terça-feira, 26 de julho de 2016

BOA NOITE!

Jamelão nasceu, no Rio de Janeiro,  no bairro de São Cristóvão e passou a maior parte da juventude no Engenho Novo, para onde se mudou com seus pais.. Levado por um amigo músico, conheceu a Estação Primeira de Mangueira e se apaixonou pela escola de samba.
Ganhou o apelido de Jamelão na época em que se apresentava em gafieiras da capital 
fluminense. Começou ainda jovem, tocando 
tamborim na bateria da Mangueira e depois se tornou um dos principais intérpretes da escola.
Considerado um dos maiores interpretes de Lupicínio Rodrigues, gravou um disco somente com músicas do compositor gaúcho. O samba canção, Quem há de dizer, é de Lupicínio em parceria com Alcides Gonçalves.


Jogos Olímpicos

Lula diz que não irá


Assim como já havia dito a presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Lula informou hoje que não comparecerá a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no próximo dia 5, no Rio de Janeiro. Para o petista, “não há clima político” para sua presença.

A assessoria de Lula confirmou a decisão, manifestada em entrevistas a veículos estrangeiros nos últimos dias. Ao mesmo tempo, em entrevista a Rádio França Internacional, Dilma Rousseff disse que não comparecerá ao evento, afirmando que “não pretendo participar da Olimpíada numa posição secundária”

O presidente em exercício, Michel Temer, estará no Rio neste sábado para a inauguração da Linha 4 do Metrô. No domingo, Temer receberá os atletas brasileiros na Vila Olímpica.

Operação Custo Brasil

PF indicia Paulo Bernardo

A Polícia Federal indiciou o ex-ministro dos governos Lula e Dilma Rousseff Paulo Bernardo por envolvimento nos crimes investigados pela Operação Custo Brasil, deflagrada em junho. A PF atribui a Bernardo, que ocupou as pastas do Planejamento e das Comunicações durante os governos petistas e foi preso pela operação, os crimes de organização criminosa e corrupção passiva no esquema que desviou 100 milhões de reais de contratos da empresa Consist com o Ministério do Planejamento.

O indiciamento de Paulo Bernardo, ou PB, como é conhecido no PT, foi concluído pela Polícia Federal na última sexta-feira. Caberá agora ao Ministério Público Federal analisar as provas reunidas pela PF e denunciar ou não o ex-ministro à Justiça.

A Operação Custo Brasil mirou contratos fraudulentos da Consist com o Ministério do Planejamento à época que Paulo Bernardo comandou a pasta, entre 2005 e 2011. Cada funcionário do ministério que tivesse contratos de empréstimo consignado pagava um real à empresa a título de taxa de administração, serviço que custa, normalmente, cerca de 30 centavos.

O sobrepreço, que teria alcançado a cifra de 100 milhões de reais entre 2010 e 2015, era repassado a políticos, como Paulo Bernardo, além de operadores do esquema e, principalmente, o PT, por meio de dezenas de empresas-fantasmas.

Em relação aos pagamentos feitos ao ex-ministro Paulo Bernardo, a PF identificou em cerca de 100 notas fiscais apreendidas um repasse de 7.170.031,74 reais para o escritório do advogado Guilherme Gonçalves, que prestou assessoria jurídica às campanhas da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), mulher de Bernardo. Oitenta por cento desse valor seria destinado a pagar despesas do ex-ministro, como, por exemplo, a renumeração de um assessor, do motorista e do próprio advogado.

Segundo os investigadores da Custo Brasil, o acerto inicial era de que Paulo Bernardo receberia 9,6% do total do faturamento da Consist. Quando ele deixou o Ministério do Planejamento, em 2011, para assumir o das Comunicações, a propina destinada a ele foi reduzida para 4,8%, e entre 2014 e 2015, baixou novamente para 2,9%. Quem teria assumido o seu posto como mantenedor do esquema foi o então secretário de Gestão do Planejamento, Valter Correia da Silva, que também foi secretário de Gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), de São Paulo.

Menos de uma semana após ser preso, Paulo Bernardo teve a prisão revogada  pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli. Em sua decisão, o magistrado considerou que a detenção do petista foi um “flagrante constrangimento ilegal” e, por isso, concedeu habeas corpus de ofício em favor dele. Embora tenha acolhido pedido da defesa de Bernardo, Toffoli rejeitou suspender as investigações da Operação Custo Brasil, como queriam os advogados.

Fonte: veja.com

Eleições 2016

Partidos fecham apoios


Começam a se definir as coligações partidárias para a eleição deste ano que escolherá prefeito, vice e vereadores dos municípios do Rio Grande do Sul. Em algumas cidades, coligações totalmente diferentes das que ocorrerão em Porto Alegre, já estão até definidas. Esta é uma situação comum aqui no Estado onde nem sempre prevalecem os antagonismos políticos verificados, por exemplo, na Capital.

O candidato do PMDB, atual vice-prefeito Sebastião Melo, acertou o apoio de mais dois partidos à sua candidatura. As direções do PROS e do DEM anunciaram que estarão com Melo na disputa pela prefeitura de Porto Alegre. Com as adesões, Sebastião Melo passa a contar com o apoio de 12 siglas e tem marcada para hoje, uma reunião considerada decisiva com a direção estadual da REDE. Se as coisas ocorrerem como Melo deseja, serão 13 seus apoiadores, aumentando consideravelmente o tempo de televisão e rádio.

O ex-prefeito Raul Pont, candidato do Partido dos Trabalhadores, busca o apoio de um dos parceiros políticos a nível nacional, o PC do B. Mas tem olhos voltados, também, para o PDT que já anunciou que vai disputar a eleição com Vieira da Cunha. Aliás, o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, está em Porto Alegre para uma reunião com Vieira, Fortunati e dirigentes partidários.

A verdade é que, mesmo com a convenção pedetista marcada para o próximo dia 3 de agosto, até hoje o PDT não conseguiu nenhum apoio, o que deixaria Vieira da Cunha com um tempo quase insignificante na propaganda de rádio e televisão.

Assim como Raul Pont, a candidata do PSOL, Luciana Genro, aguarda uma definição do PC do B e da REDE. Caso não consiga os apoios desejados, Luciana terá grandes dificuldades com apenas 12 segundos de tempo em televisão e rádio e sob a ameaça de ficar de fora dos debates já que, sem o apoio de uma sigla que some, com o PSOL, 10 representantes na Câmara Federal, sua participação nos debates deixa de ser obrigatória.

O PTB, que terá Mauricio Dziedricki, igualmente precisará de algum apoio de outra sigla, aumentando o espaço nos programas de propaganda gratuita, o mesmo ocorrendo com Nelson Marchezan Júnior, do PSDB.

Já o Partido Progressista pensa em adiar para o dia 4 de agosto a convenção em que decidirá a quem apoiar nas eleições para a Prefeitura. O presidente Kevin Krieger disse que uma reunião que será realizada hoje, decidirá sobre a data da convenção do partido.

Além dos seis candidatos mencionados, certamente teremos a participação de outros, a maioria representando partidos pequenos que não farão votos suficientes para mudar os rumos do primeiro turno. Caso haja um segundo turno, aí definirão a quem apoiar.

Mas é bom não esquecer que, dependendo dos apoios acertados, há um espaço vago em cada chapa para a indicação do nome do candidato a vice. Quanto maior a densidade eleitoral do apoio, maior a chance da indicação do nome para concorrer à vice-prefeito.

RAPIDINHAS


Polícia apreende pacotes de cocaína carimbados com o rótulo Rio-2016
A polícia do Rio de Janeiro apreendeu, nesta segunda-feira, pacotes de cocaína carimbados com o rótulo Rio-2016 e os desenhos dos anéis olímpicos. Na embalagem, contém uma informação que diz: "Use longe das crianças". A operação aconteceu no bairro da Lapa, região bastante boêmia da cidade, faltando apenas 10 dias para o início da Olimpíada. Essa não foi a primeira operação feita em território olímpico nos últimos dias. No período de um mês, 40 pessoas já foram acusadas da venda de produtos piratas que usam a marca olímpica. As fiscalizações são conduzidas pela Delegacia de Repressão ao Crimes contra a Propriedade Imaterial, que esteve em Copacabana nesta segunda-feira. Ao todo, foram apreendidos 93 papelotes de cocaína, 28 papelotes de crack e 13 munições de calibre 40, que possui uso restrito.


Waldir Maranhão quer fazer as pazes com Eduardo Cunha

O deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA) planeja fazer as pazes com o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha  (PMDB-RJ). Maranhão disse ter aprendido a não guardar mágoas e que vai procurá-lo quando o recesso parlamentar acabar.  No dia em que renunciou à presidência da Câmara, Cunha disse que Maranhão fez uma "interinidade bizarra" e que a Casa ficou "acéfala". Maranhão também ficou contra Cunha durante a votação do processo de admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff . Maranhão saiu em defesa de Dilma.


Federer está fora da Rio-2016

A Olimpíada do Rio de Janeiro perdeu uma de suas principais atrações. O tenista suíço Roger Federer anunciou nesta terça-feira que não se recuperou plenamente de uma cirurgia no joelho, realizada em fevereiro, e não poderá participar dos Jogos no Brasil. Federer anunciou em sua conta no Facebook que perderá não só a Olimpíada, mas todo o restante da temporada.

- Caros fãs, estou extremamente desapontado em anunciar que não estarei apto a representar a Suíça na Olimpíada do Rio e, também, perderei o restante desta temporada. Considerando todas as opções após consultar meus médicos e minha equipe, eu tomei a difícil decisão de anunciar um fim na minha temporada de 2016 para uma mais extensa reabilitação após minha cirurgia de joelho no início deste ano. 



Após admitir caixa dois, Mônica Moura volta a pedir liberdade ao STF

Dias depois de admitir em depoimento ao juiz Sérgio Moro  que houve caixa dois na campanha  da presidente Dilma Rousseff  em 2010, Mônica Moura, mulher do publicitário e ex-marqueteiro do PT João Santana , voltou a pedir liberdade ao Supremo Tribunal Federal. Em documento de sete páginas assinado pelo advogado Fábio Tofic, a defesa afirma que ela admitiu "de forma emocionada e sincera" que recebeu dinheiro de forma errada e não irá repetir a conduta. Em razão disso, segundo o pedido, não há razão para manutenção da prisão. A defesa quer uma liminar (decisão provisória) para ela ser colocada em liberdade mesmo que com medidas cautelares, como tornozeleira eletrônica e prisão domiciliar.


Todas empreiteiras pagavam propinas, diz ex-diretor

O ex-diretor de Desenvolvimento e Construções Industriais da Andrade Gutierrez Antônio Pedro Campello Dias, afirmou que todas as empreiteiras pagavam propinas no esquema de corrupção instalado na Petrobras entre 2004 e 2014. "Sim, todas pagavam", afirmou Campello, ao ser indagado pelo juiz  Sérgio Moro.  O juiz perguntou a Campello se ele soube das propinas na estatal petrolífera. Ele respondeu que "teve conhecimento disso" porque em um contrato "houve uma primeira abordagem para satisfazer esse tipo de demanda por parte da Petrobras" Quem foi o portador da demanda?", questionou Moro. "Quem me deu o recado foi o Ricardo Pessoa (dono da UTC Engenharia) que disse que tinha me indicado para ser procurado por uma determinada pessoa que trazia a demanda propriamente dita." "E quem foi essa pessoa?", insistiu Moro. "Foi o sr. Mário Góes", respondeu o delator, em referência ao suposto operador de propinas que atuava no âmbito da Diretoria de Serviços da Petrobrás. "E qual foi o objeto da demanda?", prosseguiu o juiz. "Era um por cento do valor do contrato, esse era o padrão", declarou Campello.

OPINIÃO

Brasil de cara nova no G-20*

Sem a incompetência arrogante dos tempos da presidente Dilma Rousseff, o Brasil apareceu de cara nova na reunião ministerial do Grupo dos 20 (G-20), em Chengdu, na China. Em vez de dar lições ao mundo, o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, aproveitou os encontros e discussões para explicar a política de recuperação da economia brasileira e mostrar a evolução dos principais indicadores. A apresentação, segundo ele, foi bem recebida. “Eu diria que há uma percepção de que o Brasil está na direção certa e o clima está começando a mudar.” Há um toque de realismo e de humildade nesse balanço. Os porta-vozes do País admitiram a gravidade dos problemas nacionais, falaram sobre as medidas corretivas e mostraram as possibilidades de cura e de recuperação, se as condições políticas evoluírem de modo favorável.

A mudança deve ter ficado clara para todos – tanto da orientação econômica do Brasil quanto da atitude de seu governo em relação aos parceiros do G-20. Durante anos, a presidente Dilma Rousseff e seus ministros quiseram dar lições ao mundo, especialmente aos governos do mundo rico, sobre como cuidar da economia e vencer crises.

Em 2013, por exemplo, o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou-se preocupado com a política macroeconômica da maioria dos países avançados e apontou o risco de uma crise ainda prolongada. No ano seguinte, a presidente Dilma Rousseff ensinou, na reunião de Cúpula de Brisbane, na Austrália, que os governos dos países mais desenvolvidos deveriam fazer mais para estimular a demanda e impulsionar o crescimento global.
As participações de Mantega e de sua chefe em reuniões internacionais foram geralmente marcadas por uma atitude arrogante, de permanente cobrança de políticas mais estimulantes no mundo rico. Mais que isso: os dois muitas vezes se permitiram falar como se o Brasil, mais próspero que outros e mais bem-sucedido no enfrentamento da crise, fosse um modelo a ser considerado pelos governos das economias mais avançadas.

Mas os fatos contrastavam – e cada vez mais fortemente – com esse discurso. Ano a ano aumentou o desajuste das contas públicas brasileiras, enquanto a inflação se mantinha sempre longe da meta anual de 4,5%, chegando em 2015 a 10,67%. O crescimento foi sempre pífio, no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, com a economia perdendo vigor, até afundar na recessão e encolher 3,8% em 2015.

Enquanto o governo petista alardeava sucesso e oferecia lições de bom governo, os Estados Unidos voltaram a crescer e a criar empregos. No ano passado foram abertos, em termos líquidos, cerca de 200 mil postos de trabalho por mês na economia americana. Na Europa, a área atingida mais severamente pela crise financeira de 2008, a maior parte dos países voltou ao crescimento.

A expansão média na zona do euro foi de 0,9% em 2014 e depois se acelerou. Enquanto isso, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil aumentou 0,1% em 2014, diminuiu 3,8% em 2015 e a economia continuou emperrada na metade inicial de 2016. Em 2015, o desemprego brasileiro superou a média da zona do euro. Em 2016, bateu em 11,2%, com 11,4 milhões de desocupados.

Os países do mundo rico poderão ganhar mais impulso, nos próximos meses, se os governos levarem à prática um dos principais pontos de concordância: será preciso dar mais importância aos estímulos fiscais (onde houver folga para isso) e depender menos dos incentivos monetários proporcionados pelas enormes emissões dos bancos centrais.

O presidente do BC brasileiro mencionou esse ponto em seu balanço. Mas, se quisesse ser mais detalhista, ele poderia mostrar um contraste. No mundo rico, a recomendação é para políticas fiscais mais estimulantes e estratégias monetárias mais contidas. No caso do Brasil, os sinais são trocados: se o controle das contas públicas for mais duro, a política de juros poderá ser menos severa. Aqui, arrogância e incompetência conseguiram juntar déficit fiscal, inflação e recessão.
*Publicado no estadão.com em 26/07/2016

26/07/2016



Estadão - EI assume autoria da ação na Normandia
Padre que era mantido refém foi morto pelos agressores; Vaticano condenou o ataque e qualificou o episódio de 'assassinato bárbaro'

O Globo - Economia deve se estabilizar no curto prazo, aponta BC
Ata do Comitê de Política Monetária (Copom) indica que, sem ajuste, brasileiro sofrerá mais com inflação

Folha de São Paulo - Executivos da OAS e Odebrecht ameaçam rebelião
A tensão interna na OAS e na Odebrecht aumenta na proporção em que se aproxima a possibilidade de acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato. Executivos que precisam assumir práticas irregulares têm mostrado desconforto com a orientação das empresas

Tribuna da Bahia - Comércio baiano demitiu 50 mil em 15 meses
Os dados foram divulgados pelo presidente do Sindlojas-Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia, Paulo Motta

Estado de Minas - Vacina contra a dengue será vendida a até R$ 138, determina Anvisa
O imunizante da Sanofi, chamada de Dengvaxia, é a única com registro na Anvisa até o momento

Correio Braziliense - Com reforma, Previdência Social será uma só para todos os brasileiros
Texto que será enviado ao Congresso deverá propor uma única regra de aposentadoria para trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos, militares e segurados especiais. Mudanças são consideradas essenciais para conter rombo das contas públicas

Revista VEJA - Petrobras vai abrir PDV para reduzir quadro de empresas à venda
O plano de demissões voluntárias (PDV), que já foi aprovado pela direção da estatal, reforça estratégia da companhia de reduzir seu tamanho

Revista EXAME - Zika poderá infectar 93 milhões em 3 anos
Cerca de 93 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe - incluindo 1,6 milhão de mulheres férteis - podem ser infectadas pelo vírus zika  até o fim da atual epidemia, dentro de dois ou três anos

Revista ÉPOCA - “Governo é interino só por formalidade”, diz Moreira Franco
Ele afirma que o sentimento de permanência de Temer enfraquece “emoção” do impeachment

Portal G1 - Delegação da Suécia reclama de estrutura e limpeza na Vila Olímpica
Atletas suecos não quiseram ficar nos apartamentos e foram para hotéis. Delegação da Austrália e da Argentina também reclamaram das condições

Agência Brasil - Ministro nega existência de segundo grupo suspeito de terrorismo no Brasil
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, negou hoje (25) que a Polícia Federal (PF) esteja investigando a existência de um outro grupo que planeje atos terroristas durante a Olimpíada do Rio de Janeiro

Portal IG - Dilma tem até esta quarta para apresentar alegações finais
O relator Antônio Anastasia vai apresentar parecer sobre processo de impeachment no próximo dia 2

BOM DIA!

Um beijo, vovó!


Praticamente me criei ao lado de minha avó materna. Dona Vitalina Gomes Valls, uma uruguaia que fumava, tomava chimarrão e fazia crochê, praticamente todo o dia. Lamentavelmente não conheci meus outros avós, mas seis que, se fossem iguais a ela, seriam pessoas inesquecíveis.

Com um sotaque carregado, já que a maior parte de sua vida morou no Brasil, mais precisamente conosco, a vovó Vitalina tinha um senso de humor, uma percepção da vida e uma bondade como poucos. Ouvido aguçado, afirmava que, quando necessário, se fazia de surda, quem sabe para ouvir conversas que não dividiam com ela.

Tinha, também, uma preocupação com a erva mate de seu quase inseparável chimarrão. Sempre que minha mãe começava a vasculhar os armários da cozinha para saber o que comprar no rancho, ela dizia, no seu portunhol – “mi hija, hierba tine bien poquito” lembrando a Dona Célia de que a erva do “mate” estava acabando.

Nos meus tempos de guri, costuma jogar futebol de botão. Tinha uma caixa com os meus times que sempre andava sobre o balcão ou outros móveis da casa. Claro que, quando minha mãe guardava, eu começava a procurar, abrindo gavetas e remexendo nelas. Dona Vitalina sempre questionava: “que procura mi negrinho?” e quando eu respondia que eram os meus botões, ela sempre respondia com a mesma frase: “Não vi. Quando vejo, ando guardando!”

Tinha uma força nos braços, de dar inveja a muita gente nova. Guri, eu passava perto dela e fazia uma graça em seu tradicional coque de cabelos brancos. Ela, quando conseguia, me pegava pelo braço e não me deixava sair sem dar um beijo em seu rosto moreno e enrugado pelos mais de 80 anos, quem sabe pela vida que viveu!

Hoje, no Dia dos Avós, lembro dela com uma ternura daquelas de apertar o coração. E fico ainda mais emocionado quando lembro que tenho dois netos, o Pedro e a Lívia. Hoje, o vovô sou eu. E vocês nem imaginam o orgulho que sinto em ser avô de duas “crianças” incríveis, dois netos maravilhosos, plenos de ternura, de amor e carinho. O Pedro, com seus 23 anos e a Lívia, com cinco, fazem meu peito transbordar de alegria, de amor, de emoção, quando estão por perto. Mesmo longe, pois a vida nem sempre faz aquilo que os avós mais queriam, ou seja, estar sempre perto dos netos, meus netinhos são o complemento de uma vida inteira, são a força necessária para me fazer viver alegre, disposto a trabalhar para, de alguma forma, mostrar aos dois que o vovô Machado, mesmo mais velho do que moço, tem amor de sobra para dividir com eles.

Por falar em netos, acho que o Pedro bem que poderia pensar em me dar um bisneto! Mas acho que ainda é cedo. Ele que viva a vida da melhor maneira possível, dando espaço exclusivamente às preocupações com o futuro.

Meu beijo carinhoso e respeitoso a todos os avós do mundo. Beijo cheio de amor no Pedro e na Lívia e, com uma saudade enorme, um beijo grande na vovó Vitalina!

Tenham todos um Bom Dia!