencial para temporais. Um sistema de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Uruguai ajuda a formar essas áreas de instabilidade, mas é a circulação dos ventos em médios níveis da atmosfera, que vai manter essa condição para temporais nas próximas 48 horas.  "Tecnicamente é um grande cavado , que estará passando pelo Sul entre esta segunda e a terça-feira (17). Por isso, há previsão de chuva forte com grandes volumes para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Só na noite de terça, o cavado vai estar no oceano e aí a chuva começa a diminuir", explica a meteorologista Josélia Pegorim.  

➤16/01/2017



Estadão - Rebelião em Natal é controlada; presos ameaçam retaliação fora de cadeias
Segundo a administração do Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, não há registro de mortos; motim foi represália ao massacre em Alcaçuz

Folha de São Paulo - Governo de SP 'exportou' PCC para outros Estados ao transferir presos
Em 2014, 26% dos afiliados da facção eram de fora do Estado; hoje, índice chega a 64%

O Globo - Rebeliões em série agravam crise no sistema penitenciário
Presídios do país têm terceiro massacre em 15 dias; 76 presos fugiram no fim de semana

Correio Braziliense - Brasilienses buscam saídas para não ficar sem água durante racionamento
Moradores das cidades que ficarão sem abastecimento hoje, primeiro dia do racionamento no DF, passaram o fim de semana armazenando o líquido. Riacho Fundo II, Ceilândia Oeste e Recanto das Emas são as três primeiras selecionadas 

Estado de Minas - Hospital Eduardo de Menezes vira 'QG' contra a febre amarela em Minas
Hospital de BH se torna referência para portadores da doença que chegam do interior. Na instituição, já estão internados 21 pacientes, três deles no CTI

Tribuna da Bahia - Benefícios do INSS são reajustados em 6,58% e teto sobe para R$ 5 531,31
O salário mínimo é o piso para o pagamento dos benefícios, como aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte

Diário do Nordeste - Rebeliões e mortes em presídios do País; no CE, clima é tenso
Em áudio, presos dizem que a "guerra não acabou". Sejus afirma que os presídios do Estado "estão tranquilos"

Diário Catarinense - INSS prevê a revisão de 100 mil benefícios em Santa Catarina
Alvo de chamada é quem recebe benefício há mais de dois anos

PIONEIRO - Setor metalmecânico da Serra prevê retomada do crescimento em 2017
Avanço na produção deverá ser pequeno e não irá recuperar as perdas nos últimos três anos, de quase 20%. No emprego, já foram cortadas 80 mil vagas no RS. Em Caxias, foram 22 mil postos

Revista VEJA - Trump ameaça montadoras alemãs com imposto de importação de 35%
Ações da BMW, Daimler e Volkswagen caíam após declarações do presidente eleito dos Estados Unidos; essas empresas investiram pesado em fábricas no México

Revista EXAME - Top-5 do Boletim Focus projeta Selic a 9,50% neste ano
Levantamento do Banco Central também espera um corte de 0,50 ponto na Selic na reunião do Copom em fevereiro

Revista ÉPOCA - PF encontra dossiê contra empreiteira em apreensão na antiga casa de Cunha
Segundo a papelada, Schahin mantinha 106 contas no Brasil e no exterior

Agência BRASIL - Alunos têm acesso a sistema informatizado do Fies a partir de hoje
Os estudantes podem, portanto, renovar seus contratos, já que os aditamentos são feitos pela internet. A renovação vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016

Portal G1 -  Mercado reduz para 4,8% a estimativa da inflação deste ano
Relatório Focus manteve a previsão de crescimento de 0,50% para o PIB de 2017; boletim ouve economistas do mercado financeiro

Portal IG - Em menos de 2 semanas, Doria mudou o jeito de governar São Paulo. Para melhor.
Novo prefeito está adotando medidas para enxugar a máquina pública e otimizar os serviços prestados; tucano vai exonerar 30% dos comissionados

➤Rio Grande do Norte

Após Alcaçuz, nova rebelião em presídio
Foto:PM/RN/Reprodução
Um dia após a morte de 26 presos na penitenciária de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, detentos do Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, na capital potiguar, se rebelaram na madrugada desta segunda-feira.

O motim começou às 3 horas da manhã — 4h horário de Brasília — e, segundo o governo do Estado, a situação está controlada e não houve fugas nem há informações de feridos.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) afirmou que os presos tentaram derrubar uma parede de concreto do presídio e, em seguida, entrar em uma área de isolamento onde ficam detentos ameaçados de morte, mas não conseguiram.

➤BOM DIA!

Só é golpe quando o PT quer?

Primeiro, vamos aos exemplos passados: Fora Collor, Fora Sarney, Fora FHC, sempre foi, para os petistas, demonstração de democracia, de liberdade de dizer e reivindicar o que cada um considera seu direito. Passaram anos gritando, pintando muros, fazendo comícios, normalmente comandados por Lula, pedindo a saída dos presidentes eleitos pela maioria dos votos dos brasileiros.

Quando Lula foi eleito pela primeira vez, jamais se ouviu alguma reclamação dos petistas, nenhum comício, nenhum muro pintado com Fora Lula. O Brasil, no dizer dos petistas, estava maravilhoso, pobres virando ricos, miseráveis viajando de avião, comprando TV de 32 polegadas, refrigerador e até automóvel. Aos poucos, sem condições de pagar, foram perdendo tudo, mas para os seguidores de Lula, estava tudo normal.

Quando Dilma foi eleita pela segunda vez, tendo como vice o peemedebista Michel Temer, os militantes do PT foram ás urnas e votaram em Dilma e em Temer, ou seja, elegeram os dois, democraticamente, para governar o Brasil e respeitar a Constituição. Ninguém disse uma só palavra contra Temer, segundo a própria Dilma “um vice que caiu do céu”.

Ninguém falava em golpe, ninguém era contra Temer, muito menos contra Dilma, até que surgiram as primeiras investigações da Lava Jato. Já tinha acontecido o mensalão envolvendo, principalmente, vários dirigentes do PT, alguns presos até hoje.

Com a Lava Jato, começou a surgir a ponta do iceberg das falcatruas, do roubo generalizado, das propinas e, paralelamente, das pedaladas. O castelo começou a ruir e a mentira pregada durante muitos anos, foi desabrochando aos poucos.

Bastou que o Congresso pedisse o impeachment de Dilma para que os petistas, enfurecidos, voltassem a gritar, pichar e discursar contra o que consideravam “golpe”. Tentaram, de todas as formas, mostrar que os votos eram de Dilma, jamais de Temer, mas foram eles que votaram em Dilma e Temer.

Peço que todos analisem comigo o que está acontecendo no Brasil e, pelo menos os que pensam, façam um exercício para tentar explicar a diferença entre golpe e democracia no entender dos militantes petistas, alguns, eu sei, ingenuamente envolvidos na rede de mentiras que se espalhou sobre o Brasil.

Nas redes sociais, circula uma campanha envolvendo pessoas que muitos consideram inteligentes, outros chamam de cultos e/ou intelectuais, pedindo apoio ao #foratemer. Querem, mais do que tirar o presidente do poder, eleições em 2017. Mas não dizem, provavelmente por conveniência, quem desejam ver no poder, já que nenhum político serve. Entenda-se como político os que não são filiados ao PT. Estes pertencem a uma outra celestial e angelical categoria.

Admitindo-se que Temer deva deixar o cargo, repito, admitindo-se, quem os defensores do #foratemer , gostariam de ver em seu lugar? Admitindo-se também que a campanha seja legítima, gritar, fazer campanha, pintar muros e gritar Fora Temer, não é golpe? Ele não foi eleito juntamente com a Dilma? Será que só é democrático defender petistas?

Isso é mais ou menos como acontece quando nasce o primeiro filho de um colorado ou de um gremista e o pai, democraticamente, diz: “meu filho pode torcer para qualquer time, desde que seja o meu”.

Nos jornais de hoje, as manchetes que tratam da delação da Odebrecht, dizem que os delatores envolveram 4 presidentes da República: Temer, Dilma, Lula e Sarney. Só estou esperando para ler nas redes sociais os mesmos de sempre gritando que a imprensa faz campanha injusta contra Lula e Dilma, mas que Temer e Sarney estão seriamente envolvidos.

Por favor, tirem a venda dos olhos, abram as cabeças e parem de acreditar nas mesmas mentiras de muitos anos. Chega de dividir o Brasil em nós e eles. Façam uma reflexão séria e sem paixões e digam se quem é réu em cinco processos, sendo 3 da Lava Jato, é vítima de perseguição ou integrante de um esquema fraudulento que levou o Brasil ao pior momento de sua história?

O que o brasileiro deseja, é o que aconteceu nas últimas eleições. Queremos um Brasil limpo de corruptos, de ladrões de qualquer partido. Para estes, o lugar certo é a cadeia, não os palanques eleitorais. Chega de tanta corrupção.  E vamos definir, de uma vez por todas, se só é golpe quando o PT quer.

Tenham todos um Bom Dia!