quarta-feira, 13 de julho de 2016

BOA NOITE!


Oswaldo Montenegro é um músico brasileiro que, além de cantor, compõe trilhas sonoras para peças teatrais, balés, cinema e televisão.

A decisão de se tornar um músico profissional veio com a mudança do Rio de Janeiro para Brasília, em 1971. Na capital federal, começou a ter contato com festivais e grupos de teatro e de dança estudantis. Fez seus primeiros shows e aos 17 anos a decisão de viver da música se tornou definitiva.

Em 1980, participa, e vence, o Festival MPB 80 da Rede Globo de Televisão com a canção Agonia, do amigo de infância Mongol



OPINIÃO

Projeto do ‘abuso de poder’ é 
delito com impressão digital*

Não é porque o projeto de lei sobre “abuso de poder” só começará a ser discutido em comissão a partir de 16 de agosto, na volta do recesso do Congresso, conforme decidido ontem, que a ameaça da iniciativa ao combate do Estado à corrupção foi atenuada. O perigo permanece, apenas foi adiado.

A tramitação recente deste projeto de lei traz as impressões digitais dos interesses que o cercam. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), explica que desengavetou esta iniciativa, em tramitação na Câmara até 2009, a pedido de um Supremo preocupado com desmandos de organismos do Estado no trato com os cidadãos.

O projeto estabelece punições a agentes públicos, por exemplo, no uso de algemas em detidos, procura evitar grampos sem autorização judicial — supõe-se que as gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado com caciques do PMDB, inclusive Renan, seriam atingidas —, além de criar alternativas jurídicas para investigados se precaverem diante do Ministério Público.

As louváveis preocupações do Supremo estão, porém, sendo usadas, de maneira clara, por Renan Calheiros, um dos investigados na Lava-Jato, para retaliar o Ministério Público Federal, responsável por denúncias contra o senador junto ao Supremo.

Entende-se, então, por que o presidente do Senado instituiu a Comissão de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação da Constituição. Um nome pomposo com o único objetivo de aprovar o projeto de forma terminativa — sem necessidade de levá-lo a plenário. Toda esta manobra, contra a Lava-Jato e operações semelhantes, ficou ainda mais exposta quando assumiu a presidência da tal comissão Romero Jucá (PMDB-RR), outro atingido pela Lava-Jato.

Segundo a velha imagem, construíram o galinheiro dentro do covil das raposas. Essa operação, denunciada por procuradores e juízes, condiz com o clima de conspiração contra a Lava-Jato, no Legislativo, captado pelos gravadores de Machado em conversas a portas fechadas com Renan, Jucá, José Sarney e outros.

Talvez num rasgo de sensatez decorrente das reações à operação, Jucá atendeu senadores, adiou o início do debate do tema para meados de agosto, e reconheceu que o projeto poderá passar por outras comissões, como é desejado.

Não pode haver rolo compressor em assuntos como este. Até porque é evidente o que motiva a pressa — o interesse em se preservar a impunidade na corrupção, um universo em expansão constante.

Não se duvida que a sociedade precisa de defesas diante do Estado. Mas é inadmissível que se use este pressuposto para enfraquecer funções benignas do próprio Estado.

Publicado no Globo.com em 13/07/2016

RAPIDINHAS


Base de Temer tem meta de reverter 30 votos que iriam para Castro
A pedido do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, nomes fortes de Michel Temer estão tentando reverter pelo menos 30 votos que iriam para o deputado Marcelo Castro (PI), candidato do PMDB e ex-ministro da Saúde de Dilma Rousseff. Um deles, atual ministro,  já conseguiu reverter 10. Para isso, qualquer lugar é lugar. Por exemplo, a cerimônia de posse do novo presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Leonardo de Melo Gadelha, também foi cenário de articulações políticas sobre o futuro presidente da Câmara, que será eleito nesta quarta-feira.

Ontem à tarde, depois que, numa eleição interna, Marcelo Castro foi escolhido candidato do PMDB à presidência da Câmara, os deputados Paulo Teixeira (PT) e o peemedebista Celso Pansera se encontraram por acaso em um dos corredores da Casa. Pansera, ex-ministro de Dilma Rousseff , é um dos apoiadores da candidatura de Castro. “Agora é TJS”, brincou Paulo Texeira. “É, Tamo Junto Sempre.” A tendência da maior parte dos deputados do PT é endossar Castro, outro ex-ministro de Dilma.

Pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de São Bernardo do Campo, São Paulo, realizada pelo Ibope Inteligência, entre os dias 5 e 7 de julho, mostra que o provável candidato do PT, Tarcisio Secoli, aparece na quarta posição em dois cenários apresentados aos entrevistados. Ele teria 5% dos votos na cidade que é comandada há oito anos pelo petista Luiz Marinho e onde o ex-presidente Lula, maior ícone da legenda, mora. Em dois cenários, os candidatos Alex Manente (PPS) e Orlando Morando (PSDB) aparecem empatados tecnicamente, com uma vantagem para o representante do PPS. Num dos cenários, Manente tem 28% das intenções e Morando tem 25%. Em terceiro lugar, aparece Maurício Soares, do PHS, com 6%. Secoli deixou a Secretaria de Coordenação Governamental e de Serviços Urbanos no começo de junho.

Idosos vão escapar de revisão de benefícios por invalidez
O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Gadelha, disse nesta quarta-feira que os aposentados por invalidez que têm a partir de 60 anos vão escapar da revisão dos benefícios por incapacidade. “Não há por que convocá-los se eles podem auferir o mesmo benefício de outra forma”, afirmou, depois de tomar posse na sede do INSS, em Brasília. Metade dos 3,2 milhões de aposentados por invalidez no país tem mais de 60 anos. A estimativa do governo é cortar 150.000 desses benefícios com a revisão. O gasto mensal para bancar essas aposentadorias por invalidez é de 3,6 bilhões de reais.

Inter anuncia volta de Falcão para substituir Argel
A busca por um novo técnico foi encerrada pelo Internacional na noite desta terça-feira com o anúncio da contratação de Paulo Roberto Falcão, ídolo como jogador e ex-treinador do clube.  Depois de demitir Argel Fucks por conta de mais um resultado negativo no Brasileirão no último domingo, a diretoria do clube gaúcho chegou a ir atrás de nomes como Mano Menezes e Abel Braga, mas Falcão foi aquele que atendeu aos requisitos estabelecidos.

Mais uma patifaria imobiliária de Lula
A pilha de patifarias imobiliárias envolvendo Lula não para de crescer. Nesta terça-feira, o Globo revelou mais uma descoberta da Lava Jato: em junho de 2010, a Odebrecht comprou um prédio de três andares em São Paulo para instalar a sede do Instituto Lula. A compra foi feita em nome da DAG Construtora, que em 2013 financiou a viagem de jatinho que levou Lula aos Estados Unidos, à República Dominicana e a Cuba. O projeto de reforma, encontrado numa pasta rosa pertencente a Marisa Letícia, reservou a cobertura para um apartamento com cinco suítes. Lula, como sempre, dirá que nunca soube de nada. O problema é que a Lava Jato sabe de tudo. (Augusto Nunes/VEJA)

Eleição na Câmara

PSDB, PPS, DEM e PSB apoiam Maia

Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ)

















Após uma breve reunião da bancada do PSDB na Câmara, os líderes do bloco da antiga oposição – formado por PPS, DEM, PSB e tucanos – anunciaram em conjunto oficialmente apoio a Rodrigo Maia (DEM-RJ) na disputa pelo comando da Casa. O PSDB é dono da terceira maior bancada de deputados da Câmara, com 51 parlamentares.
A unidade do bloco foi possível após o deputado Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais, desistir de sua candidatura. “A decisão de apoiar Maia foi unânime na bancada. Os 51 deputados decidiriam por aclamação”, afirmou Antônio Imbassahy (BA), líder do PSDB na Câmara.

Em seu discurso, Maia disse que o plenário da Câmara precisa “ter de volta sua soberania”. “Queremos uma Câmara mais democrática e forte”, disse.
O líder do PSB na Câmara, Paulo Foletto (ES), disse que a expectativa é de que 80% dos deputados do partido apoiem Maia – em números absolutos, dos 33 parlamentares, entre 26 e 27 votos devem ser dados a ele. Após se reunir com a bancada no gabinete da liderança e receber a visita de alguns dos 17 candidatos inscritos, Foletto disse, em entrevista coletiva, que a intenção inicial do partido era fechar questão em torno da candidatura de Julio Delgado (PSB-MG), mas como o nome dele “não encorpou” e o deputado retirou a candidatura, a bancada decidiu orientar o voto em Maia. O objetivo, disse, é fortalecer o bloco da antiga oposição.

“Esse movimento de bloco nós temos que valorizar neste momento em que há uma série de candidaturas personalizadas que pode levar a um desastre”, disse Foletto, ao ressalvar que não haverá unanimidade na bancada por se tratar de uma eleição personalizada. “O PSB passa a ser decisivo numa eleição que pode ter um segundo turno”, completou.
O líder do PSB afirmou que a candidatura de Rogério Rosso (PSD-DF) é ligada a Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao comando da Câmara na semana passada. Ele também disse que a candidatura de Marcelo Castro (PMDB-PI) é ligada ao governo da presidente afastada Dilma Rousseff.
“Nós fomos muito discriminados pelo presidente (da Câmara) que está afastado e fomos muito afastados pela presidente do Brasil que está afastada, não tiveram nenhuma consideração até pela bancada que elegemos”, afirmou o socialista, ao avaliar que os votos que não forem para Rodrigo Maia não devem ir para Rosso nem para Castro.
Foletto ressaltou que a bancada não quer nenhum “favorecimento” com essa escolha. “Não é uma bancada que achaca e que vive atrás de emprego. É uma bancada que luta pela melhoria”, disse.
Agência Estado

13/07/2016


Estadão - Rachado, Centrão conta votos de aliados
Líderes de bloco que apoiou Eduardo Cunha buscavam ontem estratégia para evitar possível revés da candidatura de Rogério Rosso, do PSD

O Globo - Candidato do PMDB torna eleição na Câmara imprevisível
Candidatura de Marcelo Castro pode levar boa parte dos votos da nova oposição,
especialmente do PT e do PCdoB, afetando Rodrigo Maia 

Folha de São Paulo - Mensagens mostram assédio de políticos a executivo da Andrade
Partidos ouvidos pela Folha disseram que as doações foram legais e estão registradas

Tribuna da Bahia - País tem 17 mil médicos formados no exterior sem revalidar diploma
O Brasil tem aproximadamente 17 mil médicos brasileiros formados no exterior que não podem exercer a medicina por não terem os diplomas reconhecidos, de acordo com estimativa da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem)

Estado de Minas - CCJ retoma hoje reunião para discutir e votar parecer sobre recurso de Cunha
Eduardo Cunha pede a anulação da votação do Conselho de Ética que aprovou o pedido de cassação de seu mandato

Gazeta do Povo - Desemprego seguirá crescendo mesmo com eventual recuperação econômica
Assim como a taxa de desemprego demorou a subir depois que o país entrou em recessão, a tendência é que ela demore a cair quando a economia voltar a crescer

Correio Braziliense - Após suspeitas de fraudes em projetos, ministério quer mudar Lei Rouanet
Ministério recomenda revisão na fiscalização e na liberação de benefícios para os empreendimentos artísticos

Revista EXAME - Condomínios terão conta de água individual
Além de incentivar economia no consumo, o objetivo é que os condôminos paguem um valor mais justo na taxa de água, pois o hidrômetro permite discriminar o consumo de cada apartamento, dividindo só o consumo de áreas comuns

Revista VEJA - “Ele aparecia pegando dinheiro”, diz deputado
Duas testemunhas ouvidas por VEJA dizem que assistiram a um vídeo em que Rogério Rosso recebe propina

Revista ÉPOCA - “Dono” de presídio no Paraguai preocupa segurança pública no Rio
Traficante que manda na cadeia é suspeito de envolvimento com facção que envia fuzis para favelas cariocas

Agência Brasil - Novas infecções por HIV em adultos voltam a aumentar em algumas regiões do mundo
Relatório divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids revela, que, nos últimos cinco anos, os números entre adultos se estagnaram e, em algumas regiões do planeta, voltaram a subir

Portal G1 - Queda de 6,1% no setor de serviços é a maior para maio desde 2012
Setor de transportes foi o que mais influenciou a queda do indicador. Na comparação mensal, setor de serviços recuou 0,1%.

Portal IG - Deputado faz discurso contra o fim do bombom Serenata de Amor
Pauta levada por Evair de Melo (PV-ES) destoou do restante dos assuntos discutidos em sessão da Câmara desta terça-feira

Dívida dos Estados

Câmara aprova urgência para renegociação 

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei Complementar 257/16, que renegocia as dívidas dos Estados com a União. Na semana passada, o pedido havia sido rejeitado.  Na votação desta terça, ele foi aprovado por 335 votos a 118.

Na prática, o regime de urgência acelera a votação de um projeto no Congresso. Mas, mesmo com a aprovação, não há unanimidade entre os partidos sobre a urgência da matéria em razão de negociações em andamento de governadores do Nordeste com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre novas medidas que beneficiariam esses estados.

No acordo fechado com o governo federal duas semanas atrás, os principais beneficiados com a redução dos valores das prestações foram Estados do Sul e Sudeste.

Deputados da base do presidente interino Michel Temer fizeram críticas ao projeto. “Hoje, [o projeto] tem um casuísmo político, porque resolve problemas dos atuais governadores e transfere essa bomba fiscal para gestões futuras”, disse à Agência Câmara o deputado Daniel Vilela (PMDB-GO).

O líder do governo, deputado André Moura (PSC-SE), reconheceu que há uma discussão para separar a parte mais polêmica do texto, mas ainda não haveria qualquer definição. Ele minimizou a questão. “O que estamos fazendo é apenas votar requerimento de urgência. Vamos entrar no recesso branco e a matéria só será apreciada em agosto”, disse.
Fonte: VEJA.com

BOM DIA!

Geleia geral!

Nada mais, nada menos do que 14 candidatos disputam a presidência da Câmara dos Deputados, em eleição que acontece na noite de hoje. Como são muitos e provavelmente seja necessário um segundo turno para decidir quem presidirá a Casa, é previsível que a votação chegue até a madrugada.

Três nomes se destacam entre os candidatos: Rogério Rosso (PSD-DF), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Marcelo Castro (PMDB-PI). Outros nomes conhecidos como Luiza Erundina, Berto Mansur, Miro Teixeira, provavelmente estejam inscritos para uma futura negociação caso haja segundo turno.

Mas uma coisa salta aos olhos da gente quando ficamos sabendo que o candidato oficial do governo, mesmo que o presidente Temer não aceite, é o ex-ministro da Saúde do governo Dilma Rousseff (PT), deputado Marcelo Castro. E o que mais impressiona é que, não faz muito tempo, petistas afirmavam que o grande erro do partido foi ter se aliado ao PMDB para possibilitar um segundo mandato para Dilma. O PMDB, na visão dos petistas, é o partido que lidera “o golpe” e Marcelo Castro, na votação que autorizou o prosseguimento do processo de impeachment, votou contra o PMDB e a favor de Dilma. Só que agora, os inimigos PMDB e PT estão unidos, pelo que se informa, para elegê-lo presidente da Câmara.

Definitivamente, a não ser que muita coisa aconteça e o quadro mude durante o dia, não dá para levar a sério partidos e políticos brasileiros. Na sua grande maioria, decidem sob o comando do espírito de corpo, pensando em cargos e na possibilidade de seguirem usufruindo o poder.

Aqui em Porto Alegre, mesmo diante da reação imediata do prefeito José Fortunati sobre as denúncias de fraude em atividades do Departamento de Esgotos Pluviais, que resultou na demissão de diretores e abertura de sindicância urgente, o candidato petista, Raul Pont, ex-prefeito, criticou a ação do chefe do executivo, insinuando que o mesmo teria agido em favorecimento ao vice, Sebastião Mello.

Para quem tem um pouco de memória, Pont foi o prefeito que, quando crianças foram encontradas vivendo em bocas de lobo, cercados de ratos e imundices, simplesmente mandou colocar grades de ferro nas mesmas, não para evitar a sujeira, mas para impedir que as crianças seguissem entrando lá, ou seja, quem não fez nada, ou fez mal feito, critica quem faz e pensa na cidade e não em soluções absurdas.

No esporte, a notícia é o retorno de Paulo Roberto Falcão ao comando técnico do Internacional. Ídolo colorado durante muitos anos, já treinou o time e está de volta. Como sou amigo de muitos anos do “Bola Bola” peço licença para não comentar seu retorno. Quero apenas desejar a ele todo o sucesso na nova jornada. Conhecer futebol, o Falcão conhece, mas precisa ter espaço e tempo para trabalhar.


Tenham todos um Bom Dia!