sábado, 6 de agosto de 2016

BOA NOITE!

Orfeu Negro ou Orfeu do Carnaval é um filme ítalo-franco-brasileiro de 1959, dirigido por Marcel Camus e com roteiro adaptado por Camus e Jacques Viot a partir da peça teatral Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes.

O ator principal do filme foi o gaúcho Breno Mello, ex-jogador do Renner, de Porto Alegre, e a atriz principal a bela Marpessa Dawn.

A trilha sonora, composta por Luiz Bonfá,  Antonio Carlos Jobim e João Gilberto, foi um dos pontos altos do filme. Para hoje, selecionei dois verdadeiros monstros do violão, Paulinho Nogueira e Toquinho, interpretando, do filme que ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes, a música Manhã de Carnaval



Delação premiada

Santana vai destruir Dilma

Foto: NY Times/Reprodução
Marqueteiro prometeu ao MP revelar um arsenal de informações que, como o próprio marqueteiro admitiu, vai “destruir” a biografia da presidente afastada

O marqueteiro João Santana guar­da­va segredos tão sulfurosos sobre as campanhas do PT que, por meses a fio, anos a fio, se recusou a revelá-los. Preso em Curitiba e questionado pelo juiz Sergio Moro sobre seu mutismo implacável a respeito das duas campanhas de Dilma Rousseff, Santana desmontou e confessou: “Eu, que ajudei a eleição dela, não seria a pessoa que iria destruir a presidente”. Na semana passada, VEJA levantou o véu sobre o cardápio de revelações que o marqueteiro entregou ao Ministério Público na negociação de sua delação premiada — e, considerando-se o que promete dizer, pode-se finalmente entender por que ele usou a expressão “destruir a presidente”.

A principal revelação que Santana e a sua mulher, Mônica Moura, se dispuseram a comprovar é que a presidente afastada autorizou ela mesma as operações de caixa dois de sua campanha. Ou seja: não se trata de dizer que Dilma sabia do que acontecia nos bastidores clandestinos de suas finanças eleitorais, mas sim que ela própria comandava o jogo. Faz sentido diante da personalidade meticulosa de Dilma, tão dada aos detalhes. Segundo Santana, em 2014, quando Dilma o convidou para tocar sua campanha à reeleição, ele relutou em aceitar a proposta. Argumentou que, nas eleições anteriores, de 2010, havia tido problemas para receber os pagamentos pelos serviços prestados e não queria voltar a enfrentar as mesmas complicações. Para piorar, em 2014, com um cenário político mais competitivo, achava que precisaria de mais recursos do que na campanha anterior. Para convencê-lo a topar a empreitada, Dilma garantiu que dinheiro não seria problema. Santana dirá que ouviu dela que não haveria atraso no pagamento e que o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, se encarregaria de negociar o caixa paralelo com os doadores.

Mantega, o ministro mais longevo da era petista, não era o único operador do caixa dois nas campanhas do PT, segundo Santana. O ex-ministro Antonio Palocci exerceu o mesmo papel até 2011, quando tropeçou nas explicações sobre a multiplicação do próprio patrimônio. Ex-todo-poderoso chefe da Casa Civil e da Fazenda, Palocci ganhou um capítulo exclusivo na proposta de delação do marqueteiro. Ele é apontado como o responsável por esquematizar o fluxo de pagamentos clandestinos que viabilizaram vários serviços nas eleições de 2006 e 2010, incluindo o do próprio Santana. Palocci tinha uma conta junto às empresas envolvidas no petrolão. Também tinha um braço-direito, Juscelino Dourado, que distribuía uma parte do dinheiro.

Os segredos do marqueteiro atingirão outras campanhas. Santana relatou aos procuradores que a reeleição de Lula, em 2006, também recebeu dinheiro sujo. O sistema era semelhante ao utilizado na campanha de Dilma em 2010: Palocci era o principal responsável por articular com os empresários a liberação de recursos para pagar determinados serviços.
Fonte: Revista VEJA

Brasileirão


19ª RODADA

SÁBADO - 06/08
18:30
Flamengo 1 X 0 Atlético PR - Kleber Andrade

DOMINGO - 07/08
11:00
América MG 1 X 0 Santos - Independência

16:00
Palmeiras 2 X 1 Vitória - Arena Palmeiras
Coritiba 3 X 1 Ponte Preta - Couto Pereira

16:15
Internacional 2 X 2 Fluminense - Beira Rio
Santa Cruz 1 X 2 São Paulo - Arruda

18:30
Figueirense 1 X 1 Sport - Orlando Scarpelli

SEGUNDA - 08/08
20:00
Atlético MG 3 X 1 Chapecoense - Independência
Corinthians _ X _ Cruzeiro - Pacaembu

BOA TARDE!

De visual novo!
O sábado começou mais ou menos como já estamos quase acostumados. Meio nublado, temperatura indefinida e previsões de que poderá chover durante o dia, trazendo o frio de volta para o Rio Grande do Sul.

Quando falo que já estamos quase acostumados, é que, pelo menos nas últimas semanas, o tempo tem sido assim. Na realidade, a gente nunca sabe, por exemplo, que roupa usar, se vai fazer frio ou calor, se vai chover ou não. O tempo muda de uma hora para outra.

Pois bem, juro que não foi pensando nas condições climáticas, tão variáveis, que decidi mudar um pouco o visual do meu blog. Na verdade, a influência maior foi da editora deste espaço, minha mulher, a Ana Helena, que sutilmente foi me dizendo que já estava cansado daquele layout antigo. Além disso, alegou que meu visual também estava diferente, pois agora estou curtindo uma barba que eu sei que não agrada todo mundo, mas que me poupa, pelo menos, de todos os dias ter que ficar na frente do espelho cortando a barba que cresce sem parar.
Mas o assunto aqui é o machadofilho.com e não a minha barba. É o blog que interessa e a satisfação dos leitores é o que importa.

Nos últimos tempos vi, com imensa alegria e orgulho, o número de leitores crescer muito, tanto no RS, como no Brasil e em muitos outros países. Só no mês de julho acrescentei 12 novos países à lista de muitos outros que acessam, normalmente, meu blog. Certamente são brasileiros que moram fora e que buscam informações do Brasil na internet.

Então, como uma coisa chama a outra, decidi dar uma melhorada no visual da página, mostrando uma das paisagens que mais gosto em porto Alegre, ou seja, a chaminé do Gasômetro, num final de tarde, vista da região das ilhas. As luzes refletidas nas águas do Guaíba, tornam a imagem captada por um dos fotógrafos da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, ainda mais bonita.

Sobre o noticiário, acho que nada vai mudar, a não ser a atualização das informações de todo o momento. Estamos vivendo tempos de eleições, de impeachment, olimpíada e dificuldades financeiras de quase todos os estados e municípios, o que faz com que as notícias, mesmo que envolvendo assuntos e personagens diferentes, giram sempre num mesmo universo.

Então, meus amigos, espero que gostem. Quando a gente muda, nem sempre consegue agradar a todos, mas, neste acaso, espero que as mudanças tenham sido satisfatórias.
Obrigado aos que gostaram e, aos que não concordaram peço, por favor, que comentem. É como se diz lá em São Gabriel: se gostou, fala pra todos, se não gostou, fala pra mim!

Tenham todos uma Boa Tarde!