domingo, 17 de julho de 2016

m

BRASILEIRÃO 2016

15ª RODADA

SÁBADO – 16/07/16
16:00
Botafogo 3 X Flamengo – Luso Brasileiro

18:30
Santos 3 X 1 Ponte Preta – Vila Belmiro

DOMINGO – 17/07
11:00
América MG 0 X 3  Santa Cruz – Independência

16:00
Internacional 0 X 1 Palmeiras – Beira Rio
Fluminense 2 X 0 Cruzeiro – Edson Passos
Corinthians 1 X 1 São Paulo – Arena Corinthians
Atlético PR 1 X 1 Vitória – Arena Baixada
Figueirense 1 X 1 Chapecoense – Orlando Scarpelli

18:30 
Sport 4 X 2 Grêmio – Ilha do Retiro

SEGUNDA – 18/07
20:00
Atlético MG _ X _ Coritiba - Independência

CLASSIFICAÇÃO




BOA NOITE!


Toquinho, nome artístico de Antonio Pecci Filho, é um cantor, compositor e violonista brasileiro que aos quatorze anos começou a ter aulas de violão com Paulinho Nogueira.

Em 1970, compôs, com Jorge Ben , seu primeiro grande sucesso, Que Maravilha. Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes o convidou para participar de espetáculos em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que durou onze anos (e encerrou-se com a morte de Vinicius de Moraes), 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos.

Encerrando a semana e desejando que a próxima seja tão boa ou melhor que esta, deixo a todos com Toquinho e sua linda Aquarela.




NOTICIAS DO DOMINGO

Mais de 35 mil venezuelanos cruzaram a fronteira da Colômbia por comida
O governo da Colômbia estima que mais de 35 mil venezuelanos cruzaram a fronteira no sábado (16) para comprar mantimentos e remédios após a abertura por cerca de 12 horas de uma passagem na fronteira entre os dois países. A chegada dessas pessoas pela passagem que liga a cidade de Cúcuta, na Colômbia, com San Antonio do Táchira, na Venezuela, ocorreu de "maneira ordenada e sob condições de ordem e segurança", indicou o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia em nota. A Chancelaria colombiana indicou a passagem foi aberta por volta das 7h30 locais (9h30 em Brasília). A entrada dos venezuelanos foi permitida até 15h30 locais (17h30 em Brasília) e o retorno autorizado até 20h locais (22h em Brasília). Inicialmente, a previsão é que a fronteira fosse aberta no domingo. No entanto, centenas de venezuelanos se reuniram no início do dia perto da passagem, e as autoridades decidiram permitir que elas cruzassem a divisa entre os dois países.

Brasileiros estão mais otimistas com a economia do país, diz Datafolha
Expectativa sobre o futuro da economia atingiu maior nível desde 2014. Indicadores de emprego, poder de compra e inflação continuam negativos.Nova pesquisa 
Datafolha mostrou que os brasileiros estão mais otimistas sobre a economia do país. Segundo o levantamento, a expectativa sobre o futuro da economia e de sua situação pessoal atingiu o maior nível desde 2014. A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de julho. O Índice Datafolha de Confiança (IDC), que calcula a expectativa econômica do entrevistado e a perspectiva sobre o país, chegou a 98 pontos em julho de 2016 - no final de 2014, era de 121 pontos. Pela metodologia do Datafolha, índices acima de 100 são considerados positivos, e abaixo disso, negativos.

Equipe de Dilma está preocupada com “isolamento” caso ela vá à Olimpíada
O presidente em exercício Michel Temer dará recepção para todos os Chefes de Estado e delegações estrangeiras que vierem para a abertura da Olimpíada, no Rio de Janeiro. Segundo a disposição traçada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), os camarotes de Temer e de Dilma Rousseff serão separados. A presidente afastada ainda não decidiu se irá aos Jogos. Sua equipe está preocupada com a possibilidade de ela ficar isolada em um camarote.

Supremo manda Estado do Rio pagar servidores até 3º dia útil
O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar obrigando o governo do Estado do Rio a pagar o salário de servidores ativos e inativos até o terceiro dia útil do mês. Segundo nota divulgada pelo STF, a liminar, concedida pelo presidente da corte, ministro Ricardo Lewandowski, mantém decisão da Justiça do Rio que determina ao Estado o cumprimento do calendário regular de pagamentos. O governo fluminense vem atrasando salários desde a virada do ano. A data de pagamento chegou a ser alterada para o décimo dia útil do mês. O salário de maio foi parcelado e só foi pago integralmente após chegar o repasse de R$ 2,9 bilhões da União para gastos emergenciais associados aos Jogos Olímpicos. 

Ministro turco afirma que 6 mil foram presos após tentativa de golpe militar

O ministro da Justiça da Turquia diz que cerca de 6.000 pessoas foram detidas em uma ofensiva do governo contra pessoas acusadas pela tentativa de golpe e opositores do governo. O ministro da Justiça Bekir Bozdag disse em uma entrevista na televisão que "a (operação de) limpeza continua. Cerca de 6.000 detenções foram feitas. O número pode até ultrapassar 6.000". Bozdag disse também que está confiante de que o clérigo islâmico Fethullah Gulen seja enviado dos Estados Unidos de volta para a Turquia. O presidente turco responsabilizou Gulen e seus seguidores pelo fracassado golpe militar na sexta-feira noite, mas Gulen negou qualquer envolvimento ou conhecimento sobre a tentativa de golpe. 

OPINIÃO

A recuperação da confiança*

Em entrevista exclusiva publicada no Estado de sexta-feira, 15, o presidente em exercício Michel Temer manifestou a disposição de “desidratar essa coisa de Centrão” com o objetivo de promover a unificação da base situacionista na Câmara dos Deputados. Além de fortalecer a relação de independência e harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo, o fim do Centrão ajudaria a sanear as práticas fisiológicas que têm desvirtuado a missão constitucional da Casa de representação popular no Parlamento.

O atual Centrão é uma grande ação entre amigos que reúne pelo menos 217 deputados de 13 legendas partidárias. Isolados, eles têm inexpressivo valor parlamentar. O grupo não se pauta por diretrizes ideológicas ou programáticas, mas abriga setores da chamada Bancada BBB (Boi, Bíblia e Bala). Sua legenda emblemática talvez seja o PSD, partido que de acordo com seu fundador, Gilberto Kassab, não é de direita, nem de esquerda, nem de centro. Ou seja, está sempre aberto ao que de melhor aparecer. Foi assim que Kassab transferiu-se da oposição ao lulopetismo, passando da condição de líder mais expressivo do antigo PFL quando era prefeito de São Paulo à condição de conselheiro político e ministro das Cidades de Dilma Rousseff. Completou o salto triplo aninhando-se no regaço do governo interino como ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. 

Houve um Centrão criado na segunda metade dos anos 80 por representantes de partidos conservadores dispostos a influir no trabalho da Constituinte de 1988. Embora fosse diferente do atual na medida em que estava focado em pautas programáticas, o Centrão do governo Sarney, a quem dava apoio, inaugurou a era moderna do toma lá dá cá, explicitada no mote “é dando que se recebe”, nas palavras do nem um pouco franciscano deputado paulista Roberto Cardoso Alves.

O atual Centrão surgiu de fato, embora ainda não fosse conhecido por esse nome, durante o primeiro mandato de Lula, quando expedientes como o mensalão passaram a ser usados para cooptar uma ampla base parlamentar. A principal razão para que não fosse então reconhecido com nome próprio um grupo parlamentar de apoio ao governo é que o dono exclusivo do poder era o PT, que jamais disfarçou o desprezo político pelos aliados, limitando-se a manter saciadas as suas ambições fisiológicas.

Coube a Eduardo Cunha, já por volta de 2010, pouco antes de assumir a liderança do PMDB na Câmara, surgir como mentor do grupo que, integrado preponderantemente por deputados que a ele deviam favores – cargos públicos e patrocínios de campanhas –, acabou sendo conhecido como Centrão. 

Pode-se argumentar que a existência do Centrão decorre do princípio de que a união faz a força. Mas que força e forças para quê? Sendo uma união para obter vantagens materiais ao sabor dos ventos da política, esses laços são inevitavelmente frágeis e rompem-se ao menor aumento da tensão. Foi o que aconteceu com o Centrão de Cunha. Aparentemente indestrutível na bonança, desmoronou-se antes mesmo que seu líder virasse carta fora do baralho.

E com isso, mudado o quadro político, tanto o chefe do governo provisório quanto o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, demonstram a intenção de abrir um diálogo político amplo e em outras bases. Se bem-sucedido, esse diálogo estabelecerá um relacionamento mais sadio do Executivo com o Legislativo, descartando arranjos políticos de grande amplitude e mínimo efeito prático erigidos sobre bases puramente fisiológicas.

A recomposição da dignidade na lide parlamentar certamente levará o povo a reconsiderar o juízo que faz de seus representantes na política. Os atores que agora sobem à cena política com importância renovada acenam com a possibilidade de restabelecer o entendimento entre Câmara e Senado, para desobstruir a tramitação no Congresso de matérias urgentes da pauta econômica e das reformas estruturantes que o País reclama. Isso é muito importante. Mais ainda será se, impondo um padrão de seriedade à vida política, conseguirem eles restaurar a confiança popular no sistema representativo que o lulopetismo aviltou.

*Publicado no Estadão.com em 17/07/2016