domingo, 30 de outubro de 2016

SEGUNDO TURNO NO RS

Marchezan Jr. é o novo prefeito de Porto Alegre



O deputado federal Nelson Marchezan Jr (PSDB) foi eleito na tarde de hoje (30) para a prefeitura de Porto Alegre. O tucano fez 402.165 votos (60,60%) contra o atual vice-prefeito, Sebastião Melo (PMDB) que somou 262.601 votos (39.50%)





CANOAS


Em Canoas, na Região Metropolitana,  foi eleito Luiz Carlos Busato (PTB) com 84.387 votos (51,25%) que venceu a atual vice-prefeita, Beth Colombo (PRB) que somou 80.263 votos (48,75%).





CAXIAS DO SUL

Na cidade de Caxias do Sul, na Região da Serra, o eleito foi Daniel Guerra (PRB) com 148.501 votos (62,79%) que derrotou Edson Nespolo (PDT) que alcançou 87.996 votos (37,21%)




SANTA MARIA


Em Santa Maria, na Região Central, o deputado estadual, Jorge Pozzobom (PSDB) foi eleito com 73.033 votos (50,085), derrotando Valdeci Oliveira (PT) que obteve 72.777 votos (49,92%)

BOM DIA!

O voto é uma conquista!

Mesmo que o voto seja obrigatório, coisa que nem sempre representa muito bem a democracia ideal que queremos, o voto é uma conquista das mais importantes de todos os brasileiros. É com o voto, com o nosso voto, que decidimos quem desejamos ver comandando nosso  país, nossos estados, nossos municípios. Com nosso voto elegemos nossos senadores, deputados federais, estaduais e vereadores.

É verdade que nem sempre conseguimos acertar. Muitas vezes, por motivos inúmeros, acabamos elegendo alguém que nos decepcionará no futuro. Mas é o nosso voto que nos dá o direito de eleger, bem ou mal.

Em países onde o voto não é obrigatório, as pessoas que pensam no futuro que querem para si e para seus descendentes, normalmente participam em massa das votações. Sabem que depende do voto de cada um o que acontecerá dali para frente.

Hoje, em algumas de nossas principais cidades, vamos eleger o prefeito que queremos governando nossos interesses mais próximos nos quatro anos que começam em janeiro de 2017.

Muitos entendem que, no caso de Porto Alegre, a escolha não é aquela que todos desejavam. Outros acham que ficaram para o segundo turno os melhores candidatos. É da democracia, afinal foram os mais votados. É entre Melo e Marchezan que escolheremos aquele que desejamos ver na prefeitura a partir de janeiro.

Tivemos uma campanha diferente em vários aspectos, a começar pelo financiamento que não permitiu o apoio financeiro de grandes grupos empresariais. Foi uma campanha mais pobre em termos de visual, de material gráfico nas ruas, de ‘cabos eleitorais’.

Ao mesmo tempo, no segundo turno, tivemos uma insistência dos que ficaram de fora, em pregar o voto nulo, o voto em branco, como forma de protesto. Como não viram seus candidatos na disputa, como discordam da escolha da maioria, querem transformar o momento do voto, em protesto, esquecendo o básico em qualquer eleição: quem vota nulo ou em branco, acaba elegendo que menos queria ver vitorioso.

O voto nulo e/ou branco, é um direito de todos, mas jamais pode ser usado como argumento de protesto, de contrariedade política.

Estou terminando este comentário e vou pegar o carro e me dirigir, título no bolso, para a urna onde votarei naquele que considero o melhor para Porto Alegre. Espero, sinceramente, que todas as pessoas conscientes de sua cidadania, façam o mesmo. Pensem bem, escolham bem e votem bem. Nossa democracia precisa do seu voto!

Tenham todos um Bom Dia!