sexta-feira, 15 de julho de 2016

BOA NOITE!

The Rolling Stones é uma banda 
de rock inglesa formada em Londres em 1962 e até hoje é aclamada como um dos maiores e mais bem sucedidos grupos musicais de todos os tempos. 

Ao lado dos Beatles, são destacados como a banda mais importante da chamada Invasão Britânica ocorrida nos anos 1960.

Os Rolling Stones são um dos grupos musicais mais bem sucedidos da história e já venderam mais de 240 milhões de álbuns no mundo inteiro.

Para homenagear a todos os roqueiros que comemoram o Dia Mundial do Rock nesta semana, The Rolling Stones com a música que, provavelmente, tenha sido a que mais marcou a carreira deles. Em 1965 gravaram, pela primeira vez, Satisfaction 



Turquia

Militares anunciam golpe de estado

Oficiais de polícia estão de guarda perto do quartel general militar turco em Ancara 
(fFoto Reuters/Reprodução)
Um grupo dentro das Forças Armadas da Turquia afirma ter tomado o controle do governo do país. Uma declaração de um grupo militar transmitida pela emissora turca NTV diz que “o poder do país foi totalmente tomado”.

“Para recuperar nossos direitos humanos, constitucionais e democráticos, estamos oficialmente assumindo o controle do país”, diz a ala das Forças Armadas responsável pela revolta, que mantém o antigo chefe do Estado-Maior como refém, segundo a agência de notícias ANSA.

Por meio de um anúncio na emissora de TV turca TRT, os militares decretaram um toque de recolher em todo o país e declararam lei marcial, que restringe a liberdade dos civis. O anúncio promete ainda uma nova constituição.

Forças de segurança foram chamadas para “fazer o que for necessário”, disse o primeiro-ministro Binali Yildirim, que denunciou um golpe militar nesta sexta-feira. “Algumas pessoas empreenderam uma ação ilegal fora da linha de comando”, disse Yildirim em comentários transmitidos pela turca NTV, acrescentando que os responsáveis serão punidos. “O governo eleito pelo povo continua no comando. Este governo só vai partir quando as pessoas quiserem isso.” A rede CNN reportou que o presidente Recep Tayyip Erdogan está em um local “seguro”.

Soldados turcos bloqueiam a Ponte de Bósforo, em Istambul, que separa as cidades europeias e asiáticas (Getty Images/Reprodução)
O tráfego em importantes pontes de Istambul foi bloqueado e tanques de guerra podem ser vistos nas ruas. O aeroporto da cidade foi fechado e todos os voos, cancelados. Caças sobrevoam a capital Ancara, onde trocas de tiros foram reportadas por testemunhas.

Imagens divulgadas em redes sociais mostram longas filas em caixas eletrônicos após o anúncio do golpe.
Fonte: VEJA

RAPIDINHAS


Sra Eduardo Cunha quer levar investigação da Lava Jato para o Rio
Cláudia Cruz quer tirar a investigação contra si das mãos do juiz federal Sérgio Moro e transferir tudo para o Rio, ‘local onde teriam sido praticadas as imaginárias condutas que lhe são imputadas’. As justificativas da jornalista são a quebra de sigilo bancário e fiscal autorizada pelo magistrado na Operação Lava Jato e a apuração contra a enteada Danielle Dytz, filha do deputado afastado do PMDB-RJ. A mulher do ex-presidente da Câmara é ré em ação penal por lavagem de dinheiro de mais de US$ 1 milhão supostamente provenientes de crimes atribuídos ao marido. Cláudia também é acusada de evasão de divisas.

Temer antecipa volta a Brasília para tratar de segurança na Olimpíada
O presidente interino Michel Temer decidiu antecipar sua volta para Brasília nesta sexta-feira para uma reunião de emergência sobre a segurança na Olimpíada. Temer chegaria de São Paulo às 18 horas, mas convocou Ministério da Justiça, Defesa e GSI para uma reunião às 16 horas. A ordem é apertar as medidas de segurança, mesmo que isso cause desconforto na população. A reunião ocorre devido aos atentados em Nice, na França.

Deputado petista aconselha Cunha a delatar seus ‘traidores’
O deputado Jorge Solla (PT-BA) postou no Twitter foto de Eduardo Cunha olhando para o painel de votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que rejeitou seu recurso no processo de cassação de seu mandato. Solla aconselhou: “Olha bem para a derrota. Prepara a delação, Cunha! Prepara para delatar todos que te traíram!”. (Coluna Estadão)

Voto do PT contrário à Constituição foi lembrado em reunião que definiu apoio a Maia
Na tensa reunião em que a maioria da bancada do PT decidiu votar em peso em Rodrigo Maia  (DEM) no segundo turno da eleição para a presidência da Câmara, um deputado petista argumentou que os parlamentares não podiam se abster porque o PT já sofre com críticas de omissão na Constituição de 1988. É que, à época, o partido votou contra o texto e um grupo de deputados defendeu que os petistas nem sequer o assinassem. Embora no final tenham mantido o voto contrário, os constituintes do PT acabaram assinando o documento.

Fala de Eduardo Paes provoca devolução de ingressos da Olimpíada
Depois das declarações do prefeito Eduardo Paes sobre a situação da segurança do Rio de Janeiro, classificando-a de “terrível, horrível”, uma carga de 20 000 ingressos da Olimpíada, a maioria destinada ao público americano, foi devolvida. Às vezes, falar a verdade traz consequências dolorosas. (Radar/VEJA)

Cursinho contra operações da Polícia Federal
A nova moda entre grandes empresas é a contratação de escritórios de advocacia que simulam batidas da PF na sede das corporações. Arquivos físicos, computadores, celulares e documentos pessoais de funcionários são apreendidos e analisados – tudo como seria feito pela PF. Depois da análise, a empresa recebe relatório com problemas encontrados, em especial aqueles com potencial de gerar embaraços. Quem recentemente fez o ‘cursinho’ foi uma gigante do setor farmacêutico. Entre as descobertas, foram identificados e-mails de um funcionário que sempre repassava a seus superiores documentos da Anvisa. Ele fazia questão de dizer que havia obtido o material em primeira mão. Isso, nas mãos de um investigador, levantaria suspeita se o funcionário não estaria recebendo informações privilegiadas de contatos da agência reguladora. Após uma análise, descobriram que o funcionário apanhava documentos públicos e tentava ganhar pontos com os chefes. Resultado: acabou tomando um puxão de orelha pelo risco que sua ‘esperteza’ causava à empresa.

OPINIÃO

Vitórias e derrotas*

Eliane Cantanhêde

O perfil do vitorioso estava traçado naturalmente, faltava encaixar um nome. Rodrigo Maia caiu como uma luva: 46 anos, quinto mandato, filho do conhecido político César Maia, ele representa a “nova situação” – PSDB, PPS, PSB e o próprio DEM –, transita bem em todos os partidos, não orbitou em torno de Eduardo Cunha e, ao que se saiba, passa ao largo da Lava Jato.

Temer fala em “pacificar” a Câmara, Maia disputou e venceu prometendo exatamente “pacificar” a Câmara. É isso que o País precisa e os próprios deputados e funcionários querem desesperadamente. Depois do “nós contra eles” das gestões do PT, da tragédia Eduardo Cunha e do vexame Waldir Maranhão, é preciso paz. Paz para trabalhar, debater, construir e se recompor com a sociedade. Até porque, em algum minuto, as prisões vão começar. É preciso uma casa sólida, confiável.

Do outro lado da rua, Temer esfrega as mãos cerimoniosamente, recorrendo a um velho cacoete de quando em fala em público ou precisa ser contido nas emoções. Tudo o que ele não queria era a vitória de Marcelo Castro (PMDB-PI), que virou as costas ao PMDB para se agarrar ao Ministério da Saúde, só desgarrou para votar contra o impeachment na Câmara e agora se rendeu ao jogo da oposição – leia-se do PT – sem ao menos se fingir docemente constrangido.

Castro dividiu o PMDB de Temer, quando este precisa justamente somar forças, mas só teve 70 votos e não chegou ao segundo turno e tinha uma vantagem para Temer: o Planalto pôde jogar ostensivamente contra sua candidatura. Mais complicado, e arriscado, foi tratar a do deputado Rogério Rosso (PSD-DF). 
Que vantagem Temer teria com a eleição de Rosso? Pouca, ou nenhuma. Primeiro, consolidaria a versão do “acordão” para dar sobrevida a Eduardo Cunha. Segundo, ele teria simultaneamente um presidente da Câmara e um líder do seu próprio governo (André Moura) mais alinhados com Cunha do que com ele mesmo. 

Mas, de outro lado, como bater de frente com Cunha? Por alguma razão que até a razão desconhece, Temer é cheio de dedos e cuidados na sua relação com Cunha. Sabe-se lá por quê, apesar das muitas suspeitas sobre motivos.
Sendo assim, Rodrigo Maia veio bem a calhar para o Planalto, que arranjou um candidato para chamar de seu e agora divide os louros da vitória com ele. Mais: curtindo a sensação de que o Centrão ainda é uma força, sem dúvida, com seus 170 votos para Rosso, mas já não é essa Brastemp toda.

“Last, but not least”: o PT e seus aliados não deram nem para o gasto. No rastro da ruína do governo Dilma Rousseff, o partido de Lula não conseguiu sequer lançar um candidato, nem dele próprio, nem do PCdoB ou do PDT. Quem se lançou por uma dessas siglas se lançou por conta própria. E Aldo Rebelo, líder no PCdoB, agiu institucionalmente, mais no interesse da Câmara do que no de partidos.

O PT, sem nomes para vencer, lançou um nome para rachar o PMDB, dividir a base aliada ao Planalto e deixar Temer espremido entre o candidato de Cunha e um candidato de Lula, mas deu errado. Temer acabou com dois candidatos e foi ele quem espremeu o PT e Lula. 

Agora, é torcer para Rodrigo Maia realmente “pacificar” a Câmara, negociar os principais projetos com o Planalto, a base aliada, os derrotados e os adversários. Seu maior desafio é resgatar a moral e a honra do Congresso numa hora vital. Bom trabalho e boa sorte!

*Publicado no Estadão.com em 15/07/2016

15/07/2016


Estadão - ‘Eu quero desidratar essa coisa de Centrão’, diz Temer
Após eleição do deputado Rodrigo Maia (DEM) para comandar a Câmara, presidente em exercício afirma que pretende ‘aos poucos unificar’ base aliada

O Globo - França é um alvo cada vez mais frequente de extremistas
Relatório de comissão apontara falhas nos procedimentos de Inteligência

Folha de São Paulo - Autor de atentado que matou ao menos 84 em Nice tem origem tunisiana, diz polícia
Há 18 feridos graves e 50 crianças internadas após homem avançar com caminhão sobre multidão no Dia da Bastilha; apartamento do franco-tunisiano, cuja identidade não é divulgada ainda, é revistado, e França anuncia luto e estende estado de emergência

Correio Braziliense - Ex-secretário é preso acusado de matar prefeito e a primeira-dama de Matrinchã
Um dos detidos era responsável pela Secretaria de Finanças da cidade goiana, onde ocorreu o crime, há um ano

Estado de Minas - Câmara de BH aprova, em segundo turno, criação de vagão exclusivo para mulheres no metrô
O texto segue para o prefeito Marcio Lacerda (PSB) para sanção ou veto

Gazeta do Povo - Governo terá de fornecer fralda de graça a deficientes, garante STF
A decisão poderá aumentar os gastos do Ministério da Saúde com o programa Farmácia Popular do Brasil em R$ 2,1 bilhões e equipara os deficientes aos idosos, que já têm direito ao benefício

Tribuna da Bahia - PF busca no exterior tecnologia para ler chip de celular de Eduardo Campos
A expectativa é encontrar informações de minutos antes do acidente que possam trazer novidades sobre a causa da tragédia

Revista VEJA - Estados Unidos oferecem à Rússia pacto militar na Síria
A proposta envolve operações de bombardeio conjuntas e apoio mútuo entre as agências de inteligência dos dois países

Revista EXAME - Vírus mais agressivo da dengue avança no País
Embora a maioria dos casos de dengue no Brasil ainda seja causada pelo tipo 1 da doença, cresce em alguns Estados a circulação do sorotipo 2, o mais agressivo dos quatro vírus existentes

Revista ÉPOCA - Eduardo Cunha pediu para usar heliponto da Andrade Gutierrez em 2014, segundo PF
É o que mostram mensagens enviadas por secretária ao ex-presidente da empreiteira

Agência Brasil - Receita paga hoje R$ 2,7 bilhões em restituições do Imposto de Renda
Mais de 1,5 milhão de contribuintes recebem hoje a restituição do Imposto de Renda. Foram creditados R$ 2,7 bilhões

Portal G1 - Congresso promulga lei que libera uso do saldo do FGTS para consignado
Lei tem origem em uma medida provisória editada pelo governo Dilma. Promulgação foi publicada nesta sexta no 'Diário Oficial da União'

Portal IG - Surto do zika vírus deve acabar sozinho até 2019
Pesquisadores britânicos afirmam que, quanto mais pessoas forem infectadas, mais rapidamente a epidemia vai acabar

Terrorista identificado

Número de mortos sobe para 84
Foto: AFP/Reprodução
A polícia da cidade de Nice, na França, identificou o autor do ataque terrorista na noite de quinta-feira, que avançou contra uma multidão com um caminhão, deixando 84 mortos e mais de cem feridos. Segundo o jornal Nice Matin, o responsável seria Mohamed Lahouaiej Bouhlel, um francês de origem tunisiana de 31 anos, residente da cidade. Bouhlel trabalhava como entregador e tinha passagens pela polícia por casos de violência a mão armada, mas não era fichado pelos serviços secretos por terrorismo ou radicalismo.

O atentado aconteceu por volta das 22 horas e 45 minutos de quinta-feira, na Promenade des Anglais, a beira da praia do coração turístico de Nice. Milhares de franceses e estrangeiros acompanhavam os fogos de artifício no local em homenagem à festa nacional de 14 de Julho, Dia da Bastilha. Segundo autoridades, o homem desceu do caminhão, depois dirigir por mais de 2 km, e abriu fogo contra a multidão. A polícia trocou tiros com o terrorista, que terminou morto.  Ele estava armado com uma pistola Browning 7.65, mas outros armamentos encontrados no interior do veículo, entre os quais fuzis e granadas, eram falsos.

A polícia de Nice informou que há pelo menos 18 vítimas em estado grave, a maior parte com traumatismo craniano e fraturas graves. Mais de 50 crianças estão entre os feridos.
Fonte: AFP

BOM DIA!

Cada um com seu cada qual!


Esta é uma expressão que escutava muito quando era criança lá em São Gabriel. Sempre que alguém queria comentar sobre a atitude, nem sempre aceitável de alguém, suspirava que a vida era assim mesmo, que lamentavelmente muitas coisas não se explicavam por si e que cada ser humano pensava, agia ou dizia o que bem entendia, pois, afinal, era “cada um com seu cada qual”.

Acho que, de certo modo, o que escutei quando criança consegue explicar um pouco o que leva um ser humano (?) a tomar a direção de um caminhão e, por dois quilômetros, passar por cima de pessoas, crianças inclusive, matando sem dó nem piedade criaturas que festejavam ou simplesmente assistiam, com orgulho, espetáculos que comemoravam um dia importante para quem, no caso, aprendeu a amar a França e seus símbolos.

Hoje escutei um repórter afirmando que o motorista “era uma pessoa normal”, que gostava de namorar e dançar salsa. Imediatamente pensei que não pode ser normal um indivíduo que mata mais de 70 pessoas, provavelmente pelo simples prazer de matar ou para cumprir determinações de alguém muito mais louco.

Fico imaginando a dor das pessoas que viram seus familiares mortos pela insanidade de um fanático que não titubeou em acatar a ordem de algum superior e andou, por dois quilômetros, arrastando e matando pessoas, muitas esmagadas pelas rodas pesadas de um caminhão dirigido por um provável débil mental.

São mais de 70 pessoas mortas, mais de 100 feridos, alguns em estado grave, vítimas da crueldade, da maldade, de um fanático que mata pelo simples prazer de matar e, no pensamento de suas lideranças, se transforma em herói que morre pela causa.

Não sei até quando vamos conviver com este tipo de coisa, mas sei que não podemos mais permanecer assistindo, passivamente, terroristas tirando a vida de inocentes que, no caso de Nice, queriam simplesmente comemorar o Dia da Bastilha.

Sempre ele!

Mais uma vez o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) demonstra toda sua capacidade de inventar e sair falando o que passa por sua cabeça. Para ele, a verdade é o que ele acha que é, e afirma o que bem entende, sem se preocupar com a responsabilidade que tem como representante de uma parcela de gaúchos.

Em entrevista à Telesur, da Venezuela (tinha que ser) buscou nova justificativa para o processo de impeachment da presidente afastada, sua companheira Dilma Rousseff. Para o petista, não contente em simplesmente falar em golpe, termo que ele e seus companheiros adotaram, a saída de Dilma da presidência aconteceu com “apoio norte-americano” através de empresas multinacionais interessadas nas possíveis privatizações de estatais.

Não sei, pois não tomei conhecimento de toda a entrevista, mas imagino que o quase folclórico deputado tenha encerrado sua participação gritando: “ianques, go home”

É verdade, cada um com seu cada qual!

Tenham todos um Bom Dia!