sexta-feira, 16 de setembro de 2016

PESQUISAS

A disputa em 7 cidades

O IBOPE divulgou no começo da noite desta sexta-feira, mais uma rodada de pesquisas em diversas cidades brasileiras. Veja como está a situação dos que querem ser prefeito de capitais e grandes cidades do Brasil.

PORTO VELHO

- Léo Moraes (PTB) – 21%
- 
Dr Mauro Nazif (PSB) – 21%
- 
Roberto Sobrinho (PT) – 16%
- Pimentel (
PMDB) – 14%
- 
Dr. Ribamar Araujo (PR) – 7%
- 
Dr Hildon(PSDB) – 4%
- 
Pimenta de Rondônia (PSOL) – 3%

- Branco/nulo – 10%
- Não sabe/não respondeu – 4%

SÃO CARLOS

- Airton Garcia (PSB) - 49%
- 
Paulo Altomani (PSDB) - 10%
- 
Walcinyr Bragatto (PV) - 9%
- 
Lineu Navarro (PT) - 6%
- 
Neto Donatto (PMDB) - 6%
- 
Dante Peixoto (PSOL) - 2%

- Branco/ nulo - 13%
- Não sabe/ não respondeu - 5%

MACAPÁ

- Clécio Luis (Rede) - 27%
- 
Aline Gurgel (PRB) - 18%
- 
Gilvam (PMDB) - 12%
- 
Promotor Moisés (PEN) - 9%
- 
Ruy Smith (PSB) - 10%
- 
Dora Nascimento (PT) - 7%
- 
Genival Cruz (PSTU) - 5%

- Branco/nulo - 9%
- Não sabe/não respondeu - 3%

CAMPINAS

- Jonas Donizette (PSB) - 49%
- 
Dr. Hélio (PDT) - 12%
- 
Marcio Pochmann (PT) - 10%
- 
Artur Orsi (PSD) - 5%
- 
Marcela Moreira (PSOL) - 4%
- 
Marcos Margarido (PSTU) - 1%
- 
Surya Guimaraens (Rede) - 1%
- 
Edson Dorta (PCO) - 0%
- 
Jacó Ramos (PHS) - 0%

- Branco/Nulo - 14%
- Não sabe/Não responderam - 4%

JOINVILLE

- Udo Döhler (PMDB): 33%
- 
MarcoTebaldi (PSDB): 22%
- 
Darci de Matos (PSD): 20%
- 
Carlito Merss (PT): 6%
- 
Dr. Xuxo (PP): 2%
- 
Rodrigo Meyer Bornholdt (PDT): 2%
- 
Professor Marcos (PEN): 2%
- 
Ivan Rocha (PSOL): 1%

- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 5%

FLORIANÓPOLIS

- Gean Loureiro (PMDB): 35%
- 
Angela Amin (PP): 27%
- 
Elson Pereira (PSOL): 13%
- 
Angela Albino (PCdoB): 6%
- 
Murilo Flores (PSB): 4%
- 
Gabriela Santetti (PSTU): 1%
- 
Mauricio Leal (PEN): 1%

- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu:  6%

GOIÂNIA

- Iris Rezende (PMDB) – 36%
- Vanderlan (PSB) - 27%
- 
Delegado Waldir (PR) - 13%
- 
Adriana Accorsi (PT) – 6%
- 
Francisco Jr (PSD) – 2%
- 
Flávio Sofiati (PSOL) – 1%
- 
Djalma Araújo (Rede) – 0%

- Branco/nulo – 9%
- Não sabe/não respondeu – 6%

BOA NOITE!



Melodia imortal (The Eddy Duchin story) filmado em 1956, conta a história do pianista e band leader norte-americano, Eddy Duchin.

Estrelado por Tyrone Power e Kim Novak, o filme tem como destaque, também, a trilha sonora em que o pianista Carmen Cavallaro, considerado o Poeta do Piano,  dubla, ao piano, o ator Tyrone Power.

A música de hoje, para começar bem o final de semana, não poderia ser outra:  Melodia imortal, com Carmen Cavallaro ao piano.





Vagas formais de trabalho

Brasil perdeu 1,5 milhão em 2015

Foto: VEJA/Reprodução
O Brasil perdeu 1,51 milhão de vagas formais de emprego em 2015, segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho. Esse é o pior resultado desde 1985, quando começa a série histórica do indicador.

O recuo em relação a 2014 foi de 3,05%. Com isso, o número de trabalhadores com emprego com carteira assinada passou de 49,6 milhões para 48,1 milhões de um ano a outro.

Ao todo, 8,3 milhões de estabelecimentos declaram a RAIS no país. Segundo o Ministério do Trabalho, esse universo de declarantes da RAIS é mais abrangente que o do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), já que, além do contingente de empregos formais do setor privado, abrange também o de estatutários do setor público.

Os salários também caíram. Em dezembro do ano passado, o rendimento médio foi de 2.655,60 reais, montante 2,56% menor que os 2.725,28 reais do mesmo mês do ano anterior.

O número de empregos formais cresceu apenas em três Estados: Piauí (0,67%), Acre (2,14%) e Roraima (2,38%). Por região, as maiores quedas ocorreram no Sudeste (recuo de 3,63%) e no Nordeste (-2,56%).

Na análise por setores, houve crescimento apenas na agricultura, segundo os dados da Rais, com acréscimo de 1,41%, o equivalente a 20.900 postos. A indústria de transformação, com queda de 7,39%, ou 604.100 vagas, foi a que mais perdeu postos em termos absolutos.

Fonte: Portal VEJA

Eliminatórias da Copa

Tite convoca seleção



Depois de duas vitórias (Colômbia e Equador) em que o Brasil apresentou um futebol convicente, o treinador Tite convocou na tardesta sexta-feira, os jogadores que formarão a Seleção Brasileira para os jogos contra a Bolívia e a Venezuela pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

Confira os 23 convocados:

Goleiros – Alisson, Muralha e Weverton
Zagueiros – Marquinhos, Miranda, Thiago Silva e Gil
Laterais – Dani Alves, Fagner, Marcelo e Filipe Luis
Meias – Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto e Giuliano
Meias – Philipe Coutinho, Willian, Lucas Lima e Oscar
Atacantes – Neymar, Douglas Costa, Firmino e Gabriel Jesus

RAPIDINHAS



‘Vocês estão muito bem atendidos financeiramente’, disse Lula, segundo delator
Os procuradores da República que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato anexaram à denúncia contra o ex-presidente Lula por corrupção e lavagem de dinheiro depoimento do ex-deputado Pedro Corrêa (ex-PP/PE), que em delação premiada revelou bastidores da organização criminosa que tomou o controle da Petrobrás. Corrêa atribuiu a Lula diálogos que colocam o petista no centro do esquema de loteamento dos cargos graduados da estatal petrolífera. O relato do ex-deputado é uma das peças que a Procuradoria usa na denúncia formal contra o ex-presidente, a quem acusa de ‘comandante máximo do esquema de corrupção’.


Maioria dos trabalhadores dos Correios aceita acordo, mas seis estados têm greve
Vinte e cinco dos 36 sindicatos dos trabalhadores dos Correios em todo o país decidiram aceitar a proposta de reajuste oferecida pela empresa e não paralisar as atividades. No entanto, empregados da estatal em seis estados não fecharam acordo e estão em greve: Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. De acordo com a estatal, com a negociação, 98,6% dos trabalhadores não aderiram à paralisação - o que corresponde a 114.667 empregados. As agências estão abertas e os serviços, inclusive a entrega de Sedex e o Banco Postal, estão funcionando.


Câmara só votará reforma da Previdência em 2017, diz Maia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a reforma da Previdência que será enviada ao Congresso pelo governo de Michel Temer será votada apenas em 2017. Em entrevista, Maia disse que a prioridade dos deputados é aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos. O deputado declarou que, mesmo que o governo consiga enviar o projeto ao Congresso ainda neste mês, o máximo que será possível fazer até dezembro será concluir a análise inicial da proposta, com a aprovação em comissão especial antes de chegar ao plenário.


Lula pegará carona em palanques para dizer que é "vítima de perseguição"
Denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usará as campanhas municipais para pregar o discurso de que é "perseguido politicamente", segundo interlocutores petistas. Lula vai abocanhar tempo de comício e de TV de candidatos do partido para vender a tese de que a denúncia é "uma trama política" usada para ceifá-lo da disputa presidencial de 2018. Fernando Haddad (PT-SP) será um dos colaboradores. Em 4º lugar nas pesquisas para a prefeitura de São Paulo, sua derrota é dada como certa pelo próprio partido. Diante disso, Lula avaliou que se apropriar dos palanques de Haddad não causaria tanto prejuízo a sua candidatura.


Delcídio diz que Lula fatiou a Petrobras para evitar impeachment no mensalão,
O ex-presidente Lula aumentou a presença do PMDB dentro da Petrobras para evitar sofrer um processo de impeachment após a revelação do escândalo do mensalão e também para proteger um de seus filhos, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, na investigação dos negócios entre a Gamecorp e a Telemar. A afirmação é do senador cassado Delcídio Amaral em depoimento prestado à força-tarefa em Curitiba no último dia 31 de agosto para complementar os termos de delação premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início deste ano. Segundo Delcídio, depois do mensalão, o presidente Lula precisou estruturar uma base aliada mais consistente, com a presença do PMDB, em função do desgaste gerado pela investigação da CPI dos Correios, em 2006.
— Quando veio o mensalão, ele (Lula) percebeu, ou ele se arruma ou poderia ser impichado — afirmou Delcídio, em depoimento ao MPF, anexado ao processo do ex-presidente Lula.

Bancários

Não houve acordo e greve continua


 Sem uma nova proposta da Federação Nacional de Bancos (Fenaban), os bancários decidiram continuar em greve nesta sexta-feira. Na oitava rodada de negociação, feita nesta quinta, os bancos mantiveram a mesma proposta apresentada no dia 9: reajuste de 7% nos salários e benefícios e abono de 3.300 reais, a ser pago dez dias após a assinatura do acordo.

“A nova proposta resulta numa remuneração superior à inflação prevista para os próximos doze meses, com ganho expressivo para a maioria dos bancários”, disse a Fenaban, em nota, no dia 9. Os bancários, no entanto, pedem reajuste de 14,78% (5% de aumento real, mais a correção da inflação), 14º salário e participação nos lucros e resultados de 8.297,61 reais, entre outras demandas.

“Os banqueiros agem com total descaso ao tentar impor perdas de 2,39% aos bancários, já que insistem em não repor a inflação, e ainda, desvalorizar os funcionários, sem atender às demais reivindicações. Quem quer redução de salário? É inadmissível que o setor que continua a lucrar tanto, mesmo em tempos de crise, opte por um papel tão nefasto de falta de responsabilidade social com seus funcionários e com a economia do país”, disse Roberto von der Osten, um dos coordenadores do Comando Nacional dos Bancários.

A greve dos bancários começou na terça-feira da semana passada. Nesta quinta, 12.608 agências e 49 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas em todo o Brasil, segundo o sindicato dos bancários. O número representa 54% das agências no Brasil. A Fenaban não divulgou números.

Fonte: Agência Brasil

16/09/2016



Estadão - ‘Vocês estão muito bem atendidos financeiramente’, disse Lula, segundo delator
Depoimento do ex-deputado Pedro Corrêa (ex-PP/PE) foi anexado à denúncia da força-tarefa da Lava Jato contra ex-presidente, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro

Folha de São Paulo -  Patrimônio de Lula cresceu 360% desde o fim do segundo mandato
Valor passou de R$ 1,9 mi para R$ 8,8 mi; advogado diz que empresa de palestras é lícita

O Globo - Pesquisa indica enfraquecimento do PT nas capitais
Partido só lidera em Rio Branco e Porto Velho. PSDB e PMDB têm melhor desempenho

Correio Braziliense - Sem acordo, greve de bancários continua nesta sexta-feira
A greve dos bancários começou terça-feira passada (6). Nesta quinta-feira (15), 12.608 agências e 49 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas em todo o Brasil, segundo o sindicato dos bancários

Estado de Minas - Moro define até segunda-feira se acata denúncia contra Lula
O Juiz Sérgio Moro tem prazo até a próxima segunda-feira (19) para decidir se Lula vira réu na Operação Lava-Jato por corrupção e lavagem de dinheiro

Tribuna da Bahia - STF decide investigar denúncia contra deputado Marco Feliciano
Patrícia, que se diz assediada, é da juventude do PSC, partido de Feliciano

Diário Catarinense - Senado discute alterar a renegociação das dívidas dos Estados com a União
Governadores pressionam por um novo socorro federal de R$ 14 bilhões

Revista VEJA - Campanha mostra redução na conta de luz se consumidor puder escolher fornecedor
Uma campanha promovida pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) promete ao consumidor redução significativa na conta de luz caso seja possível escolher o fornecedor da energia

Revista EXAME -Tudo afeta a eleição, diz Haddad sobre crise no PT
Haddad admite que a crise da legenda afeta sua campanha e pode impactar o resultado das eleições

Revista ÉPOCA - Governo gaúcho estuda a venda de estatais, com exceção do Banrisul
Fundações, autarquias e companhias são analisadas quanto ao lucro e à eficiência; em cinco casos, a privatização só é possível com voto popular

Portal G1 - Temer decide vetar integralmente reajuste para defensor público federal
Inicialmente, ele vetaria reajsute de 67% e daria um de 7%, mas voltou atrás. Veto integral ao aumento para os servidores foi publicado no 'Diário Oficial'

Portal IG - Preço de imóvel pago com FGTS pode subir
Proposta sugere que o patamar de R$ 1 milhão seja válido como teto para negócios em que o mutuário utiliza recursos do FGTS como entrada no momento da compra ou na composição da linha de financiamento

Agência Brasil - Centrão promete a Temer votos pelo teto dos gastos públicos e ajustes
Líderes de partidos que compõem o bloco na Câmara dos Deputados chamado Centrão se reuniram com o presidente Michel Temer para reafirmar apoio "absoluto" a ele e dizer que estão unidos no objetivo de aprovar matérias do governo que propõem um ajuste fiscal

OPINIÃO

Lula foi Lula*
Eliane Cantanhêde


Lula foi Lula ontem, ao fazer seu pronunciamento de mais de uma hora para “responder” aos procuradores da Lava Jato. Ele não “respondeu” nada, nem se ateve às questões objetivas e à acusação de que seria o “comandante máximo”, o “grande general”, o “chefe” e o “maestro” do esquema de corrupção. Limitou-se a negar, pela enésima vez, que é dono do triplex do Guarujá e fez o que faz de melhor: um discurso político, emocional, com direito a lágrimas, em que lembrou toda a sua vida e enfatizou os êxitos dos seus governos.



Não estava se dirigindo aos procuradores Deltan Dallagnol e Roberson Henrique Pozzobom, nem rebatendo as 149 páginas da denúncia, nem questionando a acusação de que teria recebido R$ 3,7 milhões da OAS, uma das empreiteiras da Lava jato. Ele estava falando para o PT, para os militantes, para os que estão com ele e com o partido faça chuva ou faça sol, com ou sem Lava Jato. Exibindo uma camisa vermelho-sangue, Lula terminou sua fala conclamando a militância para usar (ou resgatar?) o vermelho e a estrela do partido. 

O próprio pronunciamento foi num ambiente mais do que acolhedor para Lula: durante reunião do Diretório Nacional do PT, cercado pela cúpula do partido, pelos senadores Paulo Rocha, Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann e velhos companheiros como o embaixador aposentado Samuel Pinheiro Guimarães. Quem ouviu pelo rádio ficou em dúvida: estariam os jornalistas aplaudindo Lula? Não, eram os fiéis seguidores.

Ao final, Lula se recusou a dar entrevista. Em vez de se expor a perguntas sempre questionadoras e não raro incômodas dos repórteres, preferiu falar o que bem entendeu, encerrou o pronunciamento e foi para “os braços do povo”, ou melhor, foi se encontrar com os militantes que se aglomeravam na frente do hotel em que se reunia o diretório. Eles estavam ali para aplaudi-lo e badalá-lo. Ele foi lá para ser aplaudido e badalado.

No pronunciamento, Lula deixou de lado a metáfora da “jararaca” – que usou quando sofreu condução coercitiva – e disse que tem 70 anos, é um “velho” e pediu para deixarem o velho para lá. Mas ele começou do começo, digamos assim, ao falar da criança pobre, da trajetória pungente, do líder sindical, do metalúrgico, até chegar ao sucesso dos seus governos, principalmente pela inclusão social, mas até na política externa. Só que os procuradores não o denunciam pelas políticas de governo, mas sim pela “propinocracia”.

E, se foi assim, se ele foi tão perfeito, Lula só tem uma explicação para suas agruras com a justiça, o MP, a PF, a Receita e a imprensa: a elite malvada não aceita um operário que chegou ao poder e se deu tão bem. E é claro que ele voltou à velha história do “desconforto das patroas” porque os pobres começaram a andar de avião. O que Dallagnol, Pozzobon e centenas de profissionais têm com o tal “desconforto de patroas” não se sabe, mas é o que amigos, militantes e seguidores querem e precisam ouvir para manter vivo o mito que alimenta suas crenças.

O pronunciamento não ajuda em nada no processo jurídico, não mexe com o humor do juiz Sérgio Moro, não resolve as pendengas com os procuradores, mas foi muito bom para Lula do ponto de vista político. Ele é um craque da oratória e só ele pode tentar reavivar a aura de sucesso dos seus anos de poder, recuperar o ânimo petista e ativar a capacidade de reação política do partido e de seus aliados. O problema é que ele está cada vez mais falando para uma minoria. Por mais que os procuradores, anteontem, tenham passado do tom e exagerado na forma, a maioria prefere crer no que diz a Força Tarefa da Lava Jato. A tese do “comandante máximo” da corrupção tem tudo para colar. E para competir com a do “golpe” e do “Fora Temer”.

*Publicado no Portal Estadão em 16/09/2016

BOM DIA!

Jesus deve estar mais tranquilo!

Num de seus raros momentos de humildade, Lula admitiu, quem sabe para agradar seus companheiros que escutavam seu choroso discurso da tarde de ontem, que “somente Jesus é mais honesto que eu”. Depois de garantir que é “a alma viva mais honesta do Brasil”, Lula fez uma concessão especial e permitiu a Jesus Cristo a honra de ser mais honesto que ele.
Fico imaginando a festa que deve ter acontecido no céu com São Pedro comemorando, com lágrimas nos olhos assim como Lula, abraçado a Jesus. Provavelmente deve ter dito “Mestre, o Senhor é mais honesto”. Cristo deve ter ficado calado por conta da emoção.

Depois, Lula falou que é inocente, vítima de mais um golpe, que se provarem uma corrupção dele irá a pé para ser preso, repetiu o famoso “nós e eles” e lembrou das elites brancas. Esqueceu, provavelmente, que seus grandes amigos fazem parte desta elite, ou será que imagina que Marcelo Odebrecht e Léo Pinheiro vivem do Bolsa Família?

Apontado pelos procuradores do MP como “comandante máximo” do esquema de corrupção, voltou a se fazer de vítima e pediu clemência para com seus familiares que, segundo ele, são vítimas de perseguição política. “Não querem que eu seja presidente novamente”, disse ele, para delírio de Gleisi Hoffmann, de cabelos escuros, denunciada pela Lava Jato, e Lindbergh Farias, que tem seus bens indisponíveis por possíveis falcatruas em sua gestão na prefeitura de Niterói e que, como papagaios de pirata, estavam às costas do chefe e reagiam com palmas e gritos a cada frase mais forte de seu líder.

Lula se disse orgulhoso por “ter criado o mais importante partido da esquerda da América Latina” e jogou como sempre faz quando se sente acuado, a culpa em terceiros, repetindo o velho e surrado discurso, mas que provoca palmas histéricas nos petistas: “Meus acusadores e parte da imprensa (não disse qual parte)  estão mais enrascados do que pensam que estavam. Vocês (não disse quem) terão problemas com o golpe que deram, com a retirada dos direitos dos trabalhadores (?) deste país, de entregar nosso pré-sal e Petrobras (a corrupção nos governos petistas quase fez falir a estatal), a Caixa Econômica Federal, assim não precisa de governo, é só colocar um vendedor. Governo de verdade é aquele que diz que pobre tem direito de andar de avião, de ser engenheiro, médico e até procurador”. Alguma novidade?

Chega a ser deprimente a tentativa repetida infinitamente, gritando as mesmas palavras de sempre. Fala o que sempre falou e não explica o que nunca explicou, provavelmente por não ter o que explicar. Grita que é mentira o que sabe ser verdade.

De camisa vermelha, lágrimas nos olhos, Lula voltou, mais uma vez, a ser o Lula prepotente, enganador, irônico de sempre e instigador da convulsão social enfatizando a divisão de classes entre os brasileiros,  pedindo aos militantes que lutem para impedir o que classifica de golpe, mas que certamente é cortina para muita sujeira.

De tudo, restou a emoção de saber que, pelo menos ontem, teve a decência de se considerar menos honesto que Jesus Cristo. Hoje já é outro dia e as coisas podem ter mudado na cabeça dele.

Tenham todos um Bom Dia!