quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Já é hora de dormir!

  


                                      "Minhas esperanças nem sempre se realizam, mas sempre tenho esperanças."

Ovídio







Impeachment

Governo recua na tática de acelerar o processo

Foto: Veja
Com a reviravolta na composição da Comissão Especial que decidirá sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o governo voltou atrás em sua estratégia de acelerar o processo no Congresso. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que vinha mantendo discurso alinhado aos interesses do Palácio do Planalto, também mudou de tom nesta quarta-feira e anunciou preferir um recesso parlamentar mais curto.

Antes contrário ao recesso para evitar desgaste com manifestações de rua, o governo passou a defender uma interrupção parcial dos trabalhos legislativos para não "estressar as bancadas". Os parlamentares fariam pausa para o Natal e voltariam para votar o processo de impeachment em sessão extraordinária do Congresso em meados de janeiro. A decisão veio após derrota na eleição da chapa oposicionista para a comissão do impeachment, mesmo após decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que sustou o processo até a próxima quarta-feira.

A estratégia foi costurada na reunião de líderes aliados com o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, durante a manhã desta quarta. O ministro ficou de ligar para Renan para pedir a manutenção do recesso parlamentar, além da convocação do Congresso para votar matérias orçamentárias.(Com Veja/conteúdo)

Rapidinhas


Após tumulto, novo relator do caso Cunha adia leitura de parecer
Depois de manobras regimentais e seis adiamentos, o Conselho de Ética da Câmara foi palco de troca de tapas e xingamentos na manhã desta quinta-feira, 10. Pela sétima vez, nada foi votado. O novo relator, Marcos Rogério (PDT-RO), disse que, apesar de já ter posicionamento claro pela continuidade do processo de quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), só apresentará seu parecer na manhã da próxima terça-feira, 15, para evitar questionamentos.
"Este relator terá todo cuidado com as regras para com elas avançar. Sem elas nós ficamos num ambiente de total desprestígio e desrespeito à Casa e aos colegas. Meu parecer já é conhecido de todos. Apresentarei apenas de maneira formal o meu relatório na próxima terça-feira.” 

Mauricio Macri toma posse como presidente da Argentina
A Argentina tem oficialmente um novo presidente. Mauricio Macri, eleito em 22 de novembro, tomou posse do cargo na tarde desta quinta-feira e pôs um fim a 12 anos de hegemonia política do casal Kirchner - primeiro com Néstor, eleito em 2003, e depois com Cristina, eleita pela primeira vez em 2007. A eleição do novo presidente ainda marcou a primeira vez em 100 anos que o povo argentino escolheu um candidato que não pertence nem ao peronismo nem ao radicalismo socialdemocrata. Cristina Kirchner não compareceu ao Congresso ou à Casa Rosada. Ela e Mauricio Macri passaram dias discutindo sobre qual seria o lugar da cerimônia de posse. A ex-presidente queria passar faixa e bastão presidenciais no Congresso, diante da Assembleia Legislativa e de seus aliados. Já Macri insistiu para que isso acontecesse na Casa Rosada, sede do governo argentino. Diante do impasse, a aliança Cambiemos, do atual presidente, pediu que o mandato de Cristina terminasse à 0h desta quinta-feira. Com a decisão judicial anunciada, Cristina anunciou que não compareceria ao evento, já que não seria mais presidente na quinta-feira. Entre o fim do mandato de Cristina e o começo do de Macri, a Argentina teve um líder provisório, o presidente provisório do Senado, Federico Pinedo.

Dilma se atrasa e não assiste juramento de Macri no Congresso
A presidente brasileira, Dilma Rousseff, não chegou a tempo de ver o juramento do novo líder argentino Mauricio Macri diante do Congresso, em Buenos Aires, na manhã desta quinta-feira, 10, como programado. Segundo Itamaraty, o atraso de Dilma ocorreu porque no aeroporto doméstico de Buenos Aires não foi autorizada a zona de exclusão que permite aos chefes de Estado aterrissar fora da fila dos voos comerciais. Ainda de acordo com a chancelaria brasileira, a falta de autorização especial para pouso estaria relacionada à transição política conturbada entre os dois governos. Pela programação inicial, Dilma teria um breve encontro com Macri na Casa Rosada, mas também não acompanharia a passagem da faixa presidencial, que será feita no começo desta tarde pelo aliado de Macri, Federico Pinedo. O plano da presidente era chegar às 11h15 em Buenos Aires e regressar ao Brasil às 15h45.

Deputado protocola na Câmara pedido de impeachment de Temer
O deputado federal Cabo Daciolo (sem partido-RJ) protocolou na Câmara pedido de impeachment do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Segundo a Secretaria-Geral da Mesa Diretora, a petição foi protocolada no fim da tarde de quarta-feira, 9. O pedido tem como embasamento eventual crime de responsabilidade, revelado esta semana pelo jornal Estado de São Paulo, que o peemedebista teria cometido ao assinar decretos de abertura de crédito suplementar durante o exercício da presidência da República. O motivo é uma das razões que levaram os juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal a pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Na Brasília dos Barracos, Katia Abreu joga bebida em Serra
Uma festa de confraternização na casa do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), reproduziu na noite desta quarta-feira o clima de tensão que tomou conta de Brasília. Sentindo-se ofendida por uma brincadeira do senador tucano José Serra (SP), a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, jogou sua bebida contra o parlamentar. Depois que o a imprensa trouxe o caso à tona, a ministra se pronunciou por meio de sua conta no Twitter, classificando o comentário de Serra que deu início à confusão como "infeliz ,desrespeitoso, arrogante e machista". De acordo com o jornal, o senador e médico Ronaldo Caiado (DEM-GO) narrava um caso em que aplicou uma injeção na ministra quando Serra fez a seguinte piada: "O que tenho ouvido é que você tem fama de ser muito namoradoreira". Kátia, então, reagiu: "Me respeite que sou uma mulher casada e mesmo quando solteira, ao contrário de você, nunca traí". Na sequência, lançou a bebida. "Reagi à altura de uma mulher que preza sua honra. Todas as mulheres conhecem bem o eufemismo da expressão 'namoradeira'", afirmou a ministra na rede social.



10/12/2015



Estadão – Dilma exonera aliado de Eduardo Cunha do cargo de vice da Caixa
Ao ser informado da exoneração, Cunha disse ter achado a notícia "ótima" e afirmou que ter sido exonerado pela presidente Dilma Rousseff "é melhor para o currículo dele"

Folha de São Paulo – Temer atuou pela saída de Picciani da liderança do PMDB na Câmara
Articulação tem componente pessoal em virtude dos ataques dirigidos pelo líder deposto ao vice

Correio Braziliense – Agência de risco Moody’s avisa que vai rebaixar nota do Brasil
Em nota a investidores, agência avisa que a deterioração fiscal e a falta de governabilidade são os principais motivos para a retirada do grau de investimento

Estado de Minas – Conselho de Ética analisa processo contra Cunha
Pela sexta vez, deputados do Conselho de Ética se reúnem para votar prosseguimento de processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que pode levar à perda de mandato

Gazeta do Povo – “Vão acabar decretando a prisão dele”, afirma Renan sobre Cuinha
“A influência dele [Cunha] na comissão vem desde lá de trás. Mas, se ele continuar destituindo relator, trocando líder, manobrando com minorias, vão acabar decretando a prisão dele”, disse Renan, na noite de quarta, a um interlocutor por telefone

O Globo – Lula: “É preciso derrotar a tese do impeachment”
Ex-presidente acha que deputados podem trazer volta à normalidade

Diário de Pernambuco – Dilma e Temer afirmam que terão relação profícua
A presidenta da República, Dilma Rousseff, disse,  por meio de nota divulgada pelo Palácio do Planalto, que ela e o vice-presidente Michel Temer decidiram ter  “uma relação extremamente profícua, tanto pessoal quanto institucionalmente”

Portal G1 – Sessão do Conselho de Ética tem briga e empurrões
Deputados do PR e do PT se desentenderam e tiveram que ser contidos. Discussão era sobre o funcionamento do painel de presença

Portal UOL - “Pobres terão que comer arroz sem carne durante crise”, diz Lula
Em entrevista ao jornal espanhol ‘El País’, o ex-presidente afirmou não temer que voltem à pobreza aqueles que haviam saído dela durante seu governo

Portal IG – “Não julgarei um amigo”, diz novo relator de processo contra Cunha
Deputado Marcos Rogério (PDT-RO) afirma que boa relação com o presidente da Câmara dos Deputados e a religião em comum não irão interferir em sua imparcialidade no processo

Época – Ala pró-impeachment do PMDB ameaça antecipar convenção para oficializar ruptura
Deputados afirmam que buscarão apoio de diretórios estaduais caso governo interfira em questões internas da bancada

Veja – Governo recua na tática de acelerar rito de impeachment
Planalto passou a defender uma interrupção dos trabalhos legislativos para não 'estressar as bancadas'

Carta Capital – Elsa Soares – A mulher do fim do mundo
Em período de lançamento de seu novo disco, 'A Mulher do Fim do Mundo', a cantora e compositora lembra questões envolvendo o feminismo e o racismo no Brasil

Bom Dia!

Nem sempre dá para acreditar!

Tenho na minha frente os jornais de Porto Alegre, edição de hoje, e um computador onde posso acessar todos os portais de notícias. Não preciso de muito tempo para me dar conta de que quase todos falam as mesmas coisas, repetem as mesmas notícias, escancaram a imensa crise econômica em que o Brasil está atolado.

Ao mesmo tempo, mostram que a política vai de mal a pior, noticiando acontecimentos escabrosos em todos os níveis de governo. São poucos os políticos que se salvam do profundo mar de lama que se derramou sobre nossos parlamentos e adjacências.

Para se ter uma ideia, a votação sobre o prosseguimento do processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi adiado pela sexta vez no Conselho de Ética. Depois de uma manobra comandada pelo próprio Cunha, o relator original do processo foi destituído, indicado outro, que não durou 10 minutos e, depois de uma votação, foram indicados outros três nomes de onde saiu o do deputado Marco Rogério, do PDT de Roraima. Tudo indica que ele será o novo relator, mas em se tratando de Conselho de Ética (?), tudo pode acontecer. Temos que esperar para ver o que vai ocorrer na sessão, em princípio, marcada para a tarde de hoje.

Sobre o impeachment da presidente Dilma, depois que o ministro Luiz Eduardo Fachin, indicado por ela para o STF, trancou tudo e remeteu a matéria para a sessão do dia 16, não resta mais nada a fazer a não ser esperar. Até lá, meus amigos, tudo pode acontecer. De um tribunal composto por ministros indicados pelo presidente da República, se pode esperar qualquer surpresa. Aquela questão da isenção, tão necessária ao judiciário, faz tempo que deixou de ser prioridade.

Enquanto isso, passamos a conviver com uma inflação oficial de 10,48%. Mesmo não sendo entendido em cálculos de valores, imagino que quem recebe um salário mínimo de R$ 788, descontando a inflação, já larga com o mesmo valendo R$ 705,40.

No sábado, minha mulher solicitou um botijão de gás de cozinha pois já estávamos usando o de reserva. Quando paguei, levei um susto: R$ 60,00! Daí fiquei imaginando como uma família que ganha um pouco acima do salário mínimo, pode sobreviver com uma inflação de 10,48% pagando R$ 60 por um botijão de gás. De onde sai o dinheiro para alimentação, saúde, roupa, luz, que também está pela hora da morte, e educação? São sobreviventes que acabam vivendo em meio a marginalidade de vilas extremamente populares e que dão graças a Deus quando conseguem direcionar seus filhos para o lado normal da vida, fugindo das drogas e da bandidagem.

Já nem falo na gasolina que está custando quase R$ 4 por litro nem no aumento sem medidas dos medicamentos. E o governo, incapaz e inconsequente, está acabando com as farmácias populares.

O melhor mesmo, é virar o rosto para o lado contrário das manchetes de jornais e desligar o computador. Mas daí é tentar viver num mundo irreal, aquele que só existe para os que insistem em acreditar nas mentiras governamentais.

Esquecem que nem sempre dá para acreditar!

Tenham todos um Bom Dia!