quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Triplex no Guarujá

PF: Depoimento de Lula é contraditório


Relatório da Polícia Federal aponta que declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em depoimento à Operação Aletheia, em 4 de março deste ano, vão ’em sentido contrário’ a mensagens apreendidas pela Lava Jato. Naquela ocasião, Lula foi levado para depor obrigatoriamente pela PF, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e afirmou não conhecer o executivo Paulo Gordilho, ligado à empreiteira OAS.

Gordilho é um dos alvos nas investigações envolvendo o pagamento de benfeitorias no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), e no tríplex do Edifício Solaris, no Guarujá, que para a força-tarefa da Lava Jato são de Lula. Além de ser a dona do tríplex no Guarujá, a OAS – junto a Odebrecht – teria feito obras na propriedade rural em Atibaia.

No documento, de 22 de junho deste ano, a PF destacou a troca de mensagens entre Paulo Gordilho, sua filha, Isnaia e Léo Pinheiro, dono da OAS. O relatório confrontou os diálogos com o depoimento de Lula em 4 de março.

“Na ocasião, em um dos momentos Lula revela que não conhece o senhor Paulo Gordilho, ex-diretor da OAS Empreendimentos, declaração esta que vai em sentido contrário do contexto da troca de mensagens inseridas, uma vez que pelo teor dessas mensagens era possível notar que havia alguma relação de proximidade entre Paulo Gordilho e o ex-presidente Lula”, aponta a Federal no documento.

No depoimento, o delegado questiona Lula: “O senhor conhece o senhor Paulo Gordilho, ex-diretor da OAS Empreendimento?”

O petista afirma. “Por nome não, mas…”

O delegado, então, retorna a pergunta. “Não? O Paulo Gordilho, não?”

Lula responde fazendo ‘sinal negativo com a cabeça’, segundo o depoimento.
“O senhor conhece algum ex-diretor da OAS?”, questiona o delegado.

“Não”, afirma Lula.

O delegado, em outro trecho do depoimento, pergunta novamente a Lula. “Esse Paulo Roberto Valente Gordilho, ex-diretor da OAS, que eu lhe perguntei, o senhor sabe dizer se ele tinha alguma relação com esse imóvel (tríplex do Guarujá), tinha alguma coisa lá?”

“Não”, diz o petista.

No relatório, a PF destacou mensagens em que Paulo Gordilho conta à filha sobre um encontro em Atibaia “na fazenda de Lula”. Estariam presentes o próprio Paulo Gordilho, Léo Pinheiro, Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia, ‘para tratarem de assuntos de arquitetura relacionados “a casa e na lagoa que está vazando”, como explica o próprio Paulo Gordilho à sua filha nas mensagens’.

“Além disso, Paulo Gordilho conta que haverá um segundo encontro com Dona Marisa no decorrer daquela semana para tratarem dos mesmos assuntos. Vale destacar também que Paulo Gordilho tem demasiada preocupação com o sigilo do encontro, pedindo à sua filha o “sigilo absoluto” do mesmo. Dessa forma, as mensagens demonstram a atuação de Paulo Gordilho, e consequentemente da Construtora OAS, em obras realizadas no sítio em Atibaia/SP,
indicando ainda a ciência por parte do ex-presidente Lula acerca do assunto, pois em certo trecho da conversa Paulo Gordilho escreve “Ele quer uma coisa e Marisa quer outra e lá vai eu e o Léo dar opinião”, além de citar o encontro entre os mesmos”, relata o documento da Federal.

A análise da PF indica ainda que em outro trecho do depoimento à PF, em 4 de março, Lula declara que ele e Léo Pinheiro estiveram apenas uma vez visitando o sítio em Atibaia, em um churrasco.

“Informação esta que coincide com o contexto da troca de mensagens entre Paulo Gordilho e sua filha, Isnaia quando na ocasião – troca de mensagens – Paulo Gordilho comunica sua filha que vai à Atibaia em um churrasco e que seria “na fazenda da Lula” e que estariam presentes ele, Léo Pinheiro e o próprio Lula”, registra a Federal no relatório.

“Nesse sentido, mais uma vez as declarações de Lula – de que não conhece Paulo Gordilho – vão de encontro ao contexto das mensagens trocadas entre Paulo Gordilho e sua filha.”

A Federal destaca também no relatório que em outro momento do depoimento, ‘quando questionado se Paulo Gordilho teria alguma relação com o tríplex no Condomínio Solaris localizado no Guarujá, Lula responde negativamente’.

“De forma que, mais uma vez, as declarações são no sentido contrário dos fatos, pois em troca de mensagens entre Paulo Gordilho e Léo Pinheiro, quando este questiona Gordilho se o projeto da cozinha do Guarujá estaria pronto, Paulo Gordilho responde de forma afirmativa”, anota a PF no relatório.

Segundo a PF, as mensagens capturadas apontam ‘a participação de Paulo Gordilho, Léo Pinheiro – e consequentemente da Construtora OAS – em projetos de cozinha instalados em imóveis localizados nas cidades do Guarujá e de Atibaia, ambos no estado de São Paulo, fazendo referência, possivelmente, ao sítio em Atibaia e ao apartamento 164-A localizado no Condomínio Solaris no Guarujá’.

“É destacado também que os termos “chefe” e “madame” são referências ao ex-presidente Lula e sua esposa Marisa Letícia. Nesse sentido e levando-se em conta o teor das mensagens abaixo, causa estranheza o fato de ser necessária a concordância – o que de fato ocorreu – por parte de Lula e Marisa nos referidos projetos, já que, conforme suas declarações, não seriam eles os reais proprietários dos imóveis”, indica o relatório da PF.

Outro laudo da Polícia Federal, anexado aos autos da Lava Jato no fim de julho, destaca uma foto de um encontro entre Paulo Gordilho e Lula em fevereiro de 2014.

“Bebemos eu e ele uma garrafa de cachaça da boa Havana mineira e uma (sic) 15 cervejas.” A frase é do arquiteto da empreiteira OAS Paulo Gordilho.

O encontro regado na cachaça teria ocorrido no dia 9 de fevereiro de 2014, na área de churrasqueira da propriedade. Segundo o laudo, foram encontradas 10 fotos com registro da reunião no sítio de Atibaia. “Tais registros são condizentes com o conteúdo das comunicações identificadas no Relatório 329/2016.”

Agência Estado

BOA NOITE!


O projeto 4 Cantos reuniu diversos músicos em prol da paz e de um mundo sem fronteiras. O projeto garimpou talentos em todas as regiões do Brasil para cantar “Bate o Sino”, com sanfona de forrozeiro, e “Brasil Pandeiro”. Entre os destaques está a paraense Luê, que caiu nas graças da turma da marca.

Selecionei o vídeo no instante em que o Brasil, através de seus senadores, começa a julgar o impeachment da presidente Dilma. A alegria dos brasileiros está abalada, precisamos, de alguma forma, mostrar que “chegou a hora desta gente bronzeada mostrar seu valor”!


Julgamento do impeachment

De puxadinho, Cardozo comanda tática do PT

Advogado da presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-ministro José Eduardo Cardozo (PT) desempenha um papel de maestro dos senadores petistas na sessão final do julgamento do impeachment, iniciada nesta quinta-feira no Senado.  Tal qual um treinador de equipe olímpica, reúne constantemente os senadores ao seu redor e dita a tática de atuação petista nos intervalos.

O ex-ministro e ex-advogado-geral da União transformou o espaço reservado à defesa em um “puxadinho” do plenário, aglomerando bancos de madeira ao redor da bancada e pilhas de papeis no chão. Cardozo está debruçado sobre um notebook, inúmeras pastas sobre a ação contra Dilma, livros de Direito, o Código de Processo Penal e a Constituição Federal. A toda hora faz telefonemas e digita mensagens pelo WhatsApp.

Cardozo está acompanhado do coordenador jurídico do PT e de campanhas de Dilma, Flavio Caetano, e de ex-auxiliares no Ministério da Justiça, como Gabriel Sampaio, que o assessorou para assuntos legislativos. Sampaio, por exemplo, também partiu para o corpo a corpo e se aproximou das senadoras Lídice da Mata (PSB-BA) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) para orientá-las.

A primeira vitória do braço-direito de Dilma foi conseguir impugnar o depoimento do procurador de Contas Júlio Marcelo de Oliveira como testemunha. Uma pergunta do advogado fez o procurador admitir que compartilhou postagem em seu Facebook pessoal convocando ativistas para uma manifestação pela rejeição das contas de Dilma. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do julgamento do impeachment, Ricardo Lewandowski, considerou que ele caiu em suspeição e dispensou o depoimento como testemunha, rebaixando Julio Marcelo à condição de informante, cujo valor de prova difere por não ter compromisso de dizer a verdade, nem de ser imparcial.

Senadora Katia Abreu e José Eduardo
Em seguida, Cardozo combinou a estratégia com os senadores petistas que se acercaram para ouvi-lo, como Lindbergh Farias (RJ), Humberto Costa (PE) e Jorge Viana (AC), além de agregados como Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Kátia Abreu (PMDB-GO): não fazer nenhuma pergunta ao procurador, mas gastar o tempo para tecer comentários contra a procedência da denúncia. “Júlio Marcelo é suspeito, parcial. Não vamos mais fazer pergunta para informante”, comemorou Lindbergh. “O principal ator desse processo foi considerado suspeito pelo presidente do Supremo, porque tem papel de magistrado, não poderia tomar parte. O procurador foi transformado num cagueta, num X-9”, disse a VEJA Jorge Viana, dando mostras do discurso petista de parcialidade no processo. O vice-presidente do Senado depois sentou-se ao lado de Cardozo para chancelar o novo adjetivo de Julio Marcelo.

A ação combinada entre a tropa de Dilma acabou sendo freada por Lewandowski. Ao dedicar seu tempo de questionamentos apenas para manifestações genéricas, a senadora Vanessa Grazziotin acabou interrompida pelo presidente do STF, reprovando a estratégia petista de procrastinar. 

O capítulo final do impeachment de Dilma teve início nesta quinta-feira com uma série de manobras de seus aliados e a oitiva de Julio Marcelo. A expectativa é a de que o depoimento se arraste até a noite de hoje. A conclusão do processo contra a presidente afastada deve acontecer somente na próxima terça-feira.

RAPIDINHAS


Chega a 241 o número de mortos na Itália
O terremoto de 6,2 graus na escala Richter que atingiu o centro da Itália na quarta-feira 24, por volta das 3h30 locais (22h30 de terça-feira em Brasília), deixou pelo menos 241 mortos em cidades da região de Umbria, situada a cerca de 150 quilômetros de Roma. A Agência de Proteção Civil da Itália contabilizou ao menos 368 feridos. O número de vítimas, entretanto, ainda pode aumentar, pois muitos turistas estavam na região aproveitando o fim do verão no hemisfério norte. Autoridades italianas disseram que não é possível detalhar o número de desaparecidos pois não há um dado determinado de onde se possa partir com a investigação. Há algumas horas, a Agência de Proteção Civil havia informado o número de mortos em 247, mas fez uma correção. Apenas em Amatrice, 180 pessoas morreram. Nesta quinta-feira, 25, houve outro tremor de terra na região, de 4,3 graus de magnitude.

Moro devolve passaporte da mulher de Eduardo Cunha
O juiz federal Sérgio Moro determinou que seja devolvido o passaporte de Cláudia Cruz, mulher do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A decisão atende a um pedido da defesa de Cláudia. A força-tarefa da Lava Jato havia se manifestado contra o pedido da jornalista para devolução de seu passaporte pela Justiça Federal em Curitiba. Os procuradores da República temiam que ela pudesse fugir do País. Na decisão, Moro afirmou que ‘foi iniciativa da própria defesa o depósito do passaporte em Juízo’. “De todo modo, não foi decretado por este Juízo medida cautelar de proibição para que Cláudia Cordeiro Cruz deixe o País. Considerando ainda o papel subsidiário da acusada no suposto esquema criminoso, não vislumbro razões concretas para estabelecer tal proibição, reputando remoto o risco à aplicação da lei penal especificamente quanto a ela”, anotou o juiz da Lava Jato. “Assim, autorizo a devolução do passaporte de Cláudia Cordeiro Cruz à Defesa, mediante termo.”

Confiança do consumidor sai da 'zona de pessimismo' após 15 meses
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da cidade de São Paulo atingiu 100 pontos em agosto, marca que delimita a fronteira entre pessimismo e otimismo, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O indicador avançou 2,4%, passando de 97,7 pontos em julho para os 100 pontos neste mês. Desde abril de 2015, o índice ficava abaixo dessa pontuação, "refletindo o pessimismo do consumidor". Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta é de 18,2%. O indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa pessimismo e acima de 100, otimismo. O otimismo do consumidor foi retomado em agosto, graças ao aumento de 6,6% no índice que mede a percepção sobre as condições econômicas atuais (ICEA) que passou de 51,3 em julho para 54,7 pontos neste mês.

Juro do cheque bate recorde em julho e do cartão fica em 470% ao ano
Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cheque especial avançaram 2,7 pontos percentuais em julho deste ano, para 318,4% ao ano, informou o Banco Central nesta quinta-feira (25). Com isso, ainda de acordo com dados da autoridade monetária, atingiram o maior valor de toda a série histórica, que começa em julho de 1994, ou seja, em 22 anos. Na parcial deste ano, a taxa subiu 31,4 pontos percentuais e, em 12 meses até julho, 71,5 pontos percentuais. Se a taxa de juros é alta para o cheque especial, ela pode ser considerada proibitiva para o cartão de crédito rotativo. Segundo o Banco Central, os juros médios cobrados pelos bancos nestas operações ficaram em 470,7% ao ano em julho, contra 470,9% ao ano em junho. Apesar da queda marginal em julho, o juro do cartão de crédito ainda é o mais caro do mercado.

Cadê a estrela? Haddad ‘esconde’ símbolo do PT na campanha

Se o slogan da campanha de Fernando Haddad à reeleição em São Paulo provocou mal-estar com o Partido dos Trabalhadores, o material gráfico do prefeito paulistano certamente não ajudará a reduzir a irritação da legenda. Nas redes sociais, no site e no material impresso do candidato a estrela que simboliza o PT está tão escondida que chega a ser imperceptível. A mesma tática foi usada pelo ex-ministro tesoureiro Edinho Silva, candidato à prefeitura de Araraquara. A marca do partido aparece apenas no número 13, no menor tamanho possível. Já a frase que estampa o material “É mais São Paulo. É diferente” desagradou parte da coordenação da campanha, temerosa de que o “é diferente” seja interpretado como uma tentativa de Haddad de se desvincular do PT. A decisão foi endossada por Haddad.

POLÍTICA


CINCO QUEREM GOVERNAR PASSO FUNDO
São cinco as chapas que disputarão a eleição para prefeito em Passo Fundo, no Planalto Médio do Estado.
O número de eleitores de Passo Fundo é de 142.329 e lá o número de mulheres que votam é maior do que o de homens. São 54% contra 46%.
Existem duas coligações e três partidos que concorrem sozinhos: PT, PSOL e PSTU.


Passo Fundo para todos

PP – PR – PDT – PRTB
- Prefeito: Osvaldo Gomes (PP)
- Vice: Alcindo Roque (PR)






Juntos por Passo Fundo

PSB – PCdoB – DEM – PPS – PV – PSD – PRB – PSDB – PTB – PMDB – REDE – PSC – PROS – SD – PTC
- Prefeito: Luciano Azevedo (PSB)
- Vice: João Pedro Nunes (PMDB)






PSTU

- Prefeito: Antonio Rodrigues
- Vice: Marli Schaule







PSOL

- Prefeito: Celso Dalberto
- Vice: Tercio de Quadros Antunes






PT

- Prefeito: Rui Lorenzatto
- Vice: Mariniza dos Santos









QUEM É NÃO QUER SER MAIS

São muitos (37%) os atuais prefeitos de municípios do RS que não disputam a reeleição. Não querem mais voltar, 130 dos 349 atuais prefeitos. E os motivos, em alguns casos, são demais conhecidos de todos. A crise financeira e o desgosto dos eleitores com a reeleição, são os principais. Sem verbas e possibilidades de agir em setores importantes como educação e saúde, os prefeitos preferem não voltar ao cargo para o qual foram eleitos.


BENTO GONÇALVES

Candidata pela coligação Bento Mais Humana. A vereadora petista, Neilene Lunelli, vai disputar a prefeitura no lugar de seu irmão, ex-prefeito Roberto Lunelli que morreu, no último sábado em acidente na BR-470. O vice segue sendo o mesmo, Paulo Wünch (PCdoB)

BOM DIA!

O julgamento*

Oito meses depois do início do processo, começa hoje no Senado o julgamento final do impeachment da presidente Dilma Rousseff. De acordo com o cronograma estabelecido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski – que preside também o julgamento desde a fase da pronúncia –, tudo será decidido até o dia 31. Os votos de pelo menos 54 dos 81 senadores decretarão a perda definitiva do mandato de Dilma e a suspensão de seus direitos políticos por 8 anos. Se o impeachment não atingir o quórum qualificado, o processo será arquivado e Dilma Rousseff reassumirá imediatamente a Presidência da República.


De acordo com todos os prognósticos, inclusive de quem se opõe ao impeachment, a condenação de Dilma Rousseff é líquida e certa. De pouco adiantará, para efeitos práticos, que à acusada seja permitido apresentar suas razões, agora pessoalmente, em atendimento ao princípio constitucional da ampla defesa.

Aproxima-se de seu desfecho, assim, o conturbado processo que, ao permanecer rigorosamente dentro dos parâmetros legais e do rito estabelecido pelo Poder Judiciário para a adoção da medida extrema da cassação de um mandato eletivo, reafirma a solidez das instituições democráticas brasileiras e abre perspectiva para a criação de um novo consenso para a reconstrução nacional.

Hoje serão ouvidas as testemunhas a favor e contra o impeachment, logo depois que for superada a previsível tentativa dos defensores da afastada de procrastinar ao máximo os trabalhos com a repetição das mesmas questões de ordem que têm levantado em vão desde a primeira fase do processo. É compreensível: trata-se de uma rara oportunidade para parlamentares ávidos por promoção pessoal se exibirem diante das câmeras de televisão em rede nacional. Oportunidade de que se aproveitarão, também, os defensores do impeachment. Todos, a favor e contra, serão vistos e ouvidos por uma massa de eleitores que a esta altura estão fartos de retórica e ansiosos pelo encerramento desse lamentável episódio da história da República.

Na próxima segunda-feira, Dilma Rousseff comparecerá ao plenário para defender-se. Quando decidiu que iria pessoalmente à sessão, Dilma imaginava que poderia impor a condição de não ter de responder a questionamentos. Essa possibilidade, que só poderia ser cogitada por uma mente autoritária, foi obviamente negada. Assim, ela terá de se haver com perguntas sobre como e por que se dispôs a convalidar com sua presença um julgamento que insiste em definir como “golpe”. Ou por que se compromete a, se for reconduzida à Presidência, convocar um plebiscito para definir a realização de eleições presidenciais antecipadas, o que implicaria sua renúncia e a consequente confissão de fracasso na missão que lhe foi atribuída por 54 milhões de brasileiros.

Se todas as previsões se confirmarem, o Brasil entrará no mês de setembro com um governo livre da incômoda condição de provisório e presumivelmente mais apto a enfrentar politicamente o enorme desafio de propor, ver aprovadas pelo Congresso quando for o caso, e implantar com eficácia tanto medidas necessárias ao saneamento das contas públicas e ao equilíbrio fiscal como outras, de caráter estruturante, destinadas a corrigir desvios da gestão pública e a criar condições para a retomada do crescimento econômico com os consequentes benefícios sociais, como a redução do desemprego, a mais amarga herança social do ciclo lulopetista.

Esse é, vale repetir, um enorme desafio, que o governo só poderá enfrentar – e esse é um fundamento essencial do sistema democrático – na medida em que se mantiver atento às genuínas e espontâneas manifestações do interesse público, sabendo distingui-las das vociferações revoltadas ou populistas. E se souber também promover, com coragem e sem concessões demagógicas, o sentimento de união nacional, de unidade na diversidade, capaz de relegar ao passado o período negro da História em que o Brasil foi dividido entre “nós” e “eles”.

*Publicado no estadão.com em 25/08/2016