quinta-feira, 18 de agosto de 2016

BOA NOITE!

Demis Roussos,  foi um cantor grego, nascido em Alexandria,  que ficou conhecido a partir de 1968 quando se tornou vocalista da banda Aphrodite's Child.

Foi citado no Livro de Recordes de Guinnes como personalidade de destaque do mundo do entretenimento musical das décadas de 70 e 80, e contemplado com mais de 100 discos de ouro, platina e diamante.

Demis Roussos gravou várias canções que ocuparam o primeiro lugar nas tabelas de vendas de vários países, entre as quais, Forever And Ever



PF afasta sindicalista

Policial criou dossiê sobre a Lava jato

A direção da Polícia Federal afastou do cargo o policial Flávio Werneck, que é presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol) e vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). Reportagem de VEJA, publicada em março passado, revelou que Werneck levou ao então ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, um dossiê contendo fotos e documentos que supostamente poderiam comprometer os investigadores da Operação Lava Jato.

O dossiê, de seis páginas, acusava o juiz Sergio Moro, os procuradores, os delegados da Operação Lava Jato e até os advogados de réus que decidiram colaborar com a Justiça de estarem a serviço de uma conspiração para implodir o PT e o governo. A Polícia Federal abriu um processo disciplinar, com base nas conclusões de um inquérito, e agora vai investigar Werneck por valer-se do cargo para obter proveito de natureza político-partidária, prevalecer-se abusivamente da condição de funcionário policial e ainda de praticar ato lesivo da honra ou do patrimônio da pessoa. A cópia do inquérito foi enviada ao Ministério Público Federal para que sejam tomadas as providências judiciais.

Jaques Wagner recebeu Werneck no Palácio do Planalto em audiência que não foi registrada na agenda do ministro. O dossiê inclui diagramas e fotos para tentar estabelecer falsas conexões de autoridades da Lava Jato com irregularidades. Segundo o documento, a conspiração contaria até com o apoio de uma empresa multinacional.

Flávio Werneck ficará afastado do cargo de policial até decisão final do processo disciplinar, período em que ele terá de informar à Comissão Permanente de Disciplina o local em que poderá ser encontrado caso venha a se ausentar de seu domicílio. O afastamento do policial foi publicado hoje no Boletim de Serviços da PF.
Fonte: veja.com

RAPIDINHAS


Nadadores brigaram em posto e não foram assaltados, diz polícia
A Polícia Civil do Rio informou oficialmente no início da tarde desta quinta, que os nadadores americanos que disseram terem sido assaltados  no fim da madrugada de domingo, na verdade se envolveram em uma briga antes de voltar à Vila dos Atletas . De acordo com o chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, os atletas, alcoolizados, “arrumaram confusão” em um posto de gasolina na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio e danificaram alguns objetos. Em seguida, seguranças do local teriam repreendido os americanos e chamado a Polícia Militar. Antes, porém, os nadadores pagaram o prejuízo e foram embora. Em um vídeo, cedido pela Polícia é possível ver  seguranças mandando que os nadadores ficassem sentados no chão aguardando os policiais. Os atletas teriam resolvido o caso antes de a Polícia chegar ao local, e dado 40 dólares para resolver os danos causados no posto.


Moro adia por uma semana retorno de amigo de Lula à prisão
O juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato na 1.ª instância, adiou nesta quinta-feira, 18, o retorno à prisão do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A defesa de Bumlai informou que o pecuarista foi internado em um hospital de São Paulo. O magistrado havia determinado que Bumlai se apresentasse à Polícia Federal em 23 de agosto para retornar ao regime de prisão preventiva determinada em novembro de 2015, na deflagração da Operação Passe Livre, desdobramento da Lava Jato.


Responsável por imóveis da família Bittar diz não conhecer sítio de Atibaia
Responsável por cuidar das propriedades da família do ex-prefeito de Campinas (SP) Jacó Bittar, Celso Silva Vieira Prado afirmou à Polícia Federal que o Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP) – que teria sido comprado em nome do filho Fernando Bittar para uso comum com a família do amigo e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – não integrava a lista de bens sob seus cuidados. Prado disse trabalhar para a família Bittar há mais de 20 anos, como responsável por cuidar das propriedades do pai e filhos. “O declarante praticamente toma conta de diversos negócios da família, representando-os junto órgãos públicos empresas privadas”. Prado declarou que “apesar de visitar rotineiramente as propriedades da família (Bittar), tais visitas não incluem sítio de Atibaia”.


Marcos Valério vai a Sergio Moro para depor
O publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, principal operador do mensalão e réu na Operação Lava Jato, tem data marcada para ficar frente a frente com o juiz federal Sergio Moro.  Atendendo a um pedido do magistrado, o juiz Wagner de Oliveira Cavalieri, responsável pela execução da pena de 37 anos de prisão que Marcos Valério cumpre em Contagem (MG), autorizou ontem a ida do publicitário a Curitiba no dia 12 de setembro. O publicitário falará a Moro no processo em que é réu por participar da lavagem de dinheiro do empréstimo fraudulento do Banco Schahin ao PT. Revelações do operador do mensalão ajudaram os investigadores da Lava Jato a deflagrar a 27ª fase da Operação, batizada de Carbono 14, em abril. As investigações concluíram que, em troca do empréstimo de 12 milhões de reais do banco ao PT, a empreiteira do grupo Schahin foi agraciada com um contrato de 1,6 bilhão de reais para operar um navio-sonda da Petrobras, o Vitória 10.000.


Venezuela diz que escassez de pão é plano político contra Maduro
Autoridades do governo da Venezuela afirmaram nessa quarta-feira que a escassez de pão nas padarias do país é fruto de um plano com “intenção política” para afetar o presidente Nicolás Maduro. Segundo a Superintendência Nacional de Preços Justos (Sundee), não há razão para as longas filas de pessoas esperando para comprar o alimento, já que o produto está chegando “com normalidade” nas padarias. “Chama a atenção que a recorrência de filas com relação a este produto somente está localizada em Caracas, o que nos faz pensar que ali há uma intenção política”, declarou o titular da Sundee, William Contreras, em entrevista à emissora governamental VTV. Embora os produtores de farinha garantam que há falhas na importação do trigo, Contreras negou a situação e disse que as padarias com filas longas demais, supostamente falsas, podem ser multadas.

Campanha de Dilma

TSE: 40 empresas podem ter lavado dinheiro



Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) detectaram que 40 empresas em todo o Brasil podem ter sido usadas para lavar dinheiro em benefício do projeto eleitoral da petista Dilma Rousseff em 2014. A lista completa de empresas inclui gráficas fantasmas, edificações simples apenas no reboco, casas comuns em bairros residenciais e até um casebre com um puxadinho de madeira.

Na prestação de contas de Dilma, porém, essas empresas constam como prestadoras de serviços, sejam de impressão de panfletos eleitorais, de locação de veículos, de aluguel de equipamentos ou ainda um genérico serviço de “apoio administrativo”.

Além da Pólis Propaganda e Marketing, conhecida empresa dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura, que deixaram a cadeia no início do mês depois de terem sido presos na Operação Lava-Jato, 39 empresas receberam 55,26 milhões de reais considerados suspeitos pela Justiça Eleitoral. Somente a Pólis recebeu outros 78 milhões de reais declarados ao tribunal.

Sede da DCO
O TSE já havia encontrado indícios de lavagem de dinheiro por meio da empresa VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda, que recebeu 22,89 milhões de reais da campanha de Dilma para imprimir santinhos, da empresa Rede Seg Gráfica e Editora, que embolsou 6,14 milhões de reais para a impressão de folders, e da DCO Informática, que amealhou 4,8 milhões de reais. O endereço da VTPB, no bairro da Casa Verde, em São Paulo, está desativado. O dono oficial da Red Seg é um motorista. A DCO, na cidade de Uberlândia (MG), não tem sequer alvará de funcionamento e, contratada para enviar mensagens eletrônicas aos eleitores, conta com apenas um notebook.

Agora, com a listagem completa das empresas suspeitas, a justiça reuniu evidências de que novas companhias de fachada podem ter sido utilizadas pela campanha de Dilma. Cruzamentos feitos pela Justiça Eleitoral mostram que as fornecedoras da campanha não têm funcionários cadastrados, embora apareçam em situação ativa na Receita Federal. Os mais recentes casos com indicativos fortes de fraude foram encontrados, por exemplo, nas cidades de Sorocaba (SP) e Tramandaí (RS).

Tramandai/RS
A Milton Gonçalves Transportes, oficialmente uma empresa de apoio administrativo em Tramandaí, não passa de um casebre de madeira com uma antena parabólica. Ela recebeu cerca de 118.000 reais da campanha de Dilma em 2014. Para o TSE, todos os casos apresentam indícios de falta de capacidade operacional para prestar serviços à campanha ou ausência de estrutura mínima para realizar as atividades declaradas por elas à Receita Federal. Investigações complementares ainda serão feitas para que se verifique se houve ou não lavagem de dinheiro por meio dessas empresas.

No início do ano, o presidente do tribunal, ministro Gilmar Mendes, já havia pedido que o Ministério Público, as Receitas federal e estadual, o Conselho de Administração de Operações Financeiras (Coaf) e a Polícia Federal investigassem sete pessoas jurídicas por suspeitas de lavagem de dinheiro. Na época, Mendes pediu que fossem apurados o crime de inserir declaração falsa em documento eleitoral e “indícios de participação de empresas incapazes de cumprir com o objetivo contratado na campanha de Dilma Rousseff, o que poderá ensejar práticas criminosas, inclusive, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha”.
Em nota, o coordenador jurídico da campanha de Dilma de 2014, Flávio Caetano, afirmou que “as contas da campanha presidencial de 2014, que compreendem tanto as doações recebidas como as despesas efetuadas, já foram apreciadas e aprovadas por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral, com a decisão transitada em julgado em abril de 2015″. “Quaisquer eventuais irregularidades que se relacionem com aspectos administrativos, trabalhistas ou fiscais dos fornecedores são de responsabilidade exclusiva das próprias empresas, não havendo qualquer possibilidade jurídica de responsabilização da campanha presidencial”, disse.
Fonte: veja.com

POLITICA




DEBATE EM SANTA MARIA SERÁ AMANHÃ

Os oito candidatos que buscam o cargo de prefeito em Santa Maria, participam nesta sexta-feira (19) do primeiro debate que será realizado no auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços.

Em Santa Maria concorrem: Alcir Martins (PSOL), Fabiano Pereira (PSB), Jader Materoli (SD), Jorge Pozzobom (PSDB), Marcelo Bisogno (PDT), Paulo Weller (PSTU), Valdeci Oliveira (PT) e Werner Rempel (PPL)


EM CAXIAS, A CAMPANHA AINDA NÃO ESQUENTOU

Até agora, somente a coligação Caxias Para Todos, que reúne o candidato à prefeitura, Edson Néspolo (PDT) e seu vice, Antonio Feldmann (PMDB), inaugurou comitê de campanha e fez comícios em bairros da cidade.





Hoje será inaugurado o comitê do Partido dos Trabalhadores que tem como candidatos Pepe Vargas, para prefeito e Jerônimo Dani cmo vice. O slogan de campanha da dupla é “Por amor a Caxias”.




EM PASSO FUNDO, 271 QUEREM SER VEREADOR
Em Passo Fundo, as 21 cadeiras do plenário da Câmara de Vereadores são disputadas por 271 candidatos. No RS, pouco mais de 1 mil candidatos disputam os 497 lugares do Poder Executivo. O período de impugnações – que exclui o candidato do pleito por não atender a qualquer das condições de elegibilidade – começa a contar nesta quinta-feira (18) e vai até o dia 23. No dia 24 todos os processos passam pelo juiz eleitoral, que vai se pronunciar quanto as impugnações solicitadas. Até o dia 26 a situação dos candidatos deve ser 100% definida – se estão autorizados a permanecer na disputa eleitoral ou se estão fora, ou seja, foram impugnados.


PETISTA QUER TERCEIRIZAR CONSERTO DE ESTRADAS EM IJUI
O candidato à majoritária pela coligação Construindo o Novo, formada pelos partidos PT, PSB e PCdoB, Ubirajara Teixeira, disse que a agricultura será estratégica no seu governo, e que vai iniciar enfrentando o problema das estradas rurais. Para Bira, “o governo faz o conserto das estradas sempre do mesmo jeito, há 10, 20, 30 anos, precisamos mudar o modelo de gestão, que está sendo insuficiente, para isso queremos no primeiro ano, terceirizar parte do conserto das estradas rurais. A partir de janeiro, iremos reconstruir tecnicamente as estradas, não adianta patrolar, ou passar o rolo, elas precisam ter durabilidade. Passa a máquina e já na primeira chuva não temos mais estradas boas, precisamos pensar estrada com durabilidade, para que possamos ter uma linha de continuidade importante. A prefeitura dará o suporte e acompanhamento e iremos trabalhar com a terceirização das estradas rurais no primeiro ano”.

18/08/2016


Estadão - Nadadores norte-americanos são retirados de avião pela Polícia Federal
Gunnar Bentz e Jack Conger estão envolvidos na investigação de falso roubo envolvendo seus companheiros Ryan Lochte e James Feigen

Folha de São Paulo - Janot quer que Moro investigue empresas suspeitas de corrupção
Entre elas estão o grupo J&F, a BR Vias e a Odebrecht, que foram mencionadas em delação de ex-vice-presidente da Caixa

O Globo - Lewandowski admite julgamento de Dilma no final de semana
Convencido por senadores, presidente do STF poderá ouvir testemunhas no sábado

Estado de Minas - Brasil tem 11,6 milhões na fila por um emprego
Desemprego cresce em todas as regiões do país no segundo trimestre e é o maior desde 2012. Em Minas, taxa de 10,9% representa 1,2 milhão de desocupados, segundo o IBGE

Correio Braziliense - Sérgio Moro afirma que Lula não quer falar sobre presentes
O ex-presidente e o juiz da Lava-Jato têm travado um embate desde a deflagração da Aletheia, que conduziu coercitivamente o petista para depor

Diário de Pernambuco - PT lança documento com defesa de Lula em quatro idiomas
Publicação cita o ministro Gilmar Mendes, o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, e o juiz Sergio Moro nos apontamentos

Tribuna da Bahia - A tucano, Temer reitera que não é candidato
O encontro foi uma espécie de "prévia" do jantar que o peemedebista ofereceu a tucanos na noite de quarta-feira no Palácio do Jaburu

Revista VEJA - Em pesquisa interna da campanha de Marta, Russomanno lidera. Mas ela ganha de todos no 2º turno
Na simulação de segundo turno, porém, a senadora está com a vantagem. Vence Russomanno por 36,2% a 33,7%,  Haddad por 41,9% a 19,8% e João Doria por 47,9% a 12,5%

Revista IstoÉ - Teori nega pedido da defesa de Cunha para anular decisão que marcou audiências
Os advogados de Cunha alegaram que a decisão não poderia ter sido tomada durante o recesso do tribunal por um juiz auxiliar

Revista EXAME - Paralisação em montadoras deve afetar produção industrial
Pelo menos seis fábricas de montadoras estão atualmente com as atividades suspensas

Revista ÉPOCA - Renan diz que “Dilma quer definir logo o processo”
O presidente do Senado usou a justificativa para acelerar o rito do impeachment

Agência Brasil - TCU determina bloqueio de bens de empresas e ex-dirigentes da Petrobras
O bloqueio de bens, no montante de R$ 2,1 bilhões, tem duração de um ano e tem como objetivo ressarcir a Petrobras de prejuízos com superfaturamentos em obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco

Portal G1 - FVS registra mais de 50 mortes por desnutrição em 2016 no Amazonas
Número representa aumento de 14% em relação a 2015.  'Atendimento médico é fundamental', diz nutricionista

Portal IG - Dilma quer que impeachment custe caro para Temer e PSDB
Ao comparecer pessoalmente ao Senado para fazer a própria defesa, ela pretende carimbar o impedimento como um golpe contra uma pessoa inocente

BOM DIA!

Quando só boa-fé não basta*

A luta contra a corrupção deve se pautar pelo respeito à lei. Do contrário, em vez de Justiça, teremos apenas justiçamento, cuja realização se presta somente a aplacar a indignação da gente comum, cria insegurança permanente e serve à demagogia em detrimento da democracia. Assim, é preciso observar com cautela algumas das medidas anticorrupção encaminhadas pelo Ministério Público Federal ao Congresso.

O Estado noticiou que os parlamentares da comissão especial que analisa essas medidas articulam mudanças em quatro pontos, a saber: a criminalização do caixa 2, o aumento da pena por corrupção, a possibilidade de que provas obtidas de forma ilícita sejam consideradas válidas se forem colhidas de boa-fé e a possibilidade de prisão preventiva para recuperar dinheiro desviado.

Não se pode condenar quem veja na movimentação dos deputados alguma tramoia para sabotar a iniciativa saneadora do Ministério Público. Afinal, não seria a primeira vez que parlamentares se utilizam de seus mandatos para criar embaraços a qualquer tentativa de moralizar a política. No entanto, é preciso observar que em ao menos dois dos casos levantados na reportagem os deputados têm alguma razão.

No que diz respeito ao caixa 2, alguns parlamentares se queixam de que o projeto do Ministério Público igualou a doação de recursos não contabilizados ao pagamento de propina. O texto responsabiliza o partido que “utilizar, para fins eleitorais, bens, direitos ou valores provenientes de infração penal, de fontes de recursos vedadas pela legislação eleitoral ou que não tenham sido contabilizados na forma exigida pela legislação”. O problema é que há vezes em que o partido não tem conhecimento de que a doação eleitoral é oriunda de caixa 2 do doador ou fruto de corrupção, situação em que não se pode falar em crime. O partido pode, sim, receber dinheiro de boa-fé. Também só é possível enquadrar a doação desse tipo de recurso como propina se ficar provado que o partido ofereceu alguma contrapartida a seu financiador.

Esses cuidados são necessários porque muitos empresários pilhados em corrupção pretendem fazer crer que todos os políticos e partidos a quem doaram recursos eleitorais são igualmente corruptos. Sua defesa jurídica e seu anteparo moral é alegar que existe no Brasil um “sistema” em que não é possível fazer negócios sem emporcalhar as mãos – o que é falso.

Outro aspecto das medidas anticorrupção apresentadas pelo Ministério Público que mereceu reparos de parlamentares foi o que exclui a ilicitude de provas quando “o agente público houver obtido a prova de boa-fé ou por erro escusável, assim entendida a existência ou inexistência de circunstância ou fato que o levou a crer que a diligência estava legalmente amparada”. Ou seja, os procuradores querem que a prova seja válida mesmo se tiver sido colhida de forma ilegal, em razão da “boa-fé” de quem a colheu.

Ora, nem é preciso muito esforço para perceber os riscos embutidos em tal proposta. O bom direito não acolhe o argumento da boa-fé na colheita de provas acusatórias de maneira ilegal. Do acusador, dada a gravidade das consequências de seus atos, é exigido mais que boa-fé – dele exige-se completa lisura nas intenções e nos atos. O juiz Sérgio Moro, em audiência na Câmara dos Deputados, defendeu a ideia dos procuradores, dando o exemplo de um policial que “não quis cometer um ilícito ao coletar aquela prova, mas se equivocou de boa-fé”.

O artigo 5.º da Constituição, em seu inciso LVI, diz que “são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos”. O mesmo artigo classifica como invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra, a imagem, o domicílio e a correspondência dos indivíduos, salvo, neste último caso, com ordem judicial. Logo, não é possível falar em aceitação de prova obtida por meio ilícito sem, com isso, afrontar a Constituição.

Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato estão honestamente empenhados em combater a corrupção no Brasil, e os excelentes resultados até aqui justificam todo o respeito e a admiração que o País lhes dedica. No entanto, a luta contra os parasitas do Estado, por mais justa e popular que seja, só será legítima se resistir à tentação autoritária.
*Publicado no estadão.com em 18/08/2016